Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

nem mostro a minha recente carteira Medio/longo, para não afectar a aposta dos investidores em FI :P

A minha parece o Benfica desta pré-época: vermelha e a levar porrada.

Mas, tal como o Benfas, o que interessa é o final do campeonato  :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

xiça, não aguento isto...

vou dedicar-me aos Dep prazo.  :-[

já resgatei alguns fundos, sobretudo da ESAF e Turquia, os outros vou mantendo.

não sei para onde me virar.

deixar no ES Liquidez (apesar de ser ESAF), pôr algum nos CTPM e tb no fundo CA Património Crescente, já tenho à quase 5 anos e sempre se portou bem, apesar de ter baixado a rentabilidade este ano....

já não confio em banco nenhum...

tb fiquei com obrigações perpetuas no BES MAU...  :'(

Devias ter vindo aqui antes de teres resgatado esses fundos com menos-valias. Não te estou a dizer que não possa acontecer essa situação, mas se tiver que ser, que seja para colocar o dinheiro numa melhor alternativa.

Pelo que percebi não tens qualquer experiência neste tipo de produtos e colocas algum dinheiro em fundos com elevada volatilidade (Turquia)?

Preparem-se porque se vier um bear market (algum dia terá de ser), os fundos podem bem chegar a -50% do seu valor, principalmente os mais voláteis. Por isso é que existem várias carteiras apropriadas a cada perfil de risco para evitar estas situações, em que apenas se resgate porque não se quer perder mais.

Não sei porque resgataste fundos ESAF que não têm nada a ver com o BES, se tiver sido esse motivo.

Eu não te aconselho a tomar qualquer decisão neste momento, visto que me pareces um bocado perdido.

Resta-me desejar-te boa sorte em futuros investimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Até aqui, eu era tolo porque colocava a grande parte dos meus recursos em Seguros de Capitalização, CTPM e Certificados do Tesouro. Os que quase só investiam em Fundos de Investimento e na bolsa é que sabiam da poda...

Agora (alguns, é certo, não todos), levam um embate, e começam a fugir. Uns dizem que não voltam à bolsa. Outros começam a resgatar FI à bruta e dizem que se vão dedicar a depósitos a prazo (a DP??? a estas taxas???  ;D ).

Calma!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Este post é muito importante para que outros utilizadores não pensem que é chegar/escolher e ganhar 20%. Existem riscos e há que estar cientes deles. Em caso de dúvida, não devem de forma alguma entrar, e muito menos "imitar" o que é descrito nos posts acima.

Mais vale perder um ganho do que ganhar uma perda  ;)

Edit: Qual é esse fundo?

O fundo é o da JPMorgan

JPMorgan Funds - Turkey Equity Fund D (acc) - EUR LU0117839612:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Até aqui, eu era tolo porque colocava a grande parte dos meus recursos em Seguros de Capitalização, CTPM e Certificados do Tesouro. Os que quase só investiam em Fundos de Investimento e na bolsa é que sabiam da poda...

Agora (alguns, é certo, não todos), levam um embate, e começam a fugir. Uns dizem que não voltam à bolsa. Outros começam a resgatar FI à bruta e dizem que se vão dedicar a depósitos a prazo (a DP??? a estas taxas???  ;D ).

Calma!

Não concordo nada que uma pessoa que só invista naquilo que disseste seja tolo. O importante é não querer dar um passo maior que a perna, se alguém só sabe de DP´s, seguros ou CT´s, o importante é que aproveite o melhor de cada um.

É normal que comecem a fugir, ninguém imagina perder todo o capital em tão pouco tempo. Algo que dá bastante trabalho a conseguir e esfumou-se em pouco tempo. (Para mim num acto ilegal mas quem percebe dessa área és tu  ;D :P  o que se chama a alguém que aprova um AC furado? Cúmplice  ::) (CMVM), logo para que algo faça sentido, tem de se fazer uma limpeza desde o topo).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha parece o Benfica desta pré-época: vermelha e a levar porrada.

Mas, tal como o Benfas, o que interessa é o final do campeonato  :D

Também não pode estar assim tão má como a pintas...quer dizer como tens o Dunas BIC é bem possível  :P ;D . Agora a sério, o importante é mesmo o objectivo (final). Se isto tiver sempre a subir depois é pior.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também não pode estar assim tão má como a pintas...quer dizer como tens o Dunas BIC é bem possível  :P ;D . Agora a sério, o importante é mesmo o objectivo (final). Se isto tiver sempre a subir depois é pior.

O Dunas até deu um pulo valente!

O problema é que vejo na app da Bloomberg e aquilo é vermelho por todo o lado porque tenho lá também na watchlist o AR PPR. Mas tenho de o tirar porque na prática não faz parte da carteira principal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não concordo nada que uma pessoa que só invista naquilo que disseste seja tolo. O importante é não querer dar um passo maior que a perna, se alguém só sabe de DP´s, seguros ou CT´s, o importante é que aproveite o melhor de cada um.

É normal que comecem a fugir, ninguém imagina perder todo o capital em tão pouco tempo. Algo que dá bastante trabalho a conseguir e esfumou-se em pouco tempo. (Para mim num acto ilegal mas quem percebe dessa área és tu  ;D :P  o que se chama a alguém que aprova um AC furado? Cúmplice  ::) (CMVM), logo para que algo faça sentido, tem de se fazer uma limpeza desde o topo).

Boas!

Antes de mais creio que temos de manter a frieza e analisar, como já foi dito anterirmente, os pressupostos/plano estratégico de entrada nos fundos. O facto de muitos deles propiciarem melhores retornos que um vulgo depósito a prazo implica também que a volatilidade/risco seja proporcionalmente maior... :-\  mas, eu compreendo que custa ver as penalizações que vão sofrendo...a mim também me toca  >:(  as origens deste impasse podem ser de diversas ordens: desde as guerras no Médio Oriente, à tensão na Ucrânia ao "terramoto" do BES...porém cabe-nos a nós individualmente ter presença de espírito e fazermos um exame de consciência para decidirmos que rumo dar às nossas poupanças, cada qual com o seu perfil.  ;)

Eu nunca alinhei em PPR's...sempre achei que não traziam tantas vantagens como apregoavam. Gosto de investir em fundos de investimento, tenho algumas ações e tenho igualmente uma quantia residual num produto género de seguro capitalizável, obrigações já tive, mas, no momento não possuo. Depósitos a prazo não faço à muitos anos, e também gosto de ETF's...alguns são tentadores  ;D

Uma coisa vos digo: analisem as coisas com "olhos de ver" e não entrem em pânico. Documentem-se com as notícias que vão surgindo diariamente de modo a agirem em consciência, porque no fundo, no fundo, o mais importante é sentirmos-nos confortáveis com os nossos investimentos e podermos encostar a cabecinha à almofada todos os dias e dormirmos tranquilos... 8)

Deixo-vos aqui uma notícia que vale o que vale, mas, que pode ser um alerta  ;)  em relação a um bear market na categoria obrigações...

http://www.fundspeople.pt/noticias/88278

Um abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece que não existe é estratégia :)

Parabéns David, és uma pessoa muito inteligente, eu sou burro desculpa. será que mesmo assim posso continuar por aqui?

sabes se existe estratégia ou não? não sabes não falas.

até pode ser má, mas não sabes se existe ou não.

porque gosta de estar a rebaixar os outros?

e a tua estratégia, qual é?

nunca ouvi falar dela, nem dos teus investimentos ou carteira, já agora mostra, talvez nos ajude.

ao contrario de outros foristas que até ajudam na análise da carteira, tu, da ultima vez, até prometeste ajuda, mas em mensagem privada perguntaste se queria mudar de PFA no BEST, recordas-te?

como disse que não, não te mostraste mais disponível.

desculpa, mas não acho boa ideia estares a ser irónico com os outros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não querendo, nem pretendendo ser advogado de ninguém até porque o David é velho e daqui a pouco está reformado  ;D

Como eu te tinha respondido parecia que simplesmente não tinhas uma estratégia delineada inicialmente para estares a resgatar vários fundos neste momento. Por isso é que não vi nada de mal naquele comentário do David, que foi apenas uma constatação de um facto.

O pessoal está a precisar de férias e que o vermelho abrande eheh

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sobre as quedas, isto já aconteceu muitas vezes no passado, e depois recuperaram. Aliás, depois de verem o que sucedeu em 2008 - 2011 e depois 2012-2013, já ninguém deve ter medo de nada.

Por isso, serenidade e calma. E aguardar as quedas fortes e se possível, no futuro, depois de tudo cair bem, reforçar. É esta volatilidade que irá permitir, no futuro, lucros chorudos.

Os prospetos não falam em, pelo menos, 5 anos de investimento? Já passaram os 5 anos? Não, pois não?

Espírito positivo. Na pior das hipóteses, isto é uma oportunidade para, no futuro, ganharem muito dinheiro. 

Calma.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sobre as quedas, isto já aconteceu muitas vezes no passado, e depois recuperaram. Aliás, depois de verem o que sucedeu em 2008 - 2011 e depois 2012-2013, já ninguém deve ter medo de nada.

Por isso, serenidade e calma. E aguardar as quedas fortes e se possível, no futuro, depois de tudo cair bem, reforçar. É esta volatilidade que irá permitir, no futuro, lucros chorudos.

Os prospetos não falam em, pelo menos, 5 anos de investimento? Já passaram os 5 anos? Não, pois não?

Espírito positivo. Na pior das hipóteses, isto é uma oportunidade para, no futuro, ganharem muito dinheiro. 

Calma.

Já que se fala tanto em estratégia, essa é exatamente a minha.

Não resgatar a carteira antes de pelo menos 5 anos, se possível reforçar ou rebalancear caso as percentagens definidas se desviem muito, e se passados 5 anos ainda estiver no vermelho então tentar deixar andar até recuperar.

Não tenho definido um limite máximo de ganhos para resgatar, da mesma forma que não tenho stop-loss.

Só tenho é de reduzir drasticamente as vezes que consulto o estado da carteira...  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não vou comentar outras coisas que para aqui não interessam  ::)

Gostei deste fundo Invesco European Bond E LU0115144304 que alguém falou atrás, pode ser uma boa alternativa a outros do género como ES Obrigações Europa ou o ES Euro Bond, faz ali um bom equilibrio entre obrigações de países periféricos e países de "maior" qualidade, embora ache a exposição a Portugal ainda um pouco excessiva, mas é um bom fundo sem dúvida.

Seria anormal os mercados estarem em cada e os fundos estarema  subir  :) , os fundos têm de seguir os mercados, se estamos a perder € com os fundos imagine-se quem tem acções ou quem tem obrigações agora com um valor mais baixo do que quando as comprou, os fundos tendem a ter quedas mais baixas por estarem muito mais diversificados.

O mês de Agosto costuma ser um mês até calmo, com pouca liquidez, mas este ano parece que ninguém vai de férias  ;D , tensões geopoliticas, hedge funds agressivos a tentarem tramar a bolsa Portuguesa, etc etc.

É como diz o Atlas, o tempo é tudo, quem tem carteiras como eu há vários anos estas quedas reflectem-se na diminuição das mais valias, e são precisas quedas bem grandes para as reduzirem substancialmente, quem tem carteiras há menos tempo reflectem-se muitas vezes já em perdas, eu também as tive em 2008  :( não vale é a pena andar a resgatar porque ai sim se traduz em perdas efectivas.

Que venha o fim de semana  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não vou comentar outras coisas que para aqui não interessam  ::)

não comentas pq não te convem...

aqui não é o sitio para arranjar clientes por mensagens privadas e ironizar com o conhecimento ou não dos outros...

ou só ajudas por interesse?

tu só tens ganhos, és diferente dos outros, então mostra a carteira como fazem os outros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

não comentas pq não te convem...

aqui não é o sitio para arranjar clientes por mensagens privadas e ironizar com o conhecimento ou não dos outros...

ou só ajudas por interesse?

tu só tens ganhos, és diferente dos outros, então mostra a carteira como fazem os outros.

Não vou aqui discutir, se queres dar ao trabalho anda 300 páginas para trás e sabes a minha estratégia, que sempre disse, de se fazer uma carteira dentro do possivel diversificada e equilibrada e só mexer em casos muito especificos, de redução de pesos em alguns fundos e aumento de outros, sempre que exista algum fundo mais interessante porque não trocar ou acrescentar á carteira, tendo sempre o equilibrio e a correlação em mente.

Comecei a investir em fundos há mais de 10 anos, se eu não tivesse ganhos estava bem lixado, já contei aqui a historia que comecei os meus fundos no BPI, depois fiz no BiG e encontrei o Best com maior oferta e tenho lá a minha carteira.

Agora pensa lá um bocadinho, eu faço um tópico sobre fundos, e coloco vários fundos na 1º página, onde os fui buscar? o que eu digo logo na 1ª página? acho que não é dificil de se perceber que naquela 1º página estão talvez mais de 70% dos fundos que tenho, nem faria sentido eu fazer um tópico "top" com fundos totalmente diferentes do que os que tenho em carteira, foi-se acrescentado mais, não só porque encontrei outros mas também pela disponibilidade do pessoal aqui que tem ajudado a encontrar mais fundos.

Dei a cana para o pessoal pescar e até dei o engodo, agora não se espera é que eu também pesque, remeto o que disse logo na 1ª página para compreenderes que não vale a pena colocar aqui a minha carteira:

"Decidi fazer este "TOP" de Fundos de Investimento, não para de alguma forma influenciar alguém, mas para que em conjunto possamos discutir um pouco sobre este tipo de produto"...

"Este "TOP" acaba apenas por ser um top MUITO abrangente, cada fundo é um fundo, nenhum é igual, há inúmeras categorias, e portanto, apenas vou colocar os que acho mais interessantes nas categorias globais de Obrigações e Acções, e cada investidor é um caso, cada um tem um perfil de risco e de investimento diferente, e portanto todos estes fundos podem ser aconselhados como poderão deixar de o ser para determinadas pessoas"...

Por aqui acaba a minha discussão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já que se fala tanto em estratégia, essa é exatamente a minha.

Não resgatar a carteira antes de pelo menos 5 anos, se possível reforçar ou rebalancear caso as percentagens definidas se desviem muito, e se passados 5 anos ainda estiver no vermelho então tentar deixar andar até recuperar.

Não tenho definido um limite máximo de ganhos para resgatar, da mesma forma que não tenho stop-loss.

Só tenho é de reduzir drasticamente as vezes que consulto o estado da carteira...  ;D

Se como dizes a tua estratégia é de pelos menos 5 anos, para mim não devias ver a tua carteira mais do que 1 x por mês. Fazendo contas por alto, diria que no final dos 5 anos viste a tua carteira 12*5= 60 vezes o que é mais do que suficiente. Se tiveres a ver a tua carteira a uma média de 2-3 vezes por semana, esse número dispara para mais de 480 vezes. Para quem queira mesmo ver a carteira no máximo 1 x por semana e mesmo assim...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )