Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Ola master-chief,

O ficheiro em anexo demonstra o cálculo da correlação entre activos com base no retorno dos últimos 5 anos.

Quanto mais perto esse retorno for de 1, mais correlacionado é. O mesmo vale para o inverso.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Boas,

Estou a elaborar a minha carteira de fundos e deparei-me com o problema do excesso de correlação.

O estado actual da carteira é este:

PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc IE00B11XZ541

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc IE00B1Z6D669

PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc IE00B11XZ103

F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg LU0236182225

Templeton Glbl Total Return N Acc € LU0260870745

EEF Equity Consumer Staples R Acc LU0155230690

Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR LU0114721508

Invesco Balanced-Risk Alloc E LU0432616901

Pensava eu que tinha uma boa diversificação. No entanto, ao calcular a correlação com a função CORREL no Excel, deparei-me com a situação que está no ficheiro em anexo.

A carteira é assim tão correlacionada ou estarei a calcular mal a correlação?

Obrigado

E todos têm histórico a 5 anos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, mas repara no gráfico sff.

Apesar de terem algumas oscilações em determinados períodos de tempo, a direcção acaba por ser sempre a mesma, ou seja, no longo prazo acabam por ser correlacionados.

Estará correcto o meu raciocinio?

post-10027-14412396609019_thumb.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

De certeza que os cálculos estão mal feitos. É certo que todos têm alta correlação pois são fundos que estão quase sempre a subir ;D

Mas é como o David disse é quase impossível uma correlação tão alta entre o Real Return com o Eurizon. Mas eu como gosto sempre de ter meios comparativos te digo. O F&C ter maior correlação com o Real Return do que que com o Fidelity ? Impossível.

O Fidelity e o F&C são fundos que sobem quando os mercados accionistas estão verdes. Altura em que normalmente o Real Return corrige. Basta veres as rentabilidades deste ano, em que as bolsas começaram forte:

Fidelity + 3.86%

F&C  + 0,54%

Real Return - 1,6%

Só por aqui vês bem quem é correlacionado com quem. O Fidelity e o Real Return devem ter uma correlação negativa quase de certeza.

Para saberes mais: http://www.assetcorrelation.com/bonds/366

P.S. O Real Return tem TIPS, que no fundo pouco mais que treasuries são em ambiente de pouca inflação. E o F&C é praticamente o EMB.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

De certeza que os cálculos estão mal feitos.

É bem possível que sim. Utilizei a função CORREL em excel. Já utilizaste?

Como dados, usei as cotações diárias dos últimos 5 anos. (exceptuando o investo)

Vou anexar o ficheiro em excel que tem os cálculos. Se pudesses dar uma olhadela, agradecia.

Já agora, o que acham da carteira no geral?

Obrigado

511_d07255bd2d29c08bccfc8d97b88ff9bad1d2c999.zip

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já testei, mas os resultados são os mesmos. Tem a vantagem de fazer a matriz automaticamente. (poupa trabalho :))

Vou sacar dados mensais do http://www.teletrader.com e tentar fazer a correlação com dados de todo o ano de 2008.

Talvez assim se notem mais as diferenças da correlação.

De outra forma não estou a encontrar o erro :/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

De outra forma não estou a encontrar o erro :/

Está na introdução das cotações. Devido a uns fundos serem americanos e outros serem europeus e etc os dados não podem ser simplesmente misturados como se os fundos tivessem todos os mesmo dias de negociação. Há dias em que os Pimco estão fechados mas o templeton não etc. Tens de ver fundo a fundo. Acabaste por encontrar o maior problema na introdução das cotações e o pq do excel que quero fazer vai dar muito trabalho. Tu simplesmente sacaste e fizeste copy paste não foi? Tens de correr (a olho) as cotações e datas para ver se estão certas. Por exemplo no dia 06/01/2012 o fidelity estava a 24.58€ e não a 22.03€ como tens no excel. O fidelity tem mais datas de negociação, por isso depois da data de hoje ainda tens mais 50 cotações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E se trabalhar com a rentabilidade mensal de cada fundo? Aí consigo fazer desaparecer o problema das datas não coincidirem, não?

Tu simplesmente sacaste e fizeste copy paste não foi?

Sim, trabalhei com as do Best

Mt obrigado pela ajuda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E se trabalhar com a rentabilidade mensal de cada fundo? Aí consigo fazer desaparecer o problema das datas não coincidirem, não?

Em princípio sim. A verdade é que os dados de correlação não vão ser perfeitos porque muitos meses 2 fundos (que na realidade têm correlação negativa) vão subir e o excel vai dizer que têm correlação positiva. Mas é melhor que nada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Está na introdução das cotações. Devido a uns fundos serem americanos e outros serem europeus e etc os dados não podem ser simplesmente misturados como se os fundos tivessem todos os mesmo dias de negociação. Há dias em que os Pimco estão fechados mas o templeton não etc. Tens de ver fundo a fundo. Acabaste por encontrar o maior problema na introdução das cotações e o pq do excel que quero fazer vai dar muito trabalho. Tu simplesmente sacaste e fizeste copy paste não foi? Tens de correr (a olho) as cotações e datas para ver se estão certas. Por exemplo no dia 06/01/2012 o fidelity estava a 24.58€ e não a 22.03€ como tens no excel. O fidelity tem mais datas de negociação, por isso depois da data de hoje ainda tens mais 50 cotações.

Então é preciso adicionar as datas que faltam com valores da cotação do último dia com data?

Existe alguma forma de fazer isso automaticamente no exel?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que faço é. Pego no fundo com mais datas e vai logo colocar todas as datas que preciso no excel.

Ao introduzir outro fundo o que vai acontecer é que vai haver datas sem cotação. As datas sem cotação coloco os valores do dia anterior. Desconheço se existe uma forma de o excel fazer isso automaticamente mas por acaso era bastante porreiro que existisse (e não ponho de lado que exista, mas a existir desconheço).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Elaborei outra matriz, desta vez com os dados de rentabilidades mensais.

Esta matriz já se parece mais com alguma coisa, mas vou tentar o método que indicaste, uma vez que  o F&C continua a ter maior correlação com o RR que com o Fidelity.

post-10027-14412396609219_thumb.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Elaborei outra matriz, desta vez com os dados de rentabilidades mensais.

Esta matriz já se parece mais com alguma coisa, mas vou tentar o método que indicaste, uma vez que  o F&C continua a ter maior correlação com o RR que com o Fidelity.

Essa parece mais próxima da realidade...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

U.S. Treasurys are off to a brutal start this year, but history remains on bond bulls' side.

"In just two trading days, Treasurys have lost 0.62% as the 10-year yield rose from 1.75% to 1.93% late Friday. Bond yields rise when prices fall.

Should the quick drop in prices hold, it would match a similarly sharp selloff in Treasurys in the first quarter of each of the past three years. Just last year, for example, there was a rapid 0.30 percentage point spike in the 10-year yield in the first two weeks of March 2012.

But each spring, renewed concerns about economies at home and abroad have driven investors back into safe-haven assets. With this pattern in mind, bond managers are positioning for a bounce back.

"The market has fallen too far too fast," said Sean Simko, fixed-income portfolio manager at SEI Investments, who is buying Treasurys in wake of the selloff. "If you take a step back and look at the big picture, not much has changed."

One of the main drivers of the recent move was a last-minute tax agreement struck by Washington on New Year's Day as investors breathed a sigh of relief that the worst possible outcome of the so-called fiscal cliff was avoided.

But Mr. Simko and other bond managers say the agreement only delayed bigger decisions about where to make public spending cuts, with the U.S. government yet to map out a long-term budget plan.

This sets up more contentious debates in Washington in the coming months, all while the U.S. inches closer to its statutory borrowing limit, estimated to be reached late February or early March. Bickering over this debt ceiling will raise talk of another U.S. credit-rating downgrade--a fear that, ironically, adds demand for Treasurys, as seen when Standard & Poor's took the first stab in August 2011. The unprecedented event fueled a flight into safer assets.

"Betting on Congress is riskier than owning Treasurys right now," said Kevin Giddis, head of fixed income at Raymond James. "I am not willing to take risk-free off the table until the debt-ceiling issue, and delayed spending cuts have been dealt with."

Further adding to the concern was Friday's employment report, showing fewer-than-expected jobs were created last month, illustrating the U.S. recovery is choppy at best. Meanwhile, the continued holdout by Spain in refusing to request financial aid leaves Europe's debt crisis open-ended.

The risk against owning Treasurys is if the selloff lasts this time because U.S. growth accelerates later this year. A Dow Jones survey of big banks in December showed dealers expecting the 10-year yield to rise to 2.25% by year's end.

Even so, with Treasurys now offering the highest yields in many months, expect at least some short-term buying in the market. Bond traders point to the psychologically key 2% yield on 10-year notes as a level where buyers are showing renewed interest.

And the Federal Reserve remains a tremendous source of support for Treasurys, buying bonds directly as part of its plan to keep yields low to foster economic growth. Capital Economics sees the 10-year yield backing down to 1.5% "soon" partly because of the Fed's Treasury-buying program.

Write to Cynthia Lin at cynthia.lin@dowjones.com

(END) Dow Jones Newswires

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Essa parece mais próxima da realidade...

Também me parece que está, mas julgo que continua errada. Vou ter que tratar os dados como disse o VG e depois conferi-los 1 a um.

Estava a ver se 'desenvolvia' algo em vba para fazer isso por mim, mas amanhã é outro dia. Se não conseguir, tenho que seleccionar os dias em falta a olho.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que faço é. Pego no fundo com mais datas e vai logo colocar todas as datas que preciso no excel.

Ao introduzir outro fundo o que vai acontecer é que vai haver datas sem cotação. As datas sem cotação coloco os valores do dia anterior. Desconheço se existe uma forma de o excel fazer isso automaticamente mas por acaso era bastante porreiro que existisse (e não ponho de lado que exista, mas a existir desconheço).

Fiz um script em python que adiciona datas em falta com a cotação do último dia disponivel, para as cotações tiradas do best. Vejam se facilita o trabalho.

514_c63a5a18b09ab4479bf2d8704849d65069a4f401.zip

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Fiz um script em python que adiciona datas em falta com a cotação do último dia disponivel, para as cotações tiradas do best. Vejam se facilita o trabalho.

Nem imaginas como me senti ao ler isto. Passei o dia todo de volta de VBA (já não me lembrava de nada) para fazer algo do género e só agora terminei.

Vou correr uns testes e depois fazer a matriz.

Depois se poderes, compara a matriz que vou apresentar com a tua sff (se fizeres)

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou ansioso para ver o que sai daí  ;D ;D

Saíu uma porcaria. A matriz era quase igual à primeira.

Aligatorsword, ao correr o script, aparece "failed to set main loader". Sabes porquê?

O que acham da carteira?

[table]  [tr] [td]PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc[/td] [td]IE00B11XZ541[/td] [/tr] [tr] [td]PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc[/td] [td]IE00B1Z6D669[/td] [/tr] [tr] [td]PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc[/td] [td]IE00B11XZ103[/td] [/tr] [tr] [td][/td] [td][/td] [/tr] [tr] [td]F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg[/td] [td]LU0236182225[/td] [/tr] [tr] [td]Templeton Glbl Total Return N Acc €[/td] [td]LU0260870745[/td] [/tr] [tr] [td][/td] [td][/td] [/tr] [tr] [td]EEF Equity Consumer Staples R Acc[/td] [td]LU0155230690[/td] [/tr] [tr] [td]Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR [/td] [td]LU0114721508[/td] [/tr] [tr] [td][/td] [td][/td] [/tr] [tr] [td]Invesco Balanced-Risk Alloc E[/td] [td]LU0432616901[/td] [/tr][/table]

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Saíu uma porcaria. A matriz era quase igual à primeira.

Aligatorsword, ao correr o script, aparece "failed to set main loader". Sabes porquê?

O que acham da carteira?

[table]  [tr] [td]PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc[/td] [td]IE00B11XZ541[/td] [/tr] [tr] [td]PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc[/td] [td]IE00B1Z6D669[/td] [/tr] [tr] [td]PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc[/td] [td]IE00B11XZ103[/td] [/tr] [tr] [td][/td] [td][/td] [/tr] [tr] [td]F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg[/td] [td]LU0236182225[/td] [/tr] [tr] [td]Templeton Glbl Total Return N Acc €[/td] [td]LU0260870745[/td] [/tr] [tr] [td][/td] [td][/td] [/tr] [tr] [td]EEF Equity Consumer Staples R Acc[/td] [td]LU0155230690[/td] [/tr] [tr] [td]Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR [/td] [td]LU0114721508[/td] [/tr] [tr] [td][/td] [td][/td] [/tr] [tr] [td]Invesco Balanced-Risk Alloc E[/td] [td]LU0432616901[/td] [/tr][/table]

Não vi ainda muito bem o Fidelity, de resto parece tudo muito bom, só não tenho o Real Return ai no TOP e o templeton, mas gosto de ambos também, embora agora o Real Return esteja a sofrer um bocado com as subidas das treasuries..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não vi ainda muito bem o Fidelity, de resto parece tudo muito bom, só não tenho o Real Return ai no TOP e o templeton, mas gosto de ambos também, embora agora o Real Return esteja a sofrer um bocado com as subidas das treasuries..

Obrigado.

O Fidelity será para diversificar com o Eurizon. Ex: em vez de ter 10% Fidelity ou Eurizon, tenho 5%+5%.

Sim, isso é verdade. A aplicação que tenho termina daqui a +/- 35 dias, se a situação se justificar faço algumas alterações à carteira antes de constituir os Fundos.

Tb escolhei o Real Return pelo facto de conter TIPS de forma a precaver alguma coisa num cenário de inflacção.

Vou ver se defino as % a alocar de forma a minizar o desvio padrão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )