Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Presidente, caixagest tens o Seleção Global que tem-se mostrado muito equilibrado em ganhos e resistente aos drops bolsistas. Se gostas de arriscar, o melhor que tenho de acções é o Líderes Globais, tem tido muito bons resultados. Se procuras um lado mais conservador, o Obrigações (antigo Obrigações Mais Mensal) tem tido uma performance bem acima dos DPs generalistas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Cardoso,

Como disseste, e bem, o que importa é que dê dinheiro. E tem dado. Eu ainda nunca perdi dinheiro com este sistema. Mas já ganhei algum. Ainda é uma estratégia recente, mas pronto. Veremos.

Bons investimentos.

Exactamente. O que interessa é que dê dinheiro. Desafiava-te a colocar aqui um negócio que efectues com base nessa estratégia, caso o queiras, para verificarmos se é assim tão fácil aplica essa estratégia num determinado momento.

Atenção que não estou a duvidar desse método ou de ti, mas gostaria de o ver em tempo real. É um desafio para ti, acho que não o vais recusar, e realço que não tens nada a provar, mas seria uma experiência vantajosa para todos.

Eu percebo a ideia por detrás desse método, ainda que acho que não é tão fácil e adequado efectuá-lo em fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também não concordo com o teu método atlas, pelo que dizes, se vires um fundo a vir por aí a baixo forte e feio deixas, nem que seja para apenas recuperar o valor de entrada passados 4 anos? Ainda esta semana resgatei o BPI Iberia, vou deixar passar esta fase, depois logo se vê se volto a apostar em PT e ES. Se deixasse estar, á data de hoje já estava com cerca de 3-4% a menos, se fiz bem? Não sei, mas fiz aquilo que me deixa dormir descansado. :)

Em 2007-2008 como agiste, ou como agirias se tivesses fundos? É que em muitos fundos, ainda estavas a perder, 6 anos depois.

Em relação à parte a bold o Atlas referia-se apenas aos mercados desenvolvidos. Ainda que eu ache que um fundo que invista em Portugal não se possa considerar que invista num mercado desenvolvido, algo mais próximo de uma economia de terceiro mundo seria o mais apropriado  ;D 

Podes apresentar um fundo que após a crise de 2007-2008 não tenha recuperado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também não concordo com o teu método atlas, pelo que dizes, se vires um fundo a vir por aí a baixo forte e feio deixas, nem que seja para apenas recuperar o valor de entrada passados 4 anos? Ainda esta semana resgatei o BPI Iberia, vou deixar passar esta fase, depois logo se vê se volto a apostar em PT e ES. Se deixasse estar, á data de hoje já estava com cerca de 3-4% a menos, se fiz bem? Não sei, mas fiz aquilo que me deixa dormir descansado. :)

Em 2007-2008 como agiste, ou como agirias se tivesses fundos? É que em muitos fundos, ainda estavas a perder, 6 anos depois.

Titanium,

Vamos fazer uma separação entre fundos de países emergentes e fundos de países desenvolvidos. Esta estratégia é só para os fundos dos países emergentes. Para ser franco nunca investi nos periféricos.

Sim, Titanium, eu fixo um preço de entrada, um preço de saída e um intervalo em que não faço nada.

Para já, eu nunca teria entrado em 2007. Eu neste momento também não meti um cêntimo especificamente nos USA, Japão ou na Europa. Tenho os fundos escolhidos para essa finalidade e estou à espera que as cotações venham por aí abaixo. Agora estão muito elevadas.

Se os fundos baixarem do nível, eu não só os deixo, como, devagar e cautelosamente, os tento reforçar.

Assim, por exemplo, se eu fixo um momento de entrada a 8 (ou abaixo de 8) e saída a 15:

- se ele baixa de 8, não só mantenho coimo reforço;

- se ele estiver entre 8 e 15, não faço nada;

- no momento em que chega a 15, resgato.

Se eu acredito que ele vai chegar a 15, porque não haveria de reforçar? Mas aos 15 saio. Nem que me digam a pés juntos que vai chegar aos 30, saio aos 15. Não quero saber. Eu tento ganhar por entrar no momento certo e não por sair no momento certo.

Sobre os exemplos que deste... se tivesses entrado em 2008 e reforçado em 2011, já terias saído há muito com um otimo lucro. E nem que todos os indicadores te dissessem para continuar, tu sairias na mesma. Disciplina a reforçar (aqui devagar...) quando as cotações estão a cair; disciplina para sair mesmo quando as cotações estão a subir.

E estarias agora a afiar as facas para voltar a entrar.

Mas como te disse: nem sei como hei-de classificar os periféricos - se do lado dos desenvolvidos, se do lado dos emergentes. E também não quero "evangelizar" ninguém. Possivelmente eu até estarei errado e vocês certos. Mas eu defini esta estratégia e vou teimar nela. Especialmente porque tem dado bons resultados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Exactamente. O que interessa é que dê dinheiro. Desafiava-te a colocar aqui um negócio que efectues com base nessa estratégia, caso o queiras, para verificarmos se é assim tão fácil aplica essa estratégia num determinado momento.

Atenção que não estou a duvidar desse método ou de ti, mas gostaria de o ver em tempo real. É um desafio para ti, acho que não o vais recusar, e realço que não tens nada a provar, mas seria uma experiência vantajosa para todos.

Eu percebo a ideia por detrás desse método, ainda que acho que não é tão fácil e adequado efectuá-lo em fundos.

OK.

Eu estou a aplicá-lo no Pictet Brazil Index (Isin: LU0625735039).

Se chegar à cotação 63,00 saio. Se baixar dos 48 começo a reforçar, devagar. Neste momento não faço nada porque está em 56,97. Tenho lá 5k. Não irei nunca ultrapassar os 8k-10k (somo sabem, e já referi, eu não vou meter-me de cabeça em fundos de investimento, a minha onda é o trabalho, dormir descansado e seguros de capitalização).

Veremos então.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cardoso eu percebi que ele se referia ao emergentes, mas Portugal não é emergente e eu ando em cima como se de um se tratasse. Amanhã vou reavaliar Brasil e Turquia, tens uma opinião sobre os mesmos? Estou com ganhos razoáveis...

Tenho certa dificuldade em entender como chegas a um valor, eu também crio um valor alvo com base no histórico, mas não se trata de um método preciso.

Por curiosidade, qual a tua rentabilidade nos últimos 12 meses? A minha rondava à um mês os 10% e quero entender como se porta a tua estratégia em comparação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cardoso eu percebi que ele se referia ao emergentes, mas Portugal não é emergente e eu ando em cima como se de um se tratasse. Amanhã vou reavaliar Brasil e Turquia, tens uma opinião sobre os mesmos? Estou com ganhos razoáveis...

Tenho certa dificuldade em entender como chegas a um valor, eu também crio um valor alvo com base no histórico, mas não se trata de um método preciso.

Por curiosidade, qual a tua rentabilidade nos últimos 12 meses? A minha rondava à um mês os 10% e quero entender como se porta a tua estratégia em comparação.

Esta pergunta é dirigida ao Cardoso, não é? Só agora, depois de a reler, é que entendi. Por isso removi o ultimo post, já que a pergunta não me era dirigida.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Titanium

é comum resgatares fundos com menos valias?

Imagino que no momento actual e dependendo do tempo de entrada e fundo, existe muito investidor a negativo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esta pergunta é dirigida ao Cardoso, não é? Só agora, depois de a reler, é que entendi. Por isso removi o ultimo post, já que a pergunta não me era dirigida.

Dada a hora as palavras já não saíram a 100%, mas era realmente para ti a questão. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Titanium

é comum resgatares fundos com menos valias?

Imagino que no momento actual e dependendo do tempo de entrada e fundo, existe muito investidor a negativo.

Bom dia, foi o primeiro que resgatei com menos valias, mas como tenho o Santander Acções Portugal noutra carteira, decidi reduzir a exposição a Portugal, Espanha veio por arrasto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dada a hora as palavras já não saíram a 100%, mas era realmente para ti a questão. :)

Bem, não vou estar a reescrever tudo e vou resumir. Então 7% de rentabilidade em 6 meses. Porquê só 7%? Por causa das pancadas dos últimos dias (já tive uma rentabilidade de 12%) e das perdas que estou a ter por um investimento errático e sem critério (sem nenhuma estratégia) no fundo Millennium Prestige Valorização. Critério preciso de escolha do momento certo para entrar e para sair, não tenho até porque não tenho conhecimentos para isso. Sou ainda um novato.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O PSI 20, em menos de uma hora, já leva -3,21%. :o

Cardoso, mais uma para ti.

Se o BPI Portugal baixar da cotação 12, eu entro devagar. E irei reforçar com calma ao longo do tempo sempre com a cotação em 12 ou abaixo dos 12, nem que demore anos. Neste estou disposto a ir, ao longo do tempo, até aos 15-20k.

Sairei quando atingir a cotação 15. No intervalo da cotação entre 12 e 15 não faço nada. Neste momento está a cotação está em €13,14, como pode ser visto aqui: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR05805

Se entrar, darei notícias, do momento da entrada e do momento da saída. Se estiver errado na estratégia, virei aqui dar conta do meu erro. Se estiver certo, não preciso dizer mais nada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Falar em rentabilidades, do tipo "até ha nao sei quanto atrás tive nao sei quanto de ganho" não tem de todo interesse. Tem interesse sim falar na rentabilidade para o periodo projectado para o investimento, ou entao, se ainda decorrer, no minimo considerar as cotacoes a data de hoje.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

OK.

Eu estou a aplicá-lo no Pictet Brazil Index (Isin: LU0625735039).

Se chegar à cotação 63,00 saio. Se baixar dos 48 começo a reforçar, devagar. Neste momento não faço nada porque está em 56,97. Tenho lá 5k. Não irei nunca ultrapassar os 8k-10k (somo sabem, e já referi, eu não vou meter-me de cabeça em fundos de investimento, a minha onda é o trabalho, dormir descansado e seguros de capitalização).

Veremos então.

Curiosamente é esse o fundo que tenho do Brasil  ;D , não sei a quanto entraste mas eu foi a 55.04€, já tive mais de 10%(salvo erro), mas estou tranquilo as águas estão agitadas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Brasil não estou ainda estou a pensar se entro. Mas a Turquia nesta última semana foi uma razia, já perdi quase 10% em menos de 1 semana. >:(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Brasil não estou ainda estou a pensar se entro. Mas a Turquia nesta última semana foi uma razia, já perdi quase 10% em menos de 1 semana. >:(

Este post é muito importante para que outros utilizadores não pensem que é chegar/escolher e ganhar 20%. Existem riscos e há que estar cientes deles. Em caso de dúvida, não devem de forma alguma entrar, e muito menos "imitar" o que é descrito nos posts acima.

Mais vale perder um ganho do que ganhar uma perda  ;)

Edit: Qual é esse fundo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

xiça, não aguento isto...

vou dedicar-me aos Dep prazo.  :-[

já resgatei alguns fundos, sobretudo da ESAF e Turquia, os outros vou mantendo.

não sei para onde me virar.

deixar no ES Liquidez (apesar de ser ESAF), pôr algum nos CTPM e tb no fundo CA Património Crescente, já tenho à quase 5 anos e sempre se portou bem, apesar de ter baixado a rentabilidade este ano....

já não confio em banco nenhum...

tb fiquei com obrigações perpetuas no BES MAU...  :'(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

xiça, não aguento isto...

vou dedicar-me aos Dep prazo.  :-[

já resgatei alguns fundos, sobretudo da ESAF e Turquia, os outros vou mantendo.

não sei para onde me virar.

deixar no ES Liquidez (apesar de ser ESAF), pôr algum nos CTPM e tb no fundo CA Património Crescente, já tenho à quase 5 anos e sempre se portou bem, apesar de ter baixado a rentabilidade este ano....

já não confio em banco nenhum...

tb fiquei com obrigações perpetuas no BES MAU...  :'(

andas a resgatar vários fundos com menos valias ou à mínima correcção resgatas os fundos?

Qual era tua estratégia inicial?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )