Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Mais um período complicado do ano.

Espero que esta quebra não se prolongue para além dos 2.5-3% em relação ao rendimento acumulado até aqui.

Então é melhores teres um plano para isso, porque como estão as coisas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então é melhores teres um plano para isso, porque como estão as coisas...

É um desejo meu. Se tiver se ir mais abaixo, cá estarei para encaixar. Mas não me parece que a minha carteira o permita...logo se verá.

Plano:

Caso afunde mais do que desejo, irei aproveitar para reforçar alguns fundos eventualmente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nao disse isso. Mas gostava de saber se alguem conhece algum fundo que se tenha aguentado bem em bear market, tipo 2007 ou 2008.

Eu nem um encontro.

Encontrei 2 que funcionam bem em crise, e são estável no pós crise.

Será que dá para subscrever algum destes fundos no BEST?

http://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000C75

http://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06XG4

Este para protecao, é capaz de tambem nao ser ma escolha.

http://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000002ED

Que acham? O interessante e que os tres ja estao a verde no ultimo mes, quando tudo o resto começa a ficar no vermelho  ;)

http://www.morningstar.es/es/news/29778/el-esp%C3%ADa-de-fondos-m%C3%A1s-de-un-4-cada-a%C3%B1o.aspx

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E os states estão a preparar-se para uma abertura em grande  ;D  espero que isto afunde e não seja só na abertura, os índices tem de respirar  :)

Cardoso as ultimas semanas têm respirado e muito.

Aos que andam à pouco tempo neste tipo de investimento (FI) devem ter um coração forte, mas como devem saber antes de investir, os Fundos são produtos para manter a médio longo prazo.

Bons investimentos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cardoso as ultimas semanas têm respirado e muito.

Aos que andam à pouco tempo neste tipo de investimento (FI) devem ter um coração forte, mas como devem saber antes de investir, os Fundos são produtos para manter a médio longo prazo.

Bons investimentos...

InvestidorPT estamos de acordo quanto ao objectivo dos FI (3-5 anos), agora no curto prazo e em muitos casos no médio prazo, as coisas estão bem feias.

;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu estava com ganhos de quase 4% YTD e em 15 dias baixei para menos 2%, na minha carteira da CGD.

[table]    [tr][td] Acções Europa 6% Arrojado [/td][/tr] [tr][td] Acções EUA 11% Arrojado [/td][/tr] [tr][td] Acções Portugal 6% Arrojado [/td][/tr] [tr][td] Acções Lideres Globais 11% Arrojado [/td][/tr] [tr][td] Seleção Global 28% Médio [/td][/tr] [tr][td] Estratégia Arrojada 28% Médio [/td][/tr] [tr][td] Obrigações 11% Médio-Baixo [/td][/tr][/table]

Há que ter calma e ver isto como uma grande correcção ao "momentum" vivido no 1º semestre de 2014. Tenho dúvidas é se será uma correcção rápida, não me cheira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

InvestidorPT estamos de acordo quanto ao objectivo dos FI (3-5 anos), agora no curto prazo e em muitos casos no médio prazo, as coisas estão bem feias.

;)

Vamos ver o que nos reserva o futuro.

Estou em várias "frentes" e a correcção tem afectado todas as carteiras.

Constitui uma 2a carteira MLP (+/- 60/40) à cerca de 45 dias e podes imaginar como está!!!

Temos/devemos que manter a calma.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vamos ver o que nos reserva o futuro.

Estou em várias "frentes" e a correcção tem afectado todas as carteiras.

Constitui uma 2a carteira MLP (+/- 60/40) à cerca de 45 dias e podes imaginar como está!!!

Temos/devemos que manter a calma.

Imagino que essa carteira não deve estar nada famosa, mas desde que sigas o teu plano inicial. Mais do que manter a calma é preciso ter frieza, porque se os próximos tempos forem terríveis para a bolsa, rapidamente quem estava habituado a ver uma YTD de 4-7%, deverá ver a carteira negativa.

- Patanisca, para já será apenas uma correcção, mas se os states se juntarem à festa vamos a ver ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com mercados desenvolvidos até podem fazer isso. Mas façam uma brincadeira dessas com emergentes (india, brasil, russia, africa, etc) e vão-se arrepender.

Qual a diferença? Volatilidade todos têm...aliás nos últimos dias esses que falas têm aguentado melhor.

Está bem, Cardoso. Mas há uns que, mesmo quando caem, existe uma forte probabilidade de, num prazo de 3 ou 4 anos, recuperarem tudo e ainda subirem mais (os mercados desenvolvidos). Por isso, nesses estamos descansados.

Com os emergentes a coisa não funciona assim. Aquilo é para entrar quando estão de rastos, fixar o momento (a cotação) da saída (sempre ainda um bocado longe dos máximos históricos). Chegado aquele momento sair. sem pensar no que ainda se pode ganhar. Sem qualquer emoção. E voltar a esperar que voltem a levar o tombo e recomeçar tudo de novo. Nos emergentes nunca há garantia das cotações voltarem a ser o que já foram. É trabalhar sem rede, na minha modesta opinião.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Qual a diferença? Volatilidade todos têm...aliás nos últimos dias esses que falas têm aguentado melhor.

Está bem, Cardoso. Mas há uns que, mesmo quando caem, existe uma forte probabilidade de, num prazo de 3 ou 4 anos, recuperarem tudo e ainda subirem mais (os mercados desenvolvidos). Por isso, nesses estamos descansados.

Com os emergentes a coisa não funciona assim. Aquilo é para entrar quando estão de rastos, fixar o momento (a cotação) da saída (sempre ainda um bocado longe dos máximos históricos). Chegado aquele momento sair. sem pensar no que ainda se pode ganhar. Sem qualquer emoção. E voltar a esperar que voltem a levar o tombo e recomeçar tudo de novo. Nos emergentes nunca há garantia das cotações voltarem a ser o que já foram. É trabalhar sem rede, na minha modesta opinião.

Essa é +/- a minha estrategia de market timing com 3 ou 4 fundos ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atlas não concordo nada com essa estratégia, mas o que interessa é que dê dinheiro, porque nos mercados não interessa se faz ou não sentido.

Porque não concordo? Imagina que fixas uma cotação como sendo o topo, correto? Em primeiro lugar como defines o momento em que estão de rastos? Segundo qual a ligação entre uma cotação do passado e a cotação que esse fundo possa atingir no futuro?

Devo confessar que nunca fiz esse estudo, apesar de ter pensado nisso. Dito isto, porque razão é que acho que não faz sentido:

1) A carteira de um determinado fundo pode sofrer várias alterações (dependendo do modo de operar do gestor);

2) Se uma carteira sofre constantes alterações, quem te garante que no futuro não possa ultrapassar esse valor facilmente?

3) Com base no ponto 1) e 2), digo que não faz sentido analisar a cotação (UP) no máximo porque isso depende de vários factores sobretudo dos activos que compõem a carteira de investimento.

Podia aqui colocar mais pontos, mas acho que estes são suficientes para perceber o meu ponto de vista.

Não quero dizer que não resulte, mas no meu caso acho que faz mais sentido acompanhar as posições que um fundo têm em carteira do que fazer isso. Não quero dizer que essa abordagem não seja interessante para tentar comprar no "mínimo", se bem que o que disse se pode também aplicar aqui  ;D

Por último, acho que analisar um gráfico de um fundo não faz de todo sentido porque existem variáveis que não podemos comparar ao longo do tempo, rotação da carteira, escolha de activos, capacidade do gestor, % de alocação a diferentes activos, etc.

PS- Já para não falar que o gestor irá fazer uma gestão activa, o que significa que a probabilidade de efectuar alguns erros de casting podem muito bem acontecer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atlas não concordo nada com essa estratégia, mas o que interessa é que dê dinheiro, porque nos mercados não interessa se faz ou não sentido.

Porque não concordo? Imagina que fixas uma cotação como sendo o topo, correto? Em primeiro lugar como defines o momento em que estão de rastos? Segundo qual a ligação entre uma cotação do passado e a cotação que esse fundo possa atingir no futuro?

Devo confessar que nunca fiz esse estudo, apesar de ter pensado nisso. Dito isto, porque razão é que acho que não faz sentido:

1) A carteira de um determinado fundo pode sofrer várias alterações (dependendo do modo de operar do gestor);

2) Se uma carteira sofre constantes alterações, quem te garante que no futuro não possa ultrapassar esse valor facilmente?

3) Com base no ponto 1) e 2), digo que não faz sentido analisar a cotação (UP) no máximo porque isso depende de vários factores sobretudo dos activos que compõem a carteira de investimento.

Podia aqui colocar mais pontos, mas acho que estes são suficientes para perceber o meu ponto de vista.

Não quero dizer que não resulte, mas no meu caso acho que faz mais sentido acompanhar as posições que um fundo têm em carteira do que fazer isso. Não quero dizer que essa abordagem não seja interessante para tentar comprar no "mínimo", se bem que o que disse se pode também aplicar aqui  ;D

Por último, acho que analisar um gráfico de um fundo não faz de todo sentido porque existem variáveis que não podemos comparar ao longo do tempo, rotação da carteira, escolha de activos, capacidade do gestor, % de alocação a diferentes activos, etc.

PS- Já para não falar que o gestor irá fazer uma gestão activa, o que significa que a probabilidade de efectuar alguns erros de casting podem muito bem acontecer.

Cardoso,

Como disseste, e bem, o que importa é que dê dinheiro. E tem dado. Eu ainda nunca perdi dinheiro com este sistema. Mas já ganhei algum. Ainda é uma estratégia recente, mas pronto. Veremos.

Bons investimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também não concordo com o teu método atlas, pelo que dizes, se vires um fundo a vir por aí a baixo forte e feio deixas, nem que seja para apenas recuperar o valor de entrada passados 4 anos? Ainda esta semana resgatei o BPI Iberia, vou deixar passar esta fase, depois logo se vê se volto a apostar em PT e ES. Se deixasse estar, á data de hoje já estava com cerca de 3-4% a menos, se fiz bem? Não sei, mas fiz aquilo que me deixa dormir descansado. :)

Em 2007-2008 como agiste, ou como agirias se tivesses fundos? É que em muitos fundos, ainda estavas a perder, 6 anos depois.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )