Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

desculpa lá mas tás a considerar que estamos em crise ???

Não estamos em crise mas existem vários sinais de alerta em vários índices (como sinais estou a referir-me a H&S Top).

Espero sinceramente que não passem de falsos sinais e que só depois de 2015 é que efectuem uma grande correcção.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Posso dar o meu exemplo no fundo de acções russas que é de 3% (salvo erro) da carteira e que neste momento está com -7%.

O AR PPR ja vai em -7.86 no ultimo mes  :D

Banif Acções Portugal FIMA  -8.76

Caixagest Acções Portugal FIMAA  -10.14

BPI Portugal FIAA  -10.72

Vai tudo de vento em poupa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Daniel_ não querendo de forma alguma colocar em causa a tua forma de investir porque pelas tuas observações no fórum vejo que és cauteloso, diversificas e conheces os produtos aonde investes.

Não posso deixar de reparar que estás com uma exposição brutal a Portugal...porque motivo? Mesmo que eu acreditasse num determinado país jamais teria na mesma carteira 3 fundos para o mesmo país, e estou a dizer isto, sem saber as %s de alocação a cada um desses fundos.

Imaginar uma desvalorização de 10-15% num fundo é perfeitamente aceitável, chegar ao ponto de ter 3 deles acima dos 10% é preocupante. (Estou a excluir o PPR porque é mesmo para LP). Se juntarmos a este facto que tens 3 fundos para o mesmo país em que correlação entre os mesmos é igual, não percebo essa decisão. Contudo não conheço o Banif e o Caixagest a nível de performances, o do BPI é uma excelente escolha, mas acho que devias ponderar isso nas próximas decisões.

Eu posso dar novamente o meu exemplo, sabendo que a Rússia é bastante volátil, apenas tenho este fundo em carteira para aproveitar algum "momentum" que o índice russo possa ter.

Porque razão é que eu não teria 3 fundos do mesmo país? Quando os quisesse reforçar, seria melhor e menos dispendioso, reforçar apenas um fundo do que fazê-lo em 3 fundos.

Mesmo que o objectivo seja o de M/LP, 3-5 anos, podemos muito bem ter desvalorizações na ordem dos 25-30% nesses fundos e nessa óptica terias uma excelente oportunidade.

PS- Cuidado com os reforços que fazem em determinado fundo ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por isso não vejo a minha carteira faz 2 semanas  :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Daniel_ não querendo de forma alguma colocar em causa a tua forma de investir porque pelas tuas observações no fórum vejo que és cauteloso, diversificas e conheces os produtos aonde investes.

Não posso deixar de reparar que estás com uma exposição brutal a Portugal...porque motivo? Mesmo que eu acreditasse num determinado país jamais teria na mesma carteira 3 fundos para o mesmo país, e estou a dizer isto, sem saber as %s de alocação a cada um desses fundos.

Imaginar uma desvalorização de 10-15% num fundo é perfeitamente aceitável, chegar ao ponto de ter 3 deles acima dos 10% é preocupante. (Estou a excluir o PPR porque é mesmo para LP). Se juntarmos a este facto que tens 3 fundos para o mesmo país em que correlação entre os mesmos é igual, não percebo essa decisão. Contudo não conheço o Banif e o Caixagest a nível de performances, o do BPI é uma excelente escolha, mas acho que devias ponderar isso nas próximas decisões.

Eu posso dar novamente o meu exemplo, sabendo que a Rússia é bastante volátil, apenas tenho este fundo em carteira para aproveitar algum "momentum" que o índice russo possa ter.

Porque razão é que eu não teria 3 fundos do mesmo país? Quando os quisesse reforçar, seria melhor e menos dispendioso, reforçar apenas um fundo do que fazê-lo em 3 fundos.

Mesmo que o objectivo seja o de M/LP, 3-5 anos, podemos muito bem ter desvalorizações na ordem dos 25-30% nesses fundos e nessa óptica terias uma excelente oportunidade.

PS- Cuidado com os reforços que fazem em determinado fundo ;)

So estou exposto ao ar PPR e não lhe vou mexer tao depressa, só para a reforma :-)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Havia um estudo, que penso que acho que o coloquei aqui algures, em que diziam as percentagens de probabilidade de vermos a nossa carteira positiva consoante os meses que a iamos ver.

A conclusão é que quando mais tempo estamos sem ver as carteiras, quando as vamos consultar temos uma percentagem maior de as ver positivas  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Havia um estudo, que penso que acho que o coloquei aqui algures, em que diziam as percentagens de probabilidade de vermos a nossa carteira positiva consoante os meses que a iamos ver.

A conclusão é que quando mais tempo estamos sem ver as carteiras, quando as vamos consultar temos uma percentagem maior de as ver positivas  :)

Vou fazer isso mesmo D@vid...

E se aparecer capital para reforçar ou subscrever novo fundo!?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vou fazer isso mesmo D@vid...

E se aparecer capital para reforçar ou subscrever novo fundo!?

Ho, então isso reforças e vês a carteira ou fazes num dossier diferente :)

Este ano não vai ser fácil ganharmos € nas carteiras, tem sido um ano muito volátil, com várias noticias, conflitos etc, mas é mesmo assim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ho, então isso reforças e vês a carteira ou fazes num dossier diferente :)

Este ano não vai ser fácil ganharmos € nas carteiras, tem sido um ano muito volátil, com várias noticias, conflitos etc, mas é mesmo assim.

Se for subscrever o fundo (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000001V0) que se fala na página anterior, lá vou ter que ver a carteira...

;) ;) ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu confirmo esta estatística x)

Já não olhava para os fundos há uns pares de meses e fui no outro dia ver a situação de cada uma... só com o Obrigações Europa fiquei com um sorriso na cara, até o fundo de acções recuperou bastante embora esteja ainda negativo (investimento a longo prazo, não espero ver resultados tão cedo).

Quando andava a ver todas as semanas era mais frustrante, assim é mais tranquilo desde que se saiba onde está investido o dinheiro e o respectivo risco.

Não me arrependo nada de ter entrado nos Fundos de Investimento em detrimento dos DPs, tem sido só lucrar bastante mais do que com um DP :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu confirmo esta estatística x)

Já não olhava para os fundos há uns pares de meses e fui no outro dia ver a situação de cada uma... só com o Obrigações Europa fiquei com um sorriso na cara, até o fundo de acções recuperou bastante embora esteja ainda negativo (investimento a longo prazo, não espero ver resultados tão cedo).

Quando andava a ver todas as semanas era mais frustrante, assim é mais tranquilo desde que se saiba onde está investido o dinheiro e o respectivo risco.

Com mercados desenvolvidos até podem fazer isso. Mas façam uma brincadeira dessas com emergentes (india, brasil, russia, africa, etc) e vão-se arrepender.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com mercados desenvolvidos até podem fazer isso. Mas façam uma brincadeira dessas com emergentes (india, brasil, russia, africa, etc) e vão-se arrepender.

Qual a diferença? Volatilidade todos têm...aliás nos últimos dias esses que falas têm aguentado melhor.

Não vejas, vai antes para a praia.

Se te consola, acho que o pior já passou. :)

Com o que está a bold, concordo  ;D

Quanto à outra "afirmação" também gostava de acreditar, mas tenho sérias dúvidas que seja assim. Os sinais estão todos lá...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )