Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Caro Cardoso,

No que tange ao BearMarket, obvio que tens razão. Eu é que às vezes me dá para isto (resmungar sozinho e dizer disparates).

Sobre se compensa os seguros de capitalização: depende da perspetiva.

Para uma pessoa como tu, porventura conhecedora dos mercados, se calhar não. Mas para mim, que não tenho o teu nível nestes assuntos e que conheço as minhas limitações, compensa e muito. Tirando o seguro de capitalização no bes vida, os da fidelidade têm todos yield's de cerca de 4% (poupança postal valor, que subscrevi nos CTT). Pode não ser muito para ti, mas para mim não é de desprezar.

No mais, eu gosto de dormir descansado. Se perder tudo o que tenho em F. Investimento (os fundos ficarem com as unidades de participação com o valor "0"), não perco mais de 20k. Ficarei aborrecido, evidentemente. Mas nada que me traumatize, porque penso sempre "na pior das hipóteses, a parte de leão está na Fidelidade". Eu prefiro daqui a uns anos dizer "que estúpido que fui... podia ter ganho 10% ao ano e só ganhei 4%" do que dizer "que estúpido... perdi metade do que tinha".

Cada um é como é. Cada investidor deve-se conhecer a si mesmo, assumindo as suas limitações sem complexos e com humildade, e não tentar ser o que não é. Nem todos podem ser Buffet's.

Um abraço,

Veres uma UP de um fundo chegar a "0"€ ...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Viva acham que está na altura de reduzir a alocação das ações portuguesas?

Mais uma vez no pior timming quis alterar o fundo de ações de Portugal,  do ES para o Santander dia7 de julho.

Como tinha o ES a valorizar 10% não o vendi e mantive os dois . Claro que agora só estou a ganhar 1% no ES e a perder 4.5% no Santander.

O que fariam devo vender o ES como devia ter feito inicialmente,  ou continuar com ele

Já agora fica um artigo positivo

http://seekingalpha.com/article/2374735-now-is-the-time-to-buy-stocks-not-sell-them?ifp=0

Na maioria das vezes o melhor a fazer é não fazer nada, andar a resgatar e a subscrever fundos de mês a mês é meio caminho andado para se perder dinheiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Não tenho experiência nenhuma em fundos mas do que li leva-me a acreditar que a longo prazo os riscos são menores do que andar a resgata fundos sempre que existem perdas.

Li inclusive que se estivermos a formar um carteira de longo prazo (8 / 10 anos)  o peso em ações deverá rondar os 100%.

Estas teorias estão corretas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Não tenho experiência nenhuma em fundos mas do que li leva-me a acreditar que a longo prazo os riscos são menores do que andar a resgata fundos sempre que existem perdas.

Li inclusive que se estivermos a formar um carteira de longo prazo (8 / 10 anos)  o peso em ações deverá rondar os 100%.

Estas teorias estão corretas?

Teorias valem sempre o que valem :)

O potencial de ganho numa carteira de 10 anos tendo 100% de fundos de acções poderá ser superior comparando com outra alocação, no entanto penso que não será uma boa estratégia, defendo um maior diversificação de activos, no entanto nada te impede ter uma carteira de 100% de acções, mas tendo mais uma ou outra carteira mais defensiva ou diversificada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou em vias de constituir uma carteira de fundos de raíz:

Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc - LU0853555380 - 33.9%

Invesco European Bond E - LU0115144304 -  13.56%

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND - LU0347184318 - 13.56%

MFS® Meridian Europ Sm Cos A1 EUR - LU0125944966 - 8.47%

Obrigações Europa Euro FIAO TF - PTYESRLM0008 - 6.78%

MFS® Meridian Europ Value A1 EUR - LU0125951151 - 6.78%

Invesco Asia Balanced E - LU0367026480 - 6.78%

Invest Health Care X Acc EUR - LU0341736642 - 6.78%

Templeton Asian Smaller Co N Acc € - LU0592650245 - 1.69%

Pictet Digital Communication-R EUR - LU0340555134 - 1.69%

Será boa ideia avançar agora ou será melhor "deixar a poeira assentar"?

IMHO acho que se vais entrar agora deixa a poeira assentar. Esperar não te dá garantias de nada, mas entrar agora é quase garantido que começas com tudo no vermelho. Vai acompanhando os mercados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

IMHO acho que se vais entrar agora deixa a poeira assentar. Esperar não te dá garantias de nada, mas entrar agora é quase garantido que começas com tudo no vermelho. Vai acompanhando os mercados.

As subscrições comecam só ao fim de 2/3/4 dias, e nunca se sabe como estará os mercados, com a decisão de hoje amanhã quem sabe se não teremos um PSI20 a subir? e o resto da Europa? :)

Na dúvida nada como estar no Liquidez a render, mas na minha opinião os timmings bons e maus de entrada e saidas nos fundos acaba por ser algo dificil de conseguir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro Cardoso,

No que tange ao BearMarket, obvio que tens razão. Eu é que às vezes me dá para isto (resmungar sozinho e dizer disparates).

Sobre se compensa os seguros de capitalização: depende da perspetiva.

Para uma pessoa como tu, porventura conhecedora dos mercados, se calhar não. Mas para mim, que não tenho o teu nível nestes assuntos e que conheço as minhas limitações, compensa e muito. Tirando o seguro de capitalização no bes vida, os da fidelidade têm todos yield's de cerca de 4% (poupança postal valor, que subscrevi nos CTT). Pode não ser muito para ti, mas para mim não é de desprezar.

No mais, eu gosto de dormir descansado. Se perder tudo o que tenho em F. Investimento (os fundos ficarem com as unidades de participação com o valor "0"), não perco mais de 20k. Ficarei aborrecido, evidentemente. Mas nada que me traumatize, porque penso sempre "na pior das hipóteses, a parte de leão está na Fidelidade". Eu prefiro daqui a uns anos dizer "que estúpido que fui... podia ter ganho 10% ao ano e só ganhei 4%" do que dizer "que estúpido... perdi metade do que tinha".

Cada um é como é. Cada investidor deve-se conhecer a si mesmo, assumindo as suas limitações sem complexos e com humildade, e não tentar ser o que não é. Nem todos podem ser Buffet's.

Um abraço,

Caro Atlas,

Fico contente que esse desejo que o Bear Market venha o mais depressa possível seja apenas uma resmunguice  :P

Não considero uma yield de 4% de todo "desprezível" para a parte das poupanças que também tenho em produtos de baixo risco. Não querendo desvirtuar este tópico, mas estamos a falar de 4% brutos?

"No mais, eu gosto de dormir descansado. Se perder tudo o que tenho em F. Investimento (os fundos ficarem com as unidades de participação com o valor "0"), não perco mais de 20k. Ficarei aborrecido, evidentemente. Mas nada que me traumatize, porque penso sempre "na pior das hipóteses, a parte de leão está na Fidelidade". Eu prefiro daqui a uns anos dizer "que estúpido que fui... podia ter ganho 10% ao ano e só ganhei 4%" do que dizer "que estúpido... perdi metade do que tinha".

Isto é sem dúvida nenhuma o mais importante nos investimentos, estar tranquilo, dormir descansado e não deixar que isto afecte a nossa vida. O facto de dizeres que só "ganhaste" 4% é relativo, porque se tivermos um capital razoável basta 4% capitalizáveis para que isso seja mais do que suficiente para que o "bolo" se desenvolva de forma sustentada.

"Cada um é como é. Cada investidor deve-se conhecer a si mesmo, assumindo as suas limitações sem complexos e com humildade, e não tentar ser o que não é. Nem todos podem ser Buffet's."

Nem mais! No entanto deixa-me apenas acrescentar que mesmo para alguém que só ambicione 4% (por exemplo) e que se considere um investidor cauteloso, não deve ignorar produtos com maior risco desde que o faça de forma controlada. Imagina 5% em acções com dividend yield elevado?

Abraço,

PS- Desculpem este off-topic

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mais uma vez no pior timming quis alterar o fundo de ações de Portugal,  do ES para o Santander dia7 de julho.

Como tinha o ES a valorizar 10% não o vendi e mantive os dois . Claro que agora só estou a ganhar 1% no ES e a perder 4.5% no Santander.

O que fariam devo vender o ES como devia ter feito inicialmente,  ou continuar com ele

http://seekingalpha.com/article/2374735-now-is-the-time-to-buy-stocks-not-sell-them?ifp=0

De forma alguma o que vou dizer agora é uma recomendação, mas eis o que eu faria.

- Esperar mais algum tempo porque nunca se deve vender em momentos de pânico (o que normalmente significa que vamos vender no "fundo"). Não vamos esquecer que o PSI20 já leva várias sessões a cair consideravelmente e poderá estar para breve um ressalto igualmente forte, isso acontece porque os investidores estão fartos de ver a bolsa cair e porque existe um descrédito brutal. Acreditem que quando não puderem ouvir falar da bolsa, nem algo do género esta irá subir. (Sim os mercados são cruéis  ;D )

- Quando o PSI20 começar a subir não reforçar as posições nos fundos de acções portuguesas sem que existam sinais claros de inversão de tendência.

Só deves vender o ES Acções Portugal caso a tua exposição à bolsa portuguesa seja considerável. Posso dar o meu exemplo no fundo de acções russas que é de 3% (salvo erro) da carteira e que neste momento está com -7%.

Porque razão é que subscreveste 2 fundos de acções portuguesas? Se o objectivo era efectuar um "ganho" de curto prazo, podias ter definido algumas regras.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu resgatei o ES Portugal a ganhar 9% no início de julho, mas a meio do mês subscrevi o Santander para curto prazo, agora é esperar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    [br /]De forma alguma o que vou dizer agora é uma recomendação, mas eis o que eu faria.[br /]- Esperar mais algum tempo porque nunca se deve vender em momentos de pânico (o que normalmente significa que vamos vender no "fundo"). Não vamos esquecer que o PSI20 já leva várias sessões a cair consideravelmente e poderá estar para breve um ressalto igualmente forte, isso acontece porque os investidores estão fartos de ver a bolsa cair e porque existe um descrédito brutal. Acreditem que quando não puderem ouvir falar da bolsa, nem algo do género esta irá subir. (Sim os mercados são cruéis  )[br /][br /][br /]- Quando o PSI20 começar a subir não reforçar as posições nos fundos de acções portuguesas sem que existam sinais claros de inversão de tendência.[br /][br /][br /]Só deves vender o ES Acções Portugal caso a tua exposição à bolsa portuguesa seja considerável. Posso dar o meu exemplo no fundo de acções russas que é de 3% (salvo erro) da carteira e que neste momento está com -7%.[br /][br /][br /]Porque razão é que subscreveste 2 fundos de acções portuguesas? Se o objectivo era efect
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Embora isto não seja a nossa praia, na verdade não deixa de ser um fundo, e como qualquer fundo há que ter isto em atenção que a própria ESAF esclareceu junto da Auto Europa:

"o fundo é património autónomo e totalmente segregado da entidade gestora do mesmo, ESAF e BES".

"património do Fundo de Pensões está exclusivamente afecto ao mesmo, não respondendo por quaisquer outras obrigações gestoras ou depositárias (BES)

Mais uma vez se reforça, fundos de investimento são património autómono e sempre do investidor, aqui não há riscos de crédito de banco, nem de banco bom nem de banco mau  ;D

De salientar que a ESAF foi para o Novo Banco, assim como Best, BESI ( neste caso importante saber por causa dos CLNs )

http://economico.sapo.pt/noticias/fundo-de-pensoes-da-ae-esta-a-salvo-na-esaf_199006.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Embora isto não seja a nossa praia, na verdade não deixa de ser um fundo, e como qualquer fundo há que ter isto em atenção que a própria ESAF esclareceu junto da Auto Europa:

"o fundo é património autónomo e totalmente segregado da entidade gestora do mesmo, ESAF e BES".

"património do Fundo de Pensões está exclusivamente afecto ao mesmo, não respondendo por quaisquer outras obrigações gestoras ou depositárias (BES)

Mais uma vez se reforça, fundos de investimento são património autómono e sempre do investidor, aqui não há riscos de crédito de banco, nem de banco bom nem de banco mau  ;D

De salientar que a ESAF foi para o Novo Banco, assim como Best, BESI ( neste caso importante saber por causa dos CLNs )

http://economico.sapo.pt/noticias/fundo-de-pensoes-da-ae-esta-a-salvo-na-esaf_199006.html

Agora já posso começar a olhar para os CLN´s  ;D :P

Mas alguém tinha dúvidas que a ESAF como uma das melhores gestoras nacionais iria para o novo banco?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, acho que deviam fazer rebranding de tudo que tenha ES no nome ou o verde da marca (Tranquilidade pex) x)

Acho muito bem, principalmente no que respeita à cor! E já que estão com a mão na massa, mudavam também a cor da camisola do SCP... o equipamento já era feio (as risquinhas verdes, um código de barras com tinta manchada...) e agora ainda por cima os acionistas do BES, que sejam sportinguistas, vão estar a ver um jogo e a lembrar-se sempre do BES...  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acompanhar o gráfico dos fundos que me interessam não é melhor?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, podes ir vendo a cotação do dia na morningstar.

Talvez ainda esta semana seja uma boa altura para subscreveres alguns dos fundos dessa carteira, hoje já não foi um dia tão negro e amanhã, quem sabe, a "euforia" volta, mas se quiseres aguarda até meio da semana que vem para veres qual a tendência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acompanhar o gráfico dos fundos que me interessam não é melhor?

Sinceramente não faz sentido acompanhar o gráfico dos fundos (em certa parte) por um motivo. A carteira dos fundos é composta por diversos activos e é isso que faz a oscilar o valor da UP, naturalmente.

O que eu costumo fazer (ocasionalmente) é ver a evolução das 10 maiores posições da carteira. No entanto se as 10 maiores posições tiverem um peso "irrisório", não conseguimos perceber qual vai ser a valorização/desvalorização da UP.

Posso dar um exemplo do que me aconteceu: Fui ver as 10 maiores posições num fundo de acções, e que até subiram razoavelmente (1,5%-2%) mas o fundo nesse dia até desvalorizou.

Entrares daqui a 2 dias ou daqui a uma semana será praticamente irrelevante se o teu objectivo for de M/LPrazo, ainda que eu ache que não seja uma boa altura para entrar, em fundos de investimento é muito difícil fazer market timing (bem como noutros activos).

Boa Sorte, o importante é ter uma carteira equilibrada e seguir a estratégia. Deves ainda deixar uma reserva para reforçar fundos que acredites no seu potencial a M/LP.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Poupa€o

Boa tarde David,

Tenho a seguinte carteira que à tempos  deixei aqui:

[table] [tr] [td]                   ES Acç Europ

[/td] [td]

15%

[/td] [td]

[/td] [/tr] [tr] [td]

[/td][td][table][tr][td]ES Liquidez[/td][td]2%[/td][/tr][tr][td][/td][td]ES Obrig Europ[/td][td]19%[/td][/tr][tr][td][/td][td]ES Pl Crescim[/td][td]2%[/td][/tr][/table][/td][/tr][tr][td][/td] [td] ES Portugal Acç

[/td] [td] 30%

[/td] [/tr] [tr] [td][/td] [td] ES Renda Mensal

[/td] [td] 4%

[/td] [/tr] [tr] [td][/td] [td] ES Rend Plus

[/td] [td] 20%

[/td] [/tr] [tr] [td][/td] [td] Sant Acções Portug

[/td] [td] 4%

[/td] [/tr] [tr] [td][/td] [td] PI US Fund Grw

[/td] [td] 4%

[/td] [/tr] [/table]Na tua opinião achas que dada a situação devo mexer em algum deles? O rendimento plus está em risco com esta situação ?!! PAreceu-me ouvir na tv que sim...

Obrigado se os outros amigos quiserem dar opinião também agradeço.

Um abraço a todos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pareceu-te ouvir o que??  :o

Fundos são património autónomo dos clientes, não é de um banco, não é de um gestor, não é de uma entidade gestora, não é de um banco depositário.

O único risco existente num fundo é a sua variação de mercado.

Já agora deixo aqui o que se encontra no site da ESAF, alguma dúvida é só os contactar:

Na sequência das decisões ontem comunicadas pelo Banco de Portugal, foi criado o Novo Banco.

"A ESAF faz parte do Novo Banco que continua a ser depositário e comercializador dos fundos da ESAF.

Os fundos de investimento são património autónomo, ou seja, o participante é o detentor do património.

No comunicado, ontem emitido pelo Banco de Portugal, pode-se ler:

Clientes do BESI, BEST, Banco Espírito Santo dos Açores, ESAF, BES Vida e várias sucursais, incluindo Espanha, Macau, Nova Iorque e Londres. A medida de resolução não tem implicações para os clientes destas entidades.”

A ESAF mantém-se como sempre disponível para responder a todas as questões que os seus clientes possam ter".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )