Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Este é a versao básica da coisa, pq tenho um onde complico a coisa ao maximo, onde já leva cvar, var, alfas, betas,... mas talvez seja confuso demais para alguns

Bushi,

as cotações extrais por exemplo do Best!!??

Podias explicar para que todos entendam(apesar da maioria ser perceptivel) o significado de cada variável e qual ou quais os valores que achas que se deve ter em mais em consideração para uma tomada de decisão - investir ou não?

N.º Obs = Nº de dias/cotações(neste caso 1 ano)

DP-

DP+

DP total

Rend.

Rend\DP-

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

dp- desvio padrao de perdas, risco de perdas, volatilidade negativa

dp + desvio padrao de ganhos, risco de ganho, volatilidade de ganho

dp total - desvio padrao total, risco, volatilidade - o que todos usam e mal no meu ver, pq eu quero saber ´o risco de perda e mais nada, para mim

rend. é o ganho

rend./dp- - é uma relação que uso para mim so aposto em coisas que tenham uma relação maior que 2 o que sig que o lucro  tem de er o dobro do risco no minimo.

As cot. podem tirar do best sim, mas tem de mudar os . por ,

EU E DIGO EU, gosto de invistir em algo que a 1 semana, 15 dias, 1 mes tenha um racio rend./dp- bom para mim

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

BiG passa a ter disponíveis fundos da PIMCO Com este acordo de distribuição, a entidade portuguesa passa a oferecer na sua plataforma mais de 800 fundos de investimento.

http://www.fundspeople.pt/noticias/big-passa-a-ter-disponiveis-fundos-da-pimco-88100

Entre big e activo alguem tem ideia de qual cobra menos comissoes de salvaguarda e similares?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cotações gosto de ver no morningstar. E gosto de ser um pouco maluco e acompanhar as 10 mais da carteira do fundo e assim vejo mais ao menos o que a coisa vai dar. tem malucos para tudo

Argentina Default

Cuidado a quem pretende entrar agora :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu tenho andado a analizar a questao das correlacoes e cheguei a uma conclusao, aqui para os meus botoes.

Até para uma carteira com 5 ou 6 fundos, diversificados geograficamente, por sectores, etc, é dificilimo evitar fundos muito correlacionados, pelo que aquelas carteiras com 10 ou 15 fundos, o mais certo é de diversificar nao terem nada. É so ilusória.

;)

Vou continuar o estudo  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mais um dia de porradinha...

O dia ainda não acabou e pode haver muitas surpresas. Para já os futuros americanos não estão em queda significativa como ontem.

Se bem que se fosse eu a escolher preferia que descesse bem! :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu já sabia que entendia pouco. Mas só aos poucos me vou dando da dimensão (sou eu a tomar consciência das minhas lacunas e o BES a descobrir "imparidades").

Dizem que estamos em Bull Market. Mas em Bull Market não era suposto existir uma euforia e otimismo generalizados?

No ano passado, em Junho foi um descalabro. Este ano vamos lá ver como corre Agosto...

Tão depressa se fala em boas perspetivas de crescimento como logo a seguir em sobrevalorização dos títulos.

Venha o Bear de uma vez ou instale-se um verdadeiro Bull... este agridoce é que não...

Mas pronto, isto sou eu a resmungar. Na verdade, desde que a Fidelidade não feche as portas e me rebente com os seguros de capitalização, estamos sempre bem, nem que perca alguma coisa  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu já sabia que entendia pouco. Mas só aos poucos me vou dando da dimensão (sou eu a tomar consciência das minhas lacunas e o BES a descobrir "imparidades").

Dizem que estamos em Bull Market. Mas em Bull Market não era suposto existir uma euforia e otimismo generalizados?

No ano passado, em Junho foi um descalabro. Este ano vamos lá ver como corre Agosto...

Tão depressa se fala em boas perspetivas de crescimento como logo a seguir em sobrevalorização dos títulos.

Venha o Bear de uma vez ou instale-se um verdadeiro Bull... este agridoce é que não...

Mas pronto, isto sou eu a resmungar. Na verdade, desde que a Fidelidade não feche as portas e me rebente com os seguros de capitalização, estamos sempre bem, nem que perca alguma coisa  ;D

A questão fundamental no que estás a dizer é que se possuímos investimentos para um determinado horizonte temporal o "ruído", ou seja, curto prazo deve ser completamente ignorado. Se não mais vale serem DT´s :)

Não é por haver uma correcção de uns dias que o Bull Market está em causa. Atenção que estou a falar das bolsas americanas/asiáticas. Nem vale a pena comentar o PSI20, visto que o BES + PT fizeram o favor de tornar o potencial bull market numa espécie bezerro muito pequeno xD Começou em "junho" de 2012 e foi até alguns meses atrás, mas, e como nos mercados existem muitos "ses" podem haver surpresas, se bem que o caminho por agora é para baixo.

Nos estados unidos desde 2009 que o S&P 500 sobe e que grande subida. Pelo seu caminho existiram correcções, umas mais fortes que outras, mas não podes estar sempre à espera que sejam apenas correcções, convém estar atento ao barómetro dos mercados mundiais.

atlas não acredito que tenhas dito "venha de lá o bear", vou assumir que isto é humor puro  ;D  é que para quem tem FI é dos piores mercados, pois vai requerer muita paciência e capacidade para aguentar perdas elevadas num curto espaço de tempo com momentos de algum alívio para não arrancar cabelos lolol

Até prefiro que o mercado esteja agridoce, pois é sinal que após uma correcção as subidas voltaram à generalidade das bolsas, e com isso os fundos valorizem.

PS- Seguros de capitalização compensa?!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou em vias de constituir uma carteira de fundos de raíz:

Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc - LU0853555380 - 33.9%

Invesco European Bond E - LU0115144304 -  13.56%

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND - LU0347184318 - 13.56%

MFS® Meridian Europ Sm Cos A1 EUR - LU0125944966 - 8.47%

Obrigações Europa Euro FIAO TF - PTYESRLM0008 - 6.78%

MFS® Meridian Europ Value A1 EUR - LU0125951151 - 6.78%

Invesco Asia Balanced E - LU0367026480 - 6.78%

Invest Health Care X Acc EUR - LU0341736642 - 6.78%

Templeton Asian Smaller Co N Acc € - LU0592650245 - 1.69%

Pictet Digital Communication-R EUR - LU0340555134 - 1.69%

Será boa ideia avançar agora ou será melhor "deixar a poeira assentar"?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou em vias de constituir uma carteira de fundos de raíz:

Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc - LU0853555380 - 33.9%

Invesco European Bond E - LU0115144304 -  13.56%

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND - LU0347184318 - 13.56%

MFS® Meridian Europ Sm Cos A1 EUR - LU0125944966 - 8.47%

Obrigações Europa Euro FIAO TF - PTYESRLM0008 - 6.78%

MFS® Meridian Europ Value A1 EUR - LU0125951151 - 6.78%

Invesco Asia Balanced E - LU0367026480 - 6.78%

Invest Health Care X Acc EUR - LU0341736642 - 6.78%

Templeton Asian Smaller Co N Acc € - LU0592650245 - 1.69%

Pictet Digital Communication-R EUR - LU0340555134 - 1.69%

Será boa ideia avançar agora ou será melhor "deixar a poeira assentar"?

Se já tens o capital sempre podes meter no ES Liquidez e esperar... embora eu seja da opinião que não existe timmings bons ou maus nos fundos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Até prefiro que o mercado esteja agridoce, pois é sinal que após uma correcção as subidas voltaram à

generalidade das bolsas, e com isso os fundos valorizem.

PS- Seguros de capitalização compensa?!

Caro Cardoso,

No que tange ao BearMarket, obvio que tens razão. Eu é que às vezes me dá para isto (resmungar sozinho e dizer disparates).

Sobre se compensa os seguros de capitalização: depende da perspetiva.

Para uma pessoa como tu, porventura conhecedora dos mercados, se calhar não. Mas para mim, que não tenho o teu nível nestes assuntos e que conheço as minhas limitações, compensa e muito. Tirando o seguro de capitalização no bes vida, os da fidelidade têm todos yield's de cerca de 4% (poupança postal valor, que subscrevi nos CTT). Pode não ser muito para ti, mas para mim não é de desprezar.

No mais, eu gosto de dormir descansado. Se perder tudo o que tenho em F. Investimento (os fundos ficarem com as unidades de participação com o valor "0"), não perco mais de 20k. Ficarei aborrecido, evidentemente. Mas nada que me traumatize, porque penso sempre "na pior das hipóteses, a parte de leão está na Fidelidade". Eu prefiro daqui a uns anos dizer "que estúpido que fui... podia ter ganho 10% ao ano e só ganhei 4%" do que dizer "que estúpido... perdi metade do que tinha".

Cada um é como é. Cada investidor deve-se conhecer a si mesmo, assumindo as suas limitações sem complexos e com humildade, e não tentar ser o que não é. Nem todos podem ser Buffet's.

Um abraço,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva acham que está na altura de reduzir a alocação das ações portuguesas?

Mais uma vez no pior timming quis alterar o fundo de ações de Portugal,  do ES para o Santander dia7 de julho.

Como tinha o ES a valorizar 10% não o vendi e mantive os dois . Claro que agora só estou a ganhar 1% no ES e a perder 4.5% no Santander.

O que fariam devo vender o ES como devia ter feito inicialmente,  ou continuar com ele

Já agora fica um artigo positivo

http://seekingalpha.com/article/2374735-now-is-the-time-to-buy-stocks-not-sell-them?ifp=0

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Preciso de umas dicas pessoal.

Até agora não possuo nenhum fundo de investimento, apenas DP e DI. Como dizem por aí que os FI dão umas rentabilidades bem agradáveis estava a pensar subscrever o fundo de investimento do Invest "Alves Ribeiro PPR - Fundo de Investimento Mobiliário Aberto". Alguém de vocês tem este fundo subscrito? Como se porta? A nível de rentabilidade qual a %?

http://lt.morningstar.com/8ll7icpcf4/snapshotpdf/default.aspx?SecurityToken=F0GBR057ZA]2]1]FOPRT$$BAS_1765&CurrencyId=EUR

Já consultei a informação que está no site disponível, mas são informações para as quais não tenho grande à vontade, por isso precisa de uma opinião vossa, imparcial de preferência  :) .

Cumprimentos,

JS

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )