Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

http://www.cmvm.pt/cmvm/comunicados/comunicados/pages/20140718a.aspx

"

Já a exposição agregada a dívida emitida pelo GES está repartida "por 22 fundos, atingindo o montante total de cerca de 43 milhões de euros", ou 0,32% do total de activos sob gestão."

Os gestores de fundos são mais profissionais que o pessoal da PT  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Espera lá Pedro, o que é a MF Global?

Services Financial broker, Online trading, Futures, Options, CFDs, Spread Betting

Não é uma gestora de fundos de investimento, não vamos agora comparar uma coisa com a outra.

O banco depositário apenas e só serve como depositário dos titulos, e sabemos bem a supervisão que têm e o que podem e que não podem fazer.

Ramiro não coloque ideias na sua cabeça onde elas não existem ahah, leia na CMVM o que são fundos, ou vá á DECO onde explicam o que é um fundo e o que pode acontecer se uma gestora de fundos falir, não vamos agora aqui armarmos em Correio da Manhã que esses sim são óptimos em noticias especulativas sem fundamento.

Já viram este link da DECO?

https://www.deco.proteste.pt/investe/questao-do-investidor-crise-no-bes-fundos-no-best-s5062164.htm

Onde salientam:

"Pelos motivos referidos, não existe nenhuma razão objetiva para estar preocupado com a segurança dos depósitos no Best Bank. E quanto aos fundos de investimento, ainda há menos razões para alarme. Estes possuem um património autónomo e não respondem pelas dívidas do banco comercializador ou da sociedade gestora."

Não inventem problemas onde não os há.

Acho que se estão a esquecer que entre o que é suposto acontecer e o que pode acontecer há uma imensa disparidade:

1-um fundo de investimento pode, por exemplo, apresentar contas falsas, vindas de reporte fraudulento que diz ser detentor de determinados activos quando não é verdade. Claro que existem reguladores, auditores e afins, mas se a experiência nos diz alguma coisa é que tarde e a más horas se descobre.

2-um depositário também pode dizer que detém certos títulos de terceiros, quando na realidade acabou por os vender, também de forma fraudulenta.

Acho que a mensagem principal a passar é que está tudo pensado para proteger o investidor, mas nada é 100% à prova de fraude.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

• Os fundos de investimento possuem um património autónomo, que pertence aos subscritores das unidades de participação. Isto significa que o dinheiro investido não pode ser utilizado, em caso algum, para pagar dívidas da sociedade gestora.
    • Quando uma empresa abre falência, isso significa que não conseguiu pagar as suas dívidas. No caso dos fundos, a lei condiciona bastante o endividamento. Um fundo só pode endividar-se temporariamente e, mesmo assim, não o pode fazer em montantes superiores a 10% do valor global do fundo, no caso de fundos abertos, e de 20%, para os fechados.
    • Os fundos não podem garantir empréstimos de terceiros. Portanto, nenhum fundo pode comprometer-se a pagar dívidas de empresas.
    • Os fundos não podem fazer vendas a descoberto, ou seja, vender títulos que, na realidade, não possuem.
    • Os títulos adquiridos pelo fundo são depositados normalmente num banco, que tem a missão de controlar o desenrolar das operações. Os gestores, por exemplo, serão impedidos de registar, em seu nome, títulos do fundo.
    • Apesar de altamente improvável, mesmo que haja falência do depositário e o investidor não consiga reaver o dinheiro investido, existe ainda o Sistema de Indemnização ao Investidor que protege o património aplicado em fundos até ao valor máximo de 25 000 euros.

Pela sua natureza, a sociedade gestora ou o banco depositário podem falir, mas nunca o próprio fundo.

O único risco de um fundo é a sua carteira e consequente valorização/desvalorização, se alguém souber de mais algum risco que diga  ;)

Deco - Proteste Invest

Tenho isto na 1ª página desde sempre.

Neste post, os "podem", "não devem", "têm" e semelhantes, derivam da lei. Infelizmente, a lei não assegura que os intervenientes se vão comportar devidamente.

Basta imaginar o seguinte caso: se algum depositário fraudulentamente vender um activo de um cliente e estoirar esse dinheiro, de que forma pode o mesmo recupera-lo? Existe o SII, mas tem um alcance limitado.

Claro que estes riscos concretizam-se raramente, mas é fundamental saber que existem. Por exemplo, é uma das razões para se diversificar também a exposição aos depositários.

Não é uma questão de alarmismo, é uma questão de consciência. Eu próprio tenho grande parte do meu patrimonio investido em activos financeiros e estou ciente deste risco, simplesmente tento arranjar formas de o limitar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nenhuma gestora de fundos abriu falência até hoje, nenhum fundo abriu falência  ( pode haver claro é liquidação do mesmo, ainda ontem um do Santander foi liquidado, um fundo de tesouraria, imaginem se fosse algum do ES... )

Haver fraudes... claro que sim, sempre houve, mas isso é como tudo na vida, imaginem se a ESAF tivesse mascarado a carteira do ES Liquidez há 1 ano, não sabiamos a exposição ao grupo, a CMVM também não sabia e não tinha havido a imposição de redução de exposição e consequente venda desenfreada de papel comercial aos balcões e andavamos todos na boa, mas não, as gestoras são supervisionadas de perto, tanto que assim é que o supervisor impôs a tal dita redução de exposição a todos os fundos domiciliados em Portugal por ter acesso ás carteiras, não é a mesma coisa de um cliente fazer um depósito a prazo e o banco pegar no dinheiro e fazer o que quiser com ele como acontece, o participante de um fundo tem acesso á carteira detalhada, assim como a supervisão, seja em Portugal seja no Luxemburgo/Irlanda na maioria dos casos se o fundo for estrangeiro, existe transparência, agora se podem alterar as contas secalhar podem, o que não se pode fazer no mundo dos mercados? basta ver o filme O Lobo de Wall Street  ;D

Agora não podemos ir a este extremo senão o amigo Ramiro dá-lhe um ataque de coração e ainda enterra o dinheiro todo  ;D ;D ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Apenas um aparte, o Pedro falou que também se deve diversificar a exposição aos depositários, neste caso nós investidores não o podemos fazer de uma forma directa, porque o banco depositário é o banco onde a gestora de fundos trabalha na compra e venda e guarda dos titulos, quando compramos um fundo de investimento da PIMCO, o mesmo está "depositado" num banco Irlandês, quando se compra um fundo da maior parte das outras gestoras estão "depositados" num banco ou bancos no Luxemburgo, quando compramos um fundo BPI o mesmo deverá estar depositado no BPI, etc etc...

Quando se tem uma carteira diversificada, não só a nivel de tipo de activos, regiões etc, se tivermos diversificados a nivel de gestoras também estaremos diversificados a nivel de banco depositário, no entanto alguém sabe o nome dos bancos onde os fundos estão depositados? eu nunca me dei ao trabalho de ir ver as fichas de cada fundo para saber tal coisa, acredita-se mesmo que uma gestora de fundos não esteja em cima do banco depositário para saber como estão os seus activos? ou as entidades de supervisão?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

D@vid, podes dizer que os riscos levantados não se concretizam frequentemente, o que não podes dizer é que não existem.

Há N casos de fraude empresarial em empresas que "nunca" faliriam e já não existem e N casos de situações em que os activos dos investidores não foram devidamente salvaguardados. Se há algo que não me tranquiliza é o facto dos supostos supervisores e reguladores não terem capacidade efectiva de prevenir tais situações.

Casos como da MF Global, Madoff e afins mostram alguns dos riscos de que falo.

E na prática o investidor pode diversificar parte deste risco, pelo menos não concentrando todos os teus activos num só depositário.

A existência de riscos é uma naturalidade, perigoso é ignorá-los sem compreender o impacto possível.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Costumo dizer, para o lado do dinheiro tudo tem risco, até coloca-lo em casa tem risco, mas eu pergunto concretamente, porque eu humildemente desconheco, o nome de uma gestora de fundos que tenha falido ou um fundo ou banco depositário que tenha feito alguma fraude e tenha deixados os investidores ( concretamente detentores de unidades de participação em fundos de investimento ) sem os seus investimentos...

Podemos falar em mil e uma coisas, mas concretamente eu gostava de saber, volto a dizer, desconheco mas admito que haja, fraudes neste campo especifico.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há vários casos:

Lehman Brothers (http://www.risk.net/risk-magazine/feature/2181050/lehman-brothers-ruling-changes-equation-creditors-clients)

"Due largely to an unexplained last-minute money transfer and a failure to correctly segregate client money, there was a shortfall of more than $1 billion in client money at Lehman Brothers International Europe (LBIE) according to evidence submitted to the UK Supreme Court – the shortfall on options trades alone was estimated to be more than $146 million.

Customers ended up in one of two camps – the lucky ones had their assets segregated as intended, while the others ended up unsegregated in one of LBIE’s house accounts, even though they were contractually entitled to segregation"

MF Global (já referido: http://www.forbes.com/sites/robertlenzner/2011/11/22/1-7-billion-customers-money-missing-from-mf-global/). Neste caso até foi possível recuperar os activos dos clientes, passados 2 anos e a custo.

Resumindo, a minha opinião é que a questão da salvaguarda dos activos e devida segregação estará quase sempre garantida, mas não 100%, pelo que para um património razoável parece-me fazer sentido separar os nossos investimentos não só por produtos como também de depositário.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vocês gozam mas eu ando muito preocupado.

E agora até deram para fazer trocadilhos com o Best (onde também tenho conta e aplicações), o que redobra as minhas preocupações.

Os amigos gostam de brincadeira - são novos... - mas isto não está para graças.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vocês gozam mas eu ando muito preocupado.

E agora até deram para fazer trocadilhos com o Best (onde também tenho conta e aplicações), o que redobra as minhas preocupações.

Os amigos gostam de brincadeira - são novos... - mas isto não está para graças.

As "graças" como diz, são graças calculadas, acha mesmo se houvesse algum tipo de preocupação alguém aqui iria fazer graças? não estamos todos no mesmo barco? não temos todos investimentos? e muitos de nós muito menos € que o amigo Ramiro?

Última noticia sobre o BES, a ESI e a Rio Forte não vão reembolsar os clientes particulares o Papel Comercial, imagine-se quem vai pagar aos clientes?? o BES, o tal banco que parece que também está falido pelas noticias do Correio da Manhã e afins, isto não é noticia, hoje reparei que falaram no BES/GES durante 2 minutos, quando há uns dias era abertura de telejornal.

Temos de saber separar as águas, e as graças são feitas por quem está tranquilo e sente o que realmente se passa, senão ninguém faria graças isso de certeza, temos de pensar pela nossa cabeça também um bocado, então se há uns tempos se dizia que as coisas eram seguras porque um banco como o BES, BPI, CGD, BCP são grandes bancos e jamais iriam deixar cair e agora coloca-se tudo em causa?? ainda mais no banco mais capitalizado do nosso sistema financeiro? quando existe 6 mil milhões de euros da troika se for necessário? eu gostava de falar aqui só de fundos, mas por vezes tem de se divagar porque vejo e oiço tanta coisa que até fico perplexo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Última noticia sobre o BES, a ESI e a Rio Forte não vão reembolsar os clientes particulares o Papel Comercial, imagine-se quem vai pagar aos clientes?? o BES, o tal banco que parece que também está falido pelas noticias do Correio da Manhã e afins, isto não é noticia, hoje reparei que falaram no BES/GES durante 2 minutos, quando há uns dias era abertura de telejornal.

Temos de saber separar as águas, e as graças são feitas por quem está tranquilo e sente o que realmente se passa, senão ninguém faria graças isso de certeza, temos de pensar pela nossa cabeça também um bocado, então se há uns tempos se dizia que as coisas eram seguras porque um banco como o BES, BPI, CGD, BCP são grandes bancos e jamais iriam deixar cair e agora coloca-se tudo em causa?? ainda mais no banco mais capitalizado do nosso sistema financeiro? quando existe 6 mil milhões de euros da troika se for necessário? eu gostava de falar aqui só de fundos, mas por vezes tem de se divagar porque vejo e oiço tanta coisa que até fico perplexo.

Eu fui uma das várias pessoas que aqui afirmaram (no fórum) que o BES, BPI, CGD, BCP (e já, agora, o Santander Totta) são bancos grandes demais para caírem. E mantenho o que disse. A não ser que haja uma guerra mundial ou coisa do género, estes bancos não caem. Nem que tenham de ser todos nacionalizados.

É verdade que um fundo de investimento nunca fica insolvente. O que pode suceder é aumentar ou diminuir o valor das unidades de participação do fundo. Posto isto, sejamos inteletualmente sérios: um fundo de investimento, por natureza, não fica insolvente; mas se o valor das unidades de participação caírem para valores ridiculos, não é o mesmo? Se eu compro UP's a €50 cada e depois o valor destas descer para €0,05, o efeito económico, para mim, não é o mesmo que uma insolvência?

Sobre a questão das sociedades que gravitam em torno do BES, e as dívidas destas, eu aí já não tenho tanta certeza que sejam pagas. Veremos.

Boa sorte e bons investimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atlas, o que dizes tem a ver com o mercado, vamos agora supor que tens um fundo que aposta apenas e só nas obrigações da ESFG, cairam de 80% para 10%, o teu fundo terá uma queda de rentabilidade brutal, é óbvio, agora isto é a lei da procura e da oferta, da volatilidade de mercado, mas um fundo não aposta apenas num titulo, aposta em vários, as Ups podem perder valor como podem ganhar, agora não existe é nenhuma imposição de redução de valor de Up, uma vez que as mesmas estão correlacionadas com o valor dos activos em carteira.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/bes_no_radar_de_grandes_fundos_de_capital_de_risco.html

Fica mais esta noticia, são duas das maiores gestoras de fundos de private equity Americanas, interessadas em entrar num banco "falido"  ::)

Só um aparte, dizer-se que gerem fundos de capital de risco é um pouco leviano, aliás o Jornal de Negocios e o Diário Económico por vezes demosntram um pouco de falta de conhecimento nas noticias, o que é preocupante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como dizia o saudoso almirante Pinheiro de Azevedo, "o povo é sereno"...

Estou a imaginar a reacção ... Teria de ir para um novo tópico!...  :laugh: :laugh: :laugh: ... Sorry!...  ;)

Agora a sério, os "ovos" não devem ir todos para o mesmo cesto. Este conselho que já foi por diversas vezes citado, alguma razão deve ter!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou a imaginar a reacção ... Teria de ir para um novo tópico!...  :laugh: :laugh: :laugh: ... Sorry!...  ;)

Agora a sério, os "ovos" não devem ir todos para o mesmo cesto. Este conselho que já foi por diversas vezes citado, alguma razão deve ter!...

Amigo ABCD, eu respeito religiosamente esse princípio da diversificação. Aliás, se de algo me podem acusar é de eu dispersar as minhas economias por demasiadas instituições financeiras e produtos.

No entanto, quando o "fogo alastra no capim" temos de preocupar-nos com o que é nosso. Mas vamos acreditar que esta turbulência é passageira e quando eu regressar de férias as coisas estejam melhor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atlas, o que dizes tem a ver com o mercado, vamos agora supor que tens um fundo que aposta apenas e só nas obrigações da ESFG, cairam de 80% para 10%, o teu fundo terá uma queda de rentabilidade brutal, é óbvio, agora isto é a lei da procura e da oferta, da volatilidade de mercado, mas um fundo não aposta apenas num titulo, aposta em vários, as Ups podem perder valor como podem ganhar, agora não existe é nenhuma imposição de redução de valor de Up, uma vez que as mesmas estão correlacionadas com o valor dos activos em carteira.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/bes_no_radar_de_grandes_fundos_de_capital_de_risco.html

Fica mais esta noticia, são duas das maiores gestoras de fundos de private equity Americanas, interessadas em entrar num banco "falido"  ::)

D@vid mesmo que um fundo tenha obrigações da ESFG que tenham sofrido essa desvalorização, tudo dependerá da % da carteira que o fundo colocou nesse activo vs dimensão do mesmo. Quantos fundos de obrigações/acções não tem activos com preços tão superiores aos actuais, ou seja, comprados nos anos da crise? O fundo do Santader de Acções nacionais tem BCP a 0,23 (salvo erro), portanto...

Claro que estão "interessadas" basta ver o apetite desses fundos por "lixo/activos imensamente especulativos" ;D  Espero que o short selling não volte tão cedo xD

Nenhuma gestora de fundos abriu falência até hoje, nenhum fundo abriu falência  ( pode haver claro é liquidação do mesmo, ainda ontem um do Santander foi liquidado, um fundo de tesouraria, imaginem se fosse algum do ES... )

Podes explicar quais são os critérios para um fundo ser liquidado? É que sinceramente não vejo muito lógica na liquidação de um fundo. Imagina alguém que apostou num fundo para um determinado prazo? Não estou a dizer que foi o caso desse fundo do santander (tesouraria) mas...

Não encontrei notícias sobre isso, nem tão pouco faço ideia de quais os critérios para que aconteça a liquidação de um fundo de nível 1...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cardoso24 por isso é que falei em fundo apenas com essa obrigação  ;D o que é impossivel, mas é só para deixar claro que as valorizações ou desvalorizações das UPs têm relação com o mercado e nada mais.

As causas para um fundo ser liquidado pode ser várias, já acontceu várias vezes assim como a assimilação de fundos, lembro-me de ter acontecido a um do BPI que se juntou a outro.

Por acaso vi isso quando andava na CMVM a ver a questão das carteiras dos fundos, mas fica aqui:

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/docs/A275569-FIR000363128422120140714.pdf

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000M163

Digamos que era um fundo bastante fraquinho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )