Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Eu e o ES Liquidez somos velhos conhecidos...

Se continua a não haver melhor, vou colocar lá o dinheiro até chegar de férias. Depois se verá...

Obrigado.

Bom dia

Estou com uma situação idêntica à sua, por isso gostaria de lhe fazer uma pergunta...Tendo em conta os tempos conturbados que estamos a atravessar, acha que vai de férias mais descansado com o seu dinheiro investido num fundo ou colocando-o numa conta à ordem e esperar que a turbulência passe?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Bom dia

Estou com uma situação idêntica à sua, por isso gostaria de lhe fazer uma pergunta...Tendo em conta os tempos conturbados que estamos a atravessar, acha que vai de férias mais descansado com o seu dinheiro investido num fundo ou colocando-o numa conta à ordem e esperar que a turbulência passe?

Imagino que não tenha lido as últimas páginas deste tópico

Onde vês os dados atualizados sem ter passado a hora de fecho do fundo?

Não vejo.

Estava-me a referir às Bolsas que estavam a vermelho e a sua lista refletia o verde do dia anterior.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Bom dia

Eu ficaria de longe muito mais descansado no fundo que com dinheiro na conta á ordem :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Será de resgatar o ES Rendimento Plus, o ES Obrigações Europa e o Santander Ações Portugal!!???

Tirando o Santander que era intenção a curto prazo, os outro 2 são para longo prazo...

Neste momento creio que seria errado, já levaram um abanão com isto do BES mas já voltaram aos ganhos, só tinhas a perder na minha opinião.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Será de resgatar o ES Rendimento Plus, o ES Obrigações Europa e o Santander Ações Portugal!!???

Tirando o Santander que era intenção a curto prazo, os outro 2 são para longo prazo...

Se era para longo prazo então porque está preocupado?

Obviamente já não vão dar o "sumo" que deram anteriormente, mas são bons fundos para diversificação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não vejo.

Estava-me a referir às Bolsas que estavam a vermelho e a sua lista refletia o verde do dia anterior.

Apesar de fazer todo o sentido olhar para os índices, nem sempre vejo que haja uma correlação direta entre eles e a UP dos fundos. A minha duvida era se realmente haveria outra maneira de saber a cotação do fundo antes da bloomberg ou do site do banco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando as coisas acalmarem a taxas de Republica voltarão a cair após as subidas que tiveram, isto falando para os dois fundos de obrigações, o outro de acções também terá de subir, se é para longo prazo porque estás a colocar tudo isso em causa? :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Apesar de fazer todo o sentido olhar para os índices, nem sempre vejo que haja uma correlação direta entre eles e a UP dos fundos. A minha duvida era se realmente haveria outra maneira de saber a cotação do fundo antes da bloomberg ou do site do banco.

Não tens, até porque o banco, se falas do Best, vai buscar a cotação á Morningstar, que é dada pelas gestoras, secalhar mal a mal saberias na gestora, mas estariamos a falar secalhar numa diferença de poucas horas.

A correlação é muito geral, depende sempre da carteira do fundo claro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Apesar de fazer todo o sentido olhar para os índices, nem sempre vejo que haja uma correlação direta entre eles e a UP dos fundos.

Directa a 100% claro que não, pois dependerá da exposição da carteira de activos de cada fundo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia

No meu caso concreto, procuro ter os meus ativos aplicados de forma diversificada. Na parcela destinada às aplicações de menor risco, e como fiz recentemente um DP a 1 ano, resolvi aplicar este dinheiro no ES Liquidez (fundo que uso há já algum tempo, de boa memória), na esperança que continue com uma performance líquida próxima dos 2%.

Neste tipo de aplicações, de baixo risco, já me dou por contente se a remuneração desagravar/anular o efeito da inflação...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No meu caso concreto, procuro ter os meus ativos aplicados de forma diversificada. Na parcela destinada às aplicações de menor risco, e como fiz recentemente um DP a 1 ano, resolvi aplicar este dinheiro no ES Liquidez (fundo que uso há já algum tempo, de boa memória), na esperança que continue com uma performance líquida próxima dos 2%.

Neste tipo de aplicações, de baixo risco, já me dou por contente se a remuneração desagravar/anular o efeito da inflação...

Ver este site (http://pt.global-rates.com/estatisticas-economicas/inflacao/indice-de-precos-ao-consumidor/ihpc/portugal.aspx) parece-me que estamos a caminhar para uma deflação, portanto qualquer taxa neste momento gera rendimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

http://economico.sapo.pt/noticias/fundos-atraem-mais-de-900-milhoes-desde-o-inicio-do-ano_197486.html

Tem piada a relação directa entre a crise GES e os resgates na ESAF, quando todos nós sabemos, ou deveriamos saber, que os fundos são património sempre do investidor, não têm risco nem de bancos nem das gestoras... :o

Parece que este forum e outros foruns ainda não são vistos por todos  ;D ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tem piada a relação directa entre a crise GES e os resgates na ESAF, quando todos nós sabemos, ou deveriamos saber, que os fundos são património sempre do investidor, não têm risco nem de bancos nem das gestoras... :o

Parece que este forum e outros foruns ainda não são vistos por todos  ;D ;D

Bom, isso é verdade em termos teóricos, desde que haja uma adequada separação e inconfundibilidade entre os activos dos clientes e os do banco/depositário, e desde que não existam fraudes.

Quando houve o colapso da MF Global esses princípios de salvaguarda não foram devidamente acautelados e vários clientes ficaram privados dos meus títulos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom, isso é verdade em termos teóricos, desde que haja uma adequada separação e inconfundibilidade entre os activos dos clientes e os do banco/depositário, e desde que não existam fraudes.

Quando houve o colapso da MF Global esses princípios de salvaguarda não foram devidamente acautelados e vários clientes ficaram privados dos meus títulos.

Parece-me que era isto que queria escrever: ... "vários clientes ficaram privados dos seus títulos."

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso quer dizer que as aplicações dos aforradores em produtos da ESAF, como o ES Liquidez e o ES Tesouraria Ativa, só "teoricamente" estão salvaguardadas??

O amigo Pedro Pais ainda me mata do coração...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso quer dizer que as aplicações dos aforradores em produtos da ESAF, como o ES Liquidez e o ES Tesouraria Ativa, só "teoricamente" estão salvaguardadas??

O amigo Pedro Pais ainda me mata do coração...

Assim como os depósitos a prazo, só teoricamente estão salvaguardados pelo fundo de garantia no valor de 100 000€. Se houvesse necessidade de ir levantar os DP de todos os depositantes, apenas 1% (ou pouco mais) o podiam fazer!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em que termos ficaram privados? Podias explicar melhor a situação, sff? ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Assim como os depósitos a prazo, só teoricamente estão salvaguardados pelo fundo de garantia no valor de 100 000€. Se houvesse necessidade de ir levantar os DP de todos os depositantes, apenas 1% (ou pouco mais) o podiam fazer!...

O Fundo de Garantia dos Depósitos também protege os valores aplicados em fundos de investimento?

A minha questão prende-se com os fundos de investimento da ESAF, não com DP... Os fundos geridos pela ESAF estão indissociavelmente ligados ao GES ou são autónomos do grupo?

Colocando a questão de outra forma, entrando o grupo em insolvência, isso irá afetar também os (subscritores dos) fundos geridos pela ESAF?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Fundo de Garantia dos Depósitos também protege os valores aplicados em fundos de investimento?

A minha questão prende-se com os fundos de investimento da ESAF, não com DP... Os fundos geridos pela ESAF estão indissociavelmente ligados ao GES ou são autónomos do grupo?

Colocando a questão de outra forma, entrando o grupo em insolvência, isso irá afetar também os (subscritores dos) fundos geridos pela ESAF?

Trata-se de um paralelismo, concordante com a situação "teórica", da garantia quer para uns, quer para outros (fundos, DP's,...)!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Espera lá Pedro, o que é a MF Global?

Services Financial broker, Online trading, Futures, Options, CFDs, Spread Betting

Não é uma gestora de fundos de investimento, não vamos agora comparar uma coisa com a outra.

O banco depositário apenas e só serve como depositário dos titulos, e sabemos bem a supervisão que têm e o que podem e que não podem fazer.

Ramiro não coloque ideias na sua cabeça onde elas não existem ahah, leia na CMVM o que são fundos, ou vá á DECO onde explicam o que é um fundo e o que pode acontecer se uma gestora de fundos falir, não vamos agora aqui armarmos em Correio da Manhã que esses sim são óptimos em noticias especulativas sem fundamento.

Já viram este link da DECO?

https://www.deco.proteste.pt/investe/questao-do-investidor-crise-no-bes-fundos-no-best-s5062164.htm

Onde salientam:

"Pelos motivos referidos, não existe nenhuma razão objetiva para estar preocupado com a segurança dos depósitos no Best Bank. E quanto aos fundos de investimento, ainda há menos razões para alarme. Estes possuem um património autónomo e não respondem pelas dívidas do banco comercializador ou da sociedade gestora."

Não inventem problemas onde não os há.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

• Os fundos de investimento possuem um património autónomo, que pertence aos subscritores das unidades de participação. Isto significa que o dinheiro investido não pode ser utilizado, em caso algum, para pagar dívidas da sociedade gestora.
    • Quando uma empresa abre falência, isso significa que não conseguiu pagar as suas dívidas. No caso dos fundos, a lei condiciona bastante o endividamento. Um fundo só pode endividar-se temporariamente e, mesmo assim, não o pode fazer em montantes superiores a 10% do valor global do fundo, no caso de fundos abertos, e de 20%, para os fechados.
    • Os fundos não podem garantir empréstimos de terceiros. Portanto, nenhum fundo pode comprometer-se a pagar dívidas de empresas.
    • Os fundos não podem fazer vendas a descoberto, ou seja, vender títulos que, na realidade, não possuem.
    • Os títulos adquiridos pelo fundo são depositados normalmente num banco, que tem a missão de controlar o desenrolar das operações. Os gestores, por exemplo, serão impedidos de registar, em seu nome, títulos do fundo.
    • Apesar de altamente improvável, mesmo que haja falência do depositário e o investidor não consiga reaver o dinheiro investido, existe ainda o Sistema de Indemnização ao Investidor que protege o património aplicado em fundos até ao valor máximo de 25 000 euros.

Pela sua natureza, a sociedade gestora ou o banco depositário podem falir, mas nunca o próprio fundo.

O único risco de um fundo é a sua carteira e consequente valorização/desvalorização, se alguém souber de mais algum risco que diga  ;)

Deco - Proteste Invest

Tenho isto na 1ª página desde sempre.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )