Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Obrigado, mas acham que devo investir tudo no mesmo ou dividir???

exemplo:

15.000€ - ES LIQUIDEZ

5.000 - ES Rendimento Plus - FEI

QUE DIZEM???Sugestões???

obrigado

Como é no BES não tens muito por onde diversificar, só fundos da ESAF principalmente, no Best tens da ESAF e mais uns 2000 :P e são do mesmo grupo bancário.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

carteira actual:

isin                Fundos  31/12/2012                                                    % carteira

1-LU0106235707  Schroder ISF Euro Bond B Acc                          6,0

2-PTYESRLM0008  E.S. Obrigações Europa FI Acc                        1,5

3-PTYEVOHM0002  ESPIRITO SANTO LIQUIDEZ -                    44,0

4-LU0260870745  Templeton Glbl Total Return N Acc €                  1,1

5-LU0269906029  Schroder ISF Asia Pacifi Prop Sec B Acc              2,8      USD

6-PTYESPLM0000  E.S. Monetário FI Acc                                    16,3

7-LU0062574610  E.S. Euro Bond FI Inc                                          10,0

8-LU0048580004  Fidelity Funds - Germany Fund A-EUR                  3,3

9-LU0129603360  Vontobel Fund Global Value Equity (ex US) B        2,8  - usd

10-IE00B11XZB05  PIMCO Funds: GIS plc Total Return Bond E Acc EUR (Hdg)  3,3

11-LU0733674179  Nordea-1 European Cross Credit Fund E            5,5

12-LU0592650161  Templeton Asian Smaller Co N Acc $                  1,7    - USD 

13-LU0229519474  Nordea-1 European High Yield Bond Fund E        1,7

estou a pensar baixar 10% no monetário e reforçar o 2, 4, 5, 11 e 12.

O QUE ACHAM DA CARTEIRA?

deveria reforçar ou apostar noutros de acções, visto ter muito monetário e obrigação?

grato pela vossa ajuda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado, mas acham que devo investir tudo no mesmo ou dividir???

exemplo:

15.000€ - ES LIQUIDEZ

5.000 - ES Rendimento Plus - FEI

QUE DIZEM???Sugestões???

obrigado

se estamos a falar do BES e segundo li o David, eu aconselhava-te era arranjar um banco online que tivesse disponivel todos os fundos da primeira pagina!

E depois pegava nessa quantia que tens disponivel, e escolhia X fundos (podes basear-te num post do David sobre a rentabilidade dos fundos de 2012, tendo em atençao que em 2012 eles rentabilizaram-se bem, nao significa que volte a acontecer, mas andando, escolhia 5 6 fundos com maior % de 2012 e apostava nesses, resumindo, diversificava o meu dinheiro em varios fundos para nao correres um risco elevado caso existam percas avultadas)

Bancos Online, sugeria o Activobank, é onde eu tenho a conta, e até hoje 0 problemas, e vou ja bater na madeira da porta :P

Nunu

nao percebi estás a pensar baixar 10% monetario, isso é o quê mesmo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

carteira actual:

isin                Fundos  31/12/2012                                                    % carteira

1-LU0106235707  Schroder ISF Euro Bond B Acc                          6,0

2-PTYESRLM0008  E.S. Obrigações Europa FI Acc                        1,5

3-PTYEVOHM0002  ESPIRITO SANTO LIQUIDEZ -                    44,0

4-LU0260870745  Templeton Glbl Total Return N Acc €                  1,1

5-LU0269906029  Schroder ISF Asia Pacifi Prop Sec B Acc              2,8      USD

6-PTYESPLM0000  E.S. Monetário FI Acc                                    16,3

7-LU0062574610  E.S. Euro Bond FI Inc                                          10,0

8-LU0048580004  Fidelity Funds - Germany Fund A-EUR                  3,3

9-LU0129603360  Vontobel Fund Global Value Equity (ex US) B        2,8  - usd

10-IE00B11XZB05  PIMCO Funds: GIS plc Total Return Bond E Acc EUR (Hdg)  3,3

11-LU0733674179  Nordea-1 European Cross Credit Fund E            5,5

12-LU0592650161  Templeton Asian Smaller Co N Acc $                  1,7    - USD 

13-LU0229519474  Nordea-1 European High Yield Bond Fund E        1,7

estou a pensar baixar 10% no monetário e reforçar o 2, 4, 5, 11 e 12.

O QUE ACHAM DA CARTEIRA?

deveria reforçar ou apostar noutros de acções, visto ter muito monetário e obrigação?

grato pela vossa ajuda.

Depende do que queiras fazer, se arriscar mais ou menos, 60% da carteira está no liquidez e Monetário, se quiseres te manter assim na defensiva podes continuar, até porque o mercado monetário (papel comercial principalmente) penso que continuará a ser Rei nos próximos tempos, mas secalhar até fazias bem reduzir o Liquidez e usar uns 10%/15% noutros, podes fazer um Pimco DI, um PF Emerging Market ou o F&C Emerging Market, um Pimco Global Bond...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então não podia?

19.500€ E.S Liquidez

500€ ES Rendimento Plus

:P

Não que tenha nada contra as carteiras defensivas. Pelo contrário, para quem não gosta de emoções nos investimentos são muito adequadas.

ehehe ;D  Eu até tinha ideia de ter visto 19.000€  :P  Mas concordo contigo para quem não gosta de emoções é sem dúvida a melhor opção a tomar. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depende do que queiras fazer, se arriscar mais ou menos, 60% da carteira está no liquidez e Monetário, se quiseres te manter assim na defensiva podes continuar, até porque o mercado monetário (papel comercial principalmente) penso que continuará a ser Rei nos próximos tempos, mas secalhar até fazias bem reduzir o Liquidez e usar uns 10%/15% noutros, podes fazer um Pimco DI, um PF Emerging Market ou o F&C Emerging Market, um Pimco Global Bond...

a ideia é mesmo reduzir no ES Liquidez, a duvida é reforçar os que tenho ou apostar noutros.

obrigado pela opinião.

os  3 fundos em usd estão muito bons, tal como o ES euro bond.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguem me sabe dizer se as cotações das up na Morningstar encontram-se actualizadas em relação as cotações do Big apesar deste apresentar a cotação com a data de hoje e a Morningstar ter a data de ontem ? Eu pergunto isto visto que ao vêr a cotação de um fundo através do historico do Big, a cotação do dia 3 não é a mesma apresentada na Morningstar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boas a todos,

gostaria de saber o que seria aconselhavel com 10-15 mil euros(por agora), numa perspectiva de investimento de longo prazo,tipo 10 anos, que será mais ou menos a altura que a minha herdeira mais velha deverá ir para universidade.

Tenho andado a ler este forum que já tem muita informação para digerir,para quem não percebe muito disto.

Ah, segundo o meu banco(santander) tenho um perfil muito conservador.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boas a todos,

gostaria de saber o que seria aconselhavel com 10-15 mil euros(por agora), numa perspectiva de investimento de longo prazo,tipo 10 anos, que será mais ou menos a altura que a minha herdeira mais velha deverá ir para universidade.

Tenho andado a ler este forum que já tem muita informação para digerir,para quem não percebe muito disto.

Ah, segundo o meu banco(santander) tenho um perfil muito conservador.

se ires umas paginas atras vais ver um post meu com os fundos que eu investi...

tambem nao gosto de arriscar

segui as recomendaçoes do David na 1ª pagina

Devias fazer o mesmo!

dividir o valor por X fundos em partes iguais por exemplo...

ou apostar mais em 2 3 fundos

é td uma questao muito pessoal... dar opinioes sobre fazes isto ou aquilo é sempre complicado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas tenho que ter conta no best??? ou a do bes chega???

obrigado  :)

Se queres só fazer fundos da ESAF o BES chega, se queres alargar a quantidade e qualidade de futuras sunscrições aconselho o Best onde tens mais de 2000 fundos. ou pelo menos o Activo Bank.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas

Alguém sabe se existe algum simulador para calcular a rentabilidade de um fundo, sem estarmos a fazer calculos?  Qualquer coisa onde se põe o valor investido, a data de subscrição, data actual e o fundo?

Sem mais

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas

Alguém sabe se existe algum simulador para calcular a rentabilidade de um fundo, sem estarmos a fazer calculos?  Qualquer coisa onde se põe o valor investido, a data de subscrição, data actual e o fundo?

Sem mais

Cumprimentos

vê se isso serve para o que pretendes:

http://www.pine-grove.com/online-calculators/roi-calculator.htm

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Estou a elaborar a minha carteira de fundos e deparei-me com o problema do excesso de correlação.

O estado actual da carteira é este:

PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc IE00B11XZ541

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc IE00B1Z6D669

PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc IE00B11XZ103

F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg LU0236182225

Templeton Glbl Total Return N Acc € LU0260870745

EEF Equity Consumer Staples R Acc LU0155230690

Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR LU0114721508

Invesco Balanced-Risk Alloc E LU0432616901

Pensava eu que tinha uma boa diversificação. No entanto, ao calcular a correlação com a função CORREL no Excel, deparei-me com a situação que está no ficheiro em anexo.

A carteira é assim tão correlacionada ou estarei a calcular mal a correlação?

Obrigado

post-10027-14412396608911_thumb.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )