Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Boa tarde,

Comprei à uns meses Obrigações do BES (BES 5% 2019) e com toda esta crise que paira sobre o grupo estou um pouco receoso quanto ao futuro.

Acham que esta crise irá ter implicações nesta carteira? Que sugerem? Vendo? Aguardo?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Visitante Silvinha80

Olá boa tarde

Tenho desde Janeiro esta carteira que agora com esta situação ficou praticamente sem qualquer ganho, o que vos parece devo reformular a carteira?

Quando a fiz seria para cerca de 1.5ano mas desta forma já estou é a perder o que coloquei à 6 meses +/-...

Ajudem-me sff, pois a minha experiência nestas andanças é pouca...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como exemplo, o ES PPR, ou o AR PPR, etc.

Eu também tenho um de obrigações e tem estado a subir recentemente, espero que bata os máximos deste ano xD

É normal que esses fundos após as subidas brutais que tiveram nos últimos tempos, acalmem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá boa tarde

Tenho desde Janeiro esta carteira que agora com esta situação ficou praticamente sem qualquer ganho, o que vos parece devo reformular a carteira?

Quando a fiz seria para cerca de 1.5ano mas desta forma já estou é a perder o que coloquei à 6 meses +/-...

Ajudem-me sff, pois a minha experiência nestas andanças é pouca...

Que carteira Silvinha?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Comprei à uns meses Obrigações do BES (BES 5% 2019) e com toda esta crise que paira sobre o grupo estou um pouco receoso quanto ao futuro.

Acham que esta crise irá ter implicações nesta carteira? Que sugerem? Vendo? Aguardo?

Obrigado.

são obrigações senior a ultima coisa que um banco quer é problemas com esses credores relaxe ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho 500€ no ES Acções Portugal, só são 500€ mas mesmo assim tenho levado grandes tombos.

Terá lógica sair nesta altura?

Cumprimentos.

Os motivos que o fizeram entrar nesse fundo foram entretanto alterados? Exemplo, definiu um horizonte temporal de 3 anos ou uma perda máxima? Ainda que para FI esta abordagem seja bastante discutível, eu não concordo mas há quem o faça.

Não esquecer que fundos com nível de risco tão elevado estão sujeitos a uma enorme volatilidade.

Se tem uma carteira bem diversificada não é a desvalorização de um único fundo que lhe deve preocupar.

Cada vez mais percebo o porquê de 90% dos Portugueses "investirem" apenas em Depósitos a Prazo...além de não estarem preparados psicologicamente para produtos com maiores oscilações, não sabem perceber os riscos dos produtos que subscrevem. Depois a culpa é do banco e dos gestores de conta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho que estudar o porquê da quebra das obrigações.

Se está sempre tão correlacionado com as acöes, de que vale diversificar?

zzzzpt

Vale sempre a pena diversificar, o que não se pode é ter acções e obrigações da mesma entidade (grupo). É por isso que os ETF´s são fundamentais numa carteira.

Imagina ter acções de empresas nacionais e obrigações também de empresas nacionais, ainda que seguras, em caso de um risco do país ou de alguma empresa com peso, pode afectar tudo como o que está a acontecer neste momento, é o chamado efeito dominó.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

qual a tua estratégia quando o subscreveste?

Era sem dúvida para manter alguns anos e não me atrapalha o facto de estar negativo, já há algum tempo que tenho fundos de acções, a questão aqui é que não é difícil de prever mais quedas nos próximos tempos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esperemos que passe logo esta "novidade", assim os mercados esquecem esta novela, e volta tudo à normalidade...

Não querendo alarmar...os mercados estão a arranjar "desculpas" para corrigir fortemente. De qualquer forma se o foco do investimento é a ML/Prazo, estas variações devem ser completamente ignoradas.

O que não faltam são notícias para ajudar à festa nos próximos tempos. Argentina em default, deflação na zona euro, guerra no médio oriente, obrigações a sobre-aquecer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

tenham calma que até setembro ainda vai cair mais um bocadinho...lol ;)

desculpem 1 bocadão... ;D

deixem de ver os fundos ao dia que isso faz mal à cabeça... 8)

Por acaso também acredito nisso, o que não faltam são notícias ideais para criar a tempestade perfeita! Não quer isto dizer que não vamos ter subidas, logicamente...

A época a partir de Maio é terrível (Sell in May and go away ;D )

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mentira, se bem me lembro Maio foi um mês espectacular.

Quanto ao que se passa no GES ou BES, é natural que as pessoas tenham receio, o banco já devia ter feito um comunicado, à mais tempo, a explicar ao país o que se está a passar, talvez tivessem evitado esta pouca vergonha que se está a passar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mentira, se bem me lembro Maio foi um mês espectacular.

Quanto ao que se passa no GES ou BES, é natural que as pessoas tenham receio, o banco já devia ter feito um comunicado, à mais tempo, a explicar ao país o que se está a passar, talvez tivessem evitado esta pouca vergonha que se está a passar.

Não sei que mês de Maio estás a falar, mas em 2014, foi verdade:

2 de Maio: 7.530 pontos

30 de Maio: 7.112 pontos

(-5,5%)

Se estás a falar das acções do BES, o mercado vive de notícias, emoções e muita especulação, o BES tem todos estes ingredientes e mais alguns neste momento. Há uma regra que também não esqueço, vender num momento de panic sell é a pior coisa que se deve fazer, porque o mercado costuma recuperar grande parte dessas perdas e até supera-as muitas vezes, deve-se reduzir a exposição e não vender totalmente (está nos livros)  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )