Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Alguem sabe o porque de não conseguir diminuir a minha participação no Banco BEST do fundo Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc?

Conforme se pode verificar o montante minimo a subscrever é de 1000€ mas o montante mínimo a manter é de 50€.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

O que acham dos fundos Fidelity Target? http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04HUN

Estava a pensar em investir mensalmente neste fundo (quantia pequena - 1unidade até 50€) mas queria saber opiniões primeiro.

50€ não chega, o minimo de subscrição e reforço são 1000€.

Porque não um destes 2:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000001VN6

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR067EZ

Têm menos rentabilidade mas também muito menos risco. As rentabilidades do Plano Prudente já são liquidas, ou seja, não fica muito atrás desse.

Com estes já podes fazer reforços de 50€.

Edit:

Ou este:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000001VN7

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu fui um dos que te aconselhei a não entrar num fundo de acções Portuguesas se pretendesses uma carteira a longo prazo.

A curto prazo espera-se uma valorização dos fundos de acções portuguesas mas vê lá qual a performance desse fundo Santander Acções Portugal:

Rentabilidade a 10 anos - 3,86%

Desvio Padrão - 19,92%

Rentabilidade Média - 9,77%

Agora compara com um fundo de Acções Europa, este por exemplo http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04K6T :

Rentabilidade a 10 anos - 9,33%

Desvio Padrão - 10,54%

Rentabilidade Média - 14,68%

Não que eu desaconselhe a entrares num fundo de Acções Portuguesas mas tens que estar atento.

Eu também tenho um fundo de Acções nacionais (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR05A2M) desde o inicio do ano que valorizou bastante nos primeiros meses mas como fiz um reforço em fins de Março já estou no vermelho. Entretanto já reforcei novamente porque espero que recupere nos proximos meses.

Mas só espero que valorize cerca de 10% para sair... é volatilidade a mais para tão pouca rentabilidade.

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR05A2M

Aconselhas então a colocar os 1000€ neste a curto prazo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR05A2M

Aconselhas então a colocar os 1000€ neste a curto prazo?

Não, podes escolher o Santander que se tem falado aqui que me parece um pouco melhor. Eu escolhi esse porque foi no BES.

Se queres mesmo entrar num fundo de acções portuguesas, o que te aconselho é que vás estando atento ao fundo.

Para longo prazo acho que há outro tipo de fundos de acções com melhores retornos e com menos volatilidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eu fui um dos que te aconselhei a não entrar num fundo de acções Portuguesas se pretendesses uma carteira a longo prazo.A curto prazo espera-se uma valorização dos fundos de acções portuguesas mas vê lá qual a performance desse fundo Santander Acções Portugal:Rentabilidade a 10 anos - 3,86%Desvio Padrão - 19,92%Rentabilidade Média - 9,77%Agora compara com um fundo de Acções Europa, este por exemplo http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04K6T :Rentabilidade a 10 anos - 9,33%Desvio Padrão - 10,54%Rentabilidade Média - 14,68%Não que eu desaconselhe a entrares num fundo de Acções Portuguesas mas tens que estar atento.Eu também tenho um fundo de Acções nacionais (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR05A2M) desde o inicio do ano que valorizou bastante nos primeiros meses mas como fiz um reforço em fins de Março já estou no vermelho. Entretanto já reforcei novamente porque espero que recupere nos proximos meses. Mas só espero que valorize cerca de 10% para sair... é volatilidade a mais para tão pouca rentabilidade.
    Filip€ se comparares os fundos (Es Portugal vs Santander) a 10 anos renderam praticamente 4%, ou seja, são bastante parecidos. No entanto a 3 anos a rentabilidade já é melhor em torno dos +7%, o que  é normalmente tendo em conta que o PSI20 começou a subir em 2012 e tivemos um terrível Bear Market ;)  Por isso é que tens um desvio padrão brutal. Alguém que tivesse investido em 2012, estaria com mais de 50% o que em 3 anos daria 16,67% anual, mesmo com muita volatilidade, acho que vale bem a pena e a rentabilidade é excelente.Mas sem dúvida que um fundo de acções Europa teria menos volatilidade e mais rentabilidade, mas para quem gosta de risco, compensaria o fundo de acções nacionais, onde os ganhos recentes são superiores.

Não, podes escolher o Santander que se tem falado aqui que me parece um pouco melhor. Eu escolhi esse porque foi no BES.

Se queres mesmo entrar num fundo de acções portuguesas, o que te aconselho é que vás estando atento ao fundo.

Para longo prazo acho que há outro tipo de fundos de acções com melhores retornos e com menos volatilidade.

Nem mais ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém por aqui pediu uma sugestão para uma carteira, eis um exercício que fiz hoje, para um perfil moderado-agressivo:

LU0147394679 BlackRock Global Funds - European Value E2 2.500,00 € 16,7%

LU0256839860 Allianz Europe Equity Growth CT EUR 1.500,00 € 10,0%

LU0244270723 JPMorgan Funds – US Value D (acc) - EUR (hedged) 2.000,00 € 13,3%

IE00B19ZB094 Legg Mason ClearBridge US Aggressive Growth Fund Class A EUR Acc 2.000,00 € 13,3%

LU0358406055 Franklin MENA Fund N Acc €-H1 500,00 € 3,3%

PTYESRLM0008 ESAF-  Obrigações de Taxa Fixa Euro 3.500,00 € 23,3%

LU0114074718 Eurizon EasyFund Bond High Yield R 3.000,00 € 20,0%

post-7004-14412396711477_thumb.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Filip€ se comparares os fundos (Es Portugal vs Santander) a 10 anos renderam praticamente 4%, ou seja, são bastante parecidos. No entanto a 3 anos a rentabilidade já é melhor em torno dos +7%, o que  é normalmente tendo em conta que o PSI20 começou a subir em 2012 e tivemos um terrível Bear Market ;)  Por isso é que tens um desvio padrão brutal. Alguém que tivesse investido em 2012, estaria com mais de 50% o que em 3 anos daria 16,67% anual, mesmo com muita volatilidade, acho que vale bem a pena e a rentabilidade é excelente.Mas sem dúvida que um fundo de acções Europa teria menos volatilidade e mais rentabilidade, mas para quem gosta de risco, compensaria o fundo de acções nacionais, onde os ganhos recentes são superiores.

Cardoso24, por essa razão é que não desaconselhei um fundo de acções portuguesas. Aconselhei foi a estar atento e em não pensar neste fundo a longo prazo.

Uma correcção, o fundo da Esaf que eu mencionei foi o ES Poupança Acções e não o ES Portugal que falas. As rentabilidades deste já estão mais próximas das do Santander mas eu já admiti que o Santander possa ser melhor. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém por aqui pediu uma sugestão para uma carteira, eis um exercício que fiz hoje, para um perfil moderado-agressivo:

LU0147394679 BlackRock Global Funds - European Value E2 2.500,00 € 16,7%

LU0256839860 Allianz Europe Equity Growth CT EUR 1.500,00 € 10,0%

LU0244270723 JPMorgan Funds – US Value D (acc) - EUR (hedged) 2.000,00 € 13,3%

IE00B19ZB094 Legg Mason ClearBridge US Aggressive Growth Fund Class A EUR Acc 2.000,00 € 13,3%

LU0358406055 Franklin MENA Fund N Acc €-H1 500,00 € 3,3%

PTYESRLM0008 ESAF-  Obrigações de Taxa Fixa Euro 3.500,00 € 23,3%

LU0114074718 Eurizon EasyFund Bond High Yield R 3.000,00 € 20,0%

Eu pedi sugestões, mas para um perfil mais conservador:

Montante a investir: 10k

- De preferência fundos nacionais;

- Apenas 4 a 5 fundos;

- Consiga uma rentabilidade entre 5%, e 6% líquidos;

- Horizonte temporal de um a dois anos;

Tenho apenas mais uma dúvida, com toda a situação do Grupo Espirito Santo, os fundos do grupo não irão ser afetados?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante SergioG

Boa tarde,

já aqui tinha colocado a minha carteira, bastante diferente daquilo que é agora (em constante alteração) e hoje vou voltar a fazê-lo e pedir novamente a vossa ajuda/opinião, se possível.

Sinto-me "confortável" com a alocação de ativos e dispersão geográfica, assim como a % de cada fundo de ações. O problema são as obrigações... não sei bem como distribuir a %.

Se me poderem dar uma opinião geral e/ou uma ajuda com as obrigações, agradecia imenso.

É uma carteira para pelo menos 4/5 anos, mas espero que para muito mais.

Aqui fica:

50% - AÇÕES (Segundo o X-Ray são 52%)

7% - GB00B28CN800 - Threadneedle American Extended Alpha R EUR Acc

7% - LU0347184318 - Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND

9% - LU0125944966 - MFS® Meridian Funds Europ. Sm Com Fund A1 € Acc

7% - LU0366711900 - UBS (Lux) Equity Fund - Infrastructure (EUR) P-acc

5% - LU0094560744 - MFS® Meridian Funds Global Equity A1 EUR Acc

8% - LU0607512935 - Invesco Global Smaller Com Equity Fund Class E Acc

7% - GB00B1Z2NR59 - Threadneedle Global Equity Income Retail EUR Acc

40% - OBRIGAÇÕES (Segundo o X-Ray são 38%)

8% - LU0189847253 - AXA WF Global High Yield Bds E(H)-C EUR

11% - LU0853555380 - Jupiter JGF Dynamic Bond L EUR Acc

11% - LU0300357638 - DWS Invest Euro Corporate Bonds NC

5% - LU0260870745 - Templeton Glbl Total Return N Acc €

5% - LU0294221253 - Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1

10% - MISTOS

10% - LU0251130554 - Fidelity FPS Moderate Growth A-Acc-EUR

Desde já, muito obrigado ;)

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cardoso24, por essa razão é que não desaconselhei um fundo de acções portuguesas. Aconselhei foi a estar atento e em não pensar neste fundo a longo prazo.

Uma correcção, o fundo da Esaf que eu mencionei foi o ES Poupança Acções e não o ES Portugal que falas. As rentabilidades deste já estão mais próximas das do Santander mas eu já admiti que o Santander possa ser melhor. ;)

Estando o Fidelity iberia fechado, que dizes deste fidelity italia, em vez do santander?

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000PWXI

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho apenas mais uma dúvida, com toda a situação do Grupo Espirito Santo, os fundos do grupo não irão ser afetados?

O risco de um qualquer fundo é apenas e só a sua carteira de activos, e portanto aonde eles estão expostos, vê as carteiras dos fundos que tens ou onde queres investir.

Já agora, o ES Liquidez e o ES Tesouraria Activa, têm praticamente 0% de exposição a BES ou ao GES, o ES Obrigações Europa tem cerca de 3% num depósito á ordem no BES, o ES Plano Prudente tem cerca de 38% de exposição ao GES, mas atenção que mais de metade dessa percentagem está alocado a outros fundos de investimento como Acções Europa, Obrigações Europa..., assim podemos dizer que exposição directa será á volta dos 19%, o ES Rendimento Plus tem uma exposição total de 13%, aqui a preocupação, se é que há preocupação, é a exposição de 12% destes 13% no ES Liquidity, fundo de liquidez sediado no Luxemburgo, que não sei que carteita terá mas penso que poderá ser uma espécie de ES Liquidez de há 1/2 anos atrás, mesmo assim, 12% ainda é um peso extremamente baixo, estamos a falar em 12M num universo de 109M no fundo, tirando o Liquidity então a exposição seria de apenas 1%, o ES Rendimento tem uma exposição de 2%.

Falei naqueles que estão o TOP, se tiverem exposição a outros fundos ES basta ir ao site da ESAF e verem as carteiras, os fundos de investimento são uma aplicação transparente e a qualquer altura podemos ver onde estão a aplicar o dinheiro.

Em jeito de conclusão, como se lembram há cerca de 1 ano tudo o que era fundo tiverem de baixar, aqueles que tiveram, a exposição aos seus grupos, para máximos de 25%, e actualmente estes fundos ES estão todos abaixo desse valor.

explica lá isso dos 19% de exposição do prudente que na carteira não vejo isso... ???

assim directamente só vejo 2,3% de esfil(esfg) e nos fundos mais umas quantas pequenas percentagens tambem contas depositos à ordem ::) ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Contei tudo para não haver duvidas, um depósito é exposição ao banco, seja á ordem seja a prazo.

Ok mas isso é fundo de maneio para os investimentos e resgates não faz assim muito sentido ter em consideração... ;)

Um Fundo pode investir até 20% do seu valor líquido global em valores mobiliários

e instrumentos do mercado monetário emitidos por entidades que se encontrem

em relação de grupo.

Não é 25% é 20%...lol ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Contei tudo para não haver duvidas, um depósito é exposição ao banco, seja á ordem seja a prazo.

7 - LIQUIDEZ

7.1 - À vista

54 163 769

7.1.2 - Depósitos à ordem

DO 0007-BES/LX 0.1807% EUR 54 163 769

54 163 769

54 163 769

Es tesouraria activa tem 13% deposito a ordem bes  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

7 - LIQUIDEZ

7.1 - À vista

54 163 769

7.1.2 - Depósitos à ordem

DO 0007-BES/LX 0.1807% EUR 54 163 769

54 163 769

54 163 769

Es tesouraria activa tem 13% deposito a ordem bes  ;)

54 milhões de euros num depósito à ordem?  :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Compreendo o que dizes e tens razão, mas eu não estou a assustar, estou mesmo a colocar tudo á vista, porque um depósito é risco do banco, claro que nesta história toda o BES nem tem nada a ver com isto, está capitalizado, teve um aumento de capital e ponto final, a comunicação social é que fala no BES de forma leviana sem prerceber bem do assunto, aliás, até o presidente do Banif vem falar do BES sem saber do que fala ( este banco tem como presidente um politico  :o ) mas como não quero deixar dúvidas a nivel das carteiras dos fundos coloquei também os DP.

Jaymz, um fundo de investimento está sempre a mexer, esses 54M são como disse o 1Pedro2 13% de toda a carteira do fundo, e isto era a 29/06 hoje pode até ter menos como mais, não se pode agora também ter a obsessão de saber o € que se tem á ordem nos fundos, e como disse acima os 54M estão no BES, não estão na ES International.. más linguas  ;D ;D

Sim são 20% 1pedro2 :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde!

A minha carteira sofreu algumas alterações e agora é a seguinte:

Tesouraria

ES Liquidez FEIA                7%

ES Rendimento FEIA                14%

Dunas Banco BIC Tesouraria A FIMA        14%

ES Tesouraria Ativa FIMA            4%

BGF - Euro Short Duration Bond E2 EUR        4%

DWS Invest Euro Bonds (Short) NC        4%

Obrigações

ES Rendimento Plus FEIA                14%

AXA WF Euro 5-7 EC EUR                2%

AXA World Funds Global HY Bonds E CapEUR    4%

DWS Invest Euro Corporate Bonds NC        2%

Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc        14%

JPM Global Credit Bond D (acc)            2%    em detrimento do PIMCO Global Investors Series plc Diversified Income Fund E Acc EUR (Hdg) mas acho que fiz mal porque estes fundos são da mesma categoria que o JPM. Não concordam?

Futuras Opções?   

ES Obrigações Europa Euro FIAO TF

Templeton Global Total Return N Acc € H1

Misto

ES Plano Prudente FIA - Defensivo        4%

Nordea-1 Stable Return E EUR - Moderado        2%

Futuras Opções?

Invesco Pan European High Income E Acc

M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc (Hedged)

Acções

MFS Meridian Funds European Value Fund A1 EUR Acc    1%

Franklin European Growth N Acc €            1%

JPMorgan FundsUS Value D (acc) - EUR (hedged)        1%

Nordea-1 Global Stable Equity Fund E EUR        1%

Futuras Opções?

JPMorgan Funds – Europe Equity Plus D (acc) - EUR        LU0289214628

MFS® Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc  LU0125944966

Nordea-1 North American All Cap E EUR                LU0772958798

MFS® Meridian Global Concentrated A1 EUR Acc            LU0219418919

JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR                LU0441853263

Qual é a diferença entre um funco diversificado e flexível?

Agradeço ao Filip€ as dicas relativamente aos fundos de acções com os quais estou bastante satisfeito.

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

GC tens um numero exagerado de fundos, os de Tesouraria um ou dois bastava, três de obrigações e aí 4 ou 5 de obrigações idem. Um misto se fizeres muita questão.

Se mantiveres essa carteira tão extensa não me parece que dê bom resultado...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde!

A minha carteira sofreu algumas alterações e agora é a seguinte:

Tesouraria

ES Liquidez FEIA                7%

ES Rendimento FEIA                14%

Dunas Banco BIC Tesouraria A FIMA        14%

ES Tesouraria Ativa FIMA            4%

BGF - Euro Short Duration Bond E2 EUR        4%

DWS Invest Euro Bonds (Short) NC        4%

Obrigações

ES Rendimento Plus FEIA                14%

AXA World Funds Global HY Bonds E CapEUR    4%

DWS Invest Euro Corporate Bonds NC        2%

Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc        14%

JPM Global Credit Bond D (acc)            2%    em detrimento do PIMCO Global Investors Series plc Diversified Income Fund E Acc EUR (Hdg) mas acho que fiz mal porque estes fundos são da mesma categoria que o JPM. Não concordam?

Futuras Opções?   

ES Obrigações Europa Euro FIAO TF

Templeton Global Total Return N Acc € H1

Misto

ES Plano Prudente FIA - Defensivo        4%

Nordea-1 Stable Return E EUR - Moderado        2%

Futuras Opções?

Invesco Pan European High Income E Acc

M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc (Hedged)

Acções

MFS Meridian Funds European Value Fund A1 EUR Acc    1%

Franklin European Growth N Acc €            1%

JPMorgan FundsUS Value D (acc) - EUR (hedged)        1%

Nordea-1 Global Stable Equity Fund E EUR        1%

Futuras Opções?

JPMorgan Funds – Europe Equity Plus D (acc) - EUR        LU0289214628

MFS® Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc  LU0125944966

Nordea-1 North American All Cap E EUR                LU0772958798

MFS® Meridian Global Concentrated A1 EUR Acc            LU0219418919

JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR                LU0441853263

Qual é a diferença entre um funco diversificado e flexível?

Agradeço ao Filip€ as dicas relativamente aos fundos de acções com os quais estou bastante satisfeito.

Abraço

20%tesouraria activa

20%bic tesouraria

10%es plano prudente

15%Jupiter JGF Dynamic Bd

15%rendimento plus

15%AXA World Funds Global HY Bonds E CapEUR

5%Acções da edp renovaveis

...e já não ias mal... ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )