Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Viva,

Tenho 1000€ para "brincar" com acções. Andei a observar o comportamento do BCP e do BES para tentar entrar mas sou demasiado verdinho para saber onde me estou a meter.

Para além disso tendo em conta o valor a aplicar vou andar a gastar uns trocos valentes em comissões, devido aos mínimos.

Assim sendo tirei dai a ideia e queria saber a vossa opinião sobre este fundo, onde aplicaria os 1000€:

ES Portugal Acções FIA

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04VKC

ISIN: PTYESYLM0009

O gráfico mete medo, mas vamos assumir que se rentabilidades passadas não são garantia de rentabilidades futuras, isso é válido tanto para o bem como para o mal  ::)

Este fundo não iria contar para a minha atual carteira e estou disposto a assumir um risco mais elevado com o objetivo de "espremer" ao máximo estes 1000€. Como disse acima, é para "brincar", mas atenção às aspas.  :laugh:

Edit: faltou o horizonte temporal: nenhum em particular, é para ir acompanhando. Se daqui a 6 meses estiverem lá 2000€ resgato e vou de férias. Se estiverem 600€, deixo-os estar até recuperar, nem que demore 20 anos!

Boas Jaymz,

Em relação à escolha do fundo não é mau, mas prefiro o do BPI ou do Santander (excelentes performances). Provavelmente até estaremos num bom momento para voltar a entrar.

É bom ter objectivos definidos antes da entrada, mas pedir 100% em 6 meses num fundo de acções portuguesas é demais, mas num prazo de 2 anos podes conseguir +20% (acredito).

Só pensas resgatar se tiveres os 2.000€? Ou se por exemplo tiveres 150 ou 200€ não é suficiente?

Pergunto-te ainda o porquê da escolha de um fundo de acções portuguesas e não um fundo como o este (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04LTH). Fidelity Iberia que também tem exposição a Portugal, foi apenas uma sugestão.

PS- Se é para brincar e queres emoção, experimenta forex  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

O exemplo dos 100% é um exagero propositado.

Sim, 200€ seria suficiente para um resgate e ir jantar fora.  :D

Vou analisar os fundos do BPI e do Santander.

A questão das acções PT é mais por ser o mercado que conheço e sempre vou acompanhando qualquer coisa, mas não é um requisito a 100%. Esse da Fidelity parece-me interessante.

Obrigado pelas dicas!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O exemplo dos 100% é um exagero propositado.

Sim, 200€ seria suficiente para um resgate e ir jantar fora.  :D

Vou analisar os fundos do BPI e do Santander.

A questão das acções PT é mais por ser o mercado que conheço e sempre vou acompanhando qualquer coisa, mas não é um requisito a 100%. Esse da Fidelity parece-me interessante.

Obrigado pelas dicas!

Podias ir jantar e reinvestir o "lucro" noutro fundo  ;)

Os fundos são estes:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR05A1N (Santander Totta)

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR0580V (BPI)

Para mim o do Santander é o melhor ;) De qualquer forma a última palavra é tua, portanto, boa sorte na escolha. Depois aparece por aqui para dizeres qual foi a tua escolha :)

Ou então 50% no do Santander Totta e 50% no Fidelity Iberia  8)  (Não sei quanto é o mínimo de subscrição nestes fundos, mas se não ultrapassar os 500,00€ também seria uma bela alternativa).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os fundos são estes:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR05A1N (Santander Totta)

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR0580V (BPI)

Para mim o do Santander é o melhor ;) De qualquer forma a última palavra é tua, portanto, boa sorte na escolha. Depois aparece por aqui para dizeres qual foi a tua escolha :)

Pena que esses dois fundos no Banco Best tenham 2% de comissão de resgate  :(

O do Santander no Best só encontro este: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR05A1E

ISIN PTYSAFLM0006

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva Cardoso24, envio o doc em anexo. Estou a falar no BEST, não sei nos outros bancos...

Viva Jorge,

Obrigado já vi que temos de consultar a documentação legal e ver o "KIID". Se os fundos de acções definirem X após Y dias até nem considero abusado, agora aqueles que não o façam, é um exagero.

Olha este fundo http://doc.morningstar.com/document/ec5ff50cd0bcce07462d3e47054cafee.msdoc/?clientid=bancobest&key=eda98116efb9ace3

Isto não são comissões a mais?!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente, eu não sou ninguém para opinar grande coisa sobre os processos dos fundos, pois cheguei a este mundo à muito pouco tempo. Agora uma coisa o Sr disse bem... temos que ler sempre os Docs legais para não sermos surpreendidos. Em relação ao seu exemplo, parece muito realmente mas se o mínimo de rentabilidade do fundo for a apresentada e sonhando que vai ser sempre assim ou superior, 15.3 ano ano retira 3% ainda não fica uma má mais valia ;-)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente, eu não sou ninguém para opinar grande coisa sobre os processos dos fundos, pois cheguei a este mundo à muito pouco tempo. Agora uma coisa o Sr disse bem... temos que ler sempre os Docs legais para não sermos surpreendidos. Em relação ao seu exemplo, parece muito realmente mas se o mínimo de rentabilidade do fundo for a apresentada e sonhando que vai ser sempre assim ou superior, 15.3 ano ano retira 3% ainda não fica uma má mais valia ;-)

Não devemos consultar as condições da morningstar, pois essas são as condições gerais do fundo e podem não ser as mesmas que no BEST, devido a protocolos, por isso aconselho-vos a não consultarem as condições da morningstar!

Esta informação foi-me dada pelo meu PFA que é excelente, respondeu-me a esta hora  ;D :P

Edit: Neste caso a comissão de resgate é de 0% ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho que também vou fazer isso, vou por agora 500€ no Satander, e daqui a uns dias resgato o ES Portugal.

Não percebi se a comissão de resgate é mesmo:

Comissões de resgate

Será cobrada uma comissão de resgate de acordo com o tempo decorrido entre a data do pagamento do resgate e a data da subscrição

-até 90 dias – comissão de 2%

-entre 91 dias e 180 dias – comissão de 1%

-mais de 180 dias – isento de comissão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

Por asaco tb tenho 1000€ disponíveis, faz pouco tempo resgatei o ES Portugal ações (+9%)...

Colocariam no  Portugal ou Santander?

Quando é que subscreveste esse fundo? Qual o motivo pelo qual o resgataste? É que supondo que esse fundo esteve a valorizar 11% este ano, uma desvalorização nos últimos tempos de 2/3% não é anormal, aliás faz parte de uma subida sustentada de médio/longo prazo. É claro que preferíamos que os fundos estivessem constantemente a subir, mas isso não é possível.

Tirando o facto de considerar que erraste ao sair do ES Portugal, podias tentar o BPI ou Santander (prefiro este último). 9% em menos de 6 meses?

Está muita gente a deixar os fundos de acções nacionais, não percebo bem o porquê, mas isto até é bom sinal ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Engraçado agora ao subscrever apareceu uma nova clausula (ou então nunca tinha reparado)

Enquanto entidade comercializadora, o Banco Best é remunerado num montante equivalente à aplicação de uma taxa anual de 0.8%, determinada nos termos que se encontram previstos para o cálculo da comissão de gestão cobrada pela ESAF ao fundo, e que não implica custos adicionais para o subscritor.

Já agora como sou mais conservador coloquei dos 1000€:

500€ - Santander Acções Portugal FIMA - PTYSAFLM0006

250€ - Banco BIC Investimento - FIMAMO - PTVORGHM0009

250€ - Espirito Santo Plano Prudente - PTYEVELM0008

(sim gosto de mistos :P )

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando é que subscreveste esse fundo? Qual o motivo pelo qual o resgataste? É que supondo que esse fundo esteve a valorizar 11% este ano, uma desvalorização nos últimos tempos de 2/3% não é anormal, aliás faz parte de uma subida sustentada de médio/longo prazo. É claro que preferíamos que os fundos estivessem constantemente a subir, mas isso não é possível.

Tirando o facto de considerar que erraste ao sair do ES Portugal, podias tentar o BPI ou Santander (prefiro este último). 9% em menos de 6 meses?

Está muita gente a deixar os fundos de acções nacionais, não percebo bem o porquê, mas isto até é bom sinal ;)

Foi mesmo por opiniões do fórum, ao reformular a minha carteira, mas agira estou tentado a subscrever de novo...

O ES Portugal tive pouco mais de 6 meses...

Se calhar coloco 500€ em cada!?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho que também vou fazer isso, vou por agora 500€ no Satander, e daqui a uns dias resgato o ES Portugal.

Não percebi se a comissão de resgate é mesmo:

Comissões de resgate

Será cobrada uma comissão de resgate de acordo com o tempo decorrido entre a data do pagamento do resgate e a data da subscrição

-até 90 dias – comissão de 2%

-entre 91 dias e 180 dias – comissão de 1%

-mais de 180 dias – isento de comissão.

Posso parecer "chato" ou repetitivo, mas porque razão é que estão a resgatar um fundo que este ano está a valorizar 9,6% em 6 meses? Os fundos de acções são para manter por um período de tempo mais longo, por exemplo 2/3...

Vou dar a minha opinião, considerando que um fundo da vossa carteira valorizou 14% num ano e no ano seguinte está a desvalorizar 3%, nessa altura consideraria sair dependendo dos motivos da desvalorização deste fundo (mercado), agora se o fundo está a valorizar corro o risco de sair e entrar num fundo que comece a desvalorizar, pois é praticamente impossível fazer market timing.

Por último, acho que estão a "menosprezar" valorizações de 7-9% e não quero imaginar o que fariam quando um fundo estiver a desvalorizar 5%...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Foi mesmo por opiniões do fórum, ao reformular a minha carteira, mas agira estou tentado a subscrever de novo...

500€ em cada um é desnecessário. Eu optava apenas pelo do Santander ou então dividia a outra parte por acções espanholas ou italianas.

PS- Qualquer comentário que tenha feito, não é uma recomendação, apenas uma sugestão:)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

500€ em cada um é desnecessário. Eu optava apenas pelo do Santander ou então dividia a outra parte por acções espanholas ou italianas.

PS- Qualquer comentário que tenha feito, não é uma recomendação, apenas uma sugestão:)

E sempre tem comissão de resgate o Santander?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Não sei se é pedir muito, mas como não entendo muito de fundos, gostaria que me dessem sugestões para criar uma carteira com os seguintes requisitos:

Montante a investir: 10k

- De preferência fundos nacionais;

- Apenas 4 a 5 fundos;

- Consiga uma rentabilidade entre 5%, e 6% líquidos;

- Horizonte temporal de um a dois anos;

Tenho apenas mais uma dúvida, com toda a situação do Grupo Espirito Santo, os fundos do grupo não irão ser afetados?

Muito agradecido

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Optei pelo ES, não tem comissões e em geral gosto da gestora.

Pena o Fidelity estar fechado, senão tinha escolhido esse!

Vamos lá ver se fizeste bem em entrar nesta altura ;)

Para já o PSI20 está com mau aspecto...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu fui um dos que te aconselhei a não entrar num fundo de acções Portuguesas se pretendesses uma carteira a longo prazo.

A curto prazo espera-se uma valorização dos fundos de acções portuguesas mas vê lá qual a performance desse fundo Santander Acções Portugal:

Rentabilidade a 10 anos - 3,86%

Desvio Padrão - 19,92%

Rentabilidade Média - 9,77%

Agora compara com um fundo de Acções Europa, este por exemplo http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04K6T :

Rentabilidade a 10 anos - 9,33%

Desvio Padrão - 10,54%

Rentabilidade Média - 14,68%

Não que eu desaconselhe a entrares num fundo de Acções Portuguesas mas tens que estar atento.

Eu também tenho um fundo de Acções nacionais (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR05A2M) desde o inicio do ano que valorizou bastante nos primeiros meses mas como fiz um reforço em fins de Março já estou no vermelho. Entretanto já reforcei novamente porque espero que recupere nos proximos meses.

Mas só espero que valorize cerca de 10% para sair... é volatilidade a mais para tão pouca rentabilidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )