Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

http://www.fundspeople.pt/noticias/unit-linked-e-as-vantagens-fiscais-85863

...."Desta forma, para um investidor residente, por cada 100 euros ganhos num fundo de investimento estrangeiro, haverá lugar a uma retenção de 28%, mas no caso dos UL, se estiver investido entre cinco e oito anos beneficiará de uma taxa de IRS de 22,4% e se estiver investido a mais de oito anos a taxa de IRS aplicada será de apenas 11,2%"...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Boa tarde a todos,

com um perfil de risco baixo/conservador, mas sempre com vontade arriscar um pouco, tenho estado em contacto com o meu PFA banco Best, que me apresentou uma proposta para análise, que vos deixo aqui para recolher opiniões.

O montante de investimento irá de 5.000,00€ a 7.500,00€. Gostaria de diversificar um pouco, mas também não será necessário ter uma panóplia de fundos muito grande.

Ora aqui vai:

Fundo % na Carteira Rendibilidade ultimos 12 meses

ES Euro Bond 30 26,78

Nordea-1 Stable Return E EUR 20 8,17

Eurizon EasyFund Bd High Yield R 20 14,67

Schroder ISF European Dividend Max B 20 22,99

DB Platinum CROCI World R1C-E 10 23,73

Obrigado pelas opiniões.

Abraço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bolas, devo ter escolhido uma péssima altura para entrar no Dunas Tesouraria. Subscrevi-o há 15 dias e tem estado sempre no vermelho. É o meu único fundo neste momento no vermelho, nem os emergentes! Por esta não esperava...  >:(

Queria resgatá-lo para investir num misto, mas já agora sou teimoso e não saio enquanto não recuperar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

http://www.fundspeople.pt/noticias/unit-linked-e-as-vantagens-fiscais-85863

...."Desta forma, para um investidor residente, por cada 100 euros ganhos num fundo de investimento estrangeiro, haverá lugar a uma retenção de 28%, mas no caso dos UL, se estiver investido entre cinco e oito anos beneficiará de uma taxa de IRS de 22,4% e se estiver investido a mais de oito anos a taxa de IRS aplicada será de apenas 11,2%"...

David,

Quais são os Unit Linked que andam por ai? Sabes de algum que valha apena?

Qual é o minimo de subscrição do M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc (Hedged) e o valor mais baixo que podemos manter?

Estive a analisar o post sobre ETFs e gostava de saber a vossa opinião relativamente a ter um ETF como o Vanguard Total World Stock Index ETF (US9220427424) em vez de Fundos de Acções?

- Vantagens e Desvantagens?

- Custos no BEST - Qual o custo da Best Trading Pro (BTP) e comissões de > $10 $0.05 ( mínimo $1 5)  + Imposto de Selo de 4% para a New York Stock Exchange no final?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos. Tenho duas questões para as quais gostava de saber a vossa opinião.

1) Pretendo compensar de certa forma a exposição a obrigações "high yield" que já tenho em carteira. Para isso quero investir num fundo de obrigações globais que tenha uma estratégia "investment grade" (risco ~3). No TOP encontrei dois:

- Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc (LU0853555380)

- PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc (IE00B11XZ103)

Têm alguma ideia para outro fundo que possa ser alternativa? E entre estes dois quais acham mais adequado?

2) @David, dado o desempenho histórico e os rácios do fundo M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc (Hedged), esperava que este fundo estivesse no TOP. Reparei que existem lá dois fundos sem grande histórico. Existe alguma razão específica que te leva a não o incluir?

Obrigado desde já.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bolas, devo ter escolhido uma péssima altura para entrar no Dunas Tesouraria. Subscrevi-o há 15 dias e tem estado sempre no vermelho. É o meu único fundo neste momento no vermelho, nem os emergentes! Por esta não esperava...  >:(

Queria resgatá-lo para investir num misto, mas já agora sou teimoso e não saio enquanto não recuperar.

Então foste tu o responsável pelas quedas nos últimos dias no Dunas BIC Tesouraria? ;D  Eu que tinha o fundo verdinho há poucos dias agora voltou ao vermelho, mas nada de preocupante. Este fundo tem muitas oscilações deste género, não é de nível 1, portanto não é tão certo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David,

Quais são os Unit Linked que andam por ai? Sabes de algum que valha apena?

Qual é o minimo de subscrição do M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc (Hedged) e o valor mais baixo que podemos manter?

Estive a analisar o post sobre ETFs e gostava de saber a vossa opinião relativamente a ter um ETF como o Vanguard Total World Stock Index ETF (US9220427424) em vez de Fundos de Acções?

- Vantagens e Desvantagens?

- Custos no BEST - Qual o custo da Best Trading Pro (BTP) e comissões de > $10 $0.05 ( mínimo $1 5)  + Imposto de Selo de 4% para a New York Stock Exchange no final?

Ha uns que valem a pena mas tem minimos elevados infelizmente.

O minimo nesse fundo é 1000€, minimos de manutenção desconheco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos. Tenho duas questões para as quais gostava de saber a vossa opinião.

1) Pretendo compensar de certa forma a exposição a obrigações "high yield" que já tenho em carteira. Para isso quero investir num fundo de obrigações globais que tenha uma estratégia "investment grade" (risco ~3). No TOP encontrei dois:

- Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc (LU0853555380)

- PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc (IE00B11XZ103)

Têm alguma ideia para outro fundo que possa ser alternativa? E entre estes dois quais acham mais adequado?

2) @David, dado o desempenho histórico e os rácios do fundo M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc (Hedged), esperava que este fundo estivesse no TOP. Reparei que existem lá dois fundos sem grande histórico. Existe alguma razão específica que te leva a não o incluir?

Obrigado desde já.

Como já tinha uma vez dito, embora o nome do topico seja "TOP", não era esse o objectivo, não era fazer um top, era um topico sobre fundos e no qual eu fui colocando fundos para que o topico ficasse mais apelativo, como esse fundo não se encontra disponivel online no Best não o coloquei, mas posso um dia fazer um refresh na 1ª página, e colocar mais alguns :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Turquia está em queda há alguns dias, será motivo de preocupação para quem tem fundos desse país?

Isso é um mercado ui ui...

É graças a esses tipos de mercado que existe pessoal que perdem dinheiro e vão dizer mal dos fundos ahaha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por isso é que apenas meti 500€ nisso, já tive a 10% mas agora estou com -1,5% e não acho grandes notícias sobre o que se possa estar a passar.

Não será por isso que direi mal dos fundos, quando subscrevi tinha a noção que era arriscado mas também não será por isso que deixo de tentar perceber as coisas e até mostrar aqui os meus insucessos. Há sempre alguém que lê e aprende com os "erros" dos outros...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    investidorPT

A Turquia está em queda há alguns dias, será motivo de preocupação para quem tem fundos desse país?

Devido à elevada volatilidade(e por vezes instabilidade) deste tipos de fundos, em que podes passar por exemplo de +8% a -1% em 2 dias, sai à 2 semanas.

Sai com saldo positivo, mas entre a ordem de resgate e a liquidação podes ter um grande UP ou DOWN.

Tinha alocado 33% de uma carteira de Market Timming à Turquia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    investidorPT

Por isso é que apenas meti 500€ nisso, já tive a 10% mas agora estou com -1,5% e não acho grandes notícias sobre o que se possa estar a passar.

Não será por isso que direi mal dos fundos, quando subscrevi tinha a noção que era arriscado.

já respondi acima.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O mais complicado é mesmo isso, passarem 4 ou 5 dias desde a ordem de resgate e nunca se sabe a quantas se fica... Achas que, mesmo com algumas percas insignificantes, é momento para sair?

Questões:

1) Porque é que queres sair agora? Se os fundos só subissem era lindo.

2) Porque não aproveitar as quedas para reforçar? Ou esperar para ver o que irá acontecer?

3) Fundos de acções são extremamente voláteis.

4) Os fundos de acções não são para andar a ver de semana em semana, nem tão pouco para fazer trading, se bem que a tentação de fazer isso é muita  ;D

Vou começar a olhar para os fundos da Turquia :)

PS- Quando se dá ordem de resgate não é essa a data que conta?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso é um mercado ui ui...

É graças a esses tipos de mercado que existe pessoal que perdem dinheiro e vão dizer mal dos fundos ahaha.

Como existem tantas opções com muita volatilidade e risco até me esqueci da Turquia.

Será este o fundo? http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000000CS

Este fundo é bastante engraçado, para quem goste de risco tem aqui uma excelente opção :)

"

Desv.Padrão(3a.)

31.79 %

Rentabilidade média

8.64 %

Rácio de Sharpe

0.25

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cardoso24:

1) Se a tendência a curto-médio prazo for de descida é preferível sair para entrar depois.

2) Posso aproveitar para reforçar mas se a tendência for a descida é preferível resgatar durante o tempo necessário e então entrar de novo quando aparentar ser uma melhor altura.

3) Sim, especialmente países como a Turquia, que é um país muito manhoso e pouco previsível apesar de poder proporcionar bons ganhos.

4) Exato, mas se em antemão se souber que vem aí molho não vejo porque havemos de sacrificar o nosso dinheiro. Então em fundos como este acaba por ser essencial, basta olhar para a rentabilidade média e ver que não é do tipo de fundos para deixar estar...

Se hoje faço o pedido de liquidação o valor assumido não é o de hoje, mas sim de alguns dias depois, o que por si também representa algum risco. Aconteceu-me no inicio do ano uma situação destas, resgatei um fundo que estava a 10%, quando tudo foi processado o rendimento ficou pouco acima dos 8%.

O fundo é este:

Parvest Equity Turkey N-Capitalisation

https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe?SWECmd=GotoView&SWEView=BEST+MyBank+FundDetail+NS+View&MSCode=F00000PXJE

O que eu queria saber é se por aqui alguém tem alguma informação sobre o que se pode estar a passar na Turquia, para agir de acordo.

E já agora, como é bom partilhar opiniões, o que me sabem dizer sobre a atual situação das ações Portuguesas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Detetei algumas situações sobre a Turquia:

- Vão agora entrar no Ramadão;

- Já se fala nas eleições de Agosto, as mas importantes da história da Turquia, serão as primeiras eleições em que o povo irá votar;

- O conflito no Iraque reduziu em 22% as exportações Turcas e a Moody's acredita numa descida das ações em torno de 15%.

E agora interpretar isto tudo...

Uma coisa me parece certa, ou vai ser muito bom ou muito mau. ::)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    investidorPT

Cardoso24:

1) Se a tendência a curto-médio prazo for de descida é preferível sair para entrar depois.

2) Posso aproveitar para reforçar mas se a tendência for a descida é preferível resgatar durante o tempo necessário e então entrar de novo quando aparentar ser uma melhor altura.

3) Sim, especialmente países como a Turquia, que é um país muito manhoso e pouco previsível apesar de poder proporcionar bons ganhos.

4) Exato, mas se em antemão se souber que vem aí molho não vejo porque havemos de sacrificar o nosso dinheiro. Então em fundos como este acaba por ser essencial, basta olhar para a rentabilidade média e ver que não é do tipo de fundos para deixar estar...

Se hoje faço o pedido de liquidação o valor assumido não é o de hoje, mas sim de alguns dias depois, o que por si também representa algum risco. Aconteceu-me no inicio do ano uma situação destas, resgatei um fundo que estava a 10%, quando tudo foi processado o rendimento ficou pouco acima dos 8%.

O fundo é este:

Parvest Equity Turkey N-Capitalisation

https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe?SWECmd=GotoView&SWEView=BEST+MyBank+FundDetail+NS+View&MSCode=F00000PXJE

O que eu queria saber é se por aqui alguém tem alguma informação sobre o que se pode estar a passar na Turquia, para agir de acordo.

E já agora, como é bom partilhar opiniões, o que me sabem dizer sobre a atual situação das ações Portuguesas?

Titanium,

tinhas alguma estratégia definida quando entraste neste fundo?

eu neste (tipo) de fundos e como são para ser utilizados como market timming, defino uma estratégia de STOP à x% de menos valias e por vezes também de mais valias.

O que acontece a este tipo de fundos é que normalmente a data da cotação = D+1.

Por exemplo num fundo que resgatei da JPM da Turquia a 16-06-2014:

Data liquidação:20-06-2014

Data cotação: 17-06-2014

ou seja vou ter uma variação na cotação do dia ordem resgate e no dia seguinte.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O objetivo era chegar aos 25% e resgatar, quanto a percas costumo ter mais em atenção as notícias e previsões e não defino um stop, talvez devesse. Hoje vou falar com o meu PFA e com um amigo que também anda nestas lides e ouvir a opinião deles.

Até lá que se discuta por aqui alguma coisa para além de carteiras novas. :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Detetei algumas situações sobre a Turquia:

- Vão agora entrar no Ramadão;

- Já se fala nas eleições de Agosto, as mas importantes da história da Turquia, serão as primeiras eleições em que o povo irá votar;

- O conflito no Iraque reduziu em 22% as exportações Turcas e a Moody's acredita numa descida das ações em torno de 15%.

E agora interpretar isto tudo...

Uma coisa me parece certa, ou vai ser muito bom ou muito mau. ::)

Vamos por partes:

- Devo-te confessar que não costumo seguir o mercado turco, pelo que a minha análise poderá ser superficial.

- O mercado turco é pautado por muita volatilidade e instabilidade, certamente que sabias deste pormenor antes de teres investido neste fundo, ou apenas o fizeste porque estava positivo? Se neste momento estás negativo e atendendo à performance neste ano, diria entraste à pouco tempo.

- Não acredito que o Ramadão tenha influência, a não ser que esse dado esteja comprovado estatisticamente.

- Eleições poderão vir a ter impacto (aqui concordo contigo);

- O Iraque poderá estar afectar a Turquia isto se as relações comerciais entre os 2 países forem em grande escala. Desconfia sempre de notícias de agências, porque o que eles pretendem é comprar mais barato. Ainda há uns tempos atrás saiu uma notícia a falar numa correcção dos mercados globais (que não se verificou, mas também dizem tantas vezes que qualquer dia acertam!  ;D )

- As recentes quedas não podem ser uma correcção normal? É que a julgar pelas performances dos fundos turcos, este ano tem sido muito bom. É normal e saudável que existam correcções ;)

1) A tendência de médio prazo não é colocado em causa por uns dias de quedas...Quando é que defines o momento para voltar a entrar? Imagina que depois de saíres o fundo desce 2% isso é sinal para voltares a entrar?

2) Para mim estás a definir erradamente uma tendência, ou seja, uma linha de tendência define o tipo de movimento de um título/mercado.

4) Concordo, mas entre o tempo que sais (pode cair mais) e o tempo que voltas a entrar pode não compensar sair para baixar a cotação da UP em 1,5/2%?

Quanto às acções nacionais trata-se de uma correcção à mistura com os AC´s que tem ocorrido, para já a tendência de M/L Prazo mantém-se intacta, ou seja, é de subida.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    investidorPT

O objetivo era chegar aos 25% e resgatar, quanto a percas costumo ter mais em atenção as notícias e previsões e não defino um stop, talvez devesse. Hoje vou falar com o meu PFA e com um amigo que também anda nestas lides e ouvir a opinião deles.

Até lá que se discuta por aqui alguma coisa para além de carteiras novas. :P

o teu PFA e amigo não podem controlar os mercados, tens que(ou deves) ter uma estratégia definida, pois se for sempre a subir não precisávamos de estratégias. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nem é bom nem é mau...é apenas normal.

Nem há um mês tens a carteira...é deixar andar.

Aos 6 meses podes fazer um pequeno balanço.

Obrigações 52%

E.S. Rendimento Plus FIA    15%

E.S. Obrigações Europa  10%

Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc    10%

AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR    10%

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc  (IE00B1Z6D669)    7%

Mistos 15%

Nordea-1 STABLE RETURN E EUR      7,5%

M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc      7,5%

Acções 33%

Europa

Invesco Pan Eurp Structured Eq E    3%

Franklin European Growth N Acc    3%

MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc    3%

EUA

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND      5%

Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc      4%

Globais

M&G Global Dividend EUR A    5% 

Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc    4%

Sectoriais

Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R  (LU0155230690)    3%

Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R    (LU0114064081)    3%

Só desde a semana passada, perguntei só pq já li algures que preferem entrar no vermelho...

Apaguei sem querer o post, dai a colocar aqui novamente a carteira...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )