Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

understood thx

Uma excelente oportunidade para quem não entroi entrar, vai apanhar a cotação bem mais baixa, para quem tem nada de muito relevante se vai passar, o dinheiro da distribuição é colocada na conta á ordem, e poderão novamente reforçar, o único "problema" é que uma vez que é considerado resgate haverá lugar a IRS...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

David

nao percebi essa tua

o templeton tou com 2.36% de ganho, dizes que está a sair da linha em que sentido?

explica la... pois sabes que eu tambem nao sou expert nisto ;)

e confesso que estou bastante feliz com esta carteira... tivesse eu mais dinheiro :(

gosto bastante da aposta que fiz no AF ABS.... embora esteja negativo agora, investi 160€ +- e vamos lá ver se sobe ou nao eheheheh

Bom ano para todos, e com votos que tenham trabalho ou encontrem trabalho (como eu espero conseguir encontrar este ano :( )

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David

nao percebi essa tua

o templeton tou com 2.36% de ganho, dizes que está a sair da linha em que sentido?

explica la... pois sabes que eu tambem nao sou expert nisto ;)

e confesso que estou bastante feliz com esta carteira... tivesse eu mais dinheiro :(

gosto bastante da aposta que fiz no AF ABS.... embora esteja negativo agora, investi 160€ +- e vamos lá ver se sobe ou nao eheheheh

Bom ano para todos, e com votos que tenham trabalho ou encontrem trabalho (como eu espero conseguir encontrar este ano :( )

Epa tens razão peço desculpa, não estou habituado a olhar para o Activo, estou mais habituado a olhar para o Best, e percebi que era o templeton que estava a perder 1,51% :P shame on me :)

Bom ano!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vamos fazer um resumo das rentabilidade efectivas apresentadas pelos fundos do TOP durante o ano, vou colocar em todos rentabilidades brutas á taxa de 26,50% de IRS:

E.S. Obrigações Europa FI Acc  47,93%

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc  14,33%

PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc  9,94%

PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg  8,32%

E.S. Rendimento Plus FEI  35,10%

PIMCO GIS Global Hi Yld  Bd E Eur Hdgd  15,15%

AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR  14,99%

Nordea-1 European Cross Credit E  6,05% Este fundo só começou a 22/02/2012

F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg  17,32% Este fundo paga dividendos anuais a 31/12, esta rentabilidade é até ao dia 27/12/2012

AXA WF Euro 5-7 EC EUR  10,40%

CS BF (Lux) Inflation Linked EUR B  6,45%

Neuberger Berman High Yield Bond EUR Adviser Acc  10,71%

PF(LUX)-Global Emerging Debt HR EUR Acc  15,18%

E.S. LIQUIDEZ 6,00%

Dunas Banco BIC Tesouraria - FI MA A 13,20%

E.S. Plano Prudente FIF A  16,15%

Invesco Balanced-Risk Alloc E  6,61%

MS INVF Global Balanced Risk Control B  9,64%

EEF Equity Consumer Staples R Acc 7,97%

Vontobel Fund Global Value Equity C  14,27%

Vontobel Fund - Emerging Markets Equity C  16,87%

Pictet Water-R EUR  12,09%

Allianz Europe Equity Growth CT EUR  25,87%

Conclusão: Todos os fundos apresentam rentabilidades positivas, e nenhum fundo, seja ele de classe de risco 1 ou 6, apresenta uma rentabilidade abaixo dos Depósitos a Prazo, mesmo o fundo de menor risco (E.S Liquidez) apresenta uma rentabilidade bruta de 6% (4,41% liquida).

Não será fácil fazer uma carteira com todos estes fundos (23) no entanto podemos fazer uma "brincadeira" à merceeiro para verem o que poderia render 5000€ em cada um, se no geral esta carteira está com uma rentabilidade de 340,54% se fizermos /23= 14,80% de média...ora 115 000€*14,80%= 17.020€ de  mais valia ;)

Comparativo com o melhor DP do mercado:

115.000€*5,50%= 6.325€

Uma diferença de 10.625€...

A pergunta que se coloca é? irão estes fundos no ano de 2013 render o mesmo? não sei nem ninguém sabe :) mas alguém que tenha esta carteira a única coisa que terá de fazer é alterar o peso um pouco em cada, e jogar com o vento para onde levam os mercados...

Claro que aqui vem sempre á baila a questão do "risco", uma pessoa aversa ao risco e que só conehce DPs, vai-se perguntar se vale a pena ganhar "só" 10.625€ tendo mais risco, se não será mais confortável colocá-lo num DP, a essas pessoas respondo que sim, é mais confortável colocar num DP, de certeza que ficará muito mais descansado e em paz de espirito  ;D no entanto como este é um tópico de fundos, temos de puxar a braza á nossa sardinha, e a essas pessoas também lhes posso responder de outra forma:

Vejamos os fundos com menor "risco" do TOP:

Nordea-1 European Cross Credit E 6,05%

AXA WF Euro 5-7 EC EUR  10,40%

E.S. LIQUIDEZ  6,00%

Dunas Banco BIC Tesouraria - FI MA A  13,20%

35,65%/4= 8,91%

115 000*8,91%= 10.247€

Mesmo com fundos de baixissimo risco e de elevada liquidez consegue-se um ganho perto dos 4.000€, com a vantagem de a liquidez ser  imediata e sem perda de rentabilidade (nos DPs as desmobilizações têm perda de 100% dos juros).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Até fiquei doente David com estes valores

Este ano desce para metade (o que até é bom) e sobe mais um lugar na classe de risco ;)

Alguém me sabe dizer se os 1.5% de resgate deste fundo são para sempre ou vai descendo com o tempo ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Este ano desce para metade (o que até é bom) e sobe mais um lugar na classe de risco ;)

Alguém me sabe dizer se os 1.5% de resgate deste fundo são para sempre ou vai descendo com o tempo ?

Vai descendo, vê na ficha do produto na ESAF :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando dizes que desce para metade referes-te mesmo ao quê? :P á UP ou á rentabilidade? :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando dizes que desce para metade referes-te mesmo ao quê? :P á UP ou á rentabilidade? :)

Referia-me a rentabilidade...

No Best só lá vejo a descrição para 1.5% de resgate, sem datas. Vou ver isto melhor no site da ESAF como recomendado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

com essa visao futura de desce para metade se acontecer é bom :) nao fico chateado...

ando com esses valores na tola.... porque raio nao vi isto mais cedo!

E eu que tive possibilidades de lhes meter lá alguns "K" aqui há dois ou três meses. Só desisti por causa dos tais 1,5 de resgate.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Calma :P nada é mina de ouro, e os fundos também não o são :)

Bem verdade :) há alguns aspetos que têm de ser analisados, tipo de fundo, condições de subscrição/resgate/reforço, mínimos de entrada, tipo de produto, e por aí adiante... tendo sempre em conta que juro = risco, e depois depende do risco que quisermos assumir.

Tenho aprendido imenso com o que já li neste fórum, e que por sua vez tem-me feito pesquisar, aprendendo ainda mais. Dá gosto, mesmo. :)

De qualquer forma fiquei espantadíssimo com a rentabilidade do primeiro fundo! 47% de juro é estonteante de tanto que é, e impressionante tendo em conta que é um fundo de obrigações. A minha dúvida está em que obrigações e de que entidades é que o fundo está a apostar... para a rendibilidade ser tão alta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem verdade :) há alguns aspetos que têm de ser analisados, tipo de fundo, condições de subscrição/resgate/reforço, mínimos de entrada, tipo de produto, e por aí adiante... tendo sempre em conta que juro = risco, e depois depende do risco que quisermos assumir.

Tenho aprendido imenso com o que já li neste fórum, e que por sua vez tem-me feito pesquisar, aprendendo ainda mais. Dá gosto, mesmo. :)

De qualquer forma fiquei espantadíssimo com a rentabilidade do primeiro fundo! 47% de juro é estonteante de tanto que é, e impressionante tendo em conta que é um fundo de obrigações. A minha dúvida está em que obrigações e de que entidades é que o fundo está a apostar... para a rendibilidade ser tão alta.

Nem parece teu essa pergunta, logo tu que fartas-te de pesquisar e esmiucar tudo o que é banco e agora não sabes onde investe o fundo? ehehehe, toma http://www.esaf.pt/tabid/100/default.aspx?codfun=14165990197  lado direito onde diz relatório anual página 9...atenção que ainda é de 2011, mas podes ver o top 10 actual aqui http://www.esaf.pt/tabid/100/default.aspx?codfun=14165990197  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nem parece teu essa pergunta, logo tu que fartas-te de pesquisar e esmiucar tudo o que é banco e agora não sabes onde investe o fundo? ehehehe, toma http://www.esaf.pt/tabid/100/default.aspx?codfun=14165990197  lado direito onde diz relatório anual página 9...atenção que ainda é de 2011, mas podes ver o top 10 actual aqui http://www.esaf.pt/tabid/100/default.aspx?codfun=14165990197  :)

Nem conhecia esse site, daí não saber  :P

Muito obrigado pela informação :)

Levas um 'agradecer' fresquinho por essa :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia a todos.

Queria começar a investir em fundos, mas a informação e o conhecimento que tenho é pouco :( . Mas espero que com a vossa ajuda isto possa mudar :)

Queria investir 20.000 em fundos, propuseram-me (bes) o es liquidez o que acham?

será bom para começar????

um abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )