Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

dos 5 quais achas que devo tirar?

São 5 bons fundos. Se fosse para mim, dessa lista, acho que ficava com o MFS European Smaller Companies Fund e com o JPMorgan Europe Equity Plus. Se quiseres um 3º, eu escolheria o Threadneedle Pan European Equity Dividend Retail.

Mas os outros são excelentes fundos tambem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Está-se a voltar a falar nos fundos mistos em carteiras. Qual a razão de ter fundos mistos numa carteira por si só ja diversificada?

Eu não sou nenhum expert, mas alguem me explica a logica? A mim parece-me como ter uma carteira diversificada e dentro dessa ter uma outra sub carteira novamente diversificada. Não vejo grande logica sinceramente

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Está-se a voltar a falar nos fundos mistos em carteiras. Qual a razão de ter fundos mistos numa carteira por si só ja diversificada?

Eu não sou nenhum expert, mas alguem me explica a logica? A mim parece-me como ter uma carteira diversificada e dentro dessa ter uma outra sub carteira novamente diversificada. Não vejo grande lógica sinceramente

Fundos mistos acredito que seja mais para criar alguma segurança, pois apesar de poderemos estar a repetir fundos com esses mesmos ativos o gestor tem melhor capacidade que nós para vender ação x e comprar obrigação y mantendo os ganhos. Espero ter-me feito entender.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fundos mistos acredito que seja mais para criar alguma segurança, pois apesar de poderemos estar a repetir fundos com esses mesmos ativos o gestor tem melhor capacidade que nós para vender ação x e comprar obrigação y mantendo os ganhos. Espero ter-me feito entender.

Eu na minha perspectiva vejo os fundos mistos como uma carteira, para quem opta por não fazer uma a medida, e confia na gestão que lhe é dada. Tanto que normalmente os PPRs até são fundos mistos, mais ou menos agressivos.

Agora se assumimos o risco de fazer uma carteira diversificada de acordo com o nosso perfil de risco e expectativas, não sei até que ponto faz sentido misturá-la com outra.

Mas sim, percebi a explicação, apesar de não ter ficado muito convencido.  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha opinião até seria de subscreveres mais fundos. Parece-me curto teres apenas 2 fundos de Obrigações para uma carteira de 21000€. Mas já vi que és daqueles que não gostam de ter muitos fundos.  ;D

Quanto a percentagens, isso já é mais dificil. O que te posso sugerir é :

- no Axa High Yield eu investiria de modo a ficar no máximo com 10% do total da carteira.

- no Threadneedle não mais do que o que tens no Pioneer Fundamental Growth. Tens que ter atenção que deves reforçar os fundos Acções Europa para ficares com uma percentagem semelhantes nos fundos de acções Europa e EUA.

- antes de tudo acho que deves definir a percentagem que pretendes para os fundos de Acções, Obrigações, Mistos e Tesouraria (conforme o risco que pretendes correr) e depois distribuires essa percentagem pelos respectivos fundos. Foi assim que criei a minha carteira e ajudou. Baseado nas percentagens da tua actual carteira, dou-te um exemplo de como poderia ser a tua futura carteira:

Tesouraria 15%

Obrigações 45%

Mistos 15%

Acções 30%:

Acções Europa 15% / Acções EUA 15%  (aqui eu incluiria fundos Globais mas não pareces interessado)

A partir daqui poderias distribuir as percentagens pelos fundos.

Mas cabe-te a ti decidir as percentagens/risco que pretendes, isto é apenas um exemplo. ;)

Obrigado Filip€

Vou analisar tudo, mas tenho que cortar 5% no que aconselhas  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

qual o valor minimo que se justificaria aderir a uma carteira de fundos. Não estou a perguntar os minimos de cada banco mas o razoável para começar uma carteira de fundos.

kinas já te vejo por aqui há tanto tempo a fazer esse tipo de pergunta ainda não fizeste mesmo uma carteira?? :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Em dezembro do ano passado entrei para este fundo da Blackrock (tenho aplicados neste fundo 9K)

Blackrock Global Funds - Japan Flexible Equity Fund Hedged E2 EUR

Tratando-se do único fundo da minha carteira que se encontra negativo, pergunto: acham que o devo vender e passar para outro na mesma área geográfica (qual fundo?) ou, pelo contrário, acham que o devo manter a aguardar por melhores dias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aplicação 21k, dividido por 15 fundos,o que acham?

Obrigações 45%

E.S. Rendimento Plus FIA

Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc

AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR

Tesouraria 15%

E.S. Tesouraria Ativa

Dunas Banco BIC Tesouraria - FI MA A

Mistos 10%

E.S. Plano Prudente FIF A

M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc

Acções 30%

Europa

Alken Absolute Return Europe A

Franklin European Growth N Acc

MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc

EUA

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND

Threadneedle Eurp Sm Cos Ret Net EUR Acc

Globais

M&G Global Dividend EUR A

Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc

Portugal

Es Portugal Acções FIA

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado Filip€

Vou analisar tudo, mas tenho que cortar 5% no que aconselhas  ;)

Tens razão, foi só para ver se estavas atento. ;D

Nos mistos seria +- 10% e não 15%, isto seguinto as percentagens da tua carteira actual.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aplicação 21k, dividido por 15 fundos,o que acham?

Obrigações 45%

E.S. Rendimento Plus FIA

Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc

AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR

Tesouraria 15%

E.S. Tesouraria Ativa

Dunas Banco BIC Tesouraria - FI MA A

Mistos 10%

E.S. Plano Prudente FIF A

M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc

Acções 30%

Europa

Alken Absolute Return Europe A

Franklin European Growth N Acc

MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc

EUA

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND

Threadneedle Eurp Sm Cos Ret Net EUR Acc

Globais

M&G Global Dividend EUR A

Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc

Portugal

Es Portugal Acções FIA

Apesar de não teres as percentagens de cada fundo, a mim parece-me bem. Está uma carteira equilibrada. Só não escolheria o Alken Absolute Return Europe.

Tens aí um erro no fundo de acções EUA: Threadneedle Eurp Sm Cos Ret Net EUR Acc.

Não será antes o Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Apesar de não teres as percentagens de cada fundo, a mim parece-me bem. Está uma carteira equilibrada. Só não escolheria o Alken Absolute Return Europe.

Tens aí um erro no fundo de acções EUA: Threadneedle Eurp Sm Cos Ret Net EUR Acc.

Não será antes o Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc ?

Sim, foi para ver se estavas atento! :-)

Qual escolherias em vez do Alken?

Achas que devo colocar a percentagem igual em cada fundo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já viste o Fidelity Ibéria, que para além de empresas do psi20 também tens do Ibex espanhol... So tens o senão do montante mínimo a ínvestir... 1000e salvo erro

É um fundo a analisar, por isso estou aqui a pedir opiniões.

Era de trocar pelo de Portugal?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, foi para ver se estavas atento! :-)

Qual escolherias em vez do Alken?

Achas que devo colocar a percentagem igual em cada fundo?

Em vez do Alken? Por exemplo:

Invesco Pan Eurp Structured Eq E (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04K6T)

MFS® Meridian Europ Value A1 EUR (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04GNL)

BlackRock European Value E2 (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04LZW)

Threadneedle Pan Eurp Eq Div Ret Net EUR (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000228)

Penso que ficarias bem servido com o Invesco.

Quanto às percentagens, estás a perguntar nos fundos de Acções? Na minha carteira tenho ou pretendo ter (ainda não está como eu quero) a mesma percentagem nos EUA, Europa e Global. Mas sem incluir o fundo de Acções Portugal que esse está numa carteira tactica à parte.

Imagina que tens 3% no ES Portugal Acções. Sobram 27%, podias fazer algo assim:

Europa - 9%

Alken Absolute Return Europe A ou outro - 3%

Franklin European Growth N Acc - 3%

MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc - 3%

EUA - 9%

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND - 5%

Threadneedle Eurp Sm Cos Ret Net EUR Acc - 4%

Globais - 9%

M&G Global Dividend EUR A - 5%

Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc - 4%

;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,

No espírito da partilha deixo aqui a minha carteira de fundos que compilei com a preciosa ajuda deste tópico.

Estou aberto a sugestões / comentários que desde já agradeço.

Carteira Perfil Moderado, representa ~15% das poupanças

Acções - 30%

14.29% Europa

Allianz Europe Equity Growth CT EUR (LU0256839860)

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000JV6

7.14% EUA

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND (LU0347184318)

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000002FBY)

7.14% Global

Threadneedle Global Eq Inc Retl EUR Acc (GB00B1Z2NR59)

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000GMS

1.43% Emergentes

JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR (LU0441853263)

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000005I4R

Obrigações - 55%

21.43% HY Global

AXA WF Global High Yield Bds E(H)-C EUR (LU0189847253)

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR061VJ

14.29% Diversificado

ES Obrigações Europa Euro FIAO TF (LU0256839860)

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000JV6

14.29% Outros

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc (IE00B1Z6D669)

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000G8V

5.00% Emergentes

Pictet Global Emerging Debt-HR EUR (LU0280438648)

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000006WB

Alternativo - 15%

15.00% Alternativo

Dunas Banco BIC Tesouraria A FIMA (PTVORDHM0002)

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000NY2R

Viva,

Não houve comentários, isto está perfeito assim?  :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Já viste o Fidelity Ibéria, que para além de empresas do psi20 também tens do Ibex espanhol... So tens o senão do montante mínimo a ínvestir... 1000e salvo erro

Penso já não ser possível entrar nesse fundo porque a gestora fechou o mesmo a novas subscrições.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,

Na minha opinião tens aí uma carteira bastante sólida e equilibrada. Se quiseres assumir um pouco de risco adiciona um fundo de ações Turcas (LU0823433858, LU0117839612), até ao fim do ano acredito que podem dar muitas alegrias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,

Porque razão tens 14% em Acções Europa e apenas 7% em Acções EUA. Será por causa dos minimos do Allianz?

É que há muitos fundos de Acções Europa com minimos mais baixos e melhores do que o Allianz.

Tambem acho que 21% para um fundo High Yield como o Axa é capaz de ser muito.

De resto, gosto da tua carteira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )