Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Boas!

Partilho a minha carteira iniciada em 24/01/2014. Todos no verde!

Em Junho vou ter mais capital disponível e estou aberto a sugestões, para reforçar algum fundo, ou subscrever novos, desde já agradeço!

Obrigações 42%

E.S. Rendimento Plus FIA  Classe de Risco - 2

Tesouraria 17%

E.S. Tesouraria Ativa  Classe de Risco - 1

Misto 11%

E.S. Plano Prudente FIF A  Classe de Risco - 2

Ações Europa 12%

Franklin European Growth N Acc  Classe de Risco - 4 (6%)

F&C European Small Cap A  Classe de Risco - 4 (6%)

Ações EUA 11%

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND  Classe de Risco - 3

Ações Portugal 6%

ES Portugal Acções FIA Classe de Risco - 3

Carteira iniciada com 8700€, durante o corrente mês quero reforçar e perfazer um total +/- 21000€.

Agradeço qualquer opinião/sugestão!

obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Carteira iniciada com 8700€, durante o corrente mês quero reforçar e perfazer um total +/- 21000€.

obrigado

Para esse valor eu aumentava o nº de fundos que tens em carteira.

Nos de Obrigações tens estes:

- DWS Invest Euro Corporate Bonds NC (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000H5X)

ou

Henderson Horizon Euro Corp Bond A2 Acc (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000005I0E)

- Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000Q8QC)

- Schroder ISF Euro Bond B Acc (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04AFQ)

ou

AXA WF Euro 5-7 EC EUR (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000001V1)

- AXA WF Global High Yield Bonds (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR061VJ)

- Pimco GIS Diversified Income (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000G8V)

Podes subscrever mais um de acções E.U.A. Acho que um "small cap" encaixaria bem na tua carteira:

- Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000GEK1)

Como não tens nenhum de Acções Globais, tens aqui algumas sugestões:

- M&G Global Dividend EUR A (http://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000021A6)

- Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000NGSG)

- Invesco Global Equity Income Fund E € Acc (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000NGSH)

- MFS® Meridian Glbl Equity A1 EUR Acc (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04E6R)

- Threadneedle Global Equity Income Retail EUR Acc (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000GMS)

A minha escolha recairia nos 2 primeiros.

Mistos, tens o que tem vindo a ser falado nestes ultimos posts:

- M&G Optimal Income (http://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000007LD)

Tambem gosto do:

- Invesco Pan European High Income E Acc (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06T9O)

Espero que não esteja muito confuso. :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também trocava o F&C small caps, que é um excelente fundo, mas tem o senão da distribuição de dividendos (para os meus objetivos é um ponto negativo).

Já tive o F&C small caps e agora tenho este:

MFS Meridian Funds European Smaller Cos A1 EUR (LU0125944966).

De resto o Filep€ já deu uma boa achega e tens aí muitos fundos para estudar e escolher os que achas mais adequados para ti...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também trocava o F&C small caps, que é um excelente fundo, mas tem o senão da distribuição de dividendos (para os meus objetivos é um ponto negativo).

Já tive o F&C small caps e agora tenho este:

MFS Meridian Funds European Smaller Cos A1 EUR (LU0125944966).

De resto o Filep€ já deu uma boa achega e tens aí muitos fundos para estudar e escolher os que achas mais adequados para ti...

Concordo contigo, eu tambem troquei recentemente o F&C European Small Cap por esse MFS pela mesma razão.

Mas se o futsal78 ficar com o F&C também fica bem servido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso que muitos de vós conhecem o fundo misto M&G Optimal Income Fund Euro Class GB00B1VMCY93 , fundo que pode ser subscrito no Best via PFA, andava aqui a ver e encontrei esta análise da DECO, só para verem até onde vai a incompetência desta entidade a nivel de análise financeira  ;D ;D este fundo é muito provavelmente um dos melhores fundos do mercado...

https://www.deco.proteste.pt/investe/avaliacao-a-pedido-meg-optimal-income-fund-euro-s5038734.htm

Pois, é isso que me perurba.

O PA do Best Recomendou-me:

- Picket - LU0241468122

- Axa - LU0189847253

- Picket - LU0592898299

Na Protestinvest, todos têm recomendação de vender. Que fazer?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

obrigado

Obrigado Axiom e Filip€...

Então a vossa opinião é trocar;

F&C European Small Cap A pelo MFS Meridian Europ Sm Cos A1 Eur!?

Acrescentar os fundos:

M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares ACC

AXA WF Global High Yield Bds E(H)-C EUR

Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc

E quanto às percentagens!?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado Axiom e Filip€...

Então a vossa opinião é trocar;

F&C European Small Cap A pelo MFS Meridian Europ Sm Cos A1 Eur!?

Acrescentar os fundos:

M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares ACC

AXA WF Global High Yield Bds E(H)-C EUR

Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc

E quanto às percentagens!?

A minha opinião até seria de subscreveres mais fundos. Parece-me curto teres apenas 2 fundos de Obrigações para uma carteira de 21000€. Mas já vi que és daqueles que não gostam de ter muitos fundos.  ;D

Quanto a percentagens, isso já é mais dificil. O que te posso sugerir é :

- no Axa High Yield eu investiria de modo a ficar no máximo com 10% do total da carteira.

- no Threadneedle não mais do que o que tens no Pioneer Fundamental Growth. Tens que ter atenção que deves reforçar os fundos Acções Europa para ficares com uma percentagem semelhantes nos fundos de acções Europa e EUA.

- antes de tudo acho que deves definir a percentagem que pretendes para os fundos de Acções, Obrigações, Mistos e Tesouraria (conforme o risco que pretendes correr) e depois distribuires essa percentagem pelos respectivos fundos. Foi assim que criei a minha carteira e ajudou. Baseado nas percentagens da tua actual carteira, dou-te um exemplo de como poderia ser a tua futura carteira:

Tesouraria 15%

Obrigações 45%

Mistos 15%

Acções 30%:

Acções Europa 15% / Acções EUA 15%  (aqui eu incluiria fundos Globais mas não pareces interessado)

A partir daqui poderias distribuir as percentagens pelos fundos.

Mas cabe-te a ti decidir as percentagens/risco que pretendes, isto é apenas um exemplo. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha opinião até seria de subscreveres mais fundos. Parece-me curto teres apenas 2 fundos de Obrigações para uma carteira de 21000€. Mas já vi que és daqueles que não gostam de ter muitos fundos.  ;D

Quanto a percentagens, isso já é mais dificil. O que te posso sugerir é :

- no Axa High Yield eu investiria de modo a ficar no máximo com 10% do total da carteira.

- no Threadneedle não mais do que o que tens no Pioneer Fundamental Growth. Tens que ter atenção que deves reforçar os fundos Acções Europa para ficares com uma percentagem semelhantes nos fundos de acções Europa e EUA.

- antes de tudo acho que deves definir a percentagem que pretendes para os fundos de Acções, Obrigações, Mistos e Tesouraria (conforme o risco que pretendes correr) e depois distribuires essa percentagem pelos respectivos fundos. Foi assim que criei a minha carteira e ajudou. Baseado nas percentagens da tua actual carteira, dou-te um exemplo de como poderia ser a tua futura carteira:

Tesouraria 15%

Obrigações 45%

Mistos 15%

Acções 30%:

Acções Europa 15% / Acções EUA 15%  (aqui eu incluiria fundos Globais mas não pareces interessado)

A partir daqui poderias distribuir as percentagens pelos fundos.

Mas cabe-te a ti decidir as percentagens/risco que pretendes, isto é apenas um exemplo. ;)

Não tenho problema em subscrever mais fundos ;) , vou ver tb um de fundos Globais e subscrever mais de obrigações

Quanto ao risco, é que já é preciso ter um pouco de cuidado... :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O BCE tomou hoje duas decisões que inauguram uma nova fase na política monetária na zona euro: a taxa de juro de referência baixou para 0,15%, um novo mínimo histórico, e a taxa sobre depósitos foi cortada para valores negativos, o que acontece pela primeira vez.

E com uma outra medida não convencional inédita: baixar a taxa de juro da facilidade permanente de depósitos para valores negativos, nos -0,1%, um terreno nunca antes pisado. Na prática, sempre que os bancos agora quiserem depositar fundos nos cofres de Frankfurt terão de pagar ao banco central.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ontem ganhei 423% numa aplicação  ;D ;D

Apostei 0.90€ no totoloto e saiu-me 4,71€  :P :P

Portanto, confirma-se que as aplicações com mais potencial de ganho são também as mais arriscadas - essa, por exemplo, tem o risco da perda total do capital.

Mas, já lá dizia o outro - quem não arrisca, não petisca ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

aplicação 35K

duvida 25 em gestão carteiras BEST e resto em fundos ou tudo em fundos.

o que acham?

depois de uma 2ª seleção ainda tenho muitos, por onde cortar?

A. Africa              5%

S Middle East EUR          LU0316459568                                  5 %

A. EUA                12,50%

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND        LU0347184318                  5

Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc    GB00B0WGY707              7,5

A. Europa            22,50%

Threadneedle Pan European Equity Dividend Retail Net EUR  GB00B1324292                  4,5

JPMorgan Funds – Europe Equity Plus D (acc) - EUR      LU0289214628                                  4,5

MFS® Meridian Funds European Smaller Companies Fund        LU0125944966                  4,5

Alken Europ Opport      LU0524465977                                                                                                4,5

F&C European Small Cap A        LU0207432559                                                                                  4,5

A. Global            5%

Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc    LU0607512935                                  2,5

Invesco Global Equity Income E € Acc  LU0607513586                                  2,5

A. Saude            5%

Bgf World Healthscience E2      LU0171309270                                                  5

Mistos                  15%

Invesco Pan European High Income E Acc          LU0243957742                                  5

M&G Optimal Income Euro A-H Gross Acc (Hdg)              GB00B1VMCY93              5

es Plano Dinamico        PTYEVFLM0007                                                                              5

Obrigações        15%

AXA WF Global High Yield Bds E(H)-C EUR          LU0189847253                                  3

ES Euro Bd          LU0062574610                                                                                                3

Templeton Global Total Return N (acc) EUR-H1              LU0294221253                                  3

FT Gb Tot Ret    LU0260870745                                                                                                  3

Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc          LU0853555380                                                  3

"Monetário"    10%

Dunas Banco BIC Tesouraria A FIMA      PTVORDHM0002                            10

Ações ASEAN    2%

JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR  LU044185326                                                    2

Ações Emergentes Global - Moeda Hedged      2%

Amundi Fds Eq MENA SHE-C      LU0568614241                                                                  2

Ações Nórdicas                              2%

Nordea 1 - Nordic Equity Small Cap Fund E EUR              LU0278528822                                  2

Ações Sector Bens de Consumo                              2%

Invesco Global Leiruse E            LU0115139569                                                                  2

Ações Turquia                  2%

HSBC GIF Turkey Equity E Acc    LU0213962813                                                                  2

Alguem pode dar uma opinião, sff?

Nota: carteira a começar do Zero (ainda não iniciada)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

De um modo geral parece-me que tens a "lição" bem estudada, boa escolha de fundos.

Só um aparte, tens alguns fundos que devido à sua volatilidade me parecem mais adequados para surfar uma onda de curto prazo, aproveitando um pequeno bull market em determinados setores especificos. Especificando:

S Middle East EUR

Amundi Fds Eq MENA SHE-C

Nordea 1 - Nordic Equity Small Cap Fund E EUR

HSBC GIF Turkey Equity E Acc

Parecem-me mais indicados para uma sub-carteira e merecem atenção redobrada.

O Dunas BIC não é bem monetário, são obrigações de ultra curto prazo, baixa volatilidade mas ainda assim obrigações.

Tens ainda uma distribuição de:

ações: 60%

obrigações, mistos e "monetario":40%

Eu preferia alocação inversa, mas tu saberas melhor o que estás disposto a suportar.

Mais uma achega:

Não gosto do ES Plano Dinamico.

Não optaria pelo F&C small caps, devido aos dividendos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Jaime_Fernandes

Boas,

Possivelmente já foi aqui abordado esta questão, mas sabem se exista algum site que permita calcular a rentabilidade de todos os fundos nacionais em diferentes prazos (semanal, mensal, etc, etc.) à semelhança do que permite o site da ESAF para os seus fundos?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Jaime_Fernandes

Calculos de rentabilidade semanal nao conheço e também não é muito importante.

Para os restantes prazos (1mês, 3 meses, 6 meses, 12 meses, 3 anos, 5 anos, 10 anos) tens a Unience.

Obrigado. Não conhecia. Muito útil.

Mas é pena não haver um site que permitisse analisar a rentabilidade com qualquer data de início e de fim (como acontece no site da ESAF).

Mas pronto, este site já é um bom avanço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

aplicação 35K

o que acham?

Threadneedle Pan European Equity Dividend Retail Net EUR  GB00B1324292                  4,5

JPMorgan Funds – Europe Equity Plus D (acc) - EUR      LU0289214628                                  4,5

MFS® Meridian Funds European Smaller Companies Fund        LU0125944966                  4,5

Alken Europ Opport      LU0524465977                                                                                                4,5

F&C European Small Cap A        LU0207432559                                                                                  4,5

A. Global            5%

Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc    LU0607512935                                  2,5

Invesco Global Equity Income E € Acc  LU0607513586                                  2,5

A. Saude            5%

Bgf World Healthscience E2      LU0171309270                                                  5

Invesco Pan European High Income E Acc          LU0243957742                                  5

M&G Optimal Income Euro A-H Gross Acc (Hdg)              GB00B1VMCY93              5

es Plano Dinamico        PTYEVFLM0007                                                                              5

Obrigações        15%

AXA WF Global High Yield Bds E(H)-C EUR          LU0189847253                                  3

ES Euro Bd          LU0062574610                                                                                                3

Templeton Global Total Return N (acc) EUR-H1              LU0294221253                                  3

FT Gb Tot Ret    LU0260870745                                                                                                  3

Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc          LU0853555380                                                  3

"Monetário"    10%

Dunas Banco BIC Tesouraria A FIMA      PTVORDHM0002                            10

Ações ASEAN    2%

JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR  LU044185326                                                    2

Amundi Fds Eq MENA SHE-C      LU0568614241                                                                  2

Nordea 1 - Nordic Equity Small Cap Fund E EUR              LU0278528822                                  2

Invesco Global Leiruse E            LU0115139569                                                                  2

HSBC GIF Turkey Equity E Acc    LU0213962813                                                                  2

Concordo com o Axiom.

Respondendo à tua pergunta (onde cortar?), claramente nos fundos acções Europa onde tens 22,5% da tua carteira. Podes ficar com apenas 2 ou 3 fundos que é suficiente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

obrigado

A minha PFA respondeu por email, o que acham?

Relativamente à composição detida, remeto em anexo, mais algumas ideias para sua análise:

Obrigações Flexível:

Jupiter JGF Dynamic Bond EUR Inc

Tesouraria:

Duna Capital BIC Tesouraria FIMA A

Mistos Euro

JPMorgan Investment Funds – Global Income D (div)

Acções Europa

Alken European Opportunities A

Acções EUA

Franklin US Focus N Acc €-H1

Acções Portugal

Santander Acções Portugal

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Portanto, confirma-se que as aplicações com mais potencial de ganho são também as mais arriscadas - essa, por exemplo, tem o risco da perda total do capital.

Mas, já lá dizia o outro - quem não arrisca, não petisca ;)

Ora nem mais :) é um bocadinho do que se passa muito por aí, arriscam e depois choram :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

aplicação 35K

o que acham?

A. Global            5%

A. Saude            5%

Obrigações        15%

"Monetário"    10%

Ações ASEAN    2%

Queres mesmo investir 200€ em alguns fundos? ou estou a fazer mal as contas? :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha PFA respondeu por email, o que acham?

Relativamente à composição detida, remeto em anexo, mais algumas ideias para sua análise:

Obrigações Flexível:

Jupiter JGF Dynamic Bond EUR Inc

Tesouraria:

Duna Capital BIC Tesouraria FIMA A

Mistos Euro

JPMorgan Investment Funds – Global Income D (div)

Acções Europa

Alken European Opportunities A

Acções EUA

Franklin US Focus N Acc €-H1

Acções Portugal

Santander Acções Portugal

No 1º tens a versão ACC, de resto só conehco o Alken ( muito bom ) e o BIC que todos já conhecemos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Queres mesmo investir 200€ em alguns fundos? ou estou a fazer mal as contas? :)

Boas David

essas percentagens era para os 35K e não para os 10K.

mas o que acham melhor, esta carteira tudo em fundos ou aplicar 25K na gestão de carteiras e os restantes 10K em fundos...teria que eliminar alguns.

e o que achas da carteira?

concordo e vou diminuir a % de fundos de acções, ficando 50 / 50.

- retiro o MENA ou o  ASEAN.

- DIMUNUO AÇ. EUA PARA 10%.

- DIMINUO AÇ. EUROPA PARA 20%

...

- PONHO MAIS 5% NOS MISTOS E NOS DAS OBRIGAÇÕES?

mas qul a tua opinião sobre a carteira? percentagens, fundos, qualidades dos fundos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

De um modo geral parece-me que tens a "lição" bem estudada, boa escolha de fundos.

Só um aparte, tens alguns fundos que devido à sua volatilidade me parecem mais adequados para surfar uma onda de curto prazo, aproveitando um pequeno bull market em determinados setores especificos. Especificando:

S Middle East EUR

Amundi Fds Eq MENA SHE-C

Nordea 1 - Nordic Equity Small Cap Fund E EUR

HSBC GIF Turkey Equity E Acc

Parecem-me mais indicados para uma sub-carteira e merecem atenção redobrada.

O Dunas BIC não é bem monetário, são obrigações de ultra curto prazo, baixa volatilidade mas ainda assim obrigações.

Tens ainda uma distribuição de:

ações: 60%

obrigações, mistos e "monetario":40%

Eu preferia alocação inversa, mas tu saberas melhor o que estás disposto a suportar.

Mais uma achega:

Não gosto do ES Plano Dinamico.

Não optaria pelo F&C small caps, devido aos dividendos.

vou seguir o teu conselho. obrigado.  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo com o Axiom.

Respondendo à tua pergunta (onde cortar?), claramente nos fundos acções Europa onde tens 22,5% da tua carteira. Podes ficar com apenas 2 ou 3 fundos que é suficiente.

dos 5 quais achas que devo tirar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )