Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Tive esse serviço no BiG há uns anos a trás e perdi dinheiro, não estou a dizer que seja mau, mas foi numa altura em que eu ainda não estava bem dentro dos fundos, a recomendação de alterar carteiras de mês a mês só faz perder dinheiro, embora haja a opção de não se mexer, mas quem não percebe de fundos acaba sempre por mexer, e a obrigatoriedade de minimos de 10k por carteira deixa-nos atados.

Por isso podes sempre seguir as carteiras recomendadas mas não a nivel desses serviços, se tens conta no Best sabes que há carteiras recomendadas muito simples, têm 8/9 fundos e depois só alteram o peso de alocação em cada fundo consoante o cliente seja conservador, moderado ou agressivo, fala com o teu PFA que de certeza que te ajuda, depois com o tempo vais estudando este mundo, com a ajuda do banco e dos foruns que existem e vais depois tu mesmo fazer a tua carteira mais ao teu gosto com os fundos que realmente queres.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Bom dia!

Gostava que o pessoal com mais experiência me desse a sua opinião em relação a este assunto. Tenho a maior parte das minhas poupanças em DPs. Tenho também algum dinheiro aplicado nos seguros unit linked do Big e estou a ponderar colocar também algum capital em fundos. Entendo como funcionam e quais os tipos de fundos e riscos envolvidos mas não tenho conhecimento/disponibilidade para escolher os fundos por mim mesmo.

Aceito algum risco até porque a % das minhas poupanças a aplicar será pequena. Acham que o serviço Fund Advisor no Big pode ser uma boa opção para mim? Tem tido bom desempenho? Devo aceitar as sugestões do gestor de conta em relação a carteiras tipo?

Tenho também conta no Best. Qual será o melhor para investir em fundos? Alguma sugestão de carteira?

Muito obrigado pela disponibilidade.

Boas superman!

Eu tenho conta em ambos e vou-te dar o meu parecer:

comecei no BIG, precisamente com o Fund Advisor, o montante investido valorizou, mas, não tanto quanto a espectativa que criei  ;D  ( menos de 10% ) num ano. Fui sendo acompanhado por um Financial Advisor, que me ia reportando a sua visão dos mercados e opções. Esta é a que considero a mais valia do BIG, um excelente trabalho de research, do seu pessoal. O principal handicap em relação ao BEST são os montantes mínimos para subscrição de um qualquer fundo em questão, que são na esmagadora maioria sempre mais elevados que no BEST.

No BEST, o serviço funciona muito bem, os montantes minimos de subscrição são menores, mas, os conhecimentos dos PF'as, são, em minha opinião mais sofriveis que os do BIG.

Quanto ao aceitares as sugestões do gestor; é uma decisão tua, porque lá está, uns têm mais conhecimentos que outros. Eu pessoalmente, gosto de ouvir a opinião que têm e depois formalizar a minha, mediante as minhas preferências e os alertas dos PF'as.

Quanto a sugestão de carteira: podia-te indicar alguns fundos que têm tido bons resultados ( e posso se quiseres ), mas, devias de um modo generalista, consultar o TOP que está na primeira página e procurar criar por ti uma carteira equilibrada. No fundo é isso que se pretende de uma carteira, que seja equilibrada, por forma a não se sentirem oscilaçãoes abruptas. Uma carteira de fundos com um pouco de tesouraria, de obrigações, mistos e também de acções ( para condimentar um pouco a coisa  ;D  ).

Dos fundos mencionados por ti, não conheço todos, mas, conheço alguns... 8)  alguns são muito bons e tenho no meu portfólio.

-Invesco Pan European High Income

este, por exemplo, é um dos meus preferidos, é um fundo misto do melhor, tem sido muito certinho  ;)

-Threadneedle IF European Smaller Comp

este é um fundo de acções europeias, com bons resultados também

-Fidelity Iberia

este creio que actualmente já não é possivel subscrever e que tem tido igualmente uma boa evolução

-Mellon Global Emerging Market Debt Lcl Currency

este já tive, e foi para mim uma desilusão...vendi a perder porque me cansei das constantes descidas por má reação às noticias dos mercados  >:(

-Blackrock Pacific Equity

eu sei que o BiG gosta muito deste fundo. Eu não. Tem um DP demasiado alto para o retorno que apresenta.

-Templeton Global Bond Fund

é de obrigações globais e tem sido uma desgraça...ainda tenho uma infima % minima nele  :-[ , apesar de estar com um ganho residual, vou sair em breve dele, porque no tempo que o tenho tido não tem correspondido às minhas expectativas...

-Pioneer Multi Asset Real return

é mais um fundo misto, com pouco histórico, eu não investiria ainda nele. preferiria outros com mais provas dadas.

Enfim, eu investiria em alguns fundos "consagrados", e colocaria um ou outro com boas perspectivas no futuro próximo  ;)

Um abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas superman!

Eu tenho conta em ambos e vou-te dar o meu parecer:

comecei no BIG, precisamente com o Fund Advisor, o montante investido valorizou, mas, não tanto quanto a espectativa que criei  ;D  ( menos de 10% ) num ano. Fui sendo acompanhado por um Financial Advisor, que me ia reportando a sua visão dos mercados e opções. Esta é a que considero a mais valia do BIG, um excelente trabalho de research, do seu pessoal. O principal handicap em relação ao BEST são os montantes mínimos para subscrição de um qualquer fundo em questão, que são na esmagadora maioria sempre mais elevados que no BEST.

No BEST, o serviço funciona muito bem, os montantes minimos de subscrição são menores, mas, os conhecimentos dos PF'as, são, em minha opinião mais sofriveis que os do BIG.

Quanto ao aceitares as sugestões do gestor; é uma decisão tua, porque lá está, uns têm mais conhecimentos que outros. Eu pessoalmente, gosto de ouvir a opinião que têm e depois formalizar a minha, mediante as minhas preferências e os alertas dos PF'as.

Quanto a sugestão de carteira: podia-te indicar alguns fundos que têm tido bons resultados ( e posso se quiseres ), mas, devias de um modo generalista, consultar o TOP que está na primeira página e procurar criar por ti uma carteira equilibrada. No fundo é isso que se pretende de uma carteira, que seja equilibrada, por forma a não se sentirem oscilaçãoes abruptas. Uma carteira de fundos com um pouco de tesouraria, de obrigações, mistos e também de acções ( para condimentar um pouco a coisa  ;D  ).

Dos fundos mencionados por ti, não conheço todos, mas, conheço alguns... 8)  alguns são muito bons e tenho no meu portfólio.

-Invesco Pan European High Income

este, por exemplo, é um dos meus preferidos, é um fundo misto do melhor, tem sido muito certinho  ;)

-Threadneedle IF European Smaller Comp

este é um fundo de acções europeias, com bons resultados também

-Fidelity Iberia

este creio que actualmente já não é possivel subscrever e que tem tido igualmente uma boa evolução

-Mellon Global Emerging Market Debt Lcl Currency

este já tive, e foi para mim uma desilusão...vendi a perder porque me cansei das constantes descidas por má reação às noticias dos mercados  >:(

-Blackrock Pacific Equity

eu sei que o BiG gosta muito deste fundo. Eu não. Tem um DP demasiado alto para o retorno que apresenta.

-Templeton Global Bond Fund

é de obrigações globais e tem sido uma desgraça...ainda tenho uma infima % minima nele  :-[ , apesar de estar com um ganho residual, vou sair em breve dele, porque no tempo que o tenho tido não tem correspondido às minhas expectativas...

-Pioneer Multi Asset Real return

é mais um fundo misto, com pouco histórico, eu não investiria ainda nele. preferiria outros com mais provas dadas.

Enfim, eu investiria em alguns fundos "consagrados", e colocaria um ou outro com boas perspectivas no futuro próximo  ;)

Um abraço!

Zezito, muito obrigado pelas dicas e pela partilha da experiência. Vou para já contactar o meu PFA do Best a ver o que ele tem para dizer. E continuar a ler aqui no forum a ver se aprendo alguma coisa ;)!

Entretanto fico com a ideia (que eu também já tinha) de que o Best talvez tenha pessoal menos experiente a trabalhar como PFAs, mas que por outro lado tem uma disponibilidade de fundos muito maior que o Big.

Bom, se entretanto quiseres partilhar algumas ideias de 2 ou 3 bom fundos de cada categoria seria muito interessante!

Um abraço e uma vez mais obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom, se entretanto quiseres partilhar algumas ideias de 2 ou 3 bom fundos de cada categoria seria muito interessante!

Um abraço e uma vez mais obrigado!

Boas superman!

Vai devagar nas tuas decisões  8) . Fundos existem aos milhares, alguns são, como costumo dizer: muito razoáveis  ;D , mas, não esquecer de não pôr os "ovos todos no mesmo cesto", nem apressar as coisas. Sinto-me bem comigo mesmo em fazer uma leitura prévia dos mercados, suas tendências, antes de fazer subscrições depois da análise dos seus rácios. No TOP, como referi anteriormente, tens vários e eu tenho um ou outro desses; vou deixar-te mais alguns, para que possas considerar...mas lembra-te que quantos mais tiveres mais difícil pode tornar-se a tua tarefa de os ires acompanhando...

http://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000007LD

é um fundo misto que tem apresentado uma certa regularidade

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000001U9X

é um fundo de obrigações diversificado que gosto igulmente

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000GET

este é, mais um, exemplo de um fundo europeu que tem dado alegrias a muitos de nós  ;D . A Europa tem evoluido bem no sector acionista  8) , existem outros da mesma categoria, igualmente, interessantes

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04MYN

esta seria uma aposta com um pouco mais de risco, mas, que me despertou a curiosidade e que vou acompanhando com atenção...

Como vês, estes são alguns exemplos. A oferta é variadíssima os $$$ é que são escassos... ;D ;D

osculta a opinião do pessoal aqui do forum. Tem por aqui malta que respira fundos... ;) 

Até os politicos dizem que se deve respeitar a vontade do povo  ;D  e que este é soberano, por isso...lol

assim vais formando uma opinião para que possas tomar decisões com as quais te sintas confortável. Com o tempo, nos fundos como na vida, vai-se aprendendo muito e com toda a gente... :)

As escolhas são individuais e acertar na "mouche", esse pode muito bem ser:

" a job for superman "...  ;D ;D ;D   

Saúde!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia!

O PFA do best enviou-me esta proposta para aplicação de 10m€ igualmente distribuídos por todos os fundos. Já vi que tem dois que estão no top aqui do forum.

Que vos parece esta proposta? Será uma forma razoável e equilibrada de começar a investir em fundos?

Obrigado!

Pictet EUR High Yield R dm Inc - Pictet

Alken Absolute Return Europe -Alken

DWS Invest Euro Bonds (Short) NC

AXA WF Global High Yield Bonds E(H)-Cap EUR

Alken Fund European Opportunities A EUR Acc

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia!

O PFA do best enviou-me esta proposta para aplicação de 10m€ igualmente distribuídos por todos os fundos. Já vi que tem dois que estão no top aqui do forum.

Que vos parece esta proposta? Será uma forma razoável e equilibrada de começar a investir em fundos?

Obrigado!

Eu acho que, para o montante que é, podias apostar em mais que 5 fundos. Gosto do Pictet, e dos 2 últimos. Quanto aos outros 2 penso que tens melhores opções mas categorias...no TOP tens alguns e já têm sido aqui comentados diversos bem mais interessantes... ;)

Abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu acho que, para o montante que é, podias apostar em mais que 5 fundos. Gosto do Pictet, e dos 2 últimos. Quanto aos outros 2 penso que tens melhores opções mas categorias...no TOP tens alguns e já têm sido aqui comentados diversos bem mais interessantes... ;)

Abraço!

Não será que com mais fundos fica mais difícil controlar a carteira? Quais são as alternativas que referes para esses dois que não são tanto do teu agrado?

Gostava também do ouvir a opinião do David e de mais alguém que ache possa contribuir.

Muito obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia!

Obrigado!

A minha opinião:

- não precisas de 2 fundos high yield (AXA e Pictet). Eu prefiro o Axa.

- o M&G que o Zezito indicou é impressionante. Não deixaria de alocar parte da carteira nele.

- tens melhores escolhas que a Alken para fundos de ações europa.

- também gosto bastante deste fundos de obrigações diversificado da PIMCO, que tem recuperado muito bem das quedas do ano passado: IE00B1Z6D669

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não será que com mais fundos fica mais difícil controlar a carteira? Quais são as alternativas que referes para esses dois que não são tanto do teu agrado?

Gostava também do ouvir a opinião do David e de mais alguém que ache possa contribuir.

Muito obrigado!

Boas!

As considerações  que o Axiom fez merecem a minha concordância. Concordo com o fundo da M&G, o que refere da Pimco também é muito bom. O fundo AXA é do meu agrado igualmente e fica bem em qualquer carteira  ;) . E, mais uma vez, se puderes analisa o fundo da Invesvo: o Pan European High Income.

Em fundos da Europa, eu não tenho o da Alken, tenho um que está no TOP:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04NYJ

Mas eles são tantos que o facto de teres outros diferentes não quer dizer que não sejam escolhas acertadas, pois podes estar bem servido na mesma  ;)

Abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros, muito obrigado pelas opiniões! Vou continuar a estudar o assunto até porque ainda não tenho o dinheiro disponível.

Já agora, vocês utilizam algum tipo de ferramenta, que facilite a vida, para acompanhar o desempenho dos fundos da vossa carteira e, eventualmente, outros que tenham debaixo de olho? Não sei se a Mornigstar permite fazer alguma coisa desse tipo ou se existem outras opções que eu desconheço.

Abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já agora, vocês utilizam algum tipo de ferramenta, que facilite a vida, para acompanhar o desempenho dos fundos da vossa carteira e, eventualmente, outros que tenham debaixo de olho? Não sei se a Mornigstar permite fazer alguma coisa desse tipo ou se existem outras opções que eu desconheço.

Eu pessoalmente uso a Bloomberg, onde tenho criadas watchlists com as minhas carteiras.

Depois uso também a app mobile também da Bloomberg para as consultar com mais comodidade.

Sinceramente não gostei do Unience, mas confesso que também não perdi lá muito tempo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom Dia

como estão as obrigações PT e da europa, acham que chegou a altura de abandonar o ES Rendimento Plus e ES Obrigações Europa, talvez apostar num misto (ES Plano Prudente, Crescimento ou Dinâmico).

isto para quem tem conta só no BES.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não diria abandonar, mas podes sempre reduzir o peso deles  ;)

Mas não vale a pena fazeres já isso que com a decisão em principio do BCE de baixar a taxa de juro os periféricos sairão beneficiados e ainda há margem para as yields baixarem mais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso que muitos de vós conhecem o fundo misto M&G Optimal Income Fund Euro Class GB00B1VMCY93 , fundo que pode ser subscrito no Best via PFA, andava aqui a ver e encontrei esta análise da DECO, só para verem até onde vai a incompetência desta entidade a nivel de análise financeira  ;D ;D este fundo é muito provavelmente um dos melhores fundos do mercado...

https://www.deco.proteste.pt/investe/avaliacao-a-pedido-meg-optimal-income-fund-euro-s5038734.htm

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não digo que não percebem, se não percebessem nada era um abuso ahah, mas nos últimos anos quem não ganhou com os fundos?? em 2012 bastava meteres o € em qualquer fundo de obrigações para ganhares dinheiro.

MAs no caso em concreto dizerem que não aconselham este fundo é de brandar aos céus, mas não é só incompetência, é comercial também, porque a DECO via Optimyze deve de receber comissão para recomendar outros fundos, eles até dão 2 exemplos de outros fundos que são piores.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Relativamente a obrigações Europeias, mais especificamente no que toca ao ES Obrigações Europa, é de vossa opinião que o fundo estará num ponto de resistência?

O BEST precisa urgentemente de criar mais ferramentas para o acompanhamento das carteiras de fundos, tendências e estatísticas principalmente.

Aceito sugestões para substituir este fundo, não decidi se o substituo pelo respetivo em (acc) ou por outro com melhores expectativas: JPMorgan Funds Global Multi Strategy Income D (div) LU0697242641

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso que muitos de vós conhecem o fundo misto M&G Optimal Income Fund Euro Class GB00B1VMCY93 , fundo que pode ser subscrito no Best via PFA, andava aqui a ver e encontrei esta análise da DECO, só para verem até onde vai a incompetência desta entidade a nivel de análise financeira  ;D ;D este fundo é muito provavelmente um dos melhores fundos do mercado...

https://www.deco.proteste.pt/investe/avaliacao-a-pedido-meg-optimal-income-fund-euro-s5038734.htm

O M&G deve ser, pelo menos, o melhor fundo misto do mercado. O pior é quando a Deco recomenda outros 2 fundos que são bem inferiores como disseste.

Interesses...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente....

Basta olhar para o grafico de rentabilidade do M&G e dos fundos que eles recomendam como alternativas:

VfVrw73.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )