Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Caros,

Sou novo no fórum e também nestas andanças dos fundos de investimento. Comecei a ler sobre o assunto e a perceber que se calhar faz sentido investir parte das minhas poupanças neste tipo de produtos.

Conheço os riscos, sei como funcionam, mas na hora de decidir em qual investir fica um bocado difícil.

Tenho conta no Big e no Best. Sei que existem uma infinidade de fundos disponíveis, mas dentro destes gostava ter algumas sugestões vossas de como começar a investir. Aceito algum risco. Até porque pondero colocar uma pequena parte das minhas poupanças neste tipo de produtos. O top dos fundos mais subscritos do Big tem algumas opções tentadoras e com bom rating. Mas claro, nada garante que a trajectória de mantenha...

Enfim, no que puderem contribuir, agradeço.

Muito obrigado pela disponibilidade.

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

A minha PFA do Best hoje disse-me que contas em que o primeiro titular seja menor não podem subscrever fundos de investimento.

É verdade?

Se a colaboradora do banco diz isso é a melhor pessoas para o saber :) :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não tem nada a ver com os fundos, os fundos não sabem se quem está a negociar é menor ou maior.

Na oferta desse banco a chamada Primeira Conta ( deve ser o que tens ) só permite fazer depositos a prazo e contas poupança, portanto tudo o que seja fora disso é provavel não ter acesso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não tem nada a ver com os fundos, os fundos não sabem se quem está a negociar é menor ou maior.

Na oferta desse banco a chamada Primeira Conta ( deve ser o que tens ) só permite fazer depositos a prazo e contas poupança, portanto tudo o que seja fora disso é provavel não ter acesso.

Sim, é isso, a conta do meu filho é uma "Primeira Conta", a minha é que é normal.

Pensei que pudesse ser uma regra geral dos fundos. Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante tags1982

Que me dizem aos fundos do activo bank? Têm uma ferramenta engraçada que sugere uma carteira conforme o nosso perfil de investidor:

Por exemplo para uma carteira equilibrada é sugerido  seguinte:

SISF Euro Equity B - 10%

MSS Euro Corporate Bond B - 7.5%

UBS(LUX) SF-Balanced (EUR) N-acc - 50%

BNY Mellon Global Real Return A - 15%

Fidelity Funds - European High Yield A - 7.5%

Parvest Equity USA N - 5%

BNY Mellon Long-Term Global Equity A - 5%

Para quem  nunca se meteu em fundos, parece-me útil o banco sugerir uma distribuição. Depois é só escolher o montante e a ferramenta divide logo pelos fundos escolhidos.

Penso que tb dará para ver o PDF em http://www.activobank.pt/PDF/CarteirasModelo/Equilibrada.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Que me dizem aos fundos do activo bank? Têm uma ferramenta engraçada que sugere uma carteira conforme o nosso perfil de investidor:

Por exemplo para uma carteira equilibrada é sugerido  seguinte:

SISF Euro Equity B - 10%

MSS Euro Corporate Bond B - 7.5%

UBS(LUX) SF-Balanced (EUR) N-acc - 50%

BNY Mellon Global Real Return A - 15%

Fidelity Funds - European High Yield A - 7.5%

Parvest Equity USA N - 5%

BNY Mellon Long-Term Global Equity A - 5%

Para quem  nunca se meteu em fundos, parece-me útil o banco sugerir uma distribuição. Depois é só escolher o montante e a ferramenta divide logo pelos fundos escolhidos.

Penso que tb dará para ver o PDF em http://www.activobank.pt/PDF/CarteirasModelo/Equilibrada.pdf

Isso não são fundos deles são carteiras aconselhadas por eles ,acho que complicam muito, existem fundos mistos flexiveis que são mais simples de subscrever pelo comum dos mortais, controlam-se melhor pois só tens de ver a cotação desse, são geridos por profissionais que alocam os activos conforme o mercado e muitas das vezes os resultados são melhores.

EXEMPLO:

ES PLANO PRUDENTE

ES PLANO CRESCIMENTO

CAIXAGEST SELECÇÃO GLOBAL

SANTANDER GLOBAL

BIC INVESTIMENTO

MILLENIUM MULTI ASSETS SELECTION

DE CIMA PARA BAIXO PELA ORDEM QUE EU ESCOLHIA OS 2 ULTIMOS TEM POUCO HISTÓRICO, O SANTANDER TEVE UM PERCALÇO À UNS ANOS OS OUTROS ES E CAIXAGEST SÃO MAIS OU MENOS CERTINHOS... ;)

AS RENDIBILIDADES DOS FUNDOS ESTRANGEIROS AINDA LEVAM COM OS IMPOSTOS EM CIMA(-28% VALORIZAÇÃO) OS NACIONAIS QUE REFERI SÃO LIQUIDAS

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,

Desculpem a questão quiçá básica, mas o que é que acontece se eu tiver um fundo subscrito num banco A com 1000€ e subscrever esse mesmo fundo num banco B com 500€?

- Fico com 1000€ numa subscrição e 500€ na outra, como seria de esperar

- É recusada a subscrição em B porque já sou subscritor do fundo em A, logo tenho de reforçar em A

- Faz "tilt" e acaba o mundo  ;D

Pode parecer uma dúvida parva, mas tem-me estado a fazer confusão!

Desde já obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,

Desculpem a questão quiçá básica, mas o que é que acontece se eu tiver um fundo subscrito num banco A com 1000€ e subscrever esse mesmo fundo num banco B com 500€?

- É recusada a subscrição em B porque já sou subscritor do fundo em A, logo tenho de reforçar em A

Desde já obrigado

Eu já tive o E.S. Tesouraria Activa subscrito em 2 bancos diferentes (Bes e Best) na mesma altura e... o mundo não acabou. ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,

Desde já obrigado

Confesso que não compreendi essa lógica muito bem.

???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,

Desde já obrigado

Já tive essa situação e zero problemas que me tivesse apercebido :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,

Desde já obrigado

Podes fazer o mesmo fundo em N bancos, no Best até podes fazer o mesmo fundo em várias carteiras diferentes vê lá tu :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para os que pretendem apostar em emergentes, e nomeadamente na India, as eleições acabaram com a vitória de Narendra Modi, é tido como um reformista capaz de levar a India de um crescimento inferior a 5% para mais de 6% em 2015 segundo dados do FMI.

Sabem a minha opinião sobre estes tipos de mercado, no entanto para uma carteira táctica penso estar, e já estava há algum tempo, bastante aliciante.

Um fundo que poderá entrar nessas contas ( entre outros e como não sou grande apologista deste tipo de mercados confesso que não andei a pesquisar rigorosamente ) é este GS India Equity E LU0333810850, que apresenta o maior retorno para fundos em EUR de acções India.

Não sejam "gulosos" e ponderem sempre a volatilidade deste tipo de mercado :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,

No espírito da partilha deixo aqui a minha carteira de fundos que compilei com a preciosa ajuda deste tópico.

Estou aberto a sugestões / comentários que desde já agradeço.

Carteira Perfil Moderado, representa ~15% das poupanças

Acções - 30%

14.29% Europa

Allianz Europe Equity Growth CT EUR (LU0256839860)

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000JV6

7.14% EUA

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND (LU0347184318)

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000002FBY)

7.14% Global

Threadneedle Global Eq Inc Retl EUR Acc (GB00B1Z2NR59)

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000GMS

1.43% Emergentes

JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR (LU0441853263)

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000005I4R

Obrigações - 55%

21.43% HY Global

AXA WF Global High Yield Bds E(H)-C EUR (LU0189847253)

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR061VJ

14.29% Diversificado

ES Obrigações Europa Euro FIAO TF (LU0256839860)

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000JV6

14.29% Outros

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc (IE00B1Z6D669)

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000G8V

5.00% Emergentes

Pictet Global Emerging Debt-HR EUR (LU0280438648)

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000006WB

Alternativo - 15%

15.00% Alternativo

Dunas Banco BIC Tesouraria A FIMA (PTVORDHM0002)

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000NY2R

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para os que pretendem apostar em emergentes, e nomeadamente na India, as eleições acabaram com a vitória de Narendra Modi, é tido como um reformista capaz de levar a India de um crescimento inferior a 5% para mais de 6% em 2015 segundo dados do FMI.

Sabem a minha opinião sobre estes tipos de mercado, no entanto para uma carteira táctica penso estar, e já estava há algum tempo, bastante aliciante.

Um fundo que poderá entrar nessas contas ( entre outros e como não sou grande apologista deste tipo de mercados confesso que não andei a pesquisar rigorosamente ) é este GS India Equity E LU0333810850, que apresenta o maior retorno para fundos em EUR de acções India.

Não sejam "gulosos" e ponderem sempre a volatilidade deste tipo de mercado :)

O minimo de investimento nesse GS são 1500 EUR (apesar de o minimo a manter ser apenas de 1 UP) e por essa razão eu preferi o Nordea-1 India Equity E (LU0637333690). ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

Partilho a minha carteira iniciada em 24/01/2014. Todos no verde!

Em Junho vou ter mais capital disponível e estou aberto a sugestões, para reforçar algum fundo, ou subscrever novos, desde já agradeço!

Obrigações 42%

E.S. Rendimento Plus FIA  Classe de Risco - 2

Tesouraria 17%

E.S. Tesouraria Ativa  Classe de Risco - 1

Misto 11%

E.S. Plano Prudente FIF A  Classe de Risco - 2

Ações Europa 12%

Franklin European Growth N Acc  Classe de Risco - 4 (6%)

F&C European Small Cap A  Classe de Risco - 4 (6%)

Ações EUA 11%

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND  Classe de Risco - 3

Ações Portugal 6%

ES Portugal Acções FIA Classe de Risco - 3

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

Partilho a minha carteira iniciada em 24/01/2014. Todos no verde!

Em Junho vou ter mais capital disponível e estou aberto a sugestões, para reforçar algum fundo, ou subscrever novos, desde já agradeço!

Obrigações 42%

E.S. Rendimento Plus FIA  Classe de Risco - 2

Tesouraria 17%

E.S. Tesouraria Ativa  Classe de Risco - 1

Misto 11%

E.S. Plano Prudente FIF A  Classe de Risco - 2

Ações Europa 12%

Franklin European Growth N Acc  Classe de Risco - 4 (6%)

F&C European Small Cap A  Classe de Risco - 4 (6%)

Ações EUA 11%

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND  Classe de Risco - 3

Ações Portugal 6%

ES Portugal Acções FIA Classe de Risco - 3

Quase metade da carteira está no ES Rendimento Plus, podias baixar um pouco o peso dele.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia!

Gostava que o pessoal com mais experiência me desse a sua opinião em relação a este assunto. Tenho a maior parte das minhas poupanças em DPs. Tenho também algum dinheiro aplicado nos seguros unit linked do Big e estou a ponderar colocar também algum capital em fundos. Entendo como funcionam e quais os tipos de fundos e riscos envolvidos mas não tenho conhecimento/disponibilidade para escolher os fundos por mim mesmo.

Aceito algum risco até porque a % das minhas poupanças a aplicar será pequena. Acham que o serviço Fund Advisor no Big pode ser uma boa opção para mim? Tem tido bom desempenho? Devo aceitar as sugestões do gestor de conta em relação a carteiras tipo?

Tenho também conta no Best. Qual será o melhor para investir em fundos? Alguma sugestão de carteira?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia!

Gostava que o pessoal com mais experiência me desse a sua opinião em relação a este assunto. Tenho a maior parte das minhas poupanças em DPs. Tenho também algum dinheiro aplicado nos seguros unit linked do Big e estou a ponderar colocar também algum capital em fundos. Entendo como funcionam e quais os tipos de fundos e riscos envolvidos mas não tenho conhecimento/disponibilidade para escolher os fundos por mim mesmo.

Aceito algum risco até porque a % das minhas poupanças a aplicar será pequena. Acham que o serviço Fund Advisor no Big pode ser uma boa opção para mim? Tem tido bom desempenho? Devo aceitar as sugestões do gestor de conta em relação a carteiras tipo?

Tenho também conta no Best. Qual será o melhor para investir em fundos? Alguma sugestão de carteira?

A escolha do banco para aplicação de fundos prende-se apenas por um facto, quantidade, quantidade que depois se traduz em qualidade, porque quanto maior a oferta maior a probabilidade de conseguires ter á disposição fundos de maior qualidade, neste caso o banco a escolher será sempre o banco Best, tem mais 1000 e tal fundos que a concorrência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A escolha do banco para aplicação de fundos prende-se apenas por um facto, quantidade, quantidade que depois se traduz em qualidade, porque quanto maior a oferta maior a probabilidade de conseguires ter á disposição fundos de maior qualidade, neste caso o banco a escolher será sempre o banco Best, tem mais 1000 e tal fundos que a concorrência.

David obrigado pela resposta. Já tenho conta no Best. O problema é, como te dizia, não tenho conhecimentos nem disponibilidade para fazer um seguimento e gestão da carteira de forma activa como o pessoal aqui faz. Por isso me pareceu uma boa opção o fund advisor do Big. Tens ideia se esse serviço funciona bem? Não sei se o Best terá alguma coisa do tipo. Ou se as sugestões dos PFAs ou carteiras modelo podem ser uma opção.

Se não for pedir muito, podes dar-me a tua opinião sobre estas carteiras recomendadas em Abril?

Carteira equilibrada Fund Advisor

Invesco Pan European High Income 22,5%

Mellon Global Emerging Market Debt Lcl Currency 15,0%

Pioneer Multi Asset Real return 15,0%

Templeton Global Bond Fund 15,0%

Blackrock Pacific Equity 10,0%

Fidelity Emerging Markets 10,0%

Threadneedle IF European Smaller Comp 7,5%

Fidelity Iberia 5,0%

Carteira agressiva Fund Advisor

Invesco Pan European High Income 20%

Blackrock Pacific Equity 15%

Threadneedle IF European Smaller Comp 15%

Mellon Global Emerging Market Debt Lcl Currency 15%

Fidelity Funds - China Consumer 10%

Pictet Global Megatrend 10%

Fidelity Emerging Markets 10%

Fidelity Iberia 5%

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )