Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Metam-se com o BES metam! Muita sorte tiveram aqueles que investiram em papel comercial deste grupo, considerado totalmente junk. Não fossem as inspeções da CMVM e do BdP a obrigarem ao reforço de imparidades para cobertura dos riscos e poderia haver muita gente a arder de futuro...

Tem sido um regafobe de notícias ultimamente. Sinceramente, nunca tinha visto tamanha cosa nostra...

Mais um AC a entalar acionistas para tapar buracos da famelga Espírito "Cosa Nostra" Santo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

PassosDiasAguiar

Apesar de estar registado e ser leitor deste fórum já há bastante tempo, este é o meu 1º post.

A minha carteira de fundos, que represente cerca de 25% dos meus investimentos, é composta por:

ES Tesouraria Ativa – 16%

BIC Tesouraria A – 16%

ES Plano Prudente – 16%

ES Rendimento Plus – 17%

ES Obrigações Europa – 17%

Invesco Pan European Structured Eq E – 18%

Pretendo reforçar com mais 1 fundo que irá ter um peso de 5%.

Que fundo me aconselham por forma a ter a minha carteira mais equilibrada?

obrigado

Estou inclinado para este:

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND - LU0347184318

Acham que é uma boa escolha para complementar a minha carteira?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou inclinado para este:

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND - LU0347184318

Acham que é uma boa escolha para complementar a minha carteira?

Na minha opinião, é um dos melhores fundos de Acções dos EUA. Como tens um fundo de Acções Europa, esse Pionner "encaixa" bem na tua carteira. Seria a minha sugestão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Metam-se com o BES metam! Muita sorte tiveram aqueles que investiram em papel comercial deste grupo, considerado totalmente junk. Não fossem as inspeções da CMVM e do BdP a obrigarem ao reforço de imparidades para cobertura dos riscos e poderia haver muita gente a arder de futuro...

Tem sido um regafobe de notícias ultimamente. Sinceramente, nunca tinha visto tamanha cosa nostra...

Mais um AC a entalar acionistas para tapar buracos da famelga Espírito "Cosa Nostra" Santo...

Ainda hoje pensei nisso ao ler os jornais. Quando saí do ES Liquidez, meti bom dinheiro em papel comercial da Rioforte. Esteve lá por 2 períodos (1 trimestre + 1 semestre). Já este ano, acabei por repartir esse montante noutras aplicações.

Estas notícias alertam-me para ter mais cuidado com tudo o que vem do universo BES (Best incluído). Já saí (muito chamuscado) do BPP, reduzi também muito no BCP e estou em vias de saída do Banif, o meu banco "sentimental".

Tendo presente o que se está a passar no BES/ESI, deixo a pergunta: em que banco, presentemente, podemos nós confiar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na minha opinião, é um dos melhores fundos de Acções dos EUA. Como tens um fundo de Acções Europa, esse Pionner "encaixa" bem na tua carteira. Seria a minha sugestão.

Para Ações EUA Cap. Grande Crescimento tenho o Threadneedle Amer Ext Alp R EUR - GB00B28CN800.

Tem o triplo de ações em carteira e por isso está mais diversificado em termos de mercado acionista, e não tem tanta concentração no setor das tecnológicas como o Pioneer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda hoje pensei nisso ao ler os jornais. Quando saí do ES Liquidez, meti bom dinheiro em papel comercial da Rioforte. Esteve lá por 2 períodos (1 trimestre + 1 semestre). Já este ano, acabei por repartir esse montante noutras aplicações.

Estas notícias alertam-me para ter mais cuidado com tudo o que vem do universo BES (Best incluído). Já saí (muito chamuscado) do BPP, reduzi também muito no BCP e estou em vias de saída do Banif, o meu banco "sentimental".

Tendo presente o que se está a passar no BES/ESI, deixo a pergunta: em que banco, presentemente, podemos nós confiar?

O que é que o Best tem a ver com o BES? isto era o mesmo que dizer que numa casa o pai anda na droga o filho também teria de andar :) :) basta ver os resultados que cada um tem de diferente para se perceber que o Best é autónomo do BES e não anda metido nas mesmas coisas que o BES.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A nivel de solidez, julgo que o santander é de longe o que esta melhor.

O que é que o Best tem a ver com o BES?

A estrutura accionista é composta por 75% do BES. O best é apenas um membro do corpo BES, pelo que pode estar sujeito a uma amputação ou a ser apanhado pela 'infecção' generalizada do grupo. Acredito mais na segunda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Estas notícias alertam-me para ter mais cuidado com tudo o que vem do universo BES (Best incluído). Já saí (muito chamuscado) do BPP, reduzi também muito no BCP e estou em vias de saída do Banif, o meu banco "sentimental". "

Foi por esta frase que fiz a pergunta, porque deu-me a entender que estaria a falar de aplicações ou algo do género.

Para mim é mais ruído que outra coisa, no aumento de capital do BCP também vinha recomendações ( que são sempre normais neste tipo de operação ) por parte da CMVM, e não houve este alarido.

A provisão dos 700M é verdade que foi imposto pela CMVM, numa de dar mais segurança, não foi por o Grupo estar nessas tais dificuldades que tanto apregoam, e falo em grupo e não BES, quem tem 75% do Best é o BES, o Espirito Santo Financial Group até já saiu de lá...o Ramiro que teve papel comercial não lhe pagaram tudo?

Banif é engracado que só se fala aqui nos foruns, porque na comunicação social não há alarido, porque será? por ter lá o Estado? reparem nisso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para Ações EUA Cap. Grande Crescimento tenho o Threadneedle Amer Ext Alp R EUR - GB00B28CN800.

Tem o triplo de ações em carteira e por isso está mais diversificado em termos de mercado acionista, e não tem tanta concentração no setor das tecnológicas como o Pioneer.

Com o inconveniente de no ultimo ano estar com performances consideravelmente abaixo do da Pioneer acima falado, igualando-se a 3 e a 5 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem tem o JPMorgan Funds Global Multi Strategy Income D (div) os dividendos já deviam ter caído ou devem cair hoje... É um fundo que vou acabar por resgatar e apostar na versão (acc) ou outro semelhante, não vejo vantagem em receber 20 ou 30€ de 3 em 3 meses.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem tem o JPMorgan Funds Global Multi Strategy Income D (div) os dividendos já deviam ter caído ou devem cair hoje... É um fundo que vou acabar por resgatar e apostar na versão (acc) ou outro semelhante, não vejo vantagem em receber 20 ou 30€ de 3 em 3 meses.

Quando há versões ACC é preferivel, pleo menos na minha maneira de pensar, mas há quem goste de ir recebendo esse complemento...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando há versões ACC é preferivel, pleo menos na minha maneira de pensar, mas há quem goste de ir recebendo esse complemento...

Na altura subscrevi mais numa de experimentar e não se revelou vantajoso. Consigo ver vantagem para quem viva de rendimentos ou como complemento à reforma.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas no fundo não é a mesma coisa? Em vez de se receber 20 ou 30€ de rajada, vai-se acumulando diariamente (só estou a perguntar para confirmar)...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A vantagem de acumular é que valoriza e consegues controlar melhor se está a ter uma rentabilidade aceitável ou não. Mais, os dividendos que te pagam ficam à ordem e como tal não valorizam.

Exacto. Não mencionei isso mas sabia do mesmo. Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    PassosDiasAguiar

Com o inconveniente de no ultimo ano estar com performances consideravelmente abaixo do da Pioneer acima falado, igualando-se a 3 e a 5 anos.

São 2 muito boas hipoteses, o Pioneer (LU0347184318) com 1 último ano melhor e Desvio Padrão menor, o Threadneedle (GB00B28CN800) com 1 carteira mais diversificada.

Tendo em conta que o que pretendo é fechar a minha carteira com este 7º e último fundo e não lhe mexer durante 2 ou 3 anos, não será melhor completar com um fundo de Acções Globais Cap. Grande Crescimento?

Como estes:

Vontobel Global Equity C - LU0218910965

MFS® Meridian Glbl Equity A1 EUR Acc - LU0094560744

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

São 2 muito boas hipoteses, o Pioneer (LU0347184318) com 1 último ano melhor e Desvio Padrão menor, o Threadneedle (GB00B28CN800) com 1 carteira mais diversificada.

Tendo em conta que o que pretendo é fechar a minha carteira com este 7º e último fundo e não lhe mexer durante 2 ou 3 anos, não será melhor completar com um fundo de Acções Globais Cap. Grande Crescimento?

Como estes:

Vontobel Global Equity C - LU0218910965

MFS® Meridian Glbl Equity A1 EUR Acc - LU0094560744

O Vontobel não te aconselho por ser em USD. O da Meridian é bom mas se o objectivo é ter uma carteira equilibrada eu preferiria o Pioneer.

Para mim o ideal até seria ter os 2, assim ficarias com 1 fundo de acções Europa, 1 fundo de acções EUA e 1 global.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há precisamente 1 ano o FED anunciava que iria comecar uma politica de redução de estimulos, o chamado Quantitive Easig que era de 85Biliões de dólares ao mês iria ser reduzido, a partir daí praticamente todos os activos financeiros crasharam, coisa que durou ainda por vários dias.

Vamos agora olhar para os fundos que estão na 1º página e ver as suas rentabilidades brutas a 1 ano, vamos imaginar a quem entrou nos fundos a 22 de Maio de 2013 o que lhe aconteceu, e sobretudo o que aconteceu a quem os manteve e a quem que com medo resgatou:

FUNDOS DE OBRIGAÇÕES:

E.S. Obrigações Europa FI Acc  +10.36

PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc -3.25

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc +1.02

PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc  +0.54

PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg -0.31

E.S. Rendimento Plus FIA +11.97

PIMCO GIS Global Hi Yld  Bd E Eur Hdgd  +4.33

AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR  +5.77

Nordea-1 European Cross Credit E    +4.36

F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg  -1.31

AXA WF Euro 5-7 EC EUR  +4.26

PF(LUX)-Global Emerging Debt HR EUR Acc -0.82

Henderson Horizon Euro Corp Bond A Acc +4.37

Jupiter JGF Dynamic Bond L EUR +7.16

Versão Acc: Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc +7.21

FUNDOS DE TESOURARIA/MONETÁRIO:

E.S. LIQUIDEZ FIA +3.40

Dunas Banco BIC Tesouraria - FI MA A  +4.35

E.S. Tesouraria Ativa  +3.11

E.S. Rendimento FEIA  +3.32

FUNDOS MISTOS:

E.S. Plano Prudente FIF A  +5.03

Invesco Balanced-Risk Alloc E  +0.21

Schroder ISF Glbl Multi-Asset Inc B Hg €  +1.87

MS INVF Global Balanced Risk Control B  -0.30

FUNDOS DE ACÇÕES:

EEF Equity Consumer Staples R Acc +0.32

Vontobel Fund Global Value Equity C  +0.24

Vontobel Fund - Emerging Markets Equity C  -10.82

Pictet Water-R EUR  +4.23

Allianz Europe Equity Growth CT EUR  +5.91

Threadneedle Eurp Sm Cos Ret Net EUR Acc  +11.80

Franklin European Growth N Acc  +12.20

F&C European Small Cap A  +17.16

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND  +8.68

JPMorgan Funds - JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR -15.40

Alken Absolute Return Europe A +5.16

UBS (Lux) EF Infrastructure (EUR) P +6.64

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aparentemente os mercados já acalmaram, alguém me quer elucidar sobre o que se passou nestes últimos dias?

Também gostava que alguém explicasse, resumida mas esclarecidamente, o que se passou (ou seja, qual o raciocínio por detrás deste receio dos investidores e do motivo da baixa dos fundos de obrigações/acções). Penso que, na generalidade, foi do dia 15 para 16 que começou este receio. Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também gostava que alguém explicasse, resumida mas esclarecidamente, o que se passou (ou seja, qual o raciocínio por detrás deste receio dos investidores e do motivo da baixa dos fundos de obrigações/acções). Penso que, na generalidade, foi do dia 15 para 16 que começou este receio. Obrigado.

Pode ter sido só pela malta que vende tudo em Maio para ter umas férias descansadas, é a minha primeira vez, não sei se poderá ter havido algo mais... Hoje já consegui recuperar boa parte dos ganhos perdidos de 15 a 21. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Da lista publicada e tendo atenção aquilo que tenho na minha carteira, desiludiram-me no último ano os seguintes:

- Invesco Balanced-Risk Alloc E

- EEF Equity Consumer Staples R Acc

- PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc

Acho que a rentabilidade do Vontobel Fund Global Value Equity C que apresentas (fonte morning star, suponho) não estará correta.

Julgo ser 8.03%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Axim não estive a ver em pormenor mas foi o que vi na Mornigstar, na Bloomberg estão os 8,03% que falas de facto, quando chegar a casa tenho de ver em pormenor, mas deverão ser os 8,03% que estarão correctos...

Quando se investe em determinados activos temos de tentar também estar informados do que ocorre em nosso redor, muitas vszes é ruido é verdade, mas é por causa desse ruido que os fundos caem, têm toda uma internet que vos poem a par do que se passa no mundo e nomeadamente a nivel de mercados financeiros, nem que seja antes de dormir deviamos de dar uma vista de olhos e talvez saibamos o porque das quedas recentes...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )