Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

investidorPT

Pode ser o reflexo de muitos supersticiosos estarem a vender as suas posições agora a 15 de Maio, esperemos pelos próximos dias para ver como os mercados reagem. Estou na expectativa.

É o meu primeiro Maio com ações, como foi nos 2-3 anos anteriores? 

Para mim é o meu 2º Maio.

O 1º(o de 2013) como todos sabem, foi muito mau e só muitos meses depois recuperei as mais valias que tinha altura(a carteira vinha desde Outubro 2012).

Na altura tinha uma % muito maior de Obrigações v Acções.

Agora estou com 55/45 e estava em máximos na carteira médio/longo prazo nos últimos dias.

Vamos ver o que nos reserva os próximos dias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Boa tarde amigos,

Após alguns meses da minha 1ª carteira que até estava a deixar-me +/- confiante, fiquei sem lucro e ainda esou a perder algum dinheiro.... Possa possa...

Mais valia ter regatado qd o file falou na correção que ia acontecer...

Então e vocês David, Titanium etc... Ainda estão com ganhos ou estão no vermelho como eu??

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde amigos,

Após alguns meses da minha 1ª carteira que até estava a deixar-me +/- confiante, fiquei sem lucro e ainda esou a perder algum dinheiro.... Possa possa...

Então e vocês David, Titanium etc... Ainda estão com ganhos ou estão no vermelho como eu??

Abraço

Estas a perguntar a mim? para eu estar no vermelho teria de acontecer uma hecatombe :) a maior parte dos meus fundos já os tenho há mais de 5 anos, a 5 anos se tiveres um fundo a vermelho é porque tens mesmo um muito mau fundo :)

As correcções acontecem, o que sobe também cai :) reparaste no que disse acima? em mais de 5 anos os meus fundos já passaram por algumas coisas, e não os tenho a vermelho... uma carteira de fundos tem tendência sempre a ficar no verde a médio a longo prazo, quem não perceber isto é complicado, não estejas á espera nem de perder muito nem de ganhar muito em poucos meses ou 1 ano...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Apesar de tudo o recuo não foi suficiente para os meus fundos ficarem no vermelho, o mais antigo é de Julho 2013, ainda é tudo muito recente. O que esperamos é que não corrija muito mais que isto, ninguém gosta de ver a 'vida a andar para trás' mas sabemos que isto é normal.

Para simplificar, perdi 6.6% dos ganhos, ou seja se tinha 1000€, agora fiquei com 934€.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde amigos,

Abraço

Não vale a pena andar a fazer grandes contas antes da carteira atingir alguma maturidade (>1 ano no mínimo).

Claro que é preciso estar atento ao que se passa, não vá acontecer alguma hecatombe, mas fora isso estas movimentações são normais e é preciso dar tempo ao tempo.

Se a carteira tiver sido bem pensada (activos, alocações, regiões), não há que ter grandes receios...

A minha carteira iniciou-se em fevereiro de 2013, tem um anito e picos, e só há cerca de 3-4 meses arrancou para terrenos positivos depois das quedas entre maio e junho de 2013.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Este ano não pode haver sell in may porque existe a expectativa de estimulos monetários do BCE na reunião de junho...no fundo que tenho esta semana -0,44%...nada de mais ;) se calhar este ano é mais sell in june se essa expectativa se gorar...lol ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Olá Nautilus, muito obrigado pela tua ajuda.

De facto era o que eu dizia apenas aparece a composição de carteira. Não devem saber fazer os relatórios mensais do fundo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Fernando Cruz

Mas nem toda a carteira rentabiliza desde essa data? Foste adicionando fundos, certo?

Em relação à carteira, não entendo muito bem o porque do fundo de volatilidade da Amundi. Sei que garante alguma proteção à carteira em tempos de crise, mas não sei até que ponto valerá a pena.

Pode ser que alguém com maior conhecimento neste tipo de fundos dê alguma ajuda.

O Templeton passou um mau bocado, mas tá a recuperar. Tem provas dadas, será de manter.

O BFG Global All. Fund, Misto Moderado, gosto mais do  Nordea-1 Stable Return Fund E EUR (LU0227385266), na minha opiniao bastante superior ao BFG. Ou se quiseres arriscar um pouco mais, dentro dos mistos tens este também: LU0243957742.

Ou ainda este: JPM Global Income D (acc)-EUR: LU0740858492

Quanto ao BFG Euro markets acho que tens melhor dentro da categoria, nao gosto de apostar em fundos com desvio padrao superior à rentabilidade a 3 anos. Parece-me que estas bsatante condicionado devido ao banco com que trabalhas.

Amanha vejo os restantes....

Em relação ao volatilidade da Amundi, eu também já não vejo muitos motivos para mantê-lo a  não ser o tema risco cambial (Como o fundo é em Dólar, talvez ainda consiga vender com menos perdas com o recuo do EUR/USD).

Realmente, o Templeton é um fundo para manter.

Os fundos "Nordea... EUR (LU0227385266)" e "JPM... EUR (LU0740858492)" parecem-me muito bons para uma carteira moderada, mas não os tenho disponíveis no banco em que tenho a carteira (Estou a ponderar uma entrada através de outro banco). O Invesco Pan Eur (LU0243957742) faz parte de uma outra carteira que eu tenho e claramente é um fundo para manter (rentabilidade de 5,70% desde Agosto de 2013).

Muito obrigado pela análise.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Relativamente ao Fundo ES Rendimento Plus já a algumas sessões que está a descer.

visto algumas obrigações estarem "lá em cima", o que acham do comportamento deste fundo?

E o mesmo se pode dizer do Obrigações Europa, que está ao nível do início do presente mês.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

BOAS... tb tenho esses dois fundos tem sido uma porrada valente!!!!

quando entrei no inicio do ano tb levei uma boa pancada mas depois foi sempre a subir, espero k volte á normalidade!!!

eu a pensar k ia ser uma ano com rentabilidades próximas de 2012 k foram excecionais, mas depois disto não me parece!!!

abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

BOAS... tb tenho esses dois fundos tem sido uma porrada valente!!!!

quando entrei no inicio do ano tb levei uma boa pancada mas depois foi sempre a subir, espero k volte á normalidade!!!

eu a pensar k ia ser uma ano com rentabilidades próximas de 2012 k foram excecionais, mas depois disto não me parece!!!

abraço

Porque pensaste que ia ser igual a 2012? se tivesses reparado nas nossas "previsões" nunca se disse que este ano seria igual a 2012 para as obrigações, pelo contrário, diz-se é que seria a continuação de um ano mais virado para as acções, nomeadamente Europa, as únicas obrigações mais interessantes neste contexto seriam os periféricos, e portanto era de se apostar em fundos que os tivesse em carteira, o Obrigações Europa está com uma rentabilidade este ano de 10,52%, o Rendimento Plus de 5,72%, liquidos, em 5 meses, se isto não é bom, aliás, óptimo para o tipo de fundos que é, então não sei o que será bom hihi.

Mas devem-se recordar que disse que até á saida da Troika estes fundos iriam sempre subir, porque as taxas de juro iriam continuar a baixar, a partir daqui prespectivava-se uma lateralização, não está para já acontecer essa lateralização, está a acontecer uma descida, no entanto essa descida deve-se a factores também elas externas, todas as obrigações estão a cair de uma forma geral.

O mês de Maio parece ser sempre um mês bastante volátil, mês de apresentação de alguns resultados, reuniões do FED etc etc.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muzinich Short Duration High Yield Fund Hedged EUR Accumulation R Units 

IE00B3MB7B14 

Este fundo encontra-se em destaque no Best, é o fundo dentro da categoria de HY menos volátil, com um desvio padrão a 1 ano e 3 anos mais baixos da oferta do Best, no entanto é o que rende menos...  Parece ser fundo para dar pouca dor de cabeça estando exposto a HY. 

Rentabilidade: 

Ano: 0,87%

1Ano: 2,35%

3Anos: 3,72%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por acaso lembrei-me de perguntar ING se o fundo E.S. Liquidez do Luxemburgo estava disponível para compra por lá. Hoje recebi a resposta e disseram-me que sim e que contactasse com o meu gestor para tratar disso.

Por lá como?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por acaso lembrei-me de perguntar ING se o fundo E.S. Liquidez do Luxemburgo estava disponível para compra por lá. Hoje recebi a resposta e disseram-me que sim e que contactasse com o meu gestor para tratar disso.

Por curiosidade, também perguntei por esse ES Liquidez Luxemburgo - que por acaso até tem a sua designação em inglês (Liquidity Fund) - ao meu PFA, na conversa que eu tivemos ontem, e ele informou-me que esse fundo só se encontra disponível "a pedido" do cliente (isto é, não é normalmente oferecido / apresentado ao clientes do banco) e que que se encontra apenas disponível para montantes (confesso, aqui já não me recordo bem...) creio que superiores a 500K.

O meu PFA ainda chegou, no tablet, a fazer umas estimativas/projeções para "alavancagem" da minha conta (infelizmente, ela "ainda" não atinge aquele valor), mas eu imediatamente desisti, pois, no momento atual da minha vida, não me interessam nada estes "esquemas" que poderão trazer (mais) "dores de cabeça", se, por alguma razão, a conjuntura se agravar.

Fiquei com a ideia, portanto, que este Liquidity Fund do Bes era mesmo só para alguns, com carteiras mais recheadas. Mas o amigo talvez possa trazer aqui uma informação mais concreta e detalhadas sobre este fundo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por curiosidade, também perguntei por esse ES Liquidez Luxemburgo - que por acaso até tem a sua designação em inglês (Liquidity Fund) - ao meu PFA, na conversa que eu tivemos ontem, e ele informou-me que esse fundo só se encontra disponível "a pedido" do cliente (isto é, não é normalmente oferecido / apresentado ao clientes do banco) e que que se encontra apenas disponível para montantes (confesso, aqui já não me recordo bem...) creio que superiores a 500K.

O meu PFA ainda chegou, no tablet, a fazer umas estimativas/projeções para "alavancagem" da minha conta (infelizmente, ela "ainda" não atinge aquele valor), mas eu imediatamente desisti, pois, no momento atual da minha vida, não me interessam nada estes "esquemas" que poderão trazer (mais) "dores de cabeça", se, por alguma razão, a conjuntura se agravar.

Fiquei com a ideia, portanto, que este Liquidity Fund do Bes era mesmo só para alguns, com carteiras mais recheadas. Mas o amigo talvez possa trazer aqui uma informação mais concreta e detalhadas sobre este fundo.

Tenho a informação de 100k/125k... mas já foi há uns meses, só se entretanto alterarm por causa daquela imposição qualquer dos 500k...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Porque pensaste que ia ser igual a 2012? se tivesses reparado nas nossas "previsões" nunca se disse que este ano seria igual a 2012 para as obrigações, pelo contrário, diz-se é que seria a continuação de um ano mais virado para as acções, nomeadamente Europa, as únicas obrigações mais interessantes neste contexto seriam os periféricos, e portanto era de se apostar em fundos que os tivesse em carteira, o Obrigações Europa está com uma rentabilidade este ano de 10,52%, o Rendimento Plus de 5,72%, liquidos, em 5 meses, se isto não é bom, aliás, óptimo para o tipo de fundos que é, então não sei o que será bom hihi.

Mas devem-se recordar que disse que até á saida da Troika estes fundos iriam sempre subir, porque as taxas de juro iriam continuar a baixar, a partir daqui prespectivava-se uma lateralização, não está para já acontecer essa lateralização, está a acontecer uma descida, no entanto essa descida deve-se a factores também elas externas, todas as obrigações estão a cair de uma forma geral.

O mês de Maio parece ser sempre um mês bastante volátil, mês de apresentação de alguns resultados, reuniões do FED etc etc.

Esta a pensar k ia ser próximo de 2012, por estar com uma rentabilidade tao boa em 5 meses... Mas na tua perspetiva achas k vai voltar a levantar a curto prazo?

Estive a ver e no ano passado o mês de junho ainda foi pior!!!!

Perdas de 5/6%.

Abraço 

Sent from my iPhone using Tapatalk

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esta a pensar k ia ser próximo de 2012, por estar com uma rentabilidade tao boa em 5 meses... Mas na tua perspetiva achas k vai voltar a levantar a curto prazo?

Estive a ver e no ano passado o mês de junho ainda foi pior!!!!

Perdas de 5/6%.

Abraço 

Sent from my iPhone using Tapatalk

Isso é uma incógnita e temos de ver o porquê das coisas acontecerem, o ano passado sabemos o que aconteceu a partir do dia 25 de Maio e que se arrastou durante mais de 1 mês...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    PassosDiasAguiar

Apesar de estar registado e ser leitor deste fórum já há bastante tempo, este é o meu 1º post.

A minha carteira de fundos, que represente cerca de 25% dos meus investimentos, é composta por:

ES Tesouraria Ativa – 16%

BIC Tesouraria A – 16%

ES Plano Prudente – 16%

ES Rendimento Plus – 17%

ES Obrigações Europa – 17%

Invesco Pan European Structured Eq E – 18%

Pretendo reforçar com mais 1 fundo que irá ter um peso de 5%.

Que fundo me aconselham por forma a ter a minha carteira mais equilibrada?

obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho a informação de 100k/125k... mas já foi há uns meses, só se entretanto alterarm por causa daquela imposição qualquer dos 500k...

Se a fasquia do Liquidity Fund do Luxemburgo se situasse nesses limites mínimos, a minha carteira no banco preenchia os requisitos e não me teriam colocado entraves nem proposto alavancagem...

Receio que os valores sejam outros e... bem mais elevados. Mas veremos o que dizem ao nosso amigo Ruicarlov sobre este Liquidity do Bes.

Aguardemos, portanto, pela informação que lhe vão prestar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )