Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Pelo que vi no AXA World Funds Global High Yield Bonds E Capitalisation EUR hedged (95%)

aquilo passou de 905 para 1448 em 4 anos. Isto significa que malta que tenha investido 1000€ em 2008 tem neste momento 1448/905*1000€= 1596 euros? Para 4 anos parece-me bastante pouco...

A mim deu-me 1600€ (mas isso também são pormenores). Achas 60% em 4 anos pouco? 15% ao ano (brutos) bem então tens de me dizer o que consideras razoável ;D  já que isso é pouco :P

Assim que este fundo tiver um ano de rentabilidade negativa irei subscrevê-lo :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Caros amigos foristas,

Alguém me sabe explicar bem a matemática existente nos custos dos fundos de investimentos vs ETF?

Gostava de o saber porque quero aproveitar o BEST Trading Pro para investir antes do fim do ano (pergunto-me se estarei com demasiada pressa e corro o risco de perder o que poupa em comissões devolvidas através de uma má análise e subsequente mau investimento.

Caso queiram dar uma olhadela, fiz um post no tópico "Super PPR" do Salvador por causa deste assunto.

Obrigado pela ajuda, boas entradas para 2013,

António

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Qualquer das formas, o que eu vejo é uma rentabilidade efectiva a rondar os 50% desde 2008 até agora, não foge desses 500€ que falas, agora vamos a análises, dizes que é pouco, 500€ em 4 anos é definitivamente pouco, mas falas num investimento de 1000€, em que tens uma média de rentabilidade bruta anual de 12,50%, IRS 28% liquida de 9%...a minha pergunta é, onde ganhas 9% liquidos/ano??

Alteramos a grandeza de 1000€ para 100 000€, já seriam 50 000€.. ;D

Falaste em algo pertinente, e fizeste um "erro" muitas vezes feito por várias pessoas, apenas olham para aquilo que se ganhou me dinheiro e esquecem-se da rentabilidade em percentagem, ora quando se investe 1000€ durante 4 anos e no fim se tem "apenas" 500€ de mais vali parece pouco, mas esquecem-se que tiveram uma média de rentabilidade liquida de 9%/ano...

Também não sei onde ele viu aqueles números. O que eu vejo é que há 4 anos (fim de 2008), a cotação rondava os 35€ e agora ronda os 70€, o que se traduz numa valorização efectiva de cerca de 100% e não de 50% (média anual de 25%).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também não sei onde ele viu aqueles números. O que eu vejo é que há 4 anos (fim de 2008), a cotação rondava os 35€ e agora ronda os 70€, o que se traduz numa valorização efectiva de cerca de 100% e não de 50% (média anual de 25%).

Eu contei desde inicio de 2008 porque foi o que falou o aligatorsword, que dá 45,18%...nesse ano a rentabilidade foi negativa, apenas arredondei para 50%.

Mas se formos a contar a partir de 2009 isso sem dúvida, foi de 100%, olha 100 000€ aplicados desde essa altura? teriamos agora 200 000€... ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros amigos foristas,

Alguém me sabe explicar bem a matemática existente nos custos dos fundos de investimentos vs ETF?

Gostava de o saber porque quero aproveitar o BEST Trading Pro para investir antes do fim do ano (pergunto-me se estarei com demasiada pressa e corro o risco de perder o que poupa em comissões devolvidas através de uma má análise e subsequente mau investimento.

Caso queiram dar uma olhadela, fiz um post no tópico "Super PPR" do Salvador por causa deste assunto.

Obrigado pela ajuda, boas entradas para 2013,

António

Não estou muito dentro dos ETFs, mas como funcionam em bolsa, o precário deverá ter comissões de compra/venda, comissões de custódia (no best tradind pro não tem), falam nas duplas tributações para ETFs estrangeiros...a meu ver a única coisa que tem de melhor em relação aos fundos é a baixa comissão de gestão, mas acho que acaba por vezes não compensar versus fundos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu contei desde inicio de 2008 porque foi o que falou o aligatorsword, que dá 46,40%...nesse ano a rentabilidade foi negativa, apenas arredondei para 50%.

Mas se formos a contar a partir de 2009 isso sem dúvida, foi de 100%, olha 100 000€ aplicados desde essa altura? teriamos agora 200 000€... ;D

Confirmo os teus cálculos.

Já agora, aproveito para salientar que os tais 100% de valorização nos últimos 4 anos coincidem com o período de bull mode das obrigações. Se analisarmos os 4 anos anteriores (fim de 2004 até fim de 2008), o saldo é bastante diferente: uma rentabilidade bem negativa (-24%).

Isto só para relembrar a velha máxima de que as rendibilidades passadas não constituem garantia de rendibilidade futura.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já agora, aproveito para salientar que os tais 100% de valorização nos últimos 4 anos coincidem com o período de bull mode das obrigações. Se analisarmos os 4 anos anteriores (fim de 2004 até fim de 2008), o saldo é bastante diferente: uma rentabilidade bem negativa (-24%).

Isto só para relembrar a velha máxima de que as rendibilidades passadas não constituem garantia de rendibilidade futura.

Óbvio, e não podemos deixar de dizer que falamos em particular de um fundo de obrigações HY, não é propriamente um fundo de baixo risco, daí a forte volatilidade que também se traduz em rentabilidades altas a longo prazo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ao que o David referiu, acrescento apenas que esse período de 2004-2008(não todo) coincidiu com a valorização das bolsas. Portanto até faz sentido essa valorização! Agora deve começar a arrefecer um pouco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esta semana foi péssima para os fundos. Até fundos estáveis estão negativos.

BiC Tesouraria; ES Monetário; ES rendimento Plus; Es Plano crescimento; ES Obrigações.

O caixagesst nos últimos tempos anda muito fraquito mas esta semana até se portou bem.

O que faz termos estas quedas no final do ano? É normal? Poderá indicar um ano de 2013 mau para estes fundos?

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Fresquinho

Quais destes fundos me aconselham:

IE00B11XYW43 - PIMCO Emerging Markets Bond E EUR (Hedged) Acc

LU0236182225 - F&C Emerging Markets Bond C Euro Hedged

Sei que aqui no forum aconselham o f&c, mas já agora gostava de ouvir a vossa opinião, porque a nivel de rentabilidades estão muito similares e o outro que apresento sempre é PIMCO... se é que isto quer dizer alguma coisa...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

BiC Tesouraria; ES Monetário; ES rendimento Plus; Es Plano crescimento; ES Obrigações.

O caixagesst nos últimos tempos anda muito fraquito mas esta semana até se portou bem.

O que faz termos estas quedas no final do ano? É normal? Poderá indicar um ano de 2013 mau para estes fundos?

Cumprimentos.

Péssimo? para os fundos de acções sim tem descido bastante então o eurizon nem se fala, agora dás como exemplo o Esaf obrigações  ele subiu 3.53% desde 6/12 achas isso mau :)?

Quem me dera que fosse assim todos os meses

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cumprimentos.

Confesso que não notei nada de especial no BIC nem no Rendimento Plus, os outros não vi, o RP desceu por volta dos 0,20%, o BIC manteve praticamente igual...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quais destes fundos me aconselham:

IE00B11XYW43 - PIMCO Emerging Markets Bond E EUR (Hedged) Acc

LU0236182225 - F&C Emerging Markets Bond C Euro Hedged

Sei que aqui no forum aconselham o f&c, mas já agora gostava de ouvir a vossa opinião, porque a nivel de rentabilidades estão muito similares e o outro que apresento sempre é PIMCO... se é que isto quer dizer alguma coisa...

O PIMCO também é bom, só não coloquei no TOP porque daqui a pouco seria um TOP PIMCO hehe, também tens este PF(LUX)-Global Emerging Debt HR EUR Acc  ...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Fresquinho

O PIMCO também é bom, só não coloquei no TOP porque daqui a pouco seria um TOP PIMCO hehe, também tens este PF(LUX)-Global Emerging Debt HR EUR Acc  ...

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

nao sei do que falas...

gestao em tempo real dos fundos? nao me parece de todo necessario...

biglink nao conheço mas essa comissao é mesmo para o que?

eu no meu Activobank nao me lembro de ver essas comissoes... alias a unica coisa que reparei foi comissoes de subscriçao dos fundos e mais nada, mas posso estar enganado!

Por Santasnoites

Não sei se já alguém respondeu sobre o produto do biglink, a mim também me foi sugerido pelo gestor, fiz uma breve pesquisa e cheguei a conclusão que esse produto já existe desde 2007 e que varia com uma percentagem de -2 e 2 por cento.

Da uma vista de olhos aqui

http://www.eurovida.pt/cotacoes/cotacoes.aspx?ct=669

Embora o big só esta a comercializar a um ano. Mas o histórico e importante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

nao sei do que falas...

gestao em tempo real dos fundos? nao me parece de todo necessario...

biglink nao conheço mas essa comissao é mesmo para o que?

eu no meu Activobank nao me lembro de ver essas comissoes... alias a unica coisa que reparei foi comissoes de subscriçao dos fundos e mais nada, mas posso estar enganado!

A mensagem anterior era para este membro, peco desculpa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho uma dúvida acerca do "nível de risco", se é que se pode chamar assim.

Um fundo que aposte em obrigações de governos europeus (ex: Invesco Europan Bond) pode-se dizer que é mais ou menos arriscado que um PIMCO Diversified Income?

Estou a tentar apurar esta info para adequar a % da minha carteira alocada a cada fundo.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho uma dúvida acerca do "nível de risco", se é que se pode chamar assim.

Um fundo que aposte em obrigações de governos europeus (ex: Invesco Europan Bond) pode-se dizer que é mais ou menos arriscado que um PIMCO Diversified Income?

Estou a tentar apurar esta info para adequar a % da minha carteira alocada a cada fundo.

Obrigado.

Coloquei ontem na 1ª página os niveis de "risco" de cada fundo no TOP, o nivel de risco é uma medida que vai de 1 a 6 dada pela APFIPP para de alguma forma facilitar um pouco a noção de "risco", não é mais que ver o desvio padrão de cada um a 1 ano e colocar o fundo nos intervalos de 1 a 6, onde 1 é o menos arriscado e 6 o mais arriscado.

Na questão que colocas, se fores a cada fundo no banco Best vai-te a parecer a classe onde estão inseridos, e ai poderás comparar, se quiseres ir um pouco mais longe é fazeres o que já se falou por aqui, vês cada um, vês os desvios padrão de cada a 3 anos, e o que tiver um desvio mais baixo será o que a nivel de "risco" será mais baixo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )