Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

presidentedajunta

Pretendia fazer duas aplicações como complementos de reforma. A ideia é ir reforçando todos os meses com 50€ em cada um para que no médio e longo prazo (20 anos ou mais ) possa ter uma boa rentabilidade.

No entanto estou indeciso em subscrever pprs com capital garantido, fundos PPR ou mesmo fundos de investimento. O que me aconselham?

Por um lado acho que os fundos poderão ser a melhor opção no longo prazo, mesmo fundos de acções. No entanto o que me leva a pensar duas vezes nos fundos é o caso de daqui a 20 anos provavelmente não existirá o fundo que subscrever e poderei ter de andar a mexer em tudo novamente daqui a 7 ou 8 anos.

Aceito as vossas sábias sugestões.

este é o espírito do forum e por isso mesmo gostava poder ouvir algumas opiniões antes de me decidir. No entanto posso referir que para o prazo tão longo acho que será de apostar num fundo PPA. Por exemplo estive a ver o do Montepio e desde 2014 portanto em 9 anos teve a rentabilidade total de 80%. Mas mesmo sendo PPA BPI ou Espírito Santo, o saldo neste tipo de PPRs no longo prazo é claramente favorável.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

presidentedajunta

Porque é que daqui a 20 anos já não existirá o fundo?

Não é muito comum um fundo durar tantos anos. No entanto estando a falar nos casos dos fundos PPAs, pelas suas particularidades de incidirem sobre o psi 20 e serem para longo prazo, penso que até poderão manter-se daqui por 20 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas Pedro.

Quem é conservador deverá colocar.se num fundo de ações?

Sim , numa percentagem pequena, funciona como amortecedor no caso de desvalorização das obrigações visto as classes terem uma correlação inversa se reparar todos os fundos mistos conservadores aplicam uma pequena percentagem em acções.duvidas disponha ;) o fundo que lhe recomendei não é de acções só, é flexivel neste momento tem 40 e tal % de acções o resto obrigações e liquidez...no total da sua carteira se o subscrever irá ficar com 5% de acções em carteira

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok Pedro. Obrigado.

Como só vou ter o dinheiro disponivel quinta feira, ainda tenho tempo para decidir a alocação.

Se for por essa via ficarei de fato com 4,623% de ações.  ;)

Na realidade, o correcto era ter 10% de acções  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Pretendia fazer duas aplicações como complementos de reforma. A ideia é ir reforçando todos os meses com 50€ em cada um para que no médio e longo prazo (20 anos ou mais ) possa ter uma boa rentabilidade.

No entanto estou indeciso em subscrever pprs com capital garantido, fundos PPR ou mesmo fundos de investimento. O que me aconselham?

Por um lado acho que os fundos poderão ser a melhor opção no longo prazo, mesmo fundos de acções. No entanto o que me leva a pensar duas vezes nos fundos é o caso de daqui a 20 anos provavelmente não existirá o fundo que subscrever e poderei ter de andar a mexer em tudo novamente daqui a 7 ou 8 anos.

Aceito as vossas sábias sugestões.

Pessoal quem puder dar a sua opinião eu agradeço :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Eu subscrevi o Fundo PPR do Invest exatamente com esse objetivo: iniciei com 500€ e vou reforçar com 50€ todos os meses.

Eu estou a pensar no PPA do Montepio. Já teve um ano com -50% mas os outros anos compensam largamente. Para tantos anos penso que um fundo de acções possa ser mais interessante. Se bem que esse AR tb é muito bom.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ola a todos, já a algum tempo que vou seguindo os vários tópicos do forum mas esta é a minha primeira intervenção. Até ao momento os meus investimentos passaram pelos DP normais. À uns anos a trás, investi um quanto nas Obrigações do SLB que entretanto já venceram, e agora está quase tudo nos CTPM e CA. Tenho um pequeno investimento em Bric 2015 (grande pontapé na atmosfera), e fiz recentemente aquisição de um fundo (Caixagest Oportunidades, que foi um fundo aconselhado pela minha nova gestora de conta (CGD). Entretanto como tinha algum para investir e os DP estão como estão decidi que vou colocar em Fundos. Deixo aqui a carteira que estou a ponderar adquirir dentro de 1 semana altura em que vence uma poupança. Agradeço os vossos comentários e opiniões, tenham em conta que o valor que irei aplicar não equaciono necessitar por muitos anos.

Que acham que devo trocar para "equilibrar o cesto"?

[table]    [tr] [td]Obrig[/td] [td] [/td] [td] ISIN[/td] [/tr] [tr] [td]25[/td][/tr][/table] ES Obrigações Europa Euro FIAO TF[/t][/t] PTYESRLM0008  [table][tr] [td]15[/td][/tr][/table] PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc[/t] IE00B11XZ103  [table][tr] [td]20[/td][/tr][/table] AXA WF Global High Yield Bds E(H)-C EUR[/t] LU0189847253  [table][tr] [td]Ações[/td][/tr][/table]  [/t]    [table][tr] [td]10[/td] [td]BPI Ibéria FIAA[/td][/tr][/table] PTYPISHM0010[/t]  [table][tr] [td]5[/td][/tr][/table] Schroder ISF Frontier Markets Eq B[/t] LU0562314475  [table][tr] [td]5[/td][/tr][/table] Vontobel Global Equity C[/t] LU0218910965  [table][tr] [td]5[/td][/tr][/table] Schroder ISF UK Equity B Acc[/t] LU0106245920  [table][tr] [td]5[/td][/tr][/table] JPM Brazil Equity D (acc) - EUR[/t] LU0522352789  [table][tr] [td]10[/td][/tr][/table] Franklin European Growth N Acc €[/t] LU0122612764  [table][tr] [td]5[/td][/tr][/table] Franklin MENA N Acc €-H1[/t] LU0358406055

desde já agradeço os vossos comentários

P.S constitui a carteira com base em leitura aqui do forum, conselhos deco e comparações várias

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tb tenho esse fundo ES ppr, a subscrição foi igual a um fundo no best,  não sei se isso é possível,  programar subscrição

Aproveito parar pedir a vossa opinião, tou a perder 3.84% no

Allianz Renminbi Currency - A (H2-EUR) - EUR (LU0665628672

O que fariam ? Tenho  1000e nisto

Já agora :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante PedroB

Eu subscrevi o Fundo PPR do Invest exatamente com esse objetivo: iniciei com 500€ e vou reforçar com 50€ todos os meses.

X2, eu foi com 1000€. Num mes ja rende praticamente o mesmo que um DP a prazo a um ano a 3.25%. A dez anos o fundo ja está nos 8.10% de randibilidade média, o que é impressionante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

aconselham o Invest AR PPR  para um fundo a 3 anos sem beneficios fiscais para  uma pessoa que se vai iniciar no mundo dos fundos ?

Os mais entendidos que se pronunciem, mas acho 3 anos pouco.

Para iniciar no mundo dos fundos a 3 anos eu procuraria qualquer coisa a nível de obrigações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu até investia no AR PPR mas como tem estado em alta, acredito que vá corrigir. Digamos que a UP está muito cara para entrar neste momento.

E o que é que isso interessa num PPR o momento de entrada? 30 anos não chega para diluir o risco de entrada?

alguem me sabe dizer qual a forma de criar um plano de entregas mensal para o ES fundo PPR?

De qualquer forma, tanto o ES PPR, como o AR PPR estão a valorizar mais ou menos o mesmo a 1 ano. Pelo que nao faz sentido nenhum a sua ordem de pensamento de evitar um para subscrever o outro ou vice versa com a justificação de corrigir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Vou iniciar-me nos fundos e gostava de ter o vosso feedback sobre esta composição:

ES Obrigações Europa    Moderado          33%

ES Rendimento Plus        Conservador    33%

ES Plano Crescimento    Moderado          33%

Juntamente com isto tenho algumas obrigações e depósitos a prazo.

A ideia é ter uma carteira equilibrada a longo prazo (3 a 5 anos) com risco moderado.

Aproveito para vos perguntar como funciona a entrega periódica para ES Obrigações Europa. esta informação está nas condições comerciais do fundo no site da esaf.

Planos de Entregas Periódicas   Mensal - 50 €

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

E o que é que isso interessa num PPR o momento de entrada? 30 anos não chega para diluir o risco de entrada?

De qualquer forma, tanto o ES PPR, como o AR PPR estão a valorizar mais ou menos o mesmo a 1 ano. Pelo que nao faz sentido nenhum a sua ordem de pensamento de evitar um para subscrever o outro ou vice versa com a justificação de corrigir.

Daniel posso estar errado mas como sendo um fundo de obrigações e como esta valorização que houve decorre de factores extraordinários e duma conjuntura que só aparece de 20 em 20 anos, se calhar é normal que o valor corrija durante os próximos 5 ou 6 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Presidente, eu ja tentei por todos os meios explicar-lhe como se processa o fundo.

Desde 2001, o fundo tem 7.60% liquidos, ou seja a 13 anos. Boa parte das principais obrigações da carteira só atingem a maturidade daqui a 10 ou 20 anos (portanto é tao simples quanto mante-las em carteira em caso de nao haver melhor) ou são ETFs que seguem os indices da zona euro. Em todo caso, o fundo tem margem para ficar 50%/50% entre acções+obrigações privadas + obrigações publicas.

Já agora explique a referência à "conjuntura que só aparece de 20 em 20 anos" por favor, já que há 20 anos ainda nem havia o euro, e o que é que vai acontecer daqui a 5 ou 6 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Presidente, eu ja tentei por todos os meios explicar-lhe como se processa o fundo.

Desde 2001, o fundo tem 7.60% liquidos, ou seja a 13 anos. Boa parte das principais obrigações da carteira só atingem a maturidade daqui a 10 ou 20 anos (portanto é tao simples quanto mante-las em carteira em caso de nao haver melhor) ou são ETFs que seguem os indices da zona euro. Em todo caso, o fundo tem margem para ficar 50%/50% entre acções+obrigações privadas + obrigações publicas.

Já agora explique a referência à "conjuntura que só aparece de 20 em 20 anos" por favor, já que há 20 anos ainda nem havia o euro, e o que é que vai acontecer daqui a 5 ou 6 anos.

Daniel esqueça não vale a pena. Fique apenas com isto: Para mim o fundo vai corrigir bastante nos próximos anos, devido às fortes valorizações que teve nos últimos anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante SergioG

Bom dia,

antes de mais, muitos parabéns pelo que vocês tem aqui. Tenho lido e aprendido bastante com este tópico mas penso que ainda não o suficiente para criar a minha própria carteira e é por isso que venho aqui pedir a vossa ajuda\opinião.

A carteira que tenho pensada até ao momento é a seguinte:

ACÇÕES 40%

Threadneedle American Extended Alpha R EUR Acc - GB00B28CN800 - 14% (Subscrito)

Franklin European Growth N Acc € - LU0122612764 - 12% (Subscrito)

MFS® Meridian Funds Global Equity A1 EUR Acc - LU0094560744 - 14%

OBRIGAÇÕES 32%

AXA WF Global High Yield Bds E(H)-C EUR - LU0189847253 - 22%

ES Tesouraria Ativa FIMA - PTYESPLM0000 - 10% (Subscrito mas é para resgatar parte do capital pois tenho ~85% do capital aqui)

MISTOS 28%

Fidelity FPS Moderate Growth A-Acc-EUR - LU0251130554 - 28%

Espero não estar a arriscar muito nas acções, é uma carteira para ~5/6 anos, não quer dizer que depois não continue com ela mas a ideia é resgatar a maior parte do capital nessa altura.

Muitos destes fundos foram "escolhidos" com base naquilo que tenho lido por aqui, queria também apostar algo no Brasil mas ainda não sei onde.

Peço a vossa ajuda para avaliar esta carteira e/ou fazer as devidas correções antes de avançar.

Desde já, muito obrigado :)

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )