Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

presidentedajunta

David das várias categorias de fundos apenas tens um do BPI que é o BPI Acções.

Pergunto: Achas que este seja o mais indicado uma vez que incide apenas no PSI20? Não seria mais recomendável, devido à diversificação o BPI Investimento acções em que investe em acções de todo o mundo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante PedroB

Uma coisa que ainda não percebi muito bem nos fundos de obrigações. Não é suposto ou umas obrigações darem sempre lucro no vencimento do cupão, ou então haver incumprimento?

Sendo assim, porque é que um fundo de obrigações desvaloriza sem haver incumprimento?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Uma coisa que ainda não percebi muito bem nos fundos de obrigações. Não é suposto ou umas obrigações darem sempre lucro no vencimento do cupão, ou então haver incumprimento?

Sendo assim, porque é que um fundo de obrigações desvaloriza sem haver incumprimento?

Porque nem sempre os fundos deixam levar as obrigações até à maturidade. Por exemplo, se tivessem comprado dívida portuguesa há 10 anos e depois vendido na altura em que os yelds estavam nos tais 6% ou 7% (ou seja quando o preço estava historicamente baixo), estavam a perder dinheiro, certo?

No entanto, se tivessem tido a coragem de aguentar os títulos de dívida até à maturidade iam receber o montante nominal todo de volta assim como os cupões correspondentes. Aí sim, tinham sempre lucro garantido a menos que o estado português entrasse em default.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante PedroB
    Porque nem sempre os fundos deixam levar as obrigações até à maturidade. Por exemplo, se tivessem comprado dívida portuguesa há 10 anos e depois vendido na altura em que os yelds estavam nos tais 6% ou 7% (ou seja quando o preço estava historicamente baixo), estavam a perder dinheiro, certo?

No entanto, se tivessem tido a coragem de aguentar os títulos de dívida até à maturidade iam receber o montante nominal todo de volta assim como os cupões correspondentes. Aí sim, tinham sempre lucro garantido a menos que o estado português entrasse em default.

Sim, isso eu percebo. Mas imaginando um fundo com 5 obrigações, não seria de esperar que todos os dias sejam feitos "trades" nessas obrigações. ou seria? Não seria mais de buy and hold, e apenas venda em caso de duvida da capacidade de cumprir com o cupão?

É que cinceramente não percebo aqueles flutuações decimais negativas, mas obvio que haverá uma razão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, isso eu percebo. Mas imaginando um fundo com 5 obrigações, não seria de esperar que todos os dias sejam feitos "trades" nessas obrigações. ou seria? Não seria mais de buy and hold, e apenas venda em caso de duvida da capacidade de cumprir com o cupão?

É que cinceramente não percebo aqueles flutuações decimais negativas, mas obvio que haverá uma razão.

Estás-te a referir à cotação diária do fundo? Isso provavelmente está associado ao valor de cada um dos títulos no mercado. Se num dia um título vale 50 e no dia seguinte vale 49 e se esse título representa 10% do valor do fundo, é natural que o valor do fundo passe a valer menos 0,2%. Ou seja, seria o valor que o fundo teria se tivesse que ser dissolvido naquela altura, vendendo todos os títulos que possui.

Dependendo das obrigações, o seu valor no mercado secundário pode flutuar diariamente, por isso o valor do fundo também flutua... O que não quer dizer que vá dar prejuízo, apenas que as obrigações que o constituem estão em queda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David das várias categorias de fundos apenas tens um do BPI que é o BPI Acções.

Pergunto: Achas que este seja o mais indicado uma vez que incide apenas no PSI20? Não seria mais recomendável, devido à diversificação o BPI Investimento acções em que investe em acções de todo o mundo?

Que fundo é esse BPI Investimento Acções?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Que fundo é esse BPI Investimento Acções?

é um fundo de reforma tal como o acções mas que diversifica o investimento em acções internacionais daí entender que seria melhor que o de acções que segue o psi20

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tb tenho esse fundo ES ppr, a subscrição foi igual a um fundo no best,  não sei se isso é possível,  programar subscrição

Aproveito parar pedir a vossa opinião, tou a perder 3.84% no

Allianz Renminbi Currency - A (H2-EUR) - EUR (LU0665628672

O que fariam ? Tenho  1000e nisto

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Provavelmente já devem ter colocado e respondido a esta questão, mas não consigo encontrar. Alguém aconselha um site onde se possa criar o portfolio de fundos pessoais? O morningstar.com tem essa opção, mas pede-me um zip/postal code e não consigo criar perfil. Alguém me ajuda?

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    investidorPT

Boa tarde,

Provavelmente já devem ter colocado e respondido a esta questão, mas não consigo encontrar. Alguém aconselha um site onde se possa criar o portfolio de fundos pessoais? O morningstar.com tem essa opção, mas pede-me um zip/postal code e não consigo criar perfil. Alguém me ajuda?

Cumprimentos

UNIENCE

https://www.unience.com

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado investidorPT,

Estou a explorar o site, mas não lhe estou a achar muita piada. Já experimentaste o portfolio do morningstar.com? Pelos exemplos e imagens parece-me mais interessante. Não consigo é criar perfil  ::)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    investidorPT

Ok, já consegui registar-me em morningstar.com

Vou criar portfolio e depois partilho a experiência  ;)

Eu utilizo o Unience e o Bloomberg, mas mais em detalhe tenho as várias carteiras no Unience.

Tenho também as carteiras no http://portfolio.ft.com/ mas existem fundos que não é possível adicionar (ES Rendimento Plus, ...) e por essa razão fica para 2º plano.

Se alguém souber como se pode pedir para adicionar os fundos disponíveis no http://portfolio.ft.com/ agradeço que me informe, pois já enviei emails a alguns dos contactos disponíveis neste site e não obtenho resposta.

Por exemplo, existem vários fundos da ESAF disponíveis para adicionar ao portfolio mas o ES RPlus não está disponivel.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Precisava da vossa ajuda:

Tenho os seguintes fundos:

ES Rendimento Plus : 33.33%

ES Liquidez : 11.11%

ES Tesouraria ativa : 44.44%

ES Obrigações Europa : 11.11%

Pretendo fazer um reforço que equivale a cerca de 10% do dinheiro, que tenho neste momento em fundos. Aumento o Obrigações Europa ou o Rendimento Plus? Ou Outro?

É notório que sou conservador e pretendo manter os fundos por muitos anos.

Não sou propriamente um investidor ativo.

P.S. Não tenho conta no Best. Apenas no Bes.

Muito obrigado a todos aqueles que possam ajudar. (Especialmente ao David).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pretendo fazer um reforço que equivale a cerca de 10% do dinheiro, que tenho neste momento em fundos. Aumento o Obrigações Europa ou o Rendimento Plus? Ou Outro?

O Rplus e o OEuropa têm tendência a lateralizar um pouco, no entanto dos dois o RPlus será o mais calminho, uma vez que dizes que és mais para o conservador talvez reforçasse esse, até porque a volatilidade dele tem baixado devido muito ao peso de mais de 10% que tem actualmente no Liquidez do Luxemburgo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

es plano crescimento

mata dois coelhos duma cajadada só

diversifica e acrescenta acções `que estão em falta

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Pretendia fazer duas aplicações como complementos de reforma. A ideia é ir reforçando todos os meses com 50€ em cada um para que no médio e longo prazo (20 anos ou mais ) possa ter uma boa rentabilidade.

No entanto estou indeciso em subscrever pprs com capital garantido, fundos PPR ou mesmo fundos de investimento. O que me aconselham?

Por um lado acho que os fundos poderão ser a melhor opção no longo prazo, mesmo fundos de acções. No entanto o que me leva a pensar duas vezes nos fundos é o caso de daqui a 20 anos provavelmente não existirá o fundo que subscrever e poderei ter de andar a mexer em tudo novamente daqui a 7 ou 8 anos.

Aceito as vossas sábias sugestões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu não consigo criar um portfolio com fundos em lado algum.

A conselho do investidorPT ainda tentei https://www.unience.com, mas continuo na mesma. Só consigo criar portfolio de ações. Para isso uso o Google Finance...

Sei que poderá ser nabice. Alguém pode dar umas luzes de como criar um portfolio de fundos no unience ou outra plataforma qualquer?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pretendia fazer duas aplicações como complementos de reforma. A ideia é ir reforçando todos os meses com 50€ em cada um para que no médio e longo prazo (20 anos ou mais ) possa ter uma boa rentabilidade.

No entanto estou indeciso em subscrever pprs com capital garantido, fundos PPR ou mesmo fundos de investimento. O que me aconselham?

Por um lado acho que os fundos poderão ser a melhor opção no longo prazo, mesmo fundos de acções. No entanto o que me leva a pensar duas vezes nos fundos é o caso de daqui a 20 anos provavelmente não existirá o fundo que subscrever e poderei ter de andar a mexer em tudo novamente daqui a 7 ou 8 anos.

Aceito as vossas sábias sugestões.

Porque é que daqui a 20 anos já não existirá o fundo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )