Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Muito se tem falado por aqui nestes fundos...

ES Acções Europa    > perfil dinâmico  > 9,21% (média 5 anos)  > risco 6

ES Obrigações Europa  > perfil moderado    > 12,33% (média 5 anos)    > risco 5

ES Rendimento Plus      > perfil conservador  > 10,55% (média 5 anos)    > risco 3

Numa perspectiva mais simplista tipo "escolha acertada" e tendo como referência estes fundos da ESAF, eu pergunto: é possível ou valerá a pena obter fundos semelhantes em outras sociedades gestoras nacionais ou internacionais que apresentem a mesma ou superior relação rendibilidade/custo de gestão e fiscalidade?

Imaginemos um capital de 5/6k para investir até 5 anos, com o objectivo de ter uma hipotética rendibilidade de 8~10%/ano apostados em 3 frentes (perfis) e sem necessidade de resgate antecipado.

Tenho conta no BIG, BCP, CGD e BES, embora na CGD e BES só sou um dos titulares, pois o capital não é meu. Para estes fundos teria que provavelmente abrir conta no BEST, ou seja, valerá a pena?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Muito se tem falado por aqui nestes fundos...

ES Acções Europa    > perfil dinâmico  > 9,21% (média 5 anos)  > risco 6

ES Obrigações Europa  > perfil moderado    > 12,33% (média 5 anos)    > risco 5

ES Rendimento Plus      > perfil conservador  > 10,55% (média 5 anos)    > risco 3

Numa perspectiva mais simplista tipo "escolha acertada" e tendo como referência estes fundos da ESAF, eu pergunto: é possível ou valerá a pena obter fundos semelhantes em outras sociedades gestoras nacionais ou internacionais que apresentem a mesma ou superior relação rendibilidade/custo de gestão e fiscalidade?

Imaginemos um capital de 5/6k para investir até 5 anos, com o objectivo de ter uma hipotética rendibilidade de 8~10%/ano apostados em 3 frentes (perfis) e sem necessidade de resgate antecipado.

Tenho conta no BIG, BCP, CGD e BES, embora na CGD e BES só sou um dos titulares, pois o capital não é meu. Para estes fundos teria que provavelmente abrir conta no BEST, ou seja, valerá a pena?

Se o objectivo é apenas fazer fundos ESAF não é necessário abrir conta no Best, a não ser que no BES cobram comissões de conta...

Não há fundos iguais, poderás encontrar fundos da mesma categoria e com alguma correlação, mas iguais não há, vê só a coisa desta forma, o ES Rendimento Plus aposta muito nos periféricos, com Portugal á cabeça, achas que algum fundo estrangeiro se sujeitaria a tal exposição? nomeadamente a Portugal? há fundos que têm exposição a Portugal, mas não no peso que por exemplo esse tem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Desculpa a insistência. #Compra em Maio, Vende em Agosto. Valor da operação igual compra/venda e despesas/encargos (zero).Estas operações repetem-se no ano de 2013. Não há mais-valias ou menos valias? Não há despesas..#. Penso que se há venda deverão ser declaradas embora não haja mais valias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Tenho uma carteira revista desde Março/ Abril do ano passado no qual inclui grande parte dos fundos aconselhados deste TOP ...

A questão é de momento a rentabilidade do mesmo anda á volta dos 2% na sua globalidade. Sou um investidor conservador pelo que o objectivo inicial é deixar andar uns aninhos e ir reforçando ... o que vos parece? devo mexer? tenho um pouco de tudo ...

Não tenho acompanhado o mercado. Como isto está? O que vos parece?

Confesso que a expectativa inicial era ter á volta de uns 7 8% anual ...

Um abraço e obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esta carteira está "parada" mais ou menos desde Maio do Ano passado.

O objectivo inicial era uma gestão passiva e com esta carteira visar obter entre 6 a 10% em média por ano.

Todavia a mesma deve estar com 2% se tanto desde essa altura. Alguém me sabe dizer se o best calcula automáticamente a rentabilidade da carteira toda?

O que os meus caros aconselham?

Cmpts

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelo que vejo tem neste momento 26 fundos e com uma diversificação brutal, o que desde logo se torna um problema se não conseguir andar atento a todas as notícias dos países e economias onde tem os seus ativos investidos.

Deve apontar no máximo para 10 fundos, dependendo também do seu tempo para acompanhar a carteira, a atual quantidade de fundos apenas a considero aceitável se andar diariamente em cima do acontecimento e se souber bem o que está a fazer.

Na minha opinião, assumindo uma gestão pouco ativa, ficava melhor apenas com acções e obrigações Europeias/Americanas, alguns setoriais e emergentes, mas não mais de 20% para uma gestão passiva. É a minha receita atual e estou com 9% líquidos ao ano. Se podia ter mais, podia, mas também corria mais riscos de perder capital.

De todos esses fundos os que eu consideraria que poderia ser interessante manter neste momento seriam:

- Axa WF

- BPI Portugal

- D Bd Turkey\JPM Turkey( creio que esteja para breve o recuperamento da Turquia, se bem que é um país muito instável) mantenha apenas um)

- ES Obrigações Europa

- F&C Small cap

- FT Biotech( creio estar um bom momento para reforçar depois das recentes quebras)

- JF ASEAN equity (mais um que penso que recupera ainda este ano, reforçar ou não, eis a questão)

- Pioneer US fundamental growth

Como vê deixei muitos de fora, até porque em muitos está a repetir-se, mas para resgatar os outros tem que os ir analisar um a um e jogar com o timing da coisa... mas vá reduzindo senão vai perder horas e horas e ter poucos resultados.

Tente manter mais ou menos 35% ações 50% obrigações e 15% em setoriais. Se tiver conta no BEST pode usar a ferramente X-ray para simular uma futura carteira.

Aguarde por outras opiniões.

Vejas minhas duas carteiras em anexo, iniciadas por volta de 07-2013.

post-7004-1441239670764_thumb.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

À primeira vista parece-me claramente que apostaste em activos bastante arriscados, principalmente:

- Turquia

- Tailândia

- Biotechs

- Asean

Já para não falar nos emergentes....

O Asean parece estar a querer recuperar com +4.29% no ultimo mês, talvez seja uma boa altura para reforçar mas com critério.

De um modo geral parece-me que tens a carteira demasiado confusa e com demasiado risco (não sei se tinhas esta noção aquando da subscrição).

Eventualmente, precisas de reformular e simplificar a carteira.

Ponderaria tambem resgatar o Allianz european growth pois já tens em duplicado com o FTempleton.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vendendo o Allianz european growth entraria em qual? ou quais? brasil? asia?

Queria ir vendendo aos poucos ... confesso q n gosto de vender red ... todavia se tiver que assumir percas é sem problema ... e entrar nos que me aconselhassem ...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Desculpa a insistência. #Compra em Maio, Vende em Agosto. Valor da operação igual compra/venda e despesas/encargos (zero).Estas operações repetem-se no ano de 2013. Não há mais-valias ou menos valias? Não há despesas..#. Penso que se há venda deverão ser declaradas embora não haja mais valias.

Então se há venda tens de declarar sim, percebi que seria apenas os movimentos, os bancos costumam enviar papeis com os movimentos em obrigações, acções, clns, fundos etc.. pensei que fosse isso, se existiu uma venda tens de declarar sim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esta carteira está "parada" mais ou menos desde Maio do Ano passado.

O objectivo inicial era uma gestão passiva e com esta carteira visar obter entre 6 a 10% em média por ano.

Todavia a mesma deve estar com 2% se tanto desde essa altura. Alguém me sabe dizer se o best calcula automáticamente a rentabilidade da carteira toda?

O que os meus caros aconselham?

Cmpts

Média de 6%/10% em quantos anos? há quantos anos tens essa carteira? ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vendendo o Allianz european growth entraria em qual? ou quais? brasil? asia?

Queria ir vendendo aos poucos ... confesso q n gosto de vender red ... todavia se tiver que assumir percas é sem problema ... e entrar nos que me aconselhassem ...

Não tentes vender para entrar em fundos mais "arriscados" para recuperar supostas perdas, ás vezes é pior a emenda que o soneto :)

Logo pessoalmente eu não tinha entrado na Turquia, assim como sobrepor alguns emergentes que tens, o ASEAN é para deixares estar uns 5 anos plo menos.

Minha recomendação, eu acho que não faria era nada, deixava a poeira assentar, a ver o que acontece com os emergentes, depois quando já estivesse no ponto zero aí sim tentar ver o que fazia, ou não, há quanto tempo tens a carteira mesmo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não tentes vender para entrar em fundos mais "arriscados" para recuperar supostas perdas, ás vezes é pior a emenda que o soneto :)

Logo pessoalmente eu não tinha entrado na Turquia, assim como sobrepor alguns emergentes que tens, o ASEAN é para deixares estar uns 5 anos plo menos.

Minha recomendação, eu acho que não faria era nada, deixava a poeira assentar, a ver o que acontece com os emergentes, depois quando já estivesse no ponto zero aí sim tentar ver o que fazia, ou não, há quanto tempo tens a carteira mesmo?

Esta desde o ano passado, fi-la com o intuito de deixar andar durante uns anos ... reforçando ou vendendo ali ou aqui consoante as dicas do pessoal entendido ... mas posso-a reformular se aconselharem ... deixando-a correr...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esta desde o ano passado, fi-la com o intuito de deixar andar durante uns anos ... reforçando ou vendendo ali ou aqui consoante as dicas do pessoal entendido ... mas posso-a reformular se aconselharem ... deixando-a correr...

O que me parece aqui importante é dizeres que estás com uma rentabilidade de 2% num ano, quando o teu objectivo seria pelo menos 5%/ano, só que só tens ainda 1 ano de referencia, imagina, se a carteira daqui a um ano estiver a render 8% ficas com a média de 5%/ano...entendes o que quero dizer? não te podes cingir a um ano, ainda mais a carteira que tens que é algo agressiva.

Mas podes ir sempre seguindo as dicas do pessoal claro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Certo.

Todavia em face da rentabilidade que tenho até agora, achei que talvez fosse correcto e perceber melhor se podia e devia melhorar a mesma tendo em conta os objectivos que pretendo?  Ou seja, potenciar a carteira, procurando fazer uns  retoques na mesma. . .

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Certo.

Todavia em face da rentabilidade que tenho até agora, achei que talvez fosse correcto e perceber melhor se podia e devia melhorar a mesma tendo em conta os objectivos que pretendo?  Ou seja, potenciar a carteira, procurando fazer uns  retoques na mesma. . .

Os tais retoques podes sempre fazer, o problema de todos nós é saber onde e quando fazer tais retoques, as acções da Turquia têm agora subido, quem entrou há uns meses na Turquia está  a ter uma excelente rentabilidade, até que poderia ser um bom retoque, mas o problema é que já tens Turquia e a perder mais de 20%, o problema é esse, agora vais querer talvez fazer Brasil porque muito pessoal fala no Brasil, mas depois o Brasil cai e lá se vai o retoque.

Não estou a tentar demover-te dos tais retoques, não é isso, o que eu quero tentar dizer, mas atenção que é só opinião pessoal, é que eu pessoalmente não fujo muito daquilo que tenho na 1º página a nivel de espaço geográfico, se reparares não tenho Brasil, ou Turquia ou alguns mercados menos "regulamentados", sabes porquê? porque já invisto há muito tempo em fundos e comecei a dar conta que a tentativa de potenciar as carteiras me fazia perder dinheiro, ou por mau timming, ou pela fiscalidade, ou pelo que ouvia dizer que isto este ano é que vai dar etc, então adoptei o mesmo critério, comprar e deixar estar e sobretudo ficar exposto ao mercado Americano e Europeu, e ir para Emergentes seria sempre com baixo valor ( hoje em dia recomendo mercado fronteira ) em detrimento de emergentes.

Repara que entre resgates e subscrições de novos fudos perde-se em média 7/8 dias nas melhores das hipoteses e nesses dias um fundo pode descer bastante como subir, isto é mesmo feito de propósito, senão os fundos acabavam por não ter liquidez suficiente sempre que andassemos a resgatar e a subscrever novos (eterna discussão entre fundos e ETFs) estes sim são bons para isso, esta estratégia só é eficaz dentro do possivel quando fazes uma carteira mestre ( a chamada carteira core ) e várias outras carteiras secundárias, ( as chamadas satélite ) onde na carteira core fazes um buy and hold de longo prazo e deste modo é uma alocação estratégica, e nas satélite fazes os rebalanceamentos necessários tanto a nivel de pesos em cada fundo como subscrição e resgates numa estratégia táctica.

Por isso é que disse que mais valia estar como está para já, o que está a render está a render, o que está a perder não recomendo resgatar, mas tu é que tens de ver o que achas melhor, aqui acabamos sempre por dar as nossoas opiniões pessoais, uns acertam outros falham :) :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Certo.

Na minha opinião tens uma carteira desiquilibrada. Por exemplo, tens 5 fundos acções Europa quando 2/3 é mais do que suficiente.

Apesar de não saber as percentagens que tens em cada fundo, se fosse eu tentava equilibrar mais a carteira:

Acções Europa

- JPM Europe Eq. Plus (Cap. Grande Misto) ou Allianz Europe Eq. Growth (Cap. Grande Crescimento)

- F.T. European Growth (Cap. Flexivel)

- F&C European Small cap (Cap. Pequena)

Este saía: Threadneedle European Smaller Companies.

Acções E.U.A.

- Pionner US Fundamental (Cap. Grande Crescimento)

- Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc GB00B0WGY707 (Cap. Pequena/Média)  NOVO

Acções Global

- Threadneedle Global Equity Income Retail EUR Acc GB00B1Z2NR59 (Dividendo Alto) NOVO

Possivelmente mantinha o Vontobel Emerging Markets Eq.  que parece estar a recuperar mas mais tarde tambem deixava cair este e substituia-o por um Global Cap. Pequena.

Sectoriais e Especificos:

- BPI Portugal

- Eurizon Consumer Staples (4,74 de valorização no ultimo mês)

- Fidelity Thailand (parece estar a recuperar)

- JPM Asean Equity

Mistos:

Livrava-me de todos (ou no máximo ficava com o Invesco) e com esse valor subscrevia o M&G Optimal Income  GB00B1VMCY93

Nos de obrigações não mexia muito. Resgatava um dos Pimco para subscrever o Jupiter Dynamic Bond LU0459992896.

É uma opinião...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )