Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

O problema para mim reside na determinação de até quando podemos esperar, quais os sinais a que devemos estar atentos?

Tive uma situação em que num determinado momento o Pictet generics HR estava a ganhar consecutivamente á algum tempo e ao segundo dia que vi o fundo a perder resgatei, com ganhos é verdade, mas 1 mês depois teria acumulado mais 9%...vá-se lá adivinhar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Graças a deus não entrei nas Biotecnologias, estaria agora a levar porrada na ordem dos 30%.

Sugestões para uma carteira para constituir para a semana que vem?

Já li Brasil e Médio Oriente... Fora isso, obrigações, globais ou europeias?

Proponho os seguintes fundos:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000001X6I

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000J5I1

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000J5HW

Eu diria que o mais seguro é o 1º fundo, pois não tem Turquia, mas em contra-partida é onde, no prazo de 1 ano, se pode ter menos retornos.

O 3º fundo será o mais arriscado, mas é aquele que num prazo de 2 anos se podem ter mais retornos, porque é de longe o mais desvalorizado dos três e vai depender dos resultados das próximas eleições, mas é sabido que os mercados costumam antecipar esses eventos, pelo que temos que arriscar antes dos eventos para tentar captar a grande fatia do provável arranque para um upside consistente, pois será pouco provável o Brasil descer mais, em termos de média mensal.

Abr,

file 112

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O problema para mim reside na determinação de até quando podemos esperar, quais os sinais a que devemos estar atentos?

Tive uma situação em que num determinado momento o Pictet generics HR estava a ganhar consecutivamente á algum tempo e ao segundo dia que vi o fundo a perder resgatei, com ganhos é verdade, mas 1 mês depois teria acumulado mais 9%...vá-se lá adivinhar.

A questão é que ao tentar esticar um upside em 5%, podemos a seguir, no prazo de 2 semanas, perder 15%, pelo que acho que a eventual subida no esticar da corda, não compensa a sua rotura e a acentuada perda.

Abr,

file 112

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva agora vou apostar no:

Espirito Santo Portugal Accoes (PTYESYLM0009)

MTD    -3.69%    -4.29%

1 Month    -0.47%

e

Invesco Global Smaller Companies Equity E Acc EUR (LU0607512935)

3 Months    -2.35%

Wish me luck :)

Edit: Afinal não pode ser só tenho 500€ e ia logo todo para o Invesco

Assim

BPI Global Investment Fund Iberia R - 250€

UBS (Lux) Equity Fund - Infrastructure (EUR) P-acc - 250€

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só por curiosidade, estou com +30% no ES Rendimento Plus e de +45% no ES Obrigações Europa, em quase 2 anos...

Nesta altura, entrar no ES Obrigações Europa será uma boa ideia?

Que vos parece?

Eu tenho :

12.5% No Es Liquidez

50.0% Es Tesouraria

37.5% Es Rendimento Plus

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só por curiosidade, estou com +30% no ES Rendimento Plus e de +45% no ES Obrigações Europa, em quase 2 anos...

Que vos parece?

Eu tenho :

12.5% No Es Liquidez

50.0% Es Tesouraria

37.5% Es Rendimento Plus

Eu entrei hoje. Já tinha Portugal acções, Obrigações Europa e Rendimento Plus. Resgatei o Plano Crescimento com uma mais valia de 5.7%. Já estava ''cansado'' deste fundo ora sobe hoje ora desce amanha. Vira o disco e toca o mesmo. Resgatei no valor maximo da UP e digamos que tive sorte. Há um mês atrás estava quase com o mesmo valor e já nessa altura estava para resgatar mas não resgatei. Reforcei Portugal Acçoes e Obrigaçoes Europa. Se fiz mal ou não... O tempo dirá

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu entrei hoje. Já tinha Portugal acções, Obrigações Europa e Rendimento Plus. Resgatei o Plano Crescimento com uma mais valia de 5.7%. Já estava ''cansado'' deste fundo ora sobe hoje ora desce amanha. Vira o disco e toca o mesmo. Resgatei no valor maximo da UP e digamos que tive sorte. Há um mês atrás estava quase com o mesmo valor e já nessa altura estava para resgatar mas não resgatei. Reforcei Portugal Acçoes e Obrigaçoes Europa. Se fiz mal ou não... O tempo dirá

Cumprimentos

tas cansado com 7% a um ano e 4,25% a 6 meses? ;) os que subscreveste tem mais risco ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Resgatei o Plano Crescimento com uma mais valia de 5.7%. Já estava ''cansado'' deste fundo ora sobe hoje ora desce amanha. Vira o disco e toca o mesmo.

Não percebi o que queres dizer com isto :) o que ora não sobe ora não desce só talvez depósitos e papel comercial :) se um fundo só subir ou só descer não é um fundo :) :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

David estava a pensar aplicar num fundo accoes europa mas, para quem tem menos conhecimentos será mais defensivo investir num de acções global, certo?

O de acções global, para quem tem uma perspectiva de longo prazo, não precisa estar a mudar o focus de investimento porque o próprio fundo, mediante os sinais dos mercados refaz a sua alocação. Por exemplo acredito que estes fundos accoes globais começaram já a diminuir a % de exposição aos USA e a aumentar na europa.

Faz sentido esta minha análise?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já agora estive a pensar, sei que maior parte da malta não gosta de fundos mistos.

Que tal ter uma carteira composta somente de mistos?

Ex. IBRA,Es PLANO prudente e M&g optimal?

Vou testar no unience

Confesso que quando descobri o M&G Optimal Income através da discussão aqui no fórum fiquei agradavelmente surpreendido. Trata-se de um fundo "gigantesco" (~13M EUR), classificado com 5E Morningstar e que tem tido rentabilidades muito apetecíveis para o nível de volatilidade apresentada. Além disso, é um fundo que tem vindo sistematicamente a bater o índice de referência, algo que o ES Plano Prudente não consegue fazer. Isto deve-se muito provavelmente ao facto do Beta do M&G (1.12) ser superior a 1 enquanto que o do ES é 0.53. Já o Rácio de Sharpe do M&G (1.49) é ligeiramente inferior ao do ES (1.78).

Em termos de carteira o M&G tem cerca de 86% do património investido em obrigações (~1500 obrigações diferentes) enquanto que o ES tem 54% (~15 obrigações diferentes). O M&G tem maior exposição ao Reino Unido (~31%) enquanto que o ES tem ~10%.

Estes pontos que destaco permitem ter uma ideia das diferenças entre estes dois fundos. Detenho o ES Plano Prudente há já alguns meses e parece-me um fundo bastante interessante em termos de rentabilidade/volatilidade. No entanto estou a ponderar nas próximas semanas reduzir a exposição ao ES e investir no M&G, com mais algum dinheiro que já tenho de lado.

Considero que o desempenho do M&G tem sido muito bom e com uma solidez incrível! Comparem por exemplo o gráfico de rentabilidade do M&G com o do Invest AR PPR FIMA... Apesar do Invest ter a melhor rentabilidade média a 5 anos nesta categoria (~16%) prefiro ter o M&G que com muito menos volatilidade apresenta uma rentabilidade média de 12% ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Que vos parece?

Eu tenho :

12.5% No Es Liquidez

50.0% Es Tesouraria

37.5% Es Rendimento Plus

Quem tem estes fundos (3) tem que declarar para efeitos de mais valias?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nos fundos não há obrigação de declarar nada, seja mais valias  ( G ) seja rendimentos de capitais ( E )

Também tinha essa ideia David. E desculpa a insistência (não leves a mal)...tens a certezaque é assim?

Acontece que hoje, a minha contabilista disse.me que eu precisava para efeito de mais valias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também tinha essa ideia David. E desculpa a insistência (não leves a mal)...tens a certezaque é assim?

Acontece que hoje, a minha contabilista disse.me que eu precisava para efeito de mais valias.

Então ela que diga onde está essa obrigatoriedade :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para os fundos de investimento isso não se aplica, se fosse uma obrigação a coisa mudava de figura pois aí tinhas que declarar.

Acho estranho ainda não me ter chegado a declaração para anexo E do Banco Invest. >:(

Não está disponivel na tua área pessoal no site?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho um documento emitido pelo BES gestão de carteiras - movimentos do ano. Obrigações e outros títulos de dívida. PTBEMCXE0012, Valor Unitário, Quantidade, Valor da Operação, Despesa/Encargos na alienação. Compra em Maio, Vende em Agosto. Valor da operação igual compra/venda e despesas/encargos (zero).

Estas operações repetem-se no ano de 2013. Não há mais-valias ou menos valias? Não há despesas.

Será isto que se vai declarar em IRS? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho um documento emitido pelo BES gestão de carteiras - movimentos do ano. Obrigações e outros títulos de dívida. PTBEMCXE0012, Valor Unitário, Quantidade, Valor da Operação, Despesa/Encargos na alienação. Compra em Maio, Vende em Agosto. Valor da operação igual compra/venda e despesas/encargos (zero).

Estas operações repetem-se no ano de 2013. Não há mais-valias ou menos valias? Não há despesas.

Será isto que se vai declarar em IRS? 

Essas obrigações pagam um cupão de 3.375%? parece bastante pouco...para não falar que são subordinadas..

Só na venda ou na maturidade é que se declara, isso é apenas um documento informativo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )