Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

File112, quando falas do fundo do setor da saúde referes-te ao JPM Global Healthcare D (acc) - USD (LU0432979960)?

Em relação à Turquia tenho vindo a acompanhar a evolução deste mercado que é naturalmente apetecível, primeiro pela grande desvalorização das ações a que temos assistido e segundo pela possibilidade deste país vir a integrar a EU. Qual o fundo que sugeres para investir neste país? Eu estou a considerar um destes dois:

• HSBC GIF Turkey Equity E Acc (LU0213962813)
    • JPM Turkey Equity D (acc) EUR (LU0117839612)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Uma brincadeira que fiz com o Excel, em que comparei o rendimento líquido de um portfolio buy&hold vs um portfolio com resgates anuais e onde juntei igualmente o impacto de dividendos ACC e dividendos INC.

Isto apenas para demonstrar, matematicamente, que constituir uma simples carteira em que não se mexe todos os anos, poderá ser mais vantajoso a longo prazo.

849_a174a298094f09caf2dcc66d4da30639e078a92c.zip

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

File112, quando falas do fundo do setor da saúde referes-te ao JPM Global Healthcare D (acc) - USD (LU0432979960)?

Em relação à Turquia tenho vindo a acompanhar a evolução deste mercado que é naturalmente apetecível, primeiro pela grande desvalorização das ações a que temos assistido e segundo pela possibilidade deste país vir a integrar a EU. Qual o fundo que sugeres para investir neste país? Eu estou a considerar um destes dois:

• HSBC GIF Turkey Equity E Acc (LU0213962813)
    • JPM Turkey Equity D (acc) EUR (LU0117839612)

O fundo do setor saúde é esse que indicas e quanto à Turquia tenho o do JPMorgan que o ano passado e este ano tem melhores performances que o fundo do HSBC.

Mas atenção que o mercado acionista da Turquia é dos mercados mais voláteis que conheço pelo que é preciso ter coragem, um bom coração e ter "big balls" para entar neste mercado, pois eu entrei em meados de janeiro de 2013 e até meados de maio de 2013 tive um ganho da ordem dos 25% (4 meses), mas, depois do tipo da Fed falar em finais de maio de 2013, tive uma drawdown da ordem dos 45% em cerca de 1 mês, e asim passei de uns positivos 25% para uns negativos 20%. Esta desvalorização deveu-se essencialmente à brutal desvalorização da moeda turca em relação ao EUR ou USD, em consequência do ataque dos grandes especuladores institucionais através das saídas massivas e repentinas de capital para fora da Turquia, e agora estão a voltar para comprar os ativos subvalorizados que antes tinham provocado essa mesma desvalorização.

Esta semana vou subscrever o fundo do JPMorgan Emerging Middle East Eq. D (acc) EUR http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000J5I1

pois é um fundo que tem cerca de 37.5% da Turquia, da ordem de 59% dos países árabes do médio oriente, com um grande peso do Qatar (ganhou o campeonato do mundo de futebol), e cerca de 3.5% de África (Egito). A minha estratégia era ter um fundo dos mercados fronteira do médio oriente mas que tivesse uma forte componente da Turquia e menos peso de África, mas que ao mesmo tempo não tivesse o ano passado uma forte sobrevalorização como aconteceu com os fundos da Schroders e da Franklin, e o fundo que encontrei mais adequado à minha estratégia foi esse da JPMorgan, que o ano passado teve até uma perda de -3.7% devido ao peso da Turquia.

Abr,

file 112

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por falar em fronteira,  tenho este

Templeton Frontier Markets N Acc €

LU0390137973

5 principais regiões  %

Africa  27.03

Asia - Emerging  23.74

Middle East  21.58

Europe - Emerging  8.67

United Kingdom  8.43

Esse fundo até não se tem portado mal, neste último mês, embora YTD estar a perder 0,3%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esse fundo é porreiro mas é para deixar estar na carteira sem olhar muito para ele, os paises fronteira ainda nem são emergentes, têm muita margem de progressão, no entanto este fundo ( pena ser em USD ) é o melhor da categoria Schroder ISF Frontier Markets Eq B LU0562314475...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe?SWECmd=InvokeMethod&SWEMethod=GotoContainerView&SWEService=BEST+Product+Context&CodDoc=FUNDWide012

Este fundo está na 1ª página há longos meses...

Vou mandar o curriculo para o Best  ;D ;D  para a direcção de investimentos, aconselho ao Rick Lusitano e ao VirtuaGod do Caldeirão a fazer o mesmo haha... File 112 uma vez que regressaste envia também :)

Já agora, repararam que dia 15 há workshop no Best? só agora vi, nem tinha reparado, ando a leste com tanto trabalho, parece ser interessante uma vez que parece que é a ESAF que vai dar o Workshop, pelo que ouvi dizer os outros workshops dados pelo Best não foi grande coisa, pelo menos para o pessoal mais avançado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Amigos, hoje fiquei convencido que o mercado "puro" acionista do Brasil, sem produtos estruturados de relevo (Pfd shr), arrancou finalmente quando vejo últimamente fundos "puros" de ações como o JPMorgan e o HSBC a dispararem.

O melhor fundo do Brasil, em termos de retornos, tem estado a ser os da DWS, mas porque têm muitos produtos estruturados de proteção do risco, mas que com o arranque a sério das ações puras, vocês ande ver o JPMorgan, o HSBC e outros fundos "puros" a passar pelo DWS, pois quando estamos em upside continuado devemos utilizar a "boa volatilidade" ao máximo para termos o máximo de retornos. Nunca se esqueçam que volatilidade e desvio padrão são a mesma coisa, mas volatilidade e risco podem ser coisas diferentes, como é o caso da "boa volatilidade" nas situações de upside/bullmarket/rally, que é uma coisa boa para os retornos e não má.

O nosso amigo Sharpe, no seu rácio, não distingue a má da boa volatilidade (desvios em relação à média), dando o mesmo peso às duas, o que está errado, não obstante ter ganho o prémio Nobel pelo seu rácio inovador (não há homens providenciais, todos têm as suas limitações).

Quanto à Turquia e em concreto ao meu fundo JPMorgan Turkey Equity D (acc) EUR, este entre o dia 26 de março e o presente dia 9 de abril (13 dias) teve uma valorização de 21.36%, não conheço outra valorização num curto espaço de tempo.

Assim, não tendo qualquer comissão ou fetiche pelo JPMorgan, as apostas nos seus fundos do Brasil e Turquia deverão ser apostas ganhas para o resto do ano, porque anteriormente foram grandes perdedores. Mas atenção à Turquia, quando ganharem 20-25%, não fiquem a tentar esticar os ganhos, porque depois podem perder tudo e tomar perdas, e depois nos próximos 1-2 anos voltem só à Turquia para férias e não para subscrever qualquer fundo, porque o mercado acionista da Turquia é o mais bipolar que conheço, mas também não se esqueçam que das pessoas mais inteligentes da história, algumas foram e são bipolares, e no mercado bipolar temos que aproveitar o rally do upside.

Abr,

file 112

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Amigos, hoje fiquei convencido que o mercado "puro" acionista do Brasil, sem produtos estruturados de relevo (Pfd shr), arrancou finalmente quando vejo últimamente fundos "puros" de ações como o JPMorgan e o HSBC a dispararem.

O melhor fundo do Brasil, em termos de retornos, tem estado a ser os da DWS, mas porque têm muitos produtos estruturados de proteção do risco, mas que com o arranque a sério das ações puras, vocês ande ver o JPMorgan, o HSBC e outros fundos "puros" a passar pelo DWS, pois quando estamos em upside continuado devemos utilizar a "boa volatilidade" ao máximo para termos o máximo de retornos. Nunca se esqueçam que volatilidade e desvio padrão são a mesma coisa, mas volatilidade e risco podem ser coisas diferentes, como é o caso da "boa volatilidade" nas situações de upside/bullmarket/rally, que é uma coisa boa para os retornos e não má.

O nosso amigo Sharpe, no seu rácio, não distingue a má da boa volatilidade (desvios em relação à média), dando o mesmo peso às duas, o que está errado, não obstante ter ganho o prémio Nobel pelo seu rácio inovador (não há homens providenciais, todos têm as suas limitações).

Quanto à Turquia e em concreto ao meu fundo JPMorgan Turkey Equity D (acc) EUR, este entre o dia 26 de março e o presente dia 9 de abril (13 dias) teve uma valorização de 21.36%, não conheço outra valorização num curto espaço de tempo.

Assim, não tendo qualquer comissão ou fetiche pelo JPMorgan, as apostas nos seus fundos do Brasil e Turquia deverão ser apostas ganhas para o resto do ano, porque anteriormente foram grandes perdedores. Mas atenção à Turquia, quando ganharem 20-25%, não fiquem a tentar esticar os ganhos, porque depois podem perder tudo e tomar perdas, e depois nos próximos 1-2 anos voltem só à Turquia para férias e não para subscrever qualquer fundo, porque o mercado acionista da Turquia é o mais bipolar que conheço, mas também não se esqueçam que das pessoas mais inteligentes da história, algumas foram e são bipolares, e no mercado bipolar temos que aproveitar o rally do upside.

Abr,

file 112

Há pessoal que ainda há cerca de um mês estava com -50% na Turquia, agora estão com -30%, de facto em tão pouco tempo é uma valorização brutal, mas confesso que se estivesse no papel de exposição á Turquia não saberia bem o que fazer, ou deixava rolar ou resgatar e assumir -30% de perda?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há pessoal que ainda há cerca de um mês estava com -50% na Turquia, agora estão com -30%, de facto em tão pouco tempo é uma valorização brutal, mas confesso que se estivesse no papel de exposição á Turquia não saberia bem o que fazer, ou deixava rolar ou resgatar e assumir -30% de perda?

David: Por principio, nunca se deve resgatar um fundo com 30% de perdas porque depois para atingir o break even (recuperação das perdas) tens de ganhar 42.86% noutro fundo. Eu só resgatei com um máximo de 15% de perdas há cerca de 2 anos no Brasil, porque aí tinha de ganhar noutro fundo 17.65%.

Por outro lado, acho que não se deve oferecer demasiado medo aos foristas, porque senão dificilmente aproveitam os acentuados upsides. Já viste o que é as pessoas poderem ter oportunidade de comer camarão tigre, e vir uma pessoa dizer que se pode ter uma diarreia? O que eu diria a essa pessoa demasiado cautelosa (se pudesse não comia nada para não lhe fazer mal) era que me mostrasse o boletim sanitário do camarão, e se estivesse tudo em conformidade iria comer o camarão até ficar satisfeito e até ao limite de depois me fazer mal (perdas). Nós devemos mostrar os prós e os contras das diferentes estratégias de investimento e deixar a decisão para as pessoas adultas.

Eu já estive a perder da ordem dos 35% na Turquia, porque entrei no principio de 2013, mas se tivesse entrado no pico de maio de 2013, a perda máxima do meu fundo passaria para uma ordem dos 70%, e atuamente a minha perda é de -15.93% e tenho esperanças de anular esta perda no prazo de 1-2 meses.

Um abraço,

file 112

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já viste o que é as pessoas poderem ter oportunidade de comer camarão tigre, e vir uma pessoa dizer que se pode ter uma diarreia? O que eu diria a essa pessoa demasiado cautelosa (se pudesse não comia nada para não lhe fazer mal) era que me mostrasse o boletim sanitário do camarão, e se estivesse tudo em conformidade iria comer o camarão até ficar satisfeito e até ao limite de depois me fazer mal (perdas).

Melhor analogia de sempre!  :laugh:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David: Por principio, nunca se deve resgatar um fundo com 30% de perdas porque depois para atingir o break even (recuperação das perdas) tens de ganhar 42.86% noutro fundo. Eu só resgatei com um máximo de 15% de perdas há cerca de 2 anos no Brasil, porque aí tinha de ganhar noutro fundo 17.65%.

Por outro lado, acho que não se deve oferecer demasiado medo aos foristas, porque senão dificilmente aproveitam os acentuados upsides. Já viste o que é as pessoas poderem ter oportunidade de comer camarão tigre, e vir uma pessoa dizer que se pode ter uma diarreia? O que eu diria a essa pessoa demasiado cautelosa (se pudesse não comia nada para não lhe fazer mal) era que me mostrasse o boletim sanitário do camarão, e se estivesse tudo em conformidade iria comer o camarão até ficar satisfeito e até ao limite de depois me fazer mal (perdas). Nós devemos mostrar os prós e os contras das diferentes estratégias de investimento e deixar a decisão para as pessoas adultas.

Eu já estive a perder da ordem dos 35% na Turquia, porque entrei no principio de 2013, mas se tivesse entrado no pico de maio de 2013, a perda máxima do meu fundo passaria para uma ordem dos 70%, e atuamente a minha perda é de -15.93% e tenho esperanças de anular esta perda no prazo de 1-2 meses.

Um abraço,

file 112

Concordo, eu tenho como principio básico isso mesmo, não resgatar fundos em perda, sei bem o que foi "perder" em 2008.

A minha forma de investir é simples, nem pretendo ganhar num ano 20% nem perder 20%, como podes ver na minha 1ª página não encontras fundos com alta volatilidade ( talvez os mais "arriscados" sejam o ASEAN e o F&C Emerging Markets), não entro em loucuras de Turquias ou paises que tenham um mercado muito pouco regulado, nunca tive essa curiosidade, e já ando no mundo dos fundos há ~10 anos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A porcaria  das biotechs e saúde por arrasto no BlackRock Global Funds - World Healthscience E2 EUR tem sido só levar no corpo, -5,36 até agora.

:o

Lelo: Um conselho de amigo: resgata a totalidade desse fundo enquanto as perdas são inferiores a 10%, que depois há oportunidades, designadamente, no Brasil para recuperar isso, porventura, num mês, e então pensa que perdeste 2 meses de investimento que não ganhaste nada. A saúde vai ter um ajustamento acentuado, e não faças como eu o ano passado na Turquia que no espaço de cerca de uma semana passei do lucro de 25% para 5%, e nesta altura fui estúpido e não resgatei e quando estava psicologicamente preparado para assumir perdas da ordem de 10% já estava a perder 20%. Agora se dentro de 1 mês conseguisse recuperar as perdas, seria na prática 1 ano perdido no investimento, ao passo que tu seria, eventualmente, cerca de 2 meses.

Um abraço,

file 112

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

David, não achas que o fundo Invesco Balanced-Risk Allocation E se está a transformar num mono da tua montra da 1ª página, dado que antes de 2012, dentro dos mistos, era de facto uma peça de vestuário de alta costura, mas pós 2012 só está a ocupar espaço na montra.

Este fundo era, em termos teóricos, uma asset allocation de alto equilibrio entre os retornos e o desvio padrão dos mesmos, dado na altura haver uma correlação negativa ou próximo do neutro/zero entre as ações e as commodities, com a relevância de este fundo apostar no ouro numa altura que funcionava sempre como refúgio dos ativos de alto risco e tinha boas valorizações, devido a essas elevadas transferências de volume de ativos das ações para o ouro. Só que, como é sabido, essa correlação com o ouro nos últimos 2 anos está na prática a ser posta em causa, logo o ativo ouro não está a funcionar como um factor de dispersão dos ativos/diminução do risco do portfolio, pelo contrário, nos últimos tempos,só lá podia estar a aumentar o risco dada a sua alta volatilidade e deficiente correlação com os outros ativos.

Sabes porque este fundo, mesmo assim, esteve ligeiramente positivo o ano passado e este ano? Foi à custa de uma carrada de futuros e de elevadíssimas percentagens de posições curtas e longas na liquidez que lhe está a funcionar, ao mesmo tempo, como um amortecedor e um alavancador para o controlo de riscos e ter oportunidades na valorização dos retornos.

Coitados dos gestores, estão a fazer tudo o que podem, mas estão amarrados à politica do fundo.

Um abraço,

BedRock

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

David, não achas que o fundo Invesco Balanced-Risk Allocation E se está a transformar num mono da tua montra da 1ª página, dado que antes de 2012, dentro dos mistos, era de facto uma peça de vestuário de alta costura, mas pós 2012 só está a ocupar espaço na montra.

Este fundo era, em termos teóricos, uma asset allocation de alto equilibrio entre os retornos e o desvio padrão dos mesmos, dado na altura haver uma correlação negativa ou próximo do neutro/zero entre as ações e as commodities, com a relevância de este fundo apostar no ouro numa altura que funcionava sempre como refúgio dos ativos de alto risco e tinha boas valorizações, devido a essas elevadas transferências de volume de ativos das ações para o ouro. Só que, como é sabido, essa correlação com o ouro nos últimos 2 anos está na prática a ser posta em causa, logo o ativo ouro não está a funcionar como um factor de dispersão dos ativos/diminução do risco do portfolio, pelo contrário, nos últimos tempos,só lá podia estar a aumentar o risco dada a sua alta volatilidade e deficiente correlação com os outros ativos.

Sabes porque este fundo, mesmo assim, esteve ligeiramente positivo o ano passado e este ano? Foi à custa de uma carrada de futuros e de elevadíssimas percentagens de posições curtas e longas na liquidez que lhe está a funcionar, ao mesmo tempo, como um amortecedor e um alavancador para o controlo de riscos.

Coitados dos gestores, estão a fazer tudo o que podem, mas estão amarrados à politica do fundo.

Um abraço,

BedRock

Queres que te confesse uma coisa? não é um fundo que eu particularmente aprecie, no entanto como é um fundo quase único na sua alocação ( Acções/Obrigações/Matérias-Primas ) na altura coloquei-o na 1ª página e assim continuará, cabe a cada um na sua estratégia de investimento se o deve ou não incluir, prefiro mistos mais simples ( Acções/Obrigações ), isto em comparação ao Invesco, porque na globalidade não é um tipo de fundo que eu dê muita atenção ( mistos ), de momento apenas o M&G Optimal Income me enche as medidas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Lelo: Um conselho de amigo: resgata a totalidade desse fundo enquanto as perdas são inferiores a 10%, que depois há oportunidades, designadamente, no Brasil para recuperar isso, porventura, num mês, e então pensa que perdeste 2 meses de investimento que não ganhaste nada. A saúde vai ter um ajustamento acentuado, e não faças como eu o ano passado na Turquia que no espaço de cerca de uma semana passei do lucro de 25% para 5%, e nesta altura fui estúpido e não resgatei e quando estava psicologicamente preparado para assumir perdas da ordem de 10% já estava a perder 20%. Agora se dentro de 1 mês conseguisse recuperar as perdas, seria na prática 1 ano perdido no investimento, ao passo que tu seria, eventualmente, cerca de 2 meses.

Um abraço,

file 112

Amigo file,

Parece que hoje subiram bem. Vamos aguardar.

De qualquer forma, que fundos tens debaixo de olho para a América de Sul e/ou Brasil?

Abraço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Amigo file,

Parece que hoje subiram bem. Vamos aguardar.

De qualquer forma, que fundos tens debaixo de olho para a América de Sul e/ou Brasil?

Abraço.

Lelo: Hoje vais recuperar, mas eu acho que não terá muita lógica recuperares nos próximos tempos essas perdas e a maior probabilidade que terás é, porventura, aumentares as mesmas e olha que num piscar de olhos as perdas podem ultrapassar os 10%, porque estes fundos vão continuar a ter mais drawdowns, porque as suas valorizações não são autossustentáveis.

Sabes qual é uma das boas qualidades de um investidor? É ter "big balls" em assumir as perdas com o objetivo de preservar o capital da carteira.

O fundo do JPMorgan Brazil Equity D (acc) EUR teve hoje uma valorização de 3.57% e na última semana foi de 7.36%, pelo que pergunto: estás à espera de quê?

Um abraço,

file 112

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O fundo do JPMorgan Brazil Equity D (acc) EUR teve hoje uma valorização de 3.57% e na última semana foi de 7.36%, pelo que pergunto: estás à espera de quê?

Um abraço,

file 112

Valorização de 3,57% hoje? Não... ontem... hoje vais levar pancada... pelo menos foi o que me aconteceu num outro fundo da mesma zona geográfica...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Um abraço,

file 112

Valorização de 3,57% hoje? Não... ontem... hoje vais levar pancada... pelo menos foi o que me aconteceu num outro fundo da mesma zona geográfica...

Eu sei que quando digo hoje é de ontem, pois de hoje só vamos ver amanhã, mas essa força de expressão é normal em mim. Sabes que o teu preciosismo de correção faz-me lembrar aquela de saber se nós somos levados ou elevados pelo elevador (esta saiu-me agora, pelo que não paga direitos de autor).

Por acaso não vou levar pancada, com muita pena minha, pois a minha liquidez só deu para voar para o Médio Oriente e Turquia. Eu nunca me preocupei com pancadas diárias, mas sim com pancadas semestrais e anuais, e se não és um prematuro em investimentos acionistas deves saber que é normal haver uma correção a seguir a uma elevada valorização diária.

file 112

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu sei que quando digo hoje é de ontem, pois de hoje só vamos ver amanhã, mas essa força de expressão é normal em mim. Sabes que o teu preciosismo de correção faz-me lembrar aquela de saber se nós somos levados ou elevados pelo elevador (esta saiu-me agora, pelo que não paga direitos de autor).

Por acaso não vou levar pancada, com muita pena minha, pois a minha liquidez só deu para voar para o Médio Oriente e Turquia. Eu nunca me preocupei com pancadas diárias, mas sim com pancadas semestrais e anuais, e se não és um prematuro em investimentos acionistas deves saber que é normal haver uma correção a seguir a uma elevada valorização diária.

file 112

Sobre o elevador, somos sempre levados; nem sempre seremos elevados, já que o mesmo poderá ter um sentido descendente. No que tange ao meu comentário, não foi uma crítica (nunca, sequer, pretendi que o fosse). Neste caso, foi antes um lamento de quem perdeu hoje (e estou a falar de hoje, porque o fundo em que investi já tem a cotação de hoje disponível).

Prematuro (no sentido de antes de tempo) creio que não serei. Inexperiente, sim, sou. E pelo que aqui tenho lido, estou a léguas (em termos de menor conhecimento) quando comparado contigo. 

Agradeço-te pela informação relativa à normal correção após uma forte valorização.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sobre o elevador, somos sempre levados; nem sempre seremos elevados, já que o mesmo poderá ter um sentido descendente. No que tange ao meu comentário, não foi uma crítica (nunca, sequer, pretendi que o fosse). Neste caso, foi antes um lamento de quem perdeu hoje (e estou a falar de hoje, porque o fundo em que investi já tem a cotação de hoje disponível).

Prematuro (no sentido de antes de tempo) creio que não serei. Inexperiente, sim, sou. E pelo que aqui tenho lido, estou a léguas (em termos de menor conhecimento) quando comparado contigo. 

Agradeço-te pela informação relativa à normal correção após uma forte valorização.

Companheiro, já deu para perceber, com a tua resposta, que és tipo perspicaz, porque eu mandei-te aquela do elevador e do prematuro de propósito e tu topaste.

Já agora qual é o ISIN do fundo que falas?

Um abraço,

file 112

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Grandes "treinadores" que temos aqui, é só mind games  ;D ;D continuem, é uma delicia ver estas trocas de argumentos  :laugh: :laugh:

A ver se amanhã a colocação de divida da Grécia se faz  ;) quero tudo no verde amanhã  >:( >:(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )