Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

D@vid + 2 para comentares

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06DSI

http://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000007LD

este último não sei se é comercializado em portugal, não está disponível na plataforma do best....

o David já dirá de sua justiça...

o 1º está com uma excelente performance e com uma rentabilidade média superior ao desvio padrão, o que já por si demonstra alguma segurança para o investidor.

O R. Sharpe(1.66) também tem um valor bastante apelativo.

Não sou muito de apostar neste tipo de fundos (a repensar?), mas se tivesse apostado neste e nos E.S. Obrigações nos últimos meses tinha uma excelente rentabilidade.

Não entrei já porque penso sempre que pode estar mesmo no pico da montanha e tenha vontade de descer.

O 2º não encontro no Best e Morningstar.pt.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o David já dirá de sua justiça...

o 1º está com uma excelente performance e com uma rentabilidade média superior ao desvio padrão, o que já por si demonstra alguma segurança para o investidor.

O R. Sharpe(1.66) também tem um valor bastante apelativo.

Não sou muito de apostar neste tipo de fundos (a repensar?), mas se tivesse apostado neste e nos E.S. Obrigações nos últimos meses tinha uma excelente rentabilidade.

Não entrei já porque penso sempre que pode estar mesmo no pico da montanha e tenha vontade de descer.

O 2º não encontro no Best e Morningstar.pt.

Nem mais! Aliás o 1º fundo é superior ao 2º em termos de perfomance. Esta afirmação vale o que vale uma vez que os fundos apostam em classes de activos diferentes. O E.S. Euro Bond está com uma performance brutal! (32,58%). Parece-me um fundo "equilibrado" e que poderá apresentar rentabilidades interessantes nos próximos tempos. Só em 2006 é que apresentou uma rentabilidade negativa de 0,34%. Em 2011 teve uma rentabilidade de 27,63% e em 2012 fez ainda melhor. Pelos activos que detém em carteira seria um fundo que deve continuar com uma boa performance, apesar de parecer que está muito esticado (se olharmos numa perspectiva da AT).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não, não existe nada, é mesmo um fundo recente, óbvio que para se "estudar " da melhor maneira um fundo é sempre bom olhar para o seu histórico, mas todos os fundos de investimento tiveram o seu inicio não é verdade? portanto não vejo porque não se pode investir num fundo que seja recente, os fundos são produtos tão versáteis que até 5 dias se tem o dinheiro na conta, portanto pode-se sair rapidamente caso a coisa esteja a começar a correr mal :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo com o que dizes, porém em relação a este fundo "Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND" "seria" melhor que descesse mais um pouco para entrar.

Pelo que tive a ver é um fundo bastante bom. Rácio de Sharpe 1.44, Rentabilidade Média acima do Desvio de Padrão.

Este ano já leva uma rentabilidade de 12% o que é excelente! Não o devias considerar no TOP? :P  Já agora imaginando que alguém tinha este fundo desde o inicio do ano, aos 12% teríamos de retirar os 26,5% é isso?

Epa há muitos que se poderia colocar no TOP, esse porque não? a questão é que se andarmos a acrescentar e a acrescentar... ehehe...fundo sediado no estrangeiro, logo a rentabilidade é bruta, apenas há lugar a pagamento de IRS aquando do resgate, fundos sediado em Portugal o IRS já está pago antecipadamente e portanto a rentabilidade apresentada já é liquida de imposto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

D@vid + 2 para comentares

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06DSI

http://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000007LD

este último não sei se é comercializado em portugal, não está disponível na plataforma do best....

Já disseram tudo :) o 1º é muito na linha do E.S Rendimento Plus e do E.S Obrigações Europa, quem quiser arriscar é entrar e ver no que dá :) sempre com um peso adequado e com alguma contenção...

Quanto ao 2º pelo Best também não vejo sequer essa gestora, não sei se há pelo BiG ou Invest mas também não fui ver, até pode dar para subscrever via internamente como outros, mas parece-me um misto muito interessante...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o que acham desta ideia?

Não gosto muito, embora tenha um ou dois em USD salvo erro no TOP, até prefiro fundos com hedge para fazer cobertura cambial quanto mais ir directamente para fundos em USD, mas isto fica ao critério de cada um :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já disseram tudo :) o 1º é muito na linha do E.S Rendimento Plus e do E.S Obrigações Europa, quem quiser arriscar é entrar e ver no que dá :) sempre com um peso adequado e com alguma contenção...

Quanto ao 2º pelo Best também não vejo sequer essa gestora, não sei se há pelo BiG ou Invest mas também não fui ver, até pode dar para subscrever via internamente como outros, mas parece-me um misto muito interessante...

Estes fundos estão com uma performance brutal. Podes fazer um TOP5 por tipo de classe (obrigações, acções, mistos...). Este tinha de lá estar (E.S. Euro Bond) ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estes fundos estão com uma performance brutal. Podes fazer um TOP5 por tipo de classe (obrigações, acções, mistos...). Este tinha de lá estar (E.S. Euro Bond) ;D

Como não gosto muito de mistos...mas podemos fazer :) por obrigações e acções já há :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O BEST não tem nada a ver com isso.. o reinvestimento de dividendos depende da política do fundo (seja ele qual for) que tu subscrevas. Aconselho a leres bem o prospecto, eles normalmente são claros a esse respeito...e já agora, acho que fazes muito bem em preferir fundos desse tipo. A longo prazo será sempre melhor, e dás menos ganho ao sócio Gaspar!  :laugh:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nos prospectos do fundo vem explicito sim, mas eu sei que há corretoras que não o permitem. Aliás os prospectos simplificados mudam nessa parte e na parte dos custos de subscrição e resgate (são as partes a que estou mais atento) dependendo da corretora/banco onde os vês.

E claro que a longo prazo é o que compensa mais. E como queria complementar uma carteira que já tenho de ETF com produtos com dividendos altos penso ser esta a melhor maneira de o fazer.

Estive a ver e no BEST pelo que li nos prospecto dá.

Vou começar a procura!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Será que alguém me pode dizer se o BEST permite o re-investimento de dividendos dos fundos? Sei que há alguns brockers internacionais que permitem. Assim evitava-se pagar imposto!

Falas em concretamente no quê? nos fundos que distribuem dividendos periódicos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já obtive a resposta David, mas obrigado por te interessares. Deixei de ser preguiçoso e liguei para o banco.

O BEST, nos fundos que pagam dividendos faz o englobamento dos dividendos, quando o fundo o permite (isso vê-se no prospecto). Não recebemos os dividendos em dinheiro mas em UP do fundo ou, o mais comum, através do aumento da cotação das UP.

Queria diversificar o portfolio com obrigações, e uma percentagem de high yield, e se o fizesse por ETF estaria a receber os dividendos e a pagar o imposto. Assim evito pagar o imposto para já e adio-o para quando as perspectivas estiverem melhores!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou inclinado a subscrever a seguinte carteira de fundos, mas ainda tenho dúvidas e gostava da vossa ajuda

AXA World Funds Global High Yield Bonds E Capitalisation EUR hedged (95%)

PIMCO Funds: Global Investors Series plc Global Real Return E Acc EUR (Hdg)

PIMCO Funds: Global Investors Series plc Global Bond E Acc EUR (Hdg)

PIMCO Funds: Global Investors Series plc Total Return Bond E Acc EUR (Hdg)

Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1

Allianz Europe Equity Growth CT EUR

Vontobel Fund - Emerging Markets Equity HC

os fundos parecen estar com uma boa rentabilidade neste ano em relacção aos ultimos anos. Se investir agora não corro muinto risco de começarem todos a descer logo a seguir, i.e. não devia de investir em fundos no vermelho?

como calculo a percentagem para cada categoria de fundos (obrigações seguras, high yeld, acções...)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Fresquinho

Depois da análise que tenho feito ao longo do ultimo mês, agradecia a vossa opinião mais "sábia" para a minha 1ª "experiência" com fundos:

F&C Emerging Markets Bond C Euro Hedged - 20% capital

Pimco Global Investors Series plc Diversified Income E Acc EUR (Hdg) - 40%

Pimco Global Investors Series plc Global Investment Grade Credit E Acc EUR (Hdg) - 40%

A ideia é ter um carteira conservadora, sem muito risco, para aprender um pouco mais sobre fundos.

O que mudavam ou qual é a vossa opinião? :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depois da análise que tenho feito ao longo do ultimo mês, agradecia a vossa opinião mais "sábia" para a minha 1ª "experiência" com fundos:

F&C Emerging Markets Bond C Euro Hedged - 20% capital

Pimco Global Investors Series plc Diversified Income E Acc EUR (Hdg) - 40%

Pimco Global Investors Series plc Global Investment Grade Credit E Acc EUR (Hdg) - 40%

A ideia é ter um carteira conservadora, sem muito risco, para aprender um pouco mais sobre fundos.

O que mudavam ou qual é a vossa opinião? :o

Depende do que consideres conservadora, 3 fundos conservadores: E. S Liquidez, BIC Tesouraria, E.S Monetário :P  com esses 3 que colocas não terás assim uma carteira tão conservadora, como disse o rakmoz o F&C tinha de sair, e o peso no DI ou teria de ser menos ou sair também :) mas olha, não deixa de ser uma pequena carteira engracada, mas se o objectivo é mesmo conservadorismo e não veres nada ai a vermelho então não será a ideal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou inclinado a subscrever a seguinte carteira de fundos, mas ainda tenho dúvidas e gostava da vossa ajuda

AXA World Funds Global High Yield Bonds E Capitalisation EUR hedged (95%)

PIMCO Funds: Global Investors Series plc Global Real Return E Acc EUR (Hdg)

PIMCO Funds: Global Investors Series plc Global Bond E Acc EUR (Hdg)

PIMCO Funds: Global Investors Series plc Total Return Bond E Acc EUR (Hdg)

Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1

Allianz Europe Equity Growth CT EUR

Vontobel Fund - Emerging Markets Equity HC

os fundos parecen estar com uma boa rentabilidade neste ano em relacção aos ultimos anos. Se investir agora não corro muinto risco de começarem todos a descer logo a seguir, i.e. não devia de investir em fundos no vermelho?

como calculo a percentagem para cada categoria de fundos (obrigações seguras, high yeld, acções...)?

Parece uma carteira gira :)

A  percentagem és tu que tens de ter essa noção, tens ai obrigações, HY, Acções, menos risco mais peso nas obrigações, mais risco mais peso nas HY e Acções, uma vez que parece que estas com algum receio de entrar, aconselho a carregares mais nas obrigações, no Total Return, Real Return e Global Bond.

Se entrares  e começarem a cair isso é o pão nosso de cada dia :) isso só não acontece em Depósitos a Prazo :P ou tens a noção que uma carteira de fundos é um investimento de médio longo prazo ou então é melhor não fazeres :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece uma carteira gira :)

A  percentagem és tu que tens de ter essa noção, tens ai obrigações, HY, Acções, menos risco mais peso nas obrigações, mais risco mais peso nas HY e Acções, uma vez que parece que estas com algum receio de entrar, aconselho a carregares mais nas obrigações, no Total Return, Real Return e Global Bond.

Se entrares  e começarem a cair isso é o pão nosso de cada dia :) isso só não acontece em Depósitos a Prazo :P ou tens a noção que uma carteira de fundos é um investimento de médio longo prazo ou então é melhor não fazeres :)

Pelo que vi no AXA World Funds Global High Yield Bonds E Capitalisation EUR hedged (95%)

aquilo passou de 905 para 1448 em 4 anos. Isto significa que malta que tenha investido 1000€ em 2008 tem neste momento 1448/905*1000€= 1596 euros? Para 4 anos parece-me bastante pouco...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelo que vi no AXA World Funds Global High Yield Bonds E Capitalisation EUR hedged (95%)

aquilo passou de 905 para 1448 em 4 anos. Isto significa que malta que tenha investido 1000€ em 2008 tem neste momento 1448/905*1000€= 1596 euros? Para 4 anos parece-me bastante pouco...

Não entendi, onde estás a ver os 905 e os 1448? isso é o quê?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Qualquer das formas, o que eu vejo é uma rentabilidade efectiva a rondar os 50% desde 2008 até agora, não foge desses 500€ que falas, agora vamos a análises, dizes que é pouco, 500€ em 4 anos é definitivamente pouco, mas falas num investimento de 1000€, em que tens uma média de rentabilidade bruta anual de 12,50%, IRS 28% liquida de 9%...a minha pergunta é, onde ganhas 9% liquidos/ano??

Alteramos a grandeza de 1000€ para 100 000€, já seriam 50 000€.. ;D

Falaste em algo pertinente, e fizeste um "erro" muitas vezes feito por várias pessoas, apenas olham para aquilo que se ganhou me dinheiro e esquecem-se da rentabilidade em percentagem, ora quando se investe 1000€ durante 4 anos e no fim se tem "apenas" 500€ de mais vali parece pouco, mas esquecem-se que tiveram uma média de rentabilidade liquida de 9%/ano...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )