Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Tenho de contactar o meu gestor de conta. Sei que há muitos fundos que não estão online, mas o problema mesmo parece-me ser a lista limitada de gestoras com quem eles trabalham.

Quanto aos mínimos, os únicos que encontro com menos de 1000€ são os dois fundos próprios. Em compensação nenhuns têm comissões de subscrição.

Tenho feito a minha pesquisa com base em: risco, rating Morningstar e comparação com o benchmark. Falta alguma coisa?

Comissão de subscrição praticamente não existe já em nenhum banco e em nenhum fundo...

As análises têm uma temática simples e complexa ao mesmo tempo, no inicio deste topico tentei dar a cana de pesca para o pessoal depois pescar, resumidamente e na generalidade deves olhar para o seguinte:

Rácio de Sharpe: quanto maior melhor, e se possivel sempre superior a 1.00

Desvio Padrão a 3 anos: quanto menor melhor, ou seja, quanto mais tender para 0 melhor

Rentabilidade: ver pelo menos a 3 anos, mas também ver a 1 ano e 5 anos, se a rentabilidade a 3 anos for pelo menos o dobro do desvio padrão estamos perante um excelente fundo.

Carteira: Muito importante dar uma olhadela pelos 10 principais activos que cada fundo aposta, dá-nos a resposta do porquê de um fundo estar a ter rentabilidade boas ou más.

Depois menos importante mas que há pessoal que gosta de ver, o rácio Alfa, Beta...

Ou seja, eu pessoalmente não ligo muito á classificação de risco ( 1 a 7 ) nem ás estrelas da Mornigstar nem se o fundo é Bronze, Prata ou Ouro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Mouro Emprestado

Obrigações: 1000€ no UBS (Lux) BF Euro Hi Yld € P-acc

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04AKY

Obrigações alto-rendimento/junk bonds não se comportam como os fundos de obrigações "defensivos". Na realidade, tendem a ter um comportamento mais semelhante a fundos de acções IMHO.

Quer isso dizer que podem render mais, mas o seu risco também será maior.  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Comissão de subscrição praticamente não existe já em nenhum banco e em nenhum fundo...

As análises têm uma temática simples e complexa ao mesmo tempo, no inicio deste topico tentei dar a cana de pesca para o pessoal depois pescar, resumidamente e na generalidade deves olhar para o seguinte:

Desvio Padrão a 3 anos: quanto menor melhor, ou seja, quanto mais tender para 0 melhor

Rentabilidade: ver pelo menos a 3 anos, mas também ver a 1 ano e 5 anos, se a rentabilidade a 3 anos for pelo menos o dobro do desvio padrão estamos perante um excelente fundo.

Carteira: Muito importante dar uma olhadela pelos 10 principais activos que cada fundo aposta, dá-nos a resposta do porquê de um fundo estar a ter rentabilidade boas ou más.

Depois menos importante mas que há pessoal que gosta de ver, o rácio Alfa, Beta...

Ou seja, eu pessoalmente não ligo muito á classificação de risco ( 1 a 7 ) nem ás estrelas da Mornigstar nem se o fundo é Bronze, Prata ou Ouro.

Ora então, eu que estava a pensar subscrever o ES Acções Europa, uma vez que há indícios de ser um mercado com rentabilidade no curto e médio prazo, vejamos este fundo:

Sharpe = 0.12

Desvio Padrão 14%

Rentabilidade 3 anos = 1.69

1 ano                 9,59   -5,87 -6,24

3 anos anualiz. 1,69   -7,57 -7,67

5 anos anualiz. 10,68   -5,20 -5,79

10 anos anualiz. 3,18   -2,37 -3,09

Podemos ver que esteve sempre bem abaixo das rentabilidades da categoria e do índice.

Poderemos concluir que é um péssimo fundo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Não é muito fácil encontrar um fundo que verifiquem sharpe acima de 1 e retorno a 3 anos o dobro do desvio padrão.

No entanto existe um ES Crescimento que tem praticamente estes requisitos

Desv.Padrão(3a.)

4,40 %

Retorno Médio 3 anos

8,01 %

Rácio de Sharpe

1,62

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Não é muito fácil encontrar um fundo que verifiquem sharpe acima de 1 e retorno a 3 anos o dobro do desvio padrão.

No entanto existe um ES Crescimento que tem praticamente estes requisitos

Desv.Padrão(3a.)

4,40 %

Retorno Médio 3 anos

8,01 %

Rácio de Sharpe

1,62

O ES Prudente ainda é melhor

Desv.Padrão(3a.)  3,09 %

Retorno Médio 3 anos  6,26 %

Rácio de Sharpe  1,78

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Óbvio.

Tanta coisinha melhor e estás mm a pensar subscrever isso?

:o

Pois mas como tenho a Esaf como boa gestora de fundos acreditava que esse fundo pudesse pelo menos não ser tão ruim.

Mas de acções não é fácil encontrar bons fundos com sharpe acima de 1 quanto mais a rentabilidade a 3 anos ser o dobro do desvio padrao

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ora então, eu que estava a pensar subscrever o ES Acções Europa, uma vez que há indícios de ser um mercado com rentabilidade no curto e médio prazo, vejamos este fundo:

Sharpe = 0.12

Desvio Padrão 14%

Rentabilidade 3 anos = 1.69

1 ano                    9,59      -5,87  -6,24

3 anos anualiz.  1,69      -7,57  -7,67

5 anos anualiz.  10,68      -5,20  -5,79

10 anos anualiz.  3,18      -2,37  -3,09

Podemos ver que esteve sempre bem abaixo das rentabilidades da categoria e do índice.

Poderemos concluir que é um péssimo fundo?

Falei na generalidade para alguém que é novo neste mundo, tu já andas aqui há algum tempo sabes que nomeadamente os fundos de acções são mais voláteis e arriscados e portanto os rácios serõ sempre diferentes do que fundos menos voláteis, temos o ano de 2008, 2011 e mis recentemente o ano pssado que entre Maio e Junho fez alterar e muito os rácios dos fundos de investimento com a alta volatilidade a que estiveram sujeitos, e ainda continuam a estar perante as noticias dos Emergentes, Crimeia etc.

Olhando para esses rácios é óbvio que são péssimos rácios, mas sabendo de tudo o que se passou, também deverias saber, acaba por ser rácios normais, no entanto, se achares um fundo semelhante a nivel de carteira e se tiver melhor rácios devemos ir para aquele que os apresenta melhor.

Há pessoal que com estratégias de investimento de mais curto prazo procuram mesmo este tipo de fundo, com alto desvio padrão, rentabilidade fraca a curto prazo, porque são os que têm uma maior hipotese de valorização.

Percebes o porquê de não valer a pena de eu colocar a minha carteira ( tenho mais que uma ) como já pediste? porque cada um tem a sua estratégia de investimento, o que uma estratégia pode ser boa para um para outro pode ser má.

Se o teu sentimento ( e noticias, que valem o que valem) é de uma Europa a crescer com valorizações bolsistas então esse fundo é uma boa escolha, mas não esquecer que desde o fim de 2012 se chama a atenção para uma Europa a crescer e de grandes oportunidades...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Sim David como sempre subscrevo o que dizes. Tenho essa noção que os fundos de acções, neste momento encontrar um sharpe acima de 0.6 já será algo bom. Nos fundos de obrigações já é comum encontrar acima de 1.5 devido à conjuntura favorável de mercado para estes ativos.

Sobre o ES Ações Europa, com estes desempenhos pode ser um fundo a desaparecer nos próximos tempos por incorporação.

David estiver a ver este fundo da ESAF e queria a tua opinião, no que difere do ES Global Bond

Espírito Santo - Global Enhancement

Desv.Padrão(3a.) 3,86 %

Retorno Médio 3 anos 10,55 %

Rácio de Sharpe 2,46

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho essa noção que os fundos de acções, neste momento encontrar um sharpe acima de 0.6 já será algo bom. Nos fundos de obrigações já é comum encontrar acima de 1.5 devido à conjuntura favorável de mercado para estes ativos.

Europa, como mencionaste :

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000228

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04GNL

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04K6T

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim David como sempre subscrevo o que dizes. Tenho essa noção que os fundos de acções, neste momento encontrar um sharpe acima de 0.6 já será algo bom. Nos fundos de obrigações já é comum encontrar acima de 1.5 devido à conjuntura favorável de mercado para estes ativos.

Sobre o ES Ações Europa, com estes desempenhos pode ser um fundo a desaparecer nos próximos tempos por incorporação.

David estiver a ver este fundo da ESAF e queria a tua opinião, no que difere do ES Global Bond

Espírito Santo - Global Enhancement

Desv.Padrão(3a.) 3,86 %

Retorno Médio 3 anos 10,55 %

Rácio de Sharpe 2,46

Há alguns de acções com bons rácios, melhores que esse ES, tudo depende das carteiras e a form de gestão, tens esses 3 exemplos do lelo..

Esse ES insere-se na categoria que eu aposto para este ano, obrigações coorporativas, não é um fundo que antes de 2012 tenha dado grande coisa mas depois de 2012 tem rendido bastante bem, e este ano será mais um excelente ano na minha prespectiva, quanto aos rácios... são brutais, por ser um fundo de um risco baixo mas que ao mesmo tempo com alta rentabilidade, mas os rácios estão inflacionados pelo ano de 2012 e 2013.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Há alguns de acções com bons rácios, melhores que esse ES, tudo depende das carteiras e a form de gestão, tens esses 3 exemplos do lelo..

Esse ES insere-se na categoria que eu aposto para este ano, obrigações coorporativas, não é um fundo que antes de 2012 tenha dado grande coisa mas depois de 2012 tem rendido bastante bem, e este ano será mais um excelente ano na minha prespectiva, quanto aos rácios... são brutais, por ser um fundo de um risco baixo mas que ao mesmo tempo com alta rentabilidade, mas os rácios estão inflacionados pelo ano de 2012 e 2013.

Referes-te ao ES Global Enhancement?

Para este ano consideras então que as obrigações corporativas deverão render bem? Que mais setores achas que serão bons este ano?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Referes-te ao ES Global Enhancement?

Para este ano consideras então que as obrigações corporativas deverão render bem? Que mais setores achas que serão bons este ano?

Ao inicio referia-me ao ES de acções, no fim referi-me a esse que falaste.

No inicio do ano referi que a minha aposta pessoal seria Acções ( com maior peso na Europa ) Obrigações de qualidade de crédito baixa ( nomeadamente periféricos ) Obrigações de High Yield e Coorportivas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Porque já tenho mais de 60, estes fundos serão melhores que os DP actuais?

DWS INVEST EURO-GOV BONDS-NC

FF-EURO CORP BN-A ACC EUR

SCHRODER INTL EURO BOND-B AC

INVESCO FUNDS -INVESCO PAN EUROPEAN HIGH INCOME FUND CALSSE E ACCUMULATION

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Porque já tenho mais de 60, estes fundos serão melhores que os DP actuais?

DWS INVEST EURO-GOV BONDS-NC

FF-EURO CORP BN-A ACC EUR

SCHRODER INTL EURO BOND-B AC

INVESCO FUNDS -INVESCO PAN EUROPEAN HIGH INCOME FUND CALSSE E ACCUMULATION

Fundos e DPs não têm rigorosmente nada haver uns com os outros, nem são melhores nem são piores, são coisas distintas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Ao inicio referia-me ao ES de acções, no fim referi-me a esse que falaste.

No inicio do ano referi que a minha aposta pessoal seria Acções ( com maior peso na Europa ) Obrigações de qualidade de crédito baixa ( nomeadamente periféricos ) Obrigações de High Yield e Coorportivas.

Qual a diferença entre obrigações High Yeld e obrigações qualidade crédito baixa?  e Obrigações Corporate?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Qual a diferença entre obrigações High Yeld e obrigações qualidade crédito baixa?  e Obrigações Corporate?

??? ??

As corporate sei que são diferentes. Mas qual a grande diferença entre as outras duas?

Ambas devem gerar alto rendimento, certo? Se são de qualidade crediticia baixa têm maior risco mas por norma apresentam maiores rentabilidades. As high yelds como o nome dizem são obrigações de alto rendimento, logo a qualidade crediticia será menor. Certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito obrigado pelas dicas, D@vid.

Vou à pesca ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Alguém que se diz trabalhar na área e que faz recomendações a fazer perguntas estaparfudias, é de ignorar este tipo de gente que só andam a brincar.

Jovem, vou dar-te um exemplo: Tu trabalhas na área de construção. Também se constroem casas em madeira . Tens de perceber de madeiras por exemplo?

Outro exemplo para ver se tu enxergas: Trabalhas na área financeira - exemplo é contabilista - Tens de perceber de mercados financeiros?

Ainda um outro exemplo: Trabalhas na área da Saúde - és auxiliar num Hospital - Tens de perceber de quimeoterapia?

Sempre o disse que o que me leva a estar neste fórum é aprender aquilo que não sei e de mercados não percebo quase nada.

Aproveito o teu post para te convidar a teres a coragem de te registares no fórum

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

E tu trabalhas no quê??? recomendas o quê??? se recomendas aplicações financeiras tens de perceber minimamente, não me parece o caso pelas constantes perguntas que fazes no forum, espero que não andes a recomendar carteiras, aindas as derretes como o outro do caldeirão da bolsa que tem clientes a perder mais de 70% nas carteiras!!!

Se tiveres olhos para ler já deves ter visto que não presto aconselhamento em áreas que não domino e a área de mercados é uma delas. Uma coisa é falar em depósitos a prazo, ou PPR, ou contas bancárias, outra coisa é falar de mercados.

Também por ter admitido que não sei de mercados claro que ninguém me pede conselhos sobre essas áreas. Tu és doente e o que andas a fazer no fórum só tu o sabes.

Tem vergonha dessa postura derrotista que tens no fórum. Não andes aqui disfarçado sem registo só para mandar postas de pescada.

Eu quero aprender o mais que puder nesta área e por isso agradeço a alguns membros como o DAVID, o RUICARLOV...entre outros que contribuem para o conhecimento de todos. Não tenho qualquer problema em perguntar o que quer que seja pois sempre disse que não percebo de mercados.

Por isso a minha pergunta sobre o vário tipo de obrigações se for preciso pergunto novamente. Não devemos ter vergonha do que não sabemos. Todo o mal é pensar que sabemos mais do que aquilo que podemos dar como é o teu caso infeliz.

Não te atrapalhes que nunca faria ou recomendaria algo que nao dominasse. Nem acho sequer que se deva recomendar algo de mercados porque cada pessoa tem um perfil diferente. Podemos é encontrar um ou outro fundo que ajude naquilo que nos perguntam mas nada mais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

??? ??

As corporate sei que são diferentes. Mas qual a grande diferença entre as outras duas?

Ambas devem gerar alto rendimento, certo? Se são de qualidade crediticia baixa têm maior risco mas por norma apresentam maiores rentabilidades. As high yelds como o nome dizem são obrigações de alto rendimento, logo a qualidade crediticia será menor. Certo?

Obrigações coorporativas como o nome indica são obrigações de empresas esclusivamente, obrigações High Yield são obrigações de empresas/estados de  taxas altas, podem ser de alto rendimento ou não, depende sempre da evolução dos activos em carteira, as obrigações com qualidade de crédito baixa, também estão presentes nas HY, ms neste caso falei em especificamente nos periféricos, estados como Portugal, Espanha, Itália, Grécia que têm rating de crédito baixo.

No entanto este ano apesar de tudo os mercados estão a ter uma boa performance na generalidade, mesmo fundos de obrigações de qualidade de crédito alta como o Pimco Real Return estão a recuperar muito bem, e até os emergentes estão a dar o ar de sua graça, o "mal-amado" F&C que está na 1ª página está com uma rentabilidade efectiva de 3,14% até agora...

Portanto a velha máxima de diversificação faz todo o sentido, apesar de haver certas tendencias todos os anos a verdade é que qualquer carteira diversificada tem sempre tendencia a render a médio/longo prazo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )