Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

presidentedajunta

Se tivessem de ter apenas um fundo de investimento e portanto um fundo Misto, qual escolhiam?

Estive a procurar os fundos Mistos defensivos no Banco Best e entre os montros sagrados como a Amundi, BlackRock, Allianz...etc aparece também o ES Prudente e o ES Crescimento claro que com resultados muito mais modestos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Outro aspecto que me levou a optar por este é o facto de ser Silver na Qualidade da morningstar

É como dizes, são os 3 bons fundos. Aliás, não faltam bons fundos de acções europa.

Se tivessem de ter apenas um fundo de investimento e portanto um fundo Misto, qual escolhiam?

Estive a procurar os fundos Mistos defensivos no Banco Best e entre os montros sagrados como a Amundi, BlackRock, Allianz...etc aparece também o ES Prudente e o ES Crescimento claro que com resultados muito mais modestos.

Se pudesse escolher só um iria para o M&G Optimal income:

http://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000007LD

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O fundo misto mais completo do mercado talvez seja o Invesco que está na 1ª página, (acções/obrigações/matérias-primas), no entanto a minha escolha recairia no fundo que o Filep falou.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pedi ao meu gestor de conta um fundo para > 3 anos, para colocar agora 1000€ e ir metendo mais algum, com risco moderado, e foi-me recomendado o PPR do invest ou o Alves Ribeiro Medias Empresas Portugal.

Porque razão não me recomendaram nada fora do universo deles para este montante? É pouco dinheiro, ou querem vender o que têm?

O PPR ainda considero, o de acções como é obvio não é para o meu perfil.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

É como dizes, são os 3 bons fundos. Aliás, não faltam bons fundos de acções europa.

Se pudesse escolher só um iria para o M&G Optimal income:

http://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000007LD

Este fundo é um monstro! Nem aparece no banco best nas pesquisas senão não passaria despercebido.

Nem consegui ver muito bem qual o montante que tem sob gestão!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vou pela primeira vez fazer uma carteira de fundos, digamos com um valor de 2500€, o que me recomendariam quantos fundos 2-3? e que percentagens Tesouraria e obrigadoes ou devo tb ter um de acções ? Não percebo muito de fundos e tenho um perfil conservador

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Vou pela primeira vez fazer uma carteira de fundos, digamos com um valor de 2500€, o que me recomendariam quantos fundos 2-3? e que percentagens Tesouraria e obrigadoes ou devo tb ter um de acções ? Não percebo muito de fundos e tenho um perfil conservador

um só fundo

M&G Optimal income

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A subscrição tem de ser ao balcão?

Já agora possíveis reforços tb têm de ser feitos no balcão?

Boas!

Eu tenho esse fundo em carteira, no Best, e talvez te possa elucidar  ;) . Esse fundo só pode ser subscrito em suporte papel. Não está disponivel on-line. O mínimo de subscrição são 1000€... tens de contactar com o teu PFA e marcar uma reunião para o poderes adquirir  8) ...tão sómente  ;D

Saúde!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

Eu tenho esse fundo em carteira, no Best, e talvez te possa elucidar  ;) . Esse fundo só pode ser subscrito em suporte papel. Não está disponivel on-line. O mínimo de subscrição são 1000€... tens de contactar com o teu PFA e marcar uma reunião para o poderes adquirir  8) ...tão sómente  ;D

Saúde!

Eu não precisei de marcar reunião. O meu PFA enviou por e-mail os documentos, preenchi, assinei e enviei por correio. Simples ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Boas!

Saúde!

É o único fundo misto que tens?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Precisava aqui de uma ajuda a tentar perceber o seguinte.

Se um fundo deu imaginemos, 8% liquido em 2013. Acresce as seguintes taxas

Comissão Gestão    1,38 %  Taxa Global Custos    2,40 %

Estves valores vão abater sobre os 8%? Ficando algo como 8% - 1.38% - 2.40% ?

Ou os valores de 8%, por exemplo, já tem estas taxas incluídas?

obrig

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos,

Esta é a minha 1ª participação no fórum e por isso gostava de dar os parabéns ao criador do tópico e a todos os que têm contribuído com informações e sugestões sobre este tema.

Criei a minha 1ª carteira de fundos, por sugestão da minha PFA, em Abril de 2013, sem ter a mínima noção sobre o que eram fundos de investimento e como funcionavam, quando em Maio eles começaram a cair resgatei tudo (asneira de principiante  ;D ;D )

Ultrapassado o “sentimento de perda” decidi começar a estudar fundos de investimento e descobri o fórum, depois de ler as 242 páginas, acho que já tenho alguns conhecimentos para criar uma carteira de fundos de forma consciente, no entanto gostava de ter a opinião dos experts, podem ajudar-me?

Estava a pensar criar a seguinte carteira de fundos:

[table] [tr] [td] Nome

[/td] [td] ISIN

[/td] [td] Risco

[/td] [td] %

[/td] [/tr] [tr] [td] Acções

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [td] 40%

[/td] [/tr] [tr] [td] BGF World Healthscience E2

[/td] [td] LU0171309270

[/td] [td] 5

[/td] [td] 10%

[/td] [/tr] [tr] [td] Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND

[/td] [td] LU0347184318

[/td] [td] 5

[/td] [td] 10%

[/td] [/tr] [tr] [td] Threadneedle Eurp Sm Cos Ret Net EUR Acc

[/td] [td] GB0002771383

[/td] [td] 5

[/td] [td] 10%

[/td] [/tr] [tr] [td] JPM Europe Focus D (acc) - EUR

[/td] [td] LU0169525671

[/td] [td] 6

[/td] [td] 10%

[/td] [/tr] [tr] [td] Obrigações

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [td] 40%

[/td] [/tr] [tr] [td] AXA WF Global High Yield Bds E(H)-C EUR

[/td] [td] LU0189847253

[/td] [td] 4

[/td] [td] 10%

[/td] [/tr] [tr] [td] Henderson Horizon Euro Corp Bond A2 Acc

[/td] [td] LU0451950314

[/td] [td] 3

[/td] [td] 10%

[/td] [/tr] [tr] [td] ES Obrigações Europa

[/td] [td] PTYYESRLM0008

[/td] [td] 4

[/td] [td] 10%

[/td] [/tr] [tr] [td] ES Rendimento Plus FEIA

[/td] [td] PTYEVHHM0001

[/td] [td] 3

[/td] [td] 10%

[/td] [/tr] [tr] [td] Mistos

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [td] 20%

[/td] [/tr] [tr] [td] M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H

[/td] [td] GB00B1VMCY93

[/td] [td]

[/td] [td] 10%

[/td] [/tr] [tr] [td] ES Plano Prudente FIA

[/td] [td] PTYEVELM0008

[/td] [td] 3

[/td] [td] 10%

[/td] [/tr] [/table]

Quero uma carteira diversificada e com um nível de risco moderado, esta carteira representa 15% das minhas poupanças e não inclui fundos de tesouraria uma vez que já tenho o ES Liquidez.

Tive grandes dificuldades em selecionar os fundos e a % a atribuir a cada um deles por isso aceito criticas e sugestões dos entendidos na matéria.

Obrigada,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Olá a todos,

Esta é a minha 1ª participação no fórum e por isso gostava de dar os parabéns ao criador do tópico e a todos os que têm contribuído com informações e sugestões sobre este tema.

Criei a minha 1ª carteira de fundos, por sugestão da minha PFA, em Abril de 2013, sem ter a mínima noção sobre o que eram fundos de investimento e como funcionavam, quando em Maio eles começaram a cair resgatei tudo (asneira de principiante  ;D ;D )

Ultrapassado o “sentimento de perda” decidi começar a estudar fundos de investimento e descobri o fórum, depois de ler as 242 páginas, acho que já tenho alguns conhecimentos para criar uma carteira de fundos de forma consciente, no entanto gostava de ter a opinião dos experts, podem ajudar-me?

Estava a pensar criar a seguinte carteira de fundos:

[table] [tr] [td] Nome

[/td] [td] ISIN

[/td] [td] Risco

[/td] [td] %

[/td] [/tr] [tr] [td] Acções

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [td] 40%

[/td] [/tr] [tr] [td] BGF World Healthscience E2

[/td] [td] LU0171309270

[/td] [td] 5

[/td] [td] 10%

[/td] [/tr] [tr] [td] Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND

[/td] [td] LU0347184318

[/td] [td] 5

[/td] [td] 10%

[/td] [/tr] [tr] [td] Threadneedle Eurp Sm Cos Ret Net EUR Acc

[/td] [td] GB0002771383

[/td] [td] 5

[/td] [td] 10%

[/td] [/tr] [tr] [td] JPM Europe Focus D (acc) - EUR

[/td] [td] LU0169525671

[/td] [td] 6

[/td] [td] 10%

[/td] [/tr] [tr] [td] Obrigações

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [td] 40%

[/td] [/tr] [tr] [td] AXA WF Global High Yield Bds E(H)-C EUR

[/td] [td] LU0189847253

[/td] [td] 4

[/td] [td] 10%

[/td] [/tr] [tr] [td] Henderson Horizon Euro Corp Bond A2 Acc

[/td] [td] LU0451950314

[/td] [td] 3

[/td] [td] 10%

[/td] [/tr] [tr] [td] ES Obrigações Europa

[/td] [td] PTYYESRLM0008

[/td] [td] 4

[/td] [td] 10%

[/td] [/tr] [tr] [td] ES Rendimento Plus FEIA

[/td] [td] PTYEVHHM0001

[/td] [td] 3

[/td] [td] 10%

[/td] [/tr] [tr] [td] Mistos

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [td] 20%

[/td] [/tr] [tr] [td] M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H

[/td] [td] GB00B1VMCY93

[/td] [td]

[/td] [td] 10%

[/td] [/tr] [tr] [td] ES Plano Prudente FIA

[/td] [td] PTYEVELM0008

[/td] [td] 3

[/td] [td] 10%

[/td] [/tr] [/table]

Quero uma carteira diversificada e com um nível de risco moderado, esta carteira representa 15% das minhas poupanças e não inclui fundos de tesouraria uma vez que já tenho o ES Liquidez.

Tive grandes dificuldades em selecionar os fundos e a % a atribuir a cada um deles por isso aceito criticas e sugestões dos entendidos na matéria.

Obrigada,

Ariel desde já o nosso obrigado em nome do fórum por partilhares a tua carteira e o teu conhecimento connosco.

A tua carteira cumpre com um perfil moderado. 40% parece-me muito interessante para poderes ter bons ganhos nos próximos 2 a 3 anos.

Tens excelentes fundos de investimento em todos os ativos, nomeadamente: o da M&G, o Hendersson e tens um que considero dos melhores: o ES Rendimento Plus uma vez que tem obrigações de alto rendimento que é um dos alvos para o ano de 2014.

O JP Morgan Focus Europe é também um fundo muito consagrado e com provas dadas.

Não sei que montante total estás a pensar investir na carteira, mas se calhar tirava aí alguns fundos que me parecem ser muito identicos.

Por exemplo: Nos mistos, podes tirar o ES Prudente pois o M&G é muito superior e faz bem a função de único fundo Misto.

Nas obrigações: Não há necessidade de teres o ES Rendimento Plus pois tens o AXA.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ES Obrigações Europa, ES Rendimento Plus e ES Plano Prudente? Mantém apenas o segundo!

JPM Europe Focus também consegues melhor. Não olhes apenas para as rentabilidades. Espreita o desvio padrão e o rácio de sharpe.

Tens muita exposição à Europa . Adiciona um fundo de small/mid cap EUA à imagem de como fizeste com na Europa. Os EUA representam 50% do mercado accionista global. Tens o dobro do peso em acções Europa.

Falta ainda um bom Fundo de acções Global.

Nas Obrigações podes adicionar mais dois ou três fundos de categorias distintas, porque como te disse deverias tirar os dois ES.

E claro que vais manter Axa e Rendimento Plus ! Nada têm a ver um com o outro.

Para o teu perfil de investimento tens um peso excessivo em acções, ajusta para 70/30%.

:)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

ES Obrigações Europa, ES Rendimento Plus e ES Plano Prudente? Mantém apenas o segundo!

JPM Europe Focus também consegues melhor. Não olhes apenas para as rentabilidades. Espreita o desvio padrão e o rácio de sharpe.

Tens muita exposição à Europa . Adiciona um fundo de small/mid cap EUA à imagem de como fizeste com na Europa. Os EUA representam 50% do mercado accionista global. Tens o dobro do peso em acções Europa.

Falta ainda um bom Fundo de acções Global.

Nas Obrigações podes adicionar mais dois ou três fundos de categorias distintas, porque como te disse deverias tirar os dois ES.

E claro que vais manter Axa e Rendimento Plus ! Nada têm a ver um com o outro.

Para o teu perfil de investimento tens um peso excessivo em acções, ajusta para 70/30%.

:)

o axa e o rendimento plus não são ambos de obrigações de alto rendimento???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu acho que 10% no BlackRock Healthscience é demasiado. Se calhar nem deveria fazer parte dessa carteira. Ter um fundo de acções de um sector especifico quando nem sequer tens um fundo de acções global não parece muito aconselhavel na minha perspectiva.

Alem disso os outros 3 fundos de acções que aí colocas já tem nas suas carteiras uma boa percentagem no sector saude:

- 10,71% (o JPM)

- 14,97% (o Threadneedle)

- 19,00% (o Pioneer)

Para Acções Global gosto destes:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04E6R

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000NGSG

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000020KL

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Eu acho que 10% no BlackRock Healthscience é demasiado. Se calhar nem deveria fazer parte dessa carteira. Ter um fundo de acções de um sector especifico quando nem sequer tens um fundo de acções global não parece muito aconselhavel na minha perspectiva.

Alem disso os outros 3 fundos de acções que aí colocas já tem nas suas carteiras uma boa percentagem no sector saude:

- 10,71% (o JPM)

- 14,97% (o Threadneedle)

- 19,00% (o Pioneer)

Para Acções Global gosto destes:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04E6R

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000NGSG

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000020KL

Filep achas que deve manter o ES Rendimento Plus e o AXA sendo os dois de obrigações de alto rendimento?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )