Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Ainda só não entendi porque é que você ainda não resgatou o dinheiro que tem em Fundos e subscreveu ETF´s.

Não entende, porque ainda não entedeu a diferença entre fundos e EFTs...

Se eu tivesse 10k que podessem ficar parados 10/20/30 anos pode crer que já teria criado uma carteira de EFTs!

Como, apesar de ter mais que esse valor em investimentos, prevejo que venha a necessitar de lhe mexer num prazo inferior a 5/10 anos, não faria muito sentido apostar grande parte do capital em EFTs!

Como disse não estou, nem nunca estive, a tentar provar que os EFTs são melhores que os fundos! Para determinados objectivos os EFTs são melhores para outros os fundos são mais adequados, como tal neste momento os fundos são o instrumento que melhor se adequa à minha situação financeira e pessoal actual! Percebeu agora?

O mundo não é todo preto ou branco...

Assim que tiver disponibilidade financeira para colocar de parte (por 20/30/40 anos) um valor que seja adequado para uma carteira de EFTs pode ter a certeza que o farei.

E com certeza em simultâneo continuarei a ter carteira de fundos e outros tipos de investimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Ainda bem que está cá você para me explicar.

ETF´s só podem ser subscritos com rendibilidades superiores a fundos de investimento de gestão activa  para horizontes temporais de 10/20/30 ou 40 anos.

Estamos sempre a aprender.

Um abraço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Está numa de tentar deturpar tudo aquilo que se diz....

O que o pedro frisou foi que não tinha 10k disponíveis para aplicar durante 10/20/30 anos.

Não é apenas o prazo que está em questão, é também o capital, como aliás eu já disse anteriormente. Montantes pequenos não são adequados para aplicar em ETFs.

Para além disso, o que estamos aqui a tentar explicar é que para a maior parte das pessoas que não se está para maçar muito com procurar os melhores fundos, a gestão passiva tem maiores probabilidades de dar melhores rentabilidades do que a gestão ativa. Não é a minha intenção (nem aparentemente a do pedro) afirmar que uma pessoa que seja boa a escolher fundos não consegue melhor resultados que gestão passiva.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda bem que está cá você para me explicar.

ETF´s só podem ser subscritos com rendibilidades superiores a fundos de investimento de gestão activa  para horizontes temporais de 10/20/30 ou 40 anos.

Estamos sempre a aprender.

Um abraço.

Como bem sabe em ponto algum eu fiz essa afirmação... não confunda opinião e estratégia pessoal com afirmações de verdades absolutas!

Você ate pode comparar uma carteira de EFT com uma de fundos no espaço temporal de 1 dia, 1 semana, 1 mês... o que quiser, e certamente dependendo das carteiras e do momento em que as compara irá verificar que provavelmente a que terá maior rentabilidade irá variar! Num momento/periodo poderá ser os EFTs a ter maior rentabilidade em outro poderão ser os fundos.

Agora o que foi provado no tópico do salvador é que no LONGO PRAZO (sim, periodos temporais de 10,20,30... anos) os EFTs TENDEM (têm tendência a...) obter melhores rentabilidades que os fundos!

Agora se souber o que significa algo tender para, compreenderá que é admissivel que num ou outro caso para os mesmos longos periodos uma carteira de fundos se comporte melhor que uma de EFTs, mas no entanto a PROBABILIDADE é que isso não se venha a verificar!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Está numa de tentar deturpar tudo aquilo que diz....

O que o pedro frisou foi que não tinha 10k disponíveis para aplicar durante 10/20/30 anos.

Não é apenas o prazo que está em questão, é também o capital, como aliás eu já disse anteriormente. Montantes pequenos não são adequados para aplicar em ETFs.

Para além disso, o que estamos aqui a tentar explicar é que para a maior parte das pessoas que não se está para maçar muito com procurar os melhores fundos, a gestão passiva tem maiores probabilidades de dar melhores rentabilidades do que a gestão ativa. Não é a minha intenção (nem aparentemente a do pedro) afirmar que uma pessoa que seja boa a escolher fundos não consegue melhor resultados que gestão passiva.

Nao Rui, foi um erro de interpretação apenas neste parágrafo :

Como, apesar de ter mais que esse valor em investimentos, prevejo que venha a necessitar de lhe mexer num prazo inferior a 5/10 anos, não faria muito sentido apostar grande parte do capital em EFTs!

Deduzi erradamente que a 5/10 anos os Fundos de Gestão activa batem os ETF´s.

Peço desculpa aos dois e agradeço por me terem elucidado.

Um abraço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Acho que vocês levam demasiado à letra a carteira do Salvador...

Muito mais valioso que aquela carteira são as diversas questões abordadas no tópico:

- fundos com fees baixos;

- rebalanceamentos;

- diversificação.

Para além de que, depois de se ler 2 ou 3 vezes o tópico todo, somos levados a procurar por mais e mais informação sobre gestão passiva.

Já agora, a seguinte carteira de ETFs teve uma rentabilidade média anual de 18,6% nos últimos 5 anos (ehehehehe, quando começou o bull no mercado americano... sim acertar no euromilhões no dia seguinte é fácil!):

Vanguard VTI: 60% (US Total Stock)

iShares AGG: 30% (US Total Bond)

Vanguard VNQ: 10% (US REIT)

Se puxarmos essa carteira para 9,5 anos (i.e., desde Outubro 2004), para apanharmos com um crash, a rentabilidade média anual cai para 7,4%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Andam a apagar mensagens!! Só quero saber a quem é que o presidente da conselhos? Porque se o faz isso e um crime porque está visto que não tem conhecimentos para o fazer.. Em vez de apagarem as mensagens deviam era mostrar-lhe isso mesmo.

Sim, sou eu que estou farto de andar a apagar as suas mensagens. Só deixo esta aqui de forma a poder avisá-lo, já que como visitante não lhe posso deixar mensagens pessoais.

Na minha função de moderador, cabe-me zelar para que as regras do fórum sejam cumpridas.

Os seus posts violam repetidamente a regra nº 1

"Regras gerais de comunicação

1-A comunicação no fórum deve seguir sempre uma via cordial e respeitadora dos direitos de todos. Nesse sentido, são proibidas mensagens que propositadamente ofendam os restantes membros."

Independentemente de concordar ou não com os conselhos de investimento do presidente, isso não lhe dá o direito de o chamar estúpido, ignorante ou fazer insinuações completamente despropositadas e ofensivas relativamente à sua vida pessoal.

Nesse sentido, todas as mensagens que mantenham o mesmo tom ofensivo serão imediatamente apagadas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agradeço a frntalidade e explicação.

Acho q o meu ponto também era importante, admitindo que posso ter sido um pouco agressivo na forma como me expliquei.

Acho que num forum destes não devemos incentivar que pessoas sem formação andem a beber esta informação para a utilizar profissionalmente, pois, a informação do forum é amador e a título não profissional.

Fazer o contrário é crime..

Abraço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agradeço a frntalidade e explicação.

Acho q o meu ponto também era importante, admitindo que posso ter sido um pouco agressivo na forma como me expliquei.

Acho que num forum destes não devemos incentivar que pessoas sem formação andem a beber esta informação para a utilizar profissionalmente, pois, a informação do forum é amador e a título não profissional.

Fazer o contrário é crime..

Abraço.

Já foi tão falado por aqui.

Porque (ainda) se permite aos Visitantes colocar mensagens no Forum.

Quem faz comentários de qualidade e mais valia para o forum ou vice-versa deveria ser obrigado a registar-se/identificar-se.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ou seja retirar a liberdade de algum comentar só porque não quer estar registado? Desde a os comentários feitos não sejam lixo.. Não vejo problema.. São muitas vezes mais acertados do que de alguns registados..isto já tem pouca animação, desse modo seria o fim....

Bem haja

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ou seja retirar a liberdade de algum comentar só porque não quer estar registado? Desde a os comentários feitos não sejam lixo.. Não vejo problema.. São muitas vezes mais acertados do que de alguns registados..isto já tem pouca animação, desse modo seria o fim....

Bem haja

Ja agora o sapo nao se quer registar porque? tem medo de ser bloqueado?

O registo nem um minuto  demora.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ja agora o sapo nao se quer registar porque? tem medo de ser bloqueado?

O registo nem um minuto  demora.

Pois, é que depois dá azo a especulações, um visitante pode mudar de nome as vezes que quiser e utilizar sempre o mesmo mail, enquanto um utilizador registado para criar novos nicks terá de ter vários mails... não sei se me fiz entender :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem haja

Caro amigo, você não leu o que escrevi...

"Quem faz comentários de qualidade e mais valia para o forum ou vice-versa..."

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente aí o vice versa é ambíguo. Quanto aos nomes. Uso sempre o mesmo..

Pense e veja em qual se enquadra.

Sempre me ensinaram a não falar com desconhecidos...

Passe um resto de bom dia e por mim termina aqui.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente aí o vice versa é ambíguo. Quanto aos nomes. Uso sempre o mesmo..

A questão é que qualquer pessoa pode usar o nome de Sapo, enquanto que registado isso já não acontece, até para ti seria melhor, pode vir para ai outro sapo a fazer-se passar por ti :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Relativamente ao tópico, algum usa a gestão de carteiras do best?

Se sim podem partilhar a opinião?

Thanks

Tenho um familiar que tem, a carteira conservadora, que opinião queres? se é rentabilidade posso dizer que tem dado em média á volta dos 5%/ano, é um seguro (unit Linked) e tem a vantagem fiscal depois dos 5 e 8 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vantagem não sei porque não conheco muito bem os do BiG, estamos a falar de carteiras iguais para todos sim, mas nao sao so fundos, sao 5 carteiras diferentes, a mais agressiva são só acções por exemplo, a conservadora ja foi pratixamente papel comercial, e eles realocam sempre que querem.

Se queres ser tu a escolher, há o escolha livre que sao so fundos escolhidos por ti, em forma de seguro também, mas aqui o minimo são 100k e nas carteiras são 25k.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )