Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Comecei a pouco tempo a investir em fundos, e comecei mal que estão a descer :-[  . Segundo aqui li poderá ser por estar-mos no fim do ano e possivelmente distribuírem  dividendos?

Pois, comigo foi o mesmo. :(

E partilho também a dificuldade de perceber quais os motivos.

Por vezes vejo notícias relacionadas no bloomberg mas não compreendo até que ponto estão relacionadas.

Que sites vocês consultam para compreender as oscilações dos mercados dos fundos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por vezes vejo notícias relacionadas no bloomberg mas não compreendo até que ponto estão relacionadas.

Que sites vocês consultam para compreender as oscilações dos mercados dos fundos?

Os fundos descem devido aquilo que tem na sua carteira de activos. É normal que as obrigações agora estejam a "baixar". Portanto a rentabilidade destes fundos seja menor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A questão da tributação é provável que vá afectar todos os fundos de gestoras portuguesas, no entanto estou com esperança que os gestores dêem corda ao sapatos para minimizar esse impacto, pelos menos terão de encontrar soluções a nivel de carteira etc., isto é apenas para fundos portugueses porque é uma lei do nosso Governo :) nos fundos internacionais já lá devem ter várias coisas dessas que nós nem nos importamos, acho que estamos a dar muita atenção a isto  ;)

O E.S Liquidez já se falou muito por aqui sim, está no TOP e é para continuar, não o vejo baixar, não enquanto o papel comercial estiver em alta.

Falas numa coisa engraçada, zona de saldo  :D , isso é quase tiro no escuro, o que podes sempre tentar ver é a tendencia, mas a nivel de mercados isso vale o que vale, mas já agora podemos tentar ver algo com esse fundo Total Return, coloco um gráfico, vai desde 2007 até agora, repara numa coisa, sempre que baixa ali dos 5% valoriza  ;) então podemos tentar ver uma tendência, que é, 5% ou abaixo = zona de saldo, 17% zona de não saldo ou cara como quiseres chamar, e repara, em 2008 bateu nos 10% começou a baixar, em finais de 2009 bateu nos 10% e subiu até aos 17% e começou a baixar, neste momento encontra-se lá a bater nos 10%, quer dizer que vai baixar? ou subir?...hum...o maravilhoso mundo dos mercados  ;D ;D ;D

Mas já agora deixo a dica, se a malta concorda, olhando para o gráfico, zona de saldo (compra forte) á volta dos 5%, zona média entre os 5% e 10% (compra moderada) acima dos 10% zona alta (nada de compras)...

David esse gráfico veio de que site? :P

;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os motivos podem ser vários, os fundos de obrigações mais defesivos apostam muito nas obrigações americanas (treasuries) que estão a levar porrada agora, existe a subida do Euro... reparem que fundos de obrigações HY mantem-se firmes e sobem, porque são mais agressivos e não têm na carteira tanta treasuries...diversificar :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Invocaram-me?? ;D ;D ;D 8)

Alguém falou em ti sim lol, dá ai uma ajuda na cena das zonas de saldo :P fiz um gráfico ás três pancadas mas confesso que não estou muito virado para fazer gráficos de rollings para ver zonas de saldos nos fundos...:)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já sabes que acertaste na ideia. Agora só falta aplicares esse gráfico rolling a uma carteira de fundos!! :D

Eu fiz isso em excel mas deu um trabalhão do catano! :o Pode ser que em breve façamos isso de forma mais fácil/simples  ;)

Entendido, o gráfico do best só dá para colocar um fundo, mas já entendi a ideia...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os motivos podem ser vários, os fundos de obrigações mais defesivos apostam muito nas obrigações americanas (treasuries) que estão a levar porrada agora, existe a subida do Euro... reparem que fundos de obrigações HY mantem-se firmes e sobem, porque são mais agressivos e não têm na carteira tanta treasuries...diversificar :)

Pois, mas o que eu queria era tentar perceber e conhecer esses motivos para ter ideia se é provável haver queda ou subida do fundo.

Motivos do género do que referes: "as obrigações americanas (treasuries) estão a levar porrada" -> onde vês notícias desta natureza?

O meu objectivo, bem como de outros users, é tentar perceber o porquê das coisas. Ter uma ideia do que passa na economia mundial e até que ponto certas notícias podem condicionar de forma positiva ou negativa o fundo.

Agradeço a tua ajuda! :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Invocaram-me?? ;D ;D ;D 8)

Sim, fui eu!  ;D

O David já explicou o motivo.

A ideia era realmente perceber como os fundos variam, através de algum padrão. Realmente o Total Return dá para ter uma ideia de como varia, em função das percentagens.

Sei a que te referes, ao excel que o pessoal tem contribuído na sua construção.

Gostaria de participar mas ainda sou muito leigo na matéria.

Assim que me sinta mais à vontade, terei todo o gosto em participar e ajudar!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se eu quiser investir em fundos de obrigações High Yield de forma a diversificar a minha carteira de fundos, qual o que me aconselhariam? E já agora qual a % que devo ter alocada a este tipo de fundos?

Tenho uma carteira constituída por 50% em fundo monetário (ES Liquidez) e os restantes 50% em vários fundos de obrigações (Europa, Emergentes, Globais, etc.).

Obrigado pela vossa ajuda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

tens várias hipoteses

eu tenho este

PIMCO GIS Global Hi Yld  Bd E Eur Hdgd

e ando de olhos nestes

Eurizon EasyFund Bond High Yield R

HSBC GIF Euro High Yield Bond A Acc

Também podes dar uma olhada no que tá está bem no TOP o Axa, esses vou investigar :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O E.S Obrigações Europa está com 36% liquidos YTD e o Rendimento Plus está com 26% YTD.

100 000€  em cada um desde 1 de Janeiro até hoje dava 36 000€ no Europa e 26 000€ no Rend Plus, seriam só 62 000€ limpinhos  :o :o :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também podes dar uma olhada no que tá está bem no TOP o Axa, esses vou investigar :)

Quadro comparativo dos fundos referenciados:

http://tools.morningstar.es/es/fundcompare/default.aspx?SecurityTokenList=F0GBR04V6B]2]0]FOESP$$ALL|F0000000CT]2]0]FOESP$$ALL|F0GBR06T6D]2]0]FOESP$$ALL|F0GBR061VJ]2]0]FOESP$$ALL&CurrencyId=EUR&LanguageId=es-ES

É mais uma ferramenta...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso que o Eurizon e HSBC perdem tanto para o Pimco como para o AXA...

Estive a ver e desses todos continuo a preferir o AXA, mais rácio de sharpe, mais rácio Alfa, menos Desvio Padrão e média de rentabilidade que só perde para o HSBC  mas por uma unha negra :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

david,

gostava de ouvir a tua opiniao em relação a esta carteira:

IE00B11XZB05 - 25%

IE00B11XZ103 - 25%

LU0347184318 - 15%

LU0256839860 - 15%

IE00B11XZ327 - 20%

obrigado,

david

4 estão no TOP, um defensivo ( Total Return) que dispensa apresentações, o Global Bond penso que também :) depois tens um HY, fazes bem embora prefira o Axa, e depois 2 de Acções da mesma categoria um exposto a EUA e outro á Europa, acaba por ser uma diversificação, não estar exposto apenas a uma região, o da Europa é para mim um dos melhores fundos de acções europeu, o da América embora esteja a levar porrada nos últimos 6 meses parece-me bom, estável, seria talvez um bom fundo para entrar agora.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

FUNDOS DE OBRIGAÇÕES :

Nordea-1 European Cross Credit E

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000NRZS

David porque incluíste este fundo no Top? Desculpa a pergunta mas os dados disponíveis na morningstar são muito recentes, está-me a escapar alguma coisa? Existe mais informação que complemente a da morningstar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

4 estão no TOP, um defensivo ( Total Return) que dispensa apresentações, o Global Bond penso que também :) depois tens um HY, fazes bem embora prefira o Axa, e depois 2 de Acções da mesma categoria um exposto a EUA e outro á Europa, acaba por ser uma diversificação, não estar exposto apenas a uma região, o da Europa é para mim um dos melhores fundos de acções europeu, o da América embora esteja a levar porrada nos últimos 6 meses parece-me bom, estável, seria talvez um bom fundo para entrar agora.

Concordo com o que dizes, porém em relação a este fundo "Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND" "seria" melhor que descesse mais um pouco para entrar.

Pelo que tive a ver é um fundo bastante bom. Rácio de Sharpe 1.44, Rentabilidade Média acima do Desvio de Padrão.

Este ano já leva uma rentabilidade de 12% o que é excelente! Não o devias considerar no TOP? :P  Já agora imaginando que alguém tinha este fundo desde o inicio do ano, aos 12% teríamos de retirar os 26,5% é isso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )