Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

presidentedajunta

Depende sempre do horizonte temporal e o perfil, mas tentava estudar a oferta que o banco proporciona e escolher o que melhor se adequaria ao meu perfil e para o horizonte temporal, o mesmo que se faz ao fim ao cabo na generalidade noutro banco mais para investimento, a diferenca aqui é que se está perante  uma oferta muito limitada.

Sim mas eu coloaqui este tópico precisamente por isso porque trabalho no ramo e cada vez conheço mais pessoas que têm de estar agarradas ao banco onde têm o CH. E muitas pessoas me enviam emails a perguntar o que aconselho para o longo prazo.

Respondo exatamente como tu é uma oferta limitada mas tendo que ser, pelo menos da ESAF recomendo:

ES Prudente ou ES Crescimento para quem quiser ter apenas um fundo com perfil moderado e para longo prazo.

Quando as pessoas pretendem dois ou três fundos, então já aconselho, neste momento o ES Acções Europa, o ES global bond e o ES Tesouraria Activa

No Santander recomendo o Santander Global

Queria apenas saber a tua opinião para estes perfis mais defensivos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

"Fundos de tesouraria em 2014

Desde do início do ano até ao dia 7 de março, a categoria fundos de tesouraria, da APFIPP, teve uma rendibilidade média de 0,4%.

A categoria é composta por onze produtos de investimento com a liderança desde do dia 1 de janeiro a ir para o fundo Banco BIC Tesouraria, gerido pela Dunas Capital – Gestão de Activos com uma rendibilidade de 0,97%. A carteira, no final de 2013, era composta por 48% de liquidez, 22% de títulos de dívida pública e 21% de obrigações, de acordo com o regulador nacional.

Com uma rendibilidade de 0,8% e mais de 62% da sua carteira investida em obrigações aparece o fundo Banif Euro Tesouraria, da Banif Gestão de Activos. O fundo fechou o mês de fevereiro com mais de 44 milhões de euros em ativos sob gestão. Além dos 62% em obrigações, os títulos de dívida pública representam cerca de 16% da composição da sua carteira, segundo a CMVM e com dados de final do ano passado.

Na terceira posição e com uma rendibilidade de 0,63% vem o Espírito Santo Tesouraria Ativa, gerido pela ESAF. É um dos maiores fundos do mercado nacional, no que diz respeito aos ativos sob gestão, com mais de 400 milhões de euros. Metade da carteira deste fundo pertence a obrigações e 14% a títulos de dívida pública.

O Patris Tesouraria e o Santander Multi Tesouraria fecham o rol dos cinco fundos da categoria com maior rendibilidade, ao apresentarem ganhos de 0,41% e 0,42%, respetivamente. O fundo gerido pela Patris Gestão de Ativos fechou o mês passado com quase 4 milhões de euros sob gestão enquanto o fundo da Santander Asset Managementtinha mais de 223 milhões de euros.

Fonte: APFIPP E CMVM; dados da APFIPP a 7 de março de 2014 "

O best tem todos os fundos aqui citados ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Fundos de tesouraria em 2014

Desde do início do ano até ao dia 7 de março, a categoria fundos de tesouraria, da APFIPP, teve uma rendibilidade média de 0,4%.

A categoria é composta por onze produtos de investimento com a liderança desde do dia 1 de janeiro a ir para o fundo Banco BIC Tesouraria, gerido pela Dunas Capital – Gestão de Activos com uma rendibilidade de 0,97%. A carteira, no final de 2013, era composta por 48% de liquidez, 22% de títulos de dívida pública e 21% de obrigações, de acordo com o regulador nacional.

Com uma rendibilidade de 0,8% e mais de 62% da sua carteira investida em obrigações aparece o fundo Banif Euro Tesouraria, da Banif Gestão de Activos. O fundo fechou o mês de fevereiro com mais de 44 milhões de euros em ativos sob gestão. Além dos 62% em obrigações, os títulos de dívida pública representam cerca de 16% da composição da sua carteira, segundo a CMVM e com dados de final do ano passado.

Na terceira posição e com uma rendibilidade de 0,63% vem o Espírito Santo Tesouraria Ativa, gerido pela ESAF. É um dos maiores fundos do mercado nacional, no que diz respeito aos ativos sob gestão, com mais de 400 milhões de euros. Metade da carteira deste fundo pertence a obrigações e 14% a títulos de dívida pública.

O Patris Tesouraria e o Santander Multi Tesouraria fecham o rol dos cinco fundos da categoria com maior rendibilidade, ao apresentarem ganhos de 0,41% e 0,42%, respetivamente. O fundo gerido pela Patris Gestão de Ativos fechou o mês passado com quase 4 milhões de euros sob gestão enquanto o fundo da Santander Asset Managementtinha mais de 223 milhões de euros.

Fonte: APFIPP E CMVM; dados da APFIPP a 7 de março de 2014 "

O best tem todos os fundos aqui citados ?

Olhando para a oferta online do Best a resposta será não, mas também para que queres os fundos todos de tesouraria?  :) :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim mas eu coloaqui este tópico precisamente por isso porque trabalho no ramo e cada vez conheço mais pessoas que têm de estar agarradas ao banco onde têm o CH. E muitas pessoas me enviam emails a perguntar o que aconselho para o longo prazo.

Respondo exatamente como tu é uma oferta limitada mas tendo que ser, pelo menos da ESAF recomendo:

ES Prudente ou ES Crescimento para quem quiser ter apenas um fundo com perfil moderado e para longo prazo.

Quando as pessoas pretendem dois ou três fundos, então já aconselho, neste momento o ES Acções Europa, o ES global bond e o ES Tesouraria Activa

No Santander recomendo o Santander Global

Queria apenas saber a tua opinião para estes perfis mais defensivos.

Em vez do ES Global Bond porque não o ES Obrigações Europa? mas sim, atendendo á limitação de oferta a ESAF não deixa de ter bons fundos, assim como o Santander e o BPI por exemplo, e dá perfeitamente para fazer uma carteira com eles.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Este Fundo banco bic tesouraria existe best ? Em caso negativo onde se pode subscrever ?

Para um iniciante, com risco minimo e que pretende iniciar-se em fundos de investimentos, o que recomendariam, por exemplo para 2500€ em niveis de carteira de fundos ?

2 fundos tesouraria e um fundo obrigações por exemplo ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Este Fundo banco bic tesouraria existe best ? Em caso negativo onde se pode subscrever ?

Para um iniciante, com risco minimo e que pretende iniciar-se em fundos de investimentos, o que recomendariam, por exemplo para 2500€ em niveis de carteira de fundos ?

2 fundos tesouraria e um fundo obrigações por exemplo ?

Sim existe no Best, tens de saber pesquisar no banco, o Best tem uma ferramenta brutal de pesquisa, chama-se Best Guru acessivel a todos, basta meteres o nome ou o ISIN etc, têm de comecar também a saber pesquisar as coisas e a saber a oferta do best ou do activo ou seja de que banco que for.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Em vez do ES Global Bond porque não o ES Obrigações Europa? mas sim, atendendo á limitação de oferta a ESAF não deixa de ter bons fundos, assim como o Santander e o BPI por exemplo, e dá perfeitamente para fazer uma carteira com eles.

Sim e que fundos selecionavas?

Decidi aconselhar global bond para ser mais abrangente e nao estar dependente apenas da europa

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim e que fundos selecionavas?

Decidi aconselhar global bond para ser mais abrangente e nao estar dependente apenas da europa

Tens razão, confundi o Es Global Bond com o Es Eurobond.

Só conheco mais a ESAF por ter uma forte oferta no Best, cerca de 30 fundos, o Santander nem sei que fundos há no Best, confesso que não tenho muito olhado para eles, por isso não me é fácil recomendar esses fundos dessas gestoras, é que só trabalho mesmo com o Best e procuro diversificar entre ESAF, Pimco, Templeton, Pionner, Invesco etc etc... portanto se trabalhas na área tens de ser tu a esmiuçar a oferta desses bancos, eu sou apenas um mero e pequeno investidor :)

Mas podia fazer uma perninha na banca se quiserem ahah, mas têm de pagar bem, para ganhar mal já me basta onde estou :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fundos de tesouraria em 2014

Fonte: APFIPP E CMVM; dados da APFIPP a 7 de março de 2014

Boa informação

As melhores para o file.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acabei de ler as 43 páginas do tópico dos ETF´s do Salvador e tenho uma consideração a fazer aqui no nosso cantinho :

Meus ricos fundos de investimento (de gestão activa)!

;D

Na teoria até parecia bonito, mas depois são páginas e páginas de comissões disto e daquilo, duplas tributações, correctoras/plataformas ..... perdi-me no meio de tanta dúvida.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Acabei de ler as 43 páginas do tópico dos ETF´s do Salvador e tenho uma consideração a fazer aqui no nosso cantinho :

;D

Na teoria até parecia bonito, mas depois são páginas e páginas de comissões disto e daquilo, duplas tributações, correctoras/plataformas ..... perdi-me no meio de tanta dúvida.

Infelizmente (ainda) não há uma carteira modelo simples de 4 activos (Acções US, Acções Ex-US, Obrigações totais e REIT) para a Europa e em Euros (e que vá capitalizando os dividendos), com fees anuais de gestão a rondar os 0,2% (ou menos).

Mas esquecendo a parte da dupla tributação dos dividendos, os ETFs têm muito pouco que saber (para carteiras de muito longo prazo).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

;D

Subscrevo, ja por diversas vezes tentei pegar no topico, e não consigo chegar ao fim, e muito menos, ficar com interesse sequer pela estratégia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Infelizmente (ainda) não há uma carteira modelo simples de 4 activos (Acções US, Acções Ex-US, Obrigações totais e REIT) para a Europa e em Euros (e que vá capitalizando os dividendos), com fees anuais de gestão a rondar os 0,2% (ou menos).

Mas esquecendo a parte da dupla tributação dos dividendos, os ETFs têm muito pouco que saber (para carteiras de muito longo prazo).

Dado o tamanho do mercado europeu, é complicado custos tão baixos, embora já seja possível ter uma carteira em euros com capitalização de dividendos com 5 activos (ações US, ações Ex-US, Obrigações US, Obrigações Ex-US, REIT). Os custos de gestão dos fundos andam mais pelos 0.5-0.6%, mas mesmo assim são inferiores aos custos de gestão ativa.

Replicar a carteira do Salvador ao pormenor é mais complicado, por causa do TLT.

Mas como já foi referido no tópico dos ETFs, há ETFs agregrados que já têm um bocadinho de tudo entre ações, obrigações, matérias-primas, etc.. bastando apenas deter um único ETF.

Logo o nível de complexidade de investir em ETFs adequa-se a qualquer um. Quem quer as coisas simples, compra apenas um ETF. Quem se sente mais à vontade, faz as repartições todas que quiser por vários ETFs.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dado o tamanho do mercado europeu, é complicado custos tão baixos, embora já seja possível ter uma carteira em euros com capitalização de dividendos com 5 activos (ações US, ações Ex-US, Obrigações US, Obrigações Ex-US, REIT). Os custos de gestão dos fundos andam mais pelos 0.5-0.6%, mas mesmo assim são inferiores aos custos de gestão ativa.

Replicar a carteira do Salvador ao pormenor é mais complicado, por causa do TLT.

Mas como já foi referido no tópico dos ETFs, há ETFs agregrados que já têm um bocadinho de tudo entre ações, obrigações, matérias-primas, etc.. bastando apenas deter um único ETF.

Logo o nível de complexidade de investir em ETFs adequa-se a qualquer um. Quem quer as coisas simples, compra apenas um ETF. Quem se sente mais à vontade, faz as repartições todas que quiser por vários ETFs.

A escolha continua a parecer-me bastante limitada. Não conseguiram replicar no mercado Europeu a proposta do Salvador.

Vários de vocês enfrentaram os problemas que referi no meu post inicial.

Esbarrei a no facto dos colegas, que tal como você,  replicaram a carteira do Salvador estarem também com rendibilidades reduzidas. No mesmo horizonte temporal, com um perfil de investimento  conservador, consegui melhor.

Recentemente constitui com a ajuda de alguns colegas foristas uma segunda carteira com rendibilidade a um ano de 10,68%. A percentagem alocada em acções foi de 20%. Poderia ser mais se a % desta alocação fosse superior.

Pelo que compreendi, por lá, vocês alocam percentagens bastante superiores em mercados accionistas. Se eu fizer o mesmo aqui, e assumir um pouco mais de risco, a rendibilidade expectável será ainda superior.

Além disso, os resultados apresentados pelo Salvador baseavam-se em rendibilidades na ordem dos 10% /ano, nada de extraordinário e também exequível com fundos de gestão activa. Com 1/3 das complicações.

Para um leigo como eu, parece-me bastante mais simples este mundo.

Peço desde já desculpa se o meu raciocínio estiver errado e por favor corrija-me se estiver enganado.

Um abraço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo em parte com algumas das coisas que dizes....

Mas por exemplo, a obtenção de rentabilidades de 10% ao ano, consistentes ao longo do tempo não é assim tão simples de obter com fundos.

Proponho-te um exercicio simples... arranja-me uma carteira dessas que falas que facilmente dão mais que 10% ao ano em que, para um periodo de 20, ou mesmo de apenas 10 anos consigas uma média de rentabilidade de 10% ao ano! Será muito dificil senão mesmo impossivel...

Na minha opinião, a vantagem dos ETF's é que após o investimento na criação de uma boa carteira, consegues uma rentabilidade próxima de 10% ao ano (em média) consistente (como demonstrado no tópico do salvador) e sem ter que mexer na carteira, i.e., sem se preocupar praticamente mais com o assunto.

Agora tente a mesma estratégia com fundos... crias uma boa carteira e esqueces que ela existe (ou seja não a alteras mais) e veremos se ao fim de 10 ou 20 anos se conseguiu uma rentabilidade média de 10%. Eu duvido muito...

O problema dos fundos é que tendes a alterar a carteira constantemente, e se é verdade que para alguns que alterem no momento certo pelo fundo certo, podem conseguir melhor rentabilidade, muitos irão provavelmente trocar no momento errado pelo fundo errado...

No fundo, penso, que fundos e ETF são instrumentos de investimento distintos e um não substitui o outro. ETF's "garantem" uma boa rentabilidade consistente enquanto que os fundos possibilitam uma rentabilidade que poderá ser potencialmente superior, mas que dependendo das decisões do investidor, ou mesmo do gestor dos fundos, poderá levar a uma rentabilidade superior ou inferior no longo prazo relativamente aos ETFs.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ora bem, vamos então ignorar todos os problemas "menores" de constituição da carteira de ETF´s já mencionados e que não consigo ignorar, porque o cenário não é tão ideal, ou pelo menos não aparenta pois são vários os que se queixam de levar com tributações de 55%, abrir contas no estrangeiro, comissões de transferencias, aquela questão BTP/Saxobank  e por aí fora ....

Uma carteira de ETF´s em média irá dar 10% ao ano segundo o Salvador.

Eu, tal como você com os fundos, também tenho dúvidas em relação a isso. Mas também tem de se preocupar com ela, rebalancear sempre que fugir das distribuições iniciais, reforçar, reajustar. Não a deixam ao abandono ao contrário do que querem deixar transparecer.

Da mesma forma, periodicamente ou no final do ano preocupo-me possivelmente em reajustar um ou outro fundo consoante os mercados. Reforçar e  substituir um ou outro, nada de mais porque a escolha é muita e existe sempre um Fundo de Investimento para aquilo que pretendemos.

Pede-me uma carteira de 10% teórios, dou-lhe a minha que em 2013 teve os 10,68% que indiquei sem assumir um risco por aí além. 20% de acções.  Está aqui no forum , coloquei à consideração dos colegas.

Estamos a discutir cenários ideais, só ajusto a carteira se entender que é o melhor para a orientação que agora lhe dei.  Ela tem um histórico a 3 , 5 anos ou 10 dependendo dos fundos e não será muito diferente desses 10,68%. É só fazer contas.

Poderei estar enganado, não tenho problemas em investir em outros produtos. Mas ETF´s pelo que li, ainda não irá ser agora. Não vejo vantagens significativas que o justifiquem.

Gostaria de ouvir a opinião do D@vid relativamente a este assunto.

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )