Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Ora indicas que eles têm muita exposição aos países ditos doentes, por isso basta que um destes países entre em default e vem por aí abaixo. Se entretanto estas economias recuperarem continuará a dar taxas altas...

Estou errado mestre?

Epa mestre não :P

Na teoria é como qualquer fundo, por isso mesmo é que ao longo deste tempo que tenho falado neste fundo tenha havido algum receio deste fundo, e também do ES Obrigações Europa, diga-se de passagem, mas prefiro estes fundos e estes periféricos do que os BRIC, Emergentes ou mercados tipo Turquia, não acreditava e continuo a não acreditar em nenhum default de nenhum deles.

Agora uma coisa também é óbvia, quanto mais as taxas baixam, mais estarão num ponto onde essa baixa já será menos acentuada e estagnará, e estes fundos terão de encontrar alternativas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Boas,

D@vid,

Dado que eu não sou nenhum expert em obrigações (dedico-me mais ao estudo dos mercados acionistas, que são o verdadeiro mercado, porque mexe com as empresas, as obrigações corporativas também), explica-me como foi possivel o fundo ES Euro Bond ter tido em 2012 um retorno de 32.8%, que foi bastante superior à média dos retornos dos fundos acionistas da Europa em pleno Bullmarket acionista, o que entra em contradição com aquela máxima de, em princípio, não poder haver um mercado altista simultâneo nas ações e obrigações.

É sabido que, no médio-longo prazo, a correlação entre obrigações e ações não é negativa mas sim ligeiramente positiva, mas daí a termos uma correlação próximo de 1, como aconteceu com este fundo de obrigações é que é de espantar e arrasa todas as teorias existentes, é um case study.

Atualmente o fundo só tem uma alavancagem de 0.52% e também só tem uma posição curta de apenas 1.03% na liquidez, como era em 2012? Tinha mais alavancagem, mais posições curtas, mais futuros ou mais derivados?

Abr,

file 112

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

O fundo JPMorgan Europe Strategic Growth D (acc) EUR http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04MXS

que recomendei a dois foristas há cerca de 1-2 semanas, está com 7.54% YTD, sendo o nº 1 na morningstar.pt na categoria Europa Grande Crescimento.

Este fundo só tem 3 estrelas Morningstar, devido ao desempenho inferior ao dos seus pares em 2012 (19.8%), mas em 2013 já bombou ( 29.8%) e em 2014 continua a bombar, sabem porquê? Porque em 2012 teve um relativo fraco desempenho e assim, ao contrário da maioria dos seus pares, não está sobreaquecido. Não nos devemos deixar confundir com as 5 estrelas Morningstar nas situações de fortes rallies prolongados, e devemos olhar sempre para a performance no período de 3-5 anos atrás.

Abr,

file 112

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Gostava de constituir uma carteira de 5000€ nos próximos meses.

O meu perfil é conservador e gostava de me iniciar calmamente e sem stresses.

Quais sao as vossas sugestoes? Começar com fundos de tesouraria e com tempo ir arriscando?

Já vi que o ES Liquidez e ES Tesouraria Activa parecem ser uma aposta ganha dado o que descrevi.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Gostava de constituir uma carteira de 5000€ nos próximos meses.

O meu perfil é conservador e gostava de me iniciar calmamente e sem stresses.

Quais sao as vossas sugestoes? Começar com fundos de tesouraria e com tempo ir arriscando?

Já vi que o ES Liquidez e ES Tesouraria Activa parecem ser uma aposta ganha dado o que descrevi.

Obrigado

Sendo o teu perfil conservador eu colocava todo o valor nos ES TESOURARIA ATIVA, pois a rentabilidade é superior.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado.

E para diversificar nesta primeira fase?

Podes ir para o es plano prudente é mais mexido que os referidos, aprendes mais...e tens os riscos devidamente limitados e diversificados perda maxima 5%  +/-prái a 3 anos mas dificil de acontecer...digo eu... em principio rende-te 15 a 20% nos 3 anos ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Tirem-me uma dúvida sff, tenho um fundo no BEST e tenho uma dúvida, quero resgatar o total do fundo que é 2350e posso resgatar este valor que aparece no sitio do fundo ou a este valor ainda me vai ser descontado alguma coisa?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Tirem-me uma dúvida sff, tenho um fundo no BEST e tenho uma dúvida, quero resgatar o total do fundo que é 2350e posso resgatar este valor que aparece no sitio do fundo ou a este valor ainda me vai ser descontado alguma coisa?

Obrigado.

Boa tarde,

Depende de que fundo está a falar e se está sediado em Portugal ou não. Se não estiver, há lugar à retenção de 28% de imposto se não está com menos valias.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

D@vid,

Dado que eu não sou nenhum expert em obrigações (dedico-me mais ao estudo dos mercados acionistas, que são o verdadeiro mercado, porque mexe com as empresas, as obrigações corporativas também), explica-me como foi possivel o fundo ES Euro Bond ter tido em 2012 um retorno de 32.8%, que foi bastante superior à média dos retornos dos fundos acionistas da Europa em pleno Bullmarket acionista, o que entra em contradição com aquela máxima de, em princípio, não poder haver um mercado altista simultâneo nas ações e obrigações.

É sabido que, no médio-longo prazo, a correlação entre obrigações e ações não é negativa mas sim ligeiramente positiva, mas daí a termos uma correlação próximo de 1, como aconteceu com este fundo de obrigações é que é de espantar e arrasa todas as teorias existentes, é um case study.

Atualmente o fundo só tem uma alavancagem de 0.52% e também só tem uma posição curta de apenas 1.03% na liquidez, como era em 2012? Tinha mais alavancagem, mais posições curtas, mais futuros ou mais derivados?

Abr,

file 112

2012 não foi apenas bom para a maioria dos fundos accionistas, para os fundos de obrigações também, e fundos de obrigações de HY e fundos de obrigações expostos aos periféricos europeus ( que ao fim ao cabo também eram de HY) tiveram grandes retornos devido à diminuição de risco dos mesmos a juntar ao bull das obrigações, vieram a cair a partir de 22 de Maio de 2013 com toda aquela história do FED, mas  a pouco e pouco foram recuperando, nem quero imaginar o retorno que não teriam se as treasuries subissem ainda mais...bateriam secalhar de novo muitos fundos accionistas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Fundos de acções nacionais sem tracção para seguir escalada do PSI-20"

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/fundos/detalhe/fundos_de_accoes_nacionais_sem_traccao_para_seguir_escalada_do_psi_20.HTML

ahahahahahah Os nossos "engenheiros" dos fundos até se trocam todos com o Bull do mercado. Vendem uma: sobe; compram outra: desce

Mais vale um ETF do PSI20  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

2012 não foi apenas bom para a maioria dos fundos accionistas, para os fundos de obrigações também, e fundos de obrigações de HY e fundos de obrigações expostos aos periféricos europeus ( que ao fim ao cabo também eram de HY) tiveram grandes retornos devido à diminuição de risco dos mesmos a juntar ao bull das obrigações, vieram a cair a partir de 22 de Maio de 2013 com toda aquela história do FED, mas  a pouco e pouco foram recuperando, nem quero imaginar o retorno que não teriam se as treasuries subissem ainda mais...bateriam secalhar de novo muitos fundos accionistas.

D@vid: O que tu disseste eu percebo muito bem em termos qualitativos, o que não percebo é o quantitativo brutal de 32.8% em 2012 de quaisquer obrigações em qualquer parte do mundo, porque a cotação de uma ação incorpora a valorização/desvalorização da empresa em causa em função da sua robustez financeira e das perspetivas futuras de desenvolvimento da mesma em função da concorrência do seu modelo de negócio no mercado global e também derivado de alguma especulação e irracionalidades das pessoas e consequentemente do mercado; ao passo que uma obrigação é emprestar dinheiro a alguém, e como é que se pode receber uma compensação por esse empréstimo e pelo risco da eventual falta de pagamento por parte do devedor, na ordem dos 30% anual? Já não estamos nos anos dos juros superiores a 25% a seguir ao 25 de Abril.

Obrigado.

file 112

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

file 112,

Estás a pensar mal! Muita dívida foi comprada a desconto dado o risco percepcionado pelos investidores, tanto a nível corporativo como soberano.

Com a diminuição do risco, as yields tiveram tendência a baixar, o que motivou os elevados retornos no mercado obrigacionista, indexado aos cupões fixos/variáveis.

É só uma questão de matemática.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

"Fundos de acções nacionais sem tracção para seguir escalada do PSI-20"

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/fundos/detalhe/fundos_de_accoes_nacionais_sem_traccao_para_seguir_escalada_do_psi_20.HTML

ahahahahahah Os nossos "engenheiros" dos fundos até se trocam todos com o Bull do mercado. Vendem uma: sobe; compram outra: desce

Mais vale um ETF do PSI20  ;D

São poucos os casos em que os fundos batem o índice mas já não é tão normal ficarem tão abaixo :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

file 112,

Estás a pensar mal! Muita dívida foi comprada a desconto dado o risco percepcionado pelos investidores, tanto a nível corporativo como soberano.

Com a diminuição do risco, as yields tiveram tendência a baixar, o que motivou os elevados retornos no mercado obrigacionista, indexado aos cupões fixos/variáveis.

Katolo, desde já obrigado por partilhares o teu conhecimento connosco.

Então se entendi, quando diminui o risco de incumprimento de países como a Grécia e Portugal ou Espanha, isso vai fazer, um fundo de obrigações ter maior rentabilidade?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se compras uma obrigação que tem um valor nominal de 1000€ no dia 1 de Janeiro por 800€ porque quem a tem não confia no emitente e a "despacha" a perder dinheiro (porque tem medo) e no dia 31 de Dezembro a vendes por 1000€, já ganhaste 25%. Mais um cupãozito de 5% dá-te 30% de lucro.

Isto tudo a grosso modo, porque matematicamente é um bocadinho mais complexo.

Mas a ideia é essa!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Se compras uma obrigação que tem um valor nominal de 1000€ no dia 1 de Janeiro por 800€ porque quem a tem não confia no emitente e a "despacha" a perder dinheiro (porque tem medo) e no dia 31 de Dezembro a vendes por 1000€, já ganhaste 25%. Mais um cupãozito de 5% dá-te 30% de lucro.

Isto tudo a grosso modo, porque matematicamente é um bocadinho mais complexo.

Mas a ideia é essa!

então é ao contrário quando esses países estiverem mais seguros, a capacidade do fundo encontrar boas oportunidades de negócio são menores e por isso a rentabilidade desce. É assim?

Por alguma coisa no ano passado deram muita rentabilidade pois era altura em que se temia muito na Grecia e Portugal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

file 112,

@Katolo:Eu não pensei que fosse possível por motivos de pânico, com o risco de incumprimento das obrigações das dívidas soberana e corporativa, o detentor dessas obrigações pudesse vendê-las, no mercado secundário, com um desconto da ordem de 30%, e depois no ano seguinte o comprador, com a diminuição substancial do risco de incumprimento por parte das entidades emitentes dessas obrigações, já as pode vender, digamos assim a um preço justo de mercado, e então logo aqui ganhou 30%, e se a taxa fixa/variável anual de juros do cupão da obrigação for, por ex., de 5%, então a yield da obrigação será de 35% nesse ano, isto porque o cálculo do valor da yield é:

Yield = Diferença do preço entre a venda e a compra da obrigação + taxa fixa/variável do cupão

Era a esta matemática que te estavas a referir?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

então é ao contrário quando esses países estiverem mais seguros, a capacidade do fundo encontrar boas oportunidades de negócio são menores e por isso a rentabilidade desce. É assim?

Por alguma coisa no ano passado deram muita rentabilidade pois era altura em que se temia muito na Grecia e Portugal.

Exatamente! Agora boas Yield só em obrigações de elevadíssimo risco de incumprimento corporativo ou soberano. Podemos pensar em companhias de commodities ou países como a Ucrânia ou Venezuela. Normalmente quando corre bem as rentabilidades são extremamente elevadas

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Katolo:Eu não pensei que fosse possível por motivos de pânico, com o risco de incumprimento das obrigações das dívidas soberana e corporativa, o detentor dessas obrigações pudesse vendê-las, no mercado secundário, com um desconto da ordem de 30%, e depois no ano seguinte o comprador, com a diminuição substancial do risco de incumprimento por parte das entidades emitentes dessas obrigações, já as pode vender, digamos assim a um preço justo de mercado, e então logo aqui ganhou 30%, e se a taxa fixa/variável anual de juros do cupão da obrigação for, por ex., de 5%, então a yield da obrigação será de 35% nesse ano, isto porque o cálculo do valor da yield é:

Yield = Diferença do preço entre a venda e a compra da obrigação + taxa fixa/variável do cupão

Era a esta matemática que te estavas a referir?

Obrigado.

Se vires os gráficos das Yields da República Portuguesa ate ficas parvo com as rentabilidades que deu em meia dúzia de meses. Aliás, eu e muitos aqui no fórum tivemos excelentes retornos no investimento em divida soberana portuguesa em períodos muito curtos de tempo. Sempre na ordem dos 2 dígitos. Basta passar de 20 para 40% e tens uma rendibilidade de 100%

A divida no mercado secundário funciona como o mercado de ações. Tens vendedores e compradores. Se queres vender porque precisas de liquidez ou estas com medo de perder tudo e o comprador só te da 50% do valor nominal, tens de te sujeitar ou não vendes.

A formula da Yield e mais complexa. Também inclui o numero de anos para a maturidade, etc. A formula esta disponível na Internet, mas nunca me chateei em calcula-la. Basta entende-la!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Katolo obrigado pelos teus esclarecimentos.

Existe algum fundo ou ETF ou outra aplicação que possas recomendar para um horizonte temporal muito grande tipo 20 anos para ir podendo poupando ao longo do tempo e daqui por esse prazo ter um bom pé de meia.

Os ETF sei que são instrumentos bons para isso mas para quem começa com pouco capital são custos muito elevados pois paga-se comissão de guarda de títulos e paga-se por cada reforço senão seria o meu produto de eleição.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu não sou a pessoa ideal para responder a essa pergunta porque invisto mais no curto/medio prazo e normalmente em ações ou obrigações. Talvez o D@vid de sugestões mais válidas. Mas num horizonte temporal tao longo, geralmente os melhores produtos e com melhor rentabilidade costumam ser os fundos de ações, penso eu.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se vires os gráficos das Yields da República Portuguesa ate ficas parvo com as rentabilidades que deu em meia dúzia de meses. Aliás, eu e muitos aqui no fórum tivemos excelentes retornos no investimento em divida soberana portuguesa em períodos muito curtos de tempo. Sempre na ordem dos 2 dígitos. Basta passar de 20 para 40% e tens uma rendibilidade de 100%

A divida no mercado secundário funciona como o mercado de ações. Tens vendedores e compradores. Se queres vender porque precisas de liquidez ou estas com medo de perder tudo e o comprador só te da 50% do valor nominal, tens de te sujeitar ou não vendes.

A formula da Yield e mais complexa. Também inclui o numero de anos para a maturidade, etc. A formula esta disponível na Internet, mas nunca me chateei em calcula-la. Basta entende-la!

Ok. Aquela simples "fórmula" era só válida para aquele ano concreto e não era a fórmula geral para os vários anos até à data de vencimento ou de maturação da obrigação, pois foi colocada apenas para tornar mais claro o meu raciocínio.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )