Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Boas,

Permitam-me que vos coloque algumas questões/duvidas que tenho! Provavelmente algumas serão básicas, mas vou arriscar!!

Há alguma forma de colocar STOP LOST nos fundos?

Se não, como acompanham os vossos fundos e

qual seria a rentabilidade que vos levaria a resgatar o fundo?

Exemplo: Tenho em carteira fundos com dois meses com rentabilidades que considero excelentes!! se fossem acções vendia esperava que corrigissem para voltar a entrar!! Em fundos não sei bem como deva fazer!! Deixar correr e ter o azar de termos um Maio igual ao do ano passado, não me parece que seja a melhor solução!! ( Sei bem o que digo - senti bem na carteira) ;) ;)

Podem responder por PM!!

Agradeço desde já a vossa disponibilidade!!

Abraços

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Falaram aqui no F&C European Small Cap A.

A questão é: este fundo não distribui dividendos tornando-o assim é fiscalmente desvantajoso? Se sim, alguém me pode explicar melhor a situação?

@seffar: Um fundo que distribui dividendos é fiscalmente desvantajoso em relação a um fundo de acumulação (Acc) cujos dividendos são automaticamente reinvestidos no fundo, juntamente com o restante capital, e não vão assim parar à conta à ordem, aonde pagaríamos uma taxa de 28% tal como acontece com os depósitos a prazo. Agora imagina que depois de pagares aquela taxa, vais, por necessidade de capital, resgatar o fundo a perder dinheiro, então cais no caricato fiscal de teres um prejuízo na venda do fundo, e por este facto não pagarias nada ao Estado porque não tinhas mais-valias, quando antes pagaste uma "mais-valia" de 28% da ida dos dividendos para a conta à ordem. Esta fiscalidade de saque cega nos fundos é como imaginar uma pessoa que está desempregada há mais de um ano e este ano o Estado vai exigir-lhe que pague o IRS do salário do ano passado que não recebeu.

A fiscalidade dos fundos é uma "ciência" de não-matemática e não-estatística, pois o princípio geral tributário é taxar as mais-valias efetivas tal como acontece com o IRC das empresas em que só se paga contra o valor  da diferença entre os lucros e as despesas, e não contra só a parcela do lucro independentemente do prejuízo, indo assim contra o espírito da lei do princípio básico tributário, pelo que a tal "ciência" não é nenhuma ciência, é sim uma fraude de saque fiscal.

Mais, atendendo a que ao investirmos em fundos acionistas nacionais, estamos a investir nas empresas componentes do fundo, que vão produzir mais, logo a contribuir para o aumento do PIB e o desenvolvimento do País; e tendo em conta que este investimento em ações é mais arriscado que colocar o dinheiro num depósito a prazo (DP), logo deveríamos pagar uma taxa sobre as mais-valias inferior a 28% que é a taxa de risk free (sem risco) de um DP.

Abr,

file 112

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para o file 112 (ou quem puder contribuir  ;) )

Na sequência da resposta que deu ao Pedro, eu gostaria de saber se é possível confirmar-me os ISIN dos Fundos Europa que sugere pois, por vezes, há nomes tão parecidos... Estou, neste momento, a reformular a minha carteira e vou considerar as suas sugestões. Sabe, porventura, se o Best tem estes fundos todos? Já pesquisei e não encontro todos lá...

Antecipadamente grata. Cumprimentos, Maria

Os fundos são:

[table][tr][td] Acções Europa

[/td][td] JPMorgan Europe Equity

[/td][td] LU0289214628

[/td][/tr][tr][td] Acções Europa

[/td][td] Franklin Temp. European Small-Mid Cap Gr N

[/td][td]

[/td][td] JPMorgan European Strategic Growth

[/td][td] LU0117858679

[/td][td] JPMorgan Europe Focus D

[/td][td]

[/td][/tr][/table]

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na sequência da resposta que deu ao Pedro, eu gostaria de saber se é possível confirmar-me os ISIN dos Fundos Europa que sugere pois, por vezes, há nomes tão parecidos... Estou, neste momento, a reformular a minha carteira e vou considerar as suas sugestões. Sabe, porventura, se o Best tem estes fundos todos? Já pesquisei e não encontro todos lá...

Os fundos são:

[/td][td] LU0289214628

[/td][td]

[/td][td] LU0117858679

[/td][td]

[/td][/tr][/table]

Mesmo que não se encontrem lá podes sempre contactar o teu PFA e perguntar se é possivel subscrever em papel.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os fundos são:

[/td][td] LU0289214628

[/td][td]

[/td][td] LU0117858679

[/td][td]

[/td][/tr][/table]

O quarto tem o seguinte ISIN: LU0169525671

O segundo tem o seguinte ISIN (a confirmar): LU0138075311

Confirme no seguinte site: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04IEZ

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Permitam-me que vos coloque algumas questões/duvidas que tenho! Provavelmente algumas serão básicas, mas vou arriscar!!

Há alguma forma de colocar STOP LOST nos fundos?

Se não, como acompanham os vossos fundos e

qual seria a rentabilidade que vos levaria a resgatar o fundo?

Exemplo: Tenho em carteira fundos com dois meses com rentabilidades que considero excelentes!! se fossem acções vendia esperava que corrigissem para voltar a entrar!! Em fundos não sei bem como deva fazer!! Deixar correr e ter o azar de termos um Maio igual ao do ano passado, não me parece que seja a melhor solução!! ( Sei bem o que digo - senti bem na carteira) ;) ;)

Podem responder por PM!!

Agradeço desde já a vossa disponibilidade!!

Abraços

Vai no critério de cada um, o STOP LOST só existe na nossa cabeça :) é ai que tens de fazer o teu stop lost porque nos fundos não existe essa ferramenta, e não existe porque? porque os fundos foram feitos na sua génese para terem em carteira o máximo de activos subjacentes possiveis e desse modo minimizar riscos em comparação em teres o activo mesmo em carteira, desse modo tem provavelmente menos rentabilidade que o indice que segue, tem menos perdas que esse indice, e tem menos volatilidade, os fundos foram feitos numa prespectiva de medio/longo prazo, e não na lógica de se investir hoje e daqui a 1 mês se tiveres uma rentabilidade negativa de 5% resgatares, quem o faz a probabilidade de perder dinheiro é mais elevada.

Relativamente a Maio do ano passado, vai sempre acontecer muitos Maios, assim como vai acontecer muitos outros meses de boas rentabilidades, desde Maio para cá os teus fundos não subiram? provavelmente sim, hoje em dia de certeza que já se recuperou a perda desse mês.

O normal são os activos subirem, existe compra, venda, economia a funcionar, depois há sempre qualquer coisinha que vem atrapalhar, ou é o FED, ou é o BCE, ou é os Emergentes, ou é os BRIC, ou és os PIIGS, ou um tornado não sei aonde, ou porque o cão do Obama morreu ( inventei agora lol) há sempre algo que faz com que os mercados reagem ora positivamente ora negativamente, se quiseremos estar descansadinhos sem este tipo de preocupação então não devemos investir nem Obrigações, nem Acções, nem em Fundos, nem em ETFs, nem em Ouro, nem em Matérias-Primas... o que sobra? Depósitos a Prazo? Certificados do Tesouro? Seguros?...Nestas últimas aplicações que falei não são investimentos, são aplicações para guardar o dinheiro, não é para investir dinheiro  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os fundos são:

[/td][td] LU0289214628

[/td][td]

[/td][td] LU0117858679

[/td][td]

[/td][/tr][/table]

@Dragonfly: O banco Best tem todos aqueles 4 fundos, cujos links da morningstar.pt são os seguintes:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000GET

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04VQ1

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04MXS

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06Q4Q

Abr,

file 112

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vai no critério de cada um, o STOP LOST só existe na nossa cabeça :) é ai que tens de fazer o teu stop lost porque nos fundos não existe essa ferramenta, e não existe porque? porque os fundos foram feitos na sua génese para terem em carteira o máximo de activos subjacentes possiveis e desse modo minimizar riscos em comparação em teres o activo mesmo em carteira, desse modo tem provavelmente menos rentabilidade que o indice que segue, tem menos perdas que esse indice, e tem menos volatilidade, os fundos foram feitos numa prespectiva de medio/longo prazo, e não na lógica de se investir hoje e daqui a 1 mês se tiveres uma rentabilidade negativa de 5% resgatares, quem o faz a probabilidade de perder dinheiro é mais elevada.

Relativamente a Maio do ano passado, vai sempre acontecer muitos Maios, assim como vai acontecer muitos outros meses de boas rentabilidades, desde Maio para cá os teus fundos não subiram? provavelmente sim, hoje em dia de certeza que já se recuperou a perda desse mês.

O normal são os activos subirem, existe compra, venda, economia a funcionar, depois há sempre qualquer coisinha que vem atrapalhar, ou é o FED, ou é o BCE, ou é os Emergentes, ou é os BRIC, ou és os PIIGS, ou um tornado não sei aonde, ou porque o cão do Obama morreu ( inventei agora lol) há sempre algo que faz com que os mercados reagem ora positivamente ora negativamente, se quiseremos estar descansadinhos sem este tipo de preocupação então não devemos investir nem Obrigações, nem Acções, nem em Fundos, nem em ETFs, nem em Ouro, nem em Matérias-Primas... o que sobra? Depósitos a Prazo? Certificados do Tesouro? Seguros?...Nestas últimas aplicações que falei não são investimentos, são aplicações para guardar o dinheiro, não é para investir dinheiro  ;)

@Kanguru: O Stop Loss é linguagem mais de trader. Na estratégia de investimento Buy&Hold (cateira de longo prazo) não existe Stop Loss nenhum, é deixar correr os ganhos e as perdas com base na fundamentação estatística de que no período de detenção do fundo a tender para o infinito, a distribuição de Gauss dos retornos esperados versus desvio padrão (risco) vai tender para a normalidade desta curva tipo sino, ou seja, a retornos vão-se distribuir, essencialmente, à volta da sua média, e esta média dos fundos acionistas para prazos superiores a 10 anos é sempre positiva, logo para esses períodos de longo prazo vamos ter sempre lucros com o investimento.

No tipo de gestão ativa dos fundos acionistas, eu diria que o Stop Loss se deveria situar à volta de 15% de perdas, mas isto é um pouco teórico pois nem sempre é possível controlar esse nível de perdas. Eu, por exemplo, no final de maio de 2013, num fundo da Turquia, tive perdas superiores a 15% em apenas 3 dias seguidos, e isto ninguém consegue controlar neste prazo ultra-curto, mesmo para quem, normalmente, acompanha o mercado diariamente, sabes porquê? Eu num dia tive uma queda da ordem dos 8%, se neste dia resgatasse o fundo iria levar com as perdas do dia seguinte que foram da ordem dos 7% (total da perda em 2 dias ~ 15%), então que fazer, quando este mesmo fundo também teve subidas diárias da ordem dos 5%?

Estás a ver que a teoria é muito bonita, mas a prática é muito difícil e arriscada. Quem se mete em fundos de alta volatilidade é preciso ter "big balls",  muito paciência e ter uma estratégia de investimento de médio-longo prazo. Eu tenho a esperança da Turquia vir a fazer parte da União Europeia, e quando isso acontecer as ações das suas empresa devem disparar.

O problema da Turquia foi a Fed ter começado a reduzir o QE 3 (flexibilização monetária) e com o pânico um pouco irracional houve uma fuga massiva de capitais da Turquia por causa da sua elevada dívida externa, défice interno e na balança de transações com o exterior, para além de baixas reservas em moeda forte (hard currency) estrangeira tipo dólar ou euro, em que todos estes factores adversos contribuíram para a desvalorização brutal da moeda local (lira turca), a qual arrastou para o afundanço as acões das empresa dos fundos, porque com a desvalorização da moeda, as compras de importação em dólares ou euros fica muito mais caro, e não tendo reservas suficientes em moeda estrangeira, ficam ao sabor do mercado especulativo, e foi para tentar estancar a fuga de capitais para o estrangeiro que eles subiram muito o valor da taxa de juros (salvo erro da ordem dos 10%).

Eu referi o Stop Loss da ordem dos 15%, tendo em consideração o seguinte: se vendemos um fundo a perder 15% para ir subscrever um novo ou reforçar um existente, então para atingir o break even (reposição do capital inicial, antes da perda) nós precisamos de ganhar na nova subscrição o valor de 20.83% (15% / 0.72 = 20.83%), isto porque ao pagarmos ao Estado a taxa de 28% sobre as mais-valias, ficamos com a percentagem líquida de 72%. Assim, aquele ganho de 20.83% é perfeitamente possível atingir e assim atingir o break even.

Abr,

file 112

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

D@vid,

ABCD,

file 112,

Obrigada a todos pela ajuda!

Estava a pensar subscrever a minha nova carteira hoje mas, agora, com esta coisa toda na Ucrânia, começo a pensar se será boa altura para subscrever fundos de acções da Europa... :-\

Boa semana!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

D@vid,

ABCD,

file 112,

Obrigada a todos pela ajuda!

Estava a pensar subscrever a minha nova carteira hoje mas, agora, com esta coisa toda na Ucrânia, começo a pensar se será boa altura para subscrever fundos de acções da Europa... :-\

Boa semana!

Calma...há muito ruído.

btw

Putin aceita grupo de contacto proposto por Merkel para iniciar diálogo

Há que acreditar  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Hoje de manhã o USD (dólar dos EUA) teve uma valorização muito elevada face ao EUR (euro), da ordem dos 1.15%. Porque é que isto ocorreu, sabendo-se que o euro também é uma moeda forte (hard currency) tal como o USD? A resposta é a seguinte: para o mercado a moeda-refúgio é o USD, independentemente dos programas de flexibilização monetária da Fed (QE's) a lançar dólares para o mercado. Esta foi a reação do mercado face à possibilidade de um conflito na Ucrânia. Foi também por esta razão que o rublo da Rússia teve hoje uma desvalorização brutal face ao USD.

A nossa sorte é que não deve haver guerra, pois os russos vão-se sentar à mesa das negociações por iniciativa da Alemanha.

Abr,

file 112

Edit: Na realidade, houve uma valorização do EUR de 1.15% face ao USD e não o contrário, como é acima referido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Hoje de manhã o USD (dólar dos EUA) teve uma valorização muito elevada face ao EUR (euro), da ordem dos 1.15%. Porque é que isto ocorreu, sabendo-se que o euro também é uma moeda forte (hard currency) tal como o USD? A resposta é a seguinte: para o mercado a moeda-refúgio é o USD, independentemente dos programas de flexibilização monetária da Fed (QE's) a lançar dólares para o mercado. Esta foi a reação do mercado face à possibilidade de um conflito na Ucrânia. Foi também por esta razão que o rublo da Rússia teve hoje uma desvalorização brutal face ao USD.

A nossa sorte é que não deve haver guerra, pois os russos vão-se sentar à mesa das negociações por iniciativa da Alemanha.

Abr,

file 112 

Não vi essa valorização tão forte.. onde viste?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não vi essa valorização tão forte.. onde viste?

Foi na coluna do câmbio do quadro Excel dos meus fundos que consultei no meu banco (não é o Best), em que na 6ª feira passada o câmbio EUR/USD era de 1.3656 e hoje é de 1.3813, o que dá uma valorização cambial do USD face ao EUR, num dia, de 1.15% (1.3813 / 1.3656 = 1.01149 = 1.15%).

Abr,

file 112

Edit: Na realidade, houve uma valorização do EUR de 1.15% face ao USD e não o contrário, como é acima referido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Foi na coluna do câmbio do quadro Excel dos meus fundos que consultei no meu banco (não é o Best), em que na 6ª feira passada o câmbio EUR/USD era de 1.3656 e hoje é de 1.3813, o que dá uma valorização cambial do USD face ao EUR, num dia, de 1.15% (1.3813 / 1.3656 = 1.01149 = 1.15%).

Então se na sexta com 1 EUR compravas 1,3656 USD e hoje compras 1,3813 USD, o EUR valorizou... não o contrário!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

hoje fiz alguns resgates, antes um pássaro na mão do que dois a voar.

acho que vamos ter uma semana bem "fria".

talvez dê para entrar daqui a algum tempo e analisar se fiz bem ou mal.

E se for ao contrário?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acerca da situação na Ucrânia:

http://www.pimco.com/EN/Insights/Pages/Ukraine-Geopolitical-Risk-Rising-For-Global-Markets.aspx

"Rational thinking would thus exclude a worst-case scenario given the [Russian] interests at stake, but when it comes to geopolitical ambitions, rational thinking can take a back seat, which leaves the range of potential outcomes in Ukraine wide open. "

Pretty much this...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então se na sexta com 1 EUR compravas 1,3656 USD e hoje compras 1,3813 USD, o EUR valorizou... não o contrário!

Tens razão, fui induzido em erro pelo facto de no rodapé da folha Excel do meu banco sobre a valorização/desvalorização de várias moedas, ao lado do USD estar um valor verde de +1.15%. Obrigado pela correção.

Nos posts anteriores relativos a este assunto, já fiz um Edit de rodapé a reparar a gralha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É Forex, Call é compra Put é venda... parece arriscado para um fundo que se quer "prudente" no entanto não deixa de ser um misto e com 4% exposto a forex...mas também pouco ou nada percebo de forex, mas encontrei isto no Best: https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/best_docs/BTP_Opcoes_de_Forex.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

penso que foi comprado para limitar perdas na parte de acções que detem só que com isto da ucrania e se os mercados descerem muito arrisca-se a ganhar uma fortuna...penso que seja assim, faz alavancagem e ganha com as perdas

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )