Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Boas,

A melhor bola de cristal é  aumentármos os nossos conhecimentos de modo a percebermos as causas das consequências, porque as causas é o presente e o passado e as consequências é o futuro, e este nenhum expert consegue prever verdadeiramente.

Para se ter sucesso nos investimentos não basta ter conhecimentos, é preciso ter outra variável fundamental: cash. É muito mais fácil ser um investidor de 1 milhão de euros do que de 10.000 €, pois a maior quantidade da amostra (cash) vai tornarnos mais calmos para as decisões racionais, desde que se adote uma estratégia de preservação do capital e a carteira tenha uma determinada percentagem de liquidez (cash), pois no médio-longo prazo (> 10 anos) o dinheiro, nos fundos acionistas, é sempre reprodutível, ou seja, o dinheiro é "fêmea" e não "macho".

Nunca vamos saber quando será o próximo bearmarket e depois o seguinte bullmarket, a única coisa que sabemos é que o mercado de ações é cíclico, mas nunca sabemos a duração desses ciclos.

A parte percentual da liquidez/monetário numa carteira é importante por 2 razões: Para injetar/reforçar capital nos fundos no início dos bullmarkets e para mitigar as perdas nos bearmarkets, com a vantagem de podermos ter ainda algum ganho na capitalização monetária.

Abr,

file 112

file 112

gostei...

já te "conheço" daqui e dali e tens posts muito bons para aprendizagem e tirar conclusões sobre mercados e afins.

Continua...

Nota: não respondo a todos os teus comentários,porque nem sempre tenho disponibilidade, mas estou quase cá sempre...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

hoje são 50%, quando o fundo estiver activo na carteira já pode ir em 60%...

Humm...mas não é esse o eterno dilema dos mercados? nomeadamente dos fundos? também pode acontecer em vez de 50% estar nos 40% :) se eu soubesse que as coisas na Turquia iam melhorar... :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Humm...mas não é esse o eterno dilema dos mercados? nomeadamente dos fundos? também pode acontecer em vez de 50% estar nos 40% :) se eu soubesse que as coisas na Turquia iam melhorar... :)

David

fiz "enviar" antes de escrever (ou ao contrário)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

file 112

gostei...

já te "conheço" daqui e dali e tens posts muito bons para aprendizagem e tirar conclusões sobre mercados e afins.

Continua...

Nota: não respondo a todos os teus comentários,porque nem sempre tenho disponibilidade, mas estou quase cá sempre...

@investidorPT:

Tu já  conheces o tipo da minha escrita, como dizes, porque eu não me escondo atrás de outro nickname, ao contrário de outros, em particular de um em que já tive conhecimento que andou por aqui e depois passou para o forum do Caldeirão para me chatear. Entretanto, já soube o banco onde ele trabalha e agora já deu para perceber muitas coisas.

Felizmente, eu sou uma pessoa 100% livre e as minhas ideias só obedecem à técnica e à minha consciência. Por vezes, posso errar ou ser injusto numa apreciação de reação, mas tenho a humildade de reconhecer o erro, desde que seja técnicamente demonstrável ou injusto. Eu ando neste tipo de foruns porque me apaixonei pela temática há cerca de 1 ano e para tentar, através da partilha, tentar saber amanhã mais do que aquilo que sei hoje, e, nesse sentido, tentar rentabilizar melhor a minha carteira, pois cheguei à conclusão que os PFA's dos bancos, na sua maioria, não me tinham dado bons conselhos, e então a solução foi estudar, porque as disciplinas de base eu já as tinha.

Por último, vou revelar aos meus amigos um segredo: Eu fui expulso do fórum do Caldeirão sem qualquer aviso prévio, à boa maneira da democracia estalinista de julgamentos sumários sem possibilidades de defesa, ao estilo de "uma grande decisão tomada por um decisor menor", por ter respondido a provocações .

Entretanto, já fui para o forum da Unience não para escrever grande coisa, por causa da lingua e da linguagem sem acentos e cedilhas que me chateia, mas sim para rever alguns amigos do Caldeirão.

No entanto, estou de alma e coração com este tópico do David.

Abr,

file 112

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@investidorPT:

Tu já  conheces o tipo da minha escrita, como dizes, porque eu não me escondo atrás de outro nickname, ao contrário de outros, em particular de um em que já tive conhecimento que andou por aqui e depois passou para o forum do Caldeirão para me chatear. Entretanto, já soube o banco onde ele trabalha e agora já deu para perceber muitas coisas.

Felizmente, eu sou uma pessoa 100% livre e as minhas ideias só obedecem à técnica e à minha consciência. Por vezes, posso errar ou ser injusto numa apreciação de reação, mas tenho a humildade de reconhecer o erro, desde que seja técnicamente demonstrável ou injusto. Eu ando neste tipo de foruns porque me apaixonei pela temática há cerca de 1 ano e para tentar, através da partilha, tentar saber amanhã mais do que aquilo que sei hoje, e, nesse sentido, tentar rentabilizar melhor a minha carteira, pois cheguei à conclusão que os PFA's dos bancos, na sua maioria, não me tinham dado bons conselhos, e então a solução foi estudar, porque as disciplinas de base eu já as tinha.

Por último, vou revelar aos meus amigos um segredo: Eu fui expulso do fórum do Caldeirão sem qualquer aviso prévio, à boa maneira da democracia estalinista de julgamentos sumários sem possibilidades de defesa, por responder a provocações, ao estilo de uma grande decisão por um decisor menor.

Entretanto, já fui para o forum da Unience não para escrever grande coisa, por causa da lingua e da linguagem sem acentos e cedilhas que me chateia, mas sim para rever alguns amigos do Caldeirão.

Abr,

file 112

file 112, volto a dizer o que disse ao inicio, espero que contribuas para melhorar este tópico, o que aconteceu noutro forum não nos diz respeito, aqui até agora, e passado 200 páginas e mais de 1 ano deste tópico, nunca vi mal educação ou outra coisa parecida.

Há uns bons tempos atrás, alguém que também participa muito activamente no Caldeirão, se queixou no mesmo forum que este tópico era plágio do do Virtuagod, mas na verdade a mesma pessoa vem "beber" deste forum, e acho muito bem porque eu faço o mesmo e todos deviamos de fazer o mesmo, o conhecimento não ocupa lugar, por isso file 112, há sempre quem não goste do que dizemos ou da maneira que pensamos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Estilo de investimento em empresas tipo value versus growth.

Nos últimos 75 anos, o mercado de ações teve um retorno médio anual de 10.5%, as obrigações corporativas (empresas) foi de 4.5%, os títulos do tesouro dos EUA (Treasuries) foi de 3.3% e a inflação foi de 3.3%. O investimento nas U.S. Treasuries deu prejuízo, quando deduzida a inflação e as taxas dos impostos. Quem investe a mais de 10 anos precisa de ter ações na sua carteira de ativos.

Nos fundos acionistas, a principal divisão que os investidores estabelecem é entre o tipo de empresas value (“valor”) e growth (crescimento), e entre estes 2 extremos situam-se as empresas do tipo blend ou misto. Em linguagem de vinhos, o tipo value ou growth correspondem a 2 tipos de vinho monocasta diferentes e o tipo blend é um vinho composto por várias castas. Se perguntarmos qual é o melhor tipo de vinho, a resposta vai ser: depende, tal como nos fundos de investimento. Os melhores vinhos do Porto são blend e normalmente os grandes vinhos, não generosos, também são blend, pois são uma mistura de várias castas com pesos percentuais diferentes de modo a se atingir um adequado equilíbrio na prova organoléptica, do seu sabor e cheiro, e poderem resistir mais ao inevitável processo de degradação oxidativa ao longo dos anos. Se me perguntarem qual o vinho que escolheria para acompanhar uma boa refeição de carne, eu diria: um Touriga Nacional da região do Dão e com uma idade de 3-5 anos.

Empresas growth:

Este tipo de empresas têm um grande potencial de crescimento futuro e os investidores estão dispostos a pagar um preço extra por esse potencial. Estas empresas normalmente incorporam inovação e tecnologia diferenciadora, com capacidade em poder bater a concorrência, com potencialidades em se expandir a nível global devido à diferença da sua especificidade inovadora, e com excelente gestão. São empresas que estão na moda ou podem vir a estar na moda, e, como tal, a aposta nestas empresas envolve mais risco que as do tipo value, mas em contrapartida mais potenciais retornos.

A principal questão das empresas growth é poderem criar no presente uma tendência de “moda” e prolongarem essa “moda” o mais tempo possível, à custa de inovação e desenvolvimento de novas tecnologias, senão rapidamente passarão e a ser obsoletas e morrerão, ao contrário das empresas value que, teóricamente, não morrerão, tal como os grandes e experimentados navios lentos não se afogam numa grande tempestade. As lanchas rápidas é que podem capotar. Numa época de bearmarket devemos refugiarmo-nos em value em detrimento do growth e no bullmarket há teoricamente mais acréscimos de retornos no growth que no value.

Os investidores do tipo growth olham para essas empresas analisando mais concretamente os seus ganhos e a recente força do preço das suas ações. Uma empresa growth sem grandes ganhos é como um Ferrari sem motor. Neste tipo de investimento, a distribuição de dividendos não é muito importante, pois o que mais importa é reinvestir os lucros para expandir o negócio e assim poder trazer mais retornos futuros. Este tipo de investidores não andam à procura de empresas cujo preço das ações sejam uma pechincha mas sim empresas que têm um grande potencial de desenvolvimento e o preço da ação é secundário, e por isso não se importam de pagar mais por isso. Eles compram o momentum , a inércia e a tendência. Esta é que é a verdadeira natureza do investimento growth. Em linguagem futebolística, estes investidores procuram Cristianos Ronaldos que façam a diferença e lhes permita ganhar campeonatos nos próximos anos, e, para tal, estão dispostos a pagar um preço elevado por essas ações. O problema é que o Cristiano Ronaldo pode-se lesionar por um período longo ou pode aparecer outro jogador melhor que o Cristiano e este, consequentemente, passaria um pouco de moda da ribalta da 1ª página, e os espetadores globais (não clubísticos) passariam a comprar mais bilhetes do estádio onde jogasse o novo craque.

Empresas value: 

Este tipo de empresas são, no presente, negligenciadas quanto ao seu sucesso por estarem um pouco fora de moda, tendo em conta que, no passado, em períodos difíceis, por este ou aquele motivo, falharem em algum momento, depois de terem tido anos de maior sucesso. Os investidores value têm a esperança que o sucesso dos retornos pode voltar num futuro não muito longínquo e, como tal, sabem esperar por melhores dias e tentam investir no tempo de início de uma grande subida que sucede a uma grande depressão ou tombo.

Voltando à analogia futebolística, uma empresa value é do tipo Sporting (não sou verde nem azul) e a sua academia e o clube growth é do tipo Real Madrid. No Sporting há a esperança em que os jogadores baratos e formados na sua academia possam vir a transformarem-se em alguns craques e assim voltarem a ganhar mais alguns campeonatos ( espero que poucos porque o meu clube, nas últimas 2 décadas,  também tem falta de campeonatos), ao passo que o Real Madrid aposta no sucesso imediato e para isso quer craques da moda  já com provas dadas e o seu preço é secundário. Onde é que a eventual falência seria mais perigosa, no Sporting ou no Real Madrid? É claro que seria no Real Madrid, porque o tombo seria muito maior. Era como imaginar uma peça singular de alta costura passar a um mono que deixou de se vender por um bom preço, com a agravante de ainda  ocupar espaço na montra.

Um investidor value é um verdadeiro caçador de bons negócios, investe mais pela razão do que pela emoção, é mais paciente e com maior lastro para suportar o downside de uma tempestade bolsista, tenta comprar pechinchas que lhe possam trazer grandes retornos futuros, é mais um investidor de longo prazo e não de curto-médio prazo, ou seja, é uma pessoa adulta que aposta numa relação forte e duradoura e não um jovem que aposta num encontro de uma noite.

O investidor value, ao contrário do growth, presta especial atenção à distribuição de dividendos por parte das empresas, pois as que pagam dividendos contribuem para os ganhos do investidor mesmo que o preço das ações não subam. Isto é reconfortante em alturas de downside bolsista. Quando estamos com frio é que nós agradecemos a oferta de um cobertor. Além disso, nestas grandes empresas, o fator dividendo da Yield é um grande indicador de como negociar o seu preço bolsista.

As empresas value têm um baixo rácio de P/E  (Price/Earnings) e também um baixo rácio de Price/Book. Estes dois parâmetros de análise fundamental das empresas já foram explicado num  post meu de há cerca de 3-4 dias, pelo que remeto para lá a leitura através do link http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=7549.3906

Abr,

file 112

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

file 112

e que tal criares um tópico só com os teus comentários sobre mercados, fundos, ...

deste modo a informação ficaria centralizada e não dispersa por este tópico de 222 páginas(até ao momento).

É só uma sugestão...

Ou isso ou eu colocar links na 1ª página com as ligações... não sei :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

file 112

e que tal criares um tópico só com os teus comentários sobre mercados, fundos, ...

deste modo a informação ficaria centralizada e não dispersa por este tópico de 222 páginas(até ao momento).

É só uma sugestão...

@investidorPT: Amigo, eu não vou criar nenhum tópico, eu vou continuar neste tópico enquanto me sentir bem (acho que sim, pois este tópico é mais calminho e não há aquelas guerras intestinas sobre gestão ativa versus buy&hold, que já não tenho pachorra para aturar.). O que tu talvez querias dizer era para reunir e concentrar toda a informação que vou produzindo. Se o David assim o entender, ele pode por uma referência na 1ª página do tópico com links de ligação para os meus posts.

Um abraço

file 112

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

O que é que acham deste fundo?

Pictet Global Megatrend Sel-R EUR - LU0391944815

Não há muitos fundos dessa categoria, parece que há só cerca de 30 e alguns em USD, e no Best parece só haver 5/6, não dá para comparar muito, mas esse revela ser o melhor entre a concorrencia, maior rentabilidade e o mais baixo desvio padrão.

De seguida à que estudar a carteira, visto na diagonal tem cerca de 20% alocado em saúde, é veres o que já tens em carteira alocado a saúde e o restante que o fundo aposta para teres uma melhor descorrelação, mas no geral parece um fundo bastante bom.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

tava só na brincadeirinha cara  ;)

Isso a mim não me interessa ehhe, o que interessa é isto:

Rent. Anualiz. % 28-02-2014

Ano                   7.28

3 anos anualiz. 17.62

5 anos anualiz. 11.71

10 anos anualiz.   7.45

Mas reparem bem, um fundo de obrigações com rentabilidade média anual a 10 anos de 7.45% liquidos...quer dizer que 100k investidos em 2004 teria agora 174500€...limpos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso a mim não me interessa ehhe, o que interessa é isto:

Rent. Anualiz. %  28-02-2014

Ano                    7.28

3 anos anualiz.    17.62

5 anos anualiz.    11.71

10 anos anualiz.    7.45

Mas reparem bem, um fundo de obrigações com rentabilidade média anual a 10 anos de 7.45% liquidos...quer dizer que 100k investidos em 2004 teria agora 174500€...limpos.

como a ganancia e um pecado mortal....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )