Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

A questão da tributação é provável que vá afectar todos os fundos de gestoras portuguesas, no entanto estou com esperança que os gestores dêem corda ao sapatos para minimizar esse impacto, pelos menos terão de encontrar soluções a nivel de carteira etc., isto é apenas para fundos portugueses porque é uma lei do nosso Governo :) nos fundos internacionais já lá devem ter várias coisas dessas que nós nem nos importamos, acho que estamos a dar muita atenção a isto  ;)

O E.S. Liquidez é um fundo com uma gestora portuguesa, certo?

A ver se não há assim um impacto tão grande.

O E.S Liquidez já se falou muito por aqui sim, está no TOP e é para continuar, não o vejo baixar, não enquanto o papel comercial estiver em alta.

Por agora vou manter neste fundo parte do meu capital. Os depósitos a prazo estão com taxas de juros muito baixas, sendo que o produto com melhor rentabilidade e menor risco que encontrei foi este fundo.

Falas numa coisa engraçada, zona de saldo  :D , isso é quase tiro no escuro, o que podes sempre tentar ver é a tendencia, mas a nivel de mercados isso vale o que vale, mas já agora podemos tentar ver algo com esse fundo Total Return, coloco um gráfico, vai desde 2007 até agora, repara numa coisa, sempre que baixa ali dos 5% valoriza  ;) então podemos tentar ver uma tendência, que é, 5% ou abaixo = zona de saldo, 17% zona de não saldo ou cara como quiseres chamar, e repara, em 2008 bateu nos 10% começou a baixar, em finais de 2009 bateu nos 10% e subiu até aos 17% e começou a baixar, neste momento encontra-se lá a bater nos 10%, quer dizer que vai baixar? ou subir?...hum...o maravilhoso mundo dos mercados  ;D ;D ;D

Lembro-me de há uns tempos atrás ter lido um post do user VirtuaGod acerca desta questão, da zona de saldos. A minha pergunta surgiu precisamente se havia alguma forma de se controlar/perspectivar como o fundo se comporta em determinadas situações, seja por altura do ano, etc.. Mas compreendo a tua análise e agradeço o teu comentário. Era bom poder dizer que os mercados eram previsíveis, assim toda a gente era rica... ou não.

Mas já agora deixo a dica, se a malta concorda, olhando para o gráfico, zona de saldo (compra forte) á volta dos 5%, zona média entre os 5% e 10% (compra moderada) acima dos 10% zona alta (nada de compras)...

Achei interessante a tua análise e se calhar no máximo nos podemos guiar por aí... Onde consultas estes gráficos?

Deixo então outra questão: estaremos próximos de um ano como o de 2008, face à grande recessão que houve no EUA? Será que os fundos tiveram o seu apogeu neste ano?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,

O que vos parece o fundo "AB American Growth"  que é comercializado no Best?

Obrigado pelas opiniões.

cps,

Filipe

Rácio de Sharpe 0.87

Desv.Padrão(3a.) 14.35%

Rend. Anualiz. 10.59%...

vê antes este se queres ir para acções Americanas:

Vontobel Fund US Value Equity C

Rácio de Sharpe 1.77

Desv.Padrão(3a.) 8.72%

Rend. Aualiz. 17.25%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David,

Obrigado pela resposta. Depois de vê-lo é sem duvida melhor opção, contudo a minha pergunta não é inocente.... é que subscrevi ao fundo anterior por "engano". Nunca comercializei fundos. Já comercializei  obrigações, acções, forex.... enfim... um pouco de tudo, mas não fundos.

Quando o subscrevi queria ir para o Espirito Santo Liquidez...por ter menos risco.

Uma vez que já o tenho em carteira (valorização -2,15%), desde o dia 12/12 e sabendo que as acções costumam subir em Janeiro, na sua opinião, acha que devo manter para anular a minha perda ou fazer a troca ?

Cps,

Filipe

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O E.S. Liquidez é um fundo com uma gestora portuguesa, certo?

A ver se não há assim um impacto tão grande.

Por agora vou manter neste fundo parte do meu capital. Os depósitos a prazo estão com taxas de juros muito baixas, sendo que o produto com melhor rentabilidade e menor risco que encontrei foi este fundo.

Lembro-me de há uns tempos atrás ter lido um post do user VirtuaGod acerca desta questão, da zona de saldos. A minha pergunta surgiu precisamente se havia alguma forma de se controlar/perspectivar como o fundo se comporta em determinadas situações, seja por altura do ano, etc.. Mas compreendo a tua análise e agradeço o teu comentário. Era bom poder dizer que os mercados eram previsíveis, assim toda a gente era rica... ou não.

Achei interessante a tua análise e se calhar no máximo nos podemos guiar por aí... Onde consultas estes gráficos?

Deixo então outra questão: estaremos próximos de um ano como o de 2008, face à grande recessão que houve no EUA? Será que os fundos tiveram o seu apogeu neste ano?

E.S quer dizer Espirito Santo :) logo é Portuguesa, é da ESAF.

Hum...pode ser que o amigo Virtuagod dê o ar de sua graça e nos venha aqui dar uma mãozinha e nos explicar essa questão, eu tenho por noção que isso será mais para aqueles investidores que queiram usar os fundos de uma forma mais de trading, assim como na onda das acções, olham para o gráfico, vêm que poderá estar baixo e subscrevem, quando atingem um determinado patamar resgatam, eu como vejo os fundos como um investimento de médio longo prazo nunca me dediquei muito a essa questão, embora saiba que exista, daí eu ter feito o gráfico e ter chegado aquelas conclusões que podem nem ter sentido nenhum hehe, mas para aquele fundo em especifico parece que de facto há ali tendências evidentes, o gráfico fiz no site do best.

Quanto á questão se os fundos já tiveram o apogeu ou não, é aqui que eu gosto dos fundos, os fundos estão sempre no apogeu :) o segredo é nas várias fases escolhermos os melhores :) dai a importancia da diversificação, se tiveres uma carteira toda "igual" onde os fundos vão todos para o mesmo sitio quando o vento sopra de norte ou de sul torna-se complicado, ou tens boas rentabilidades ou menos valias, se tiveres uma carteira onde uns vão para norte, outros para sul, outros para oeste e outros para este terás sempre uma carteira diversificada e a tendência é que a coisa corra bem, se por ventura algo não correr é sair fora, no máximo tens o dinheiro na conta ao fim de 5 dias.

Temos estado numa fase em que as obrigações têm estado em alta, portanto por enquanto é recomendável um peso maior deste tipo de fundos, um dia em que se deixe de ser interessante e passe a ser as acções a estarem em alta é apostar um peso maior em fundos de acções, isto generalizando falando, há muitos fundos por onde escolher, uns estão a correr mal mas ha outros a correr bem, portanto é um produto sempre em alta na minha opinião. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David,

Obrigado pela resposta. Depois de vê-lo é sem duvida melhor opção, contudo a minha pergunta não é inocente.... é que subscrevi ao fundo anterior por "engano". Nunca comercializei fundos. Já comercializei  obrigações, acções, forex.... enfim... um pouco de tudo, mas não fundos.

Quando o subscrevi queria ir para o Espirito Santo Liquidez...por ter menos risco.

Uma vez que já o tenho em carteira (valorização -2,15%), desde o dia 12/12 e sabendo que as acções costumam subir em Janeiro, na sua opinião, acha que devo manter para anular a minha perda ou fazer a troca ?

Cps,

Filipe

Epa, isso é uma diferença abismal, do Liquidez para um de acções Americanas...acontece.

O melhor é esperares um pouco, a tendencia será wall street subir nós próximos dias, e rezar para que o acordo orçamental seja aprovado hehe, e pode ser que isso suba e depois acho que o melhor é resgatar...se este conselho correr mal não fui eu que o dei, que fique aqui já assente :) :) :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David o que significa o Rácio de Sharpe ?

Rácio de Sharpe

Desenvolvido pelo prémio nobel, William F. Sharpe, o rácio de Sharpe é uma medida de rendibilidade-risco aplicada a fundos, que resulta da divisão do excesso de rendibilidade obtida pelo fundo, face à de um activo sem risco. Quanto maior for o rácio de Sharpe melhor será o comportamento do fundo no período analisado. O rácio de Sharpe mede, consequentemente, o excesso de rendibilidade por unidade de risco. Usualmente o período analisado é de 1 ano...

eu gosto de ver a 3 anos :) e que tenham um rácio minimo de 1.00

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Rácio de Sharpe

Desenvolvido pelo prémio nobel, William F. Sharpe, o rácio de Sharpe é uma medida de rendibilidade-risco aplicada a fundos, que resulta da divisão do excesso de rendibilidade obtida pelo fundo, face à de um activo sem risco. Quanto maior for o rácio de Sharpe melhor será o comportamento do fundo no período analisado. O rácio de Sharpe mede, consequentemente, o excesso de rendibilidade por unidade de risco. Usualmente o período analisado é de 1 ano...

eu gosto de ver a 3 anos :) e que tenham um rácio minimo de 1.00

Se quiseres calcular um rácio de Sharpe "à merceeiro" divides a rentabilidade pelo desvio padrão (também chamada de volatilidade) para o mesmo período, o valor não é igual ao verdadeiro mas é uma aproximação fácil de calcular.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E.S quer dizer Espirito Santo :) logo é Portuguesa, é da ESAF.

Hum...pode ser que o amigo Virtuagod dê o ar de sua graça e nos venha aqui dar uma mãozinha e nos explicar essa questão, eu tenho por noção que isso será mais para aqueles investidores que queiram usar os fundos de uma forma mais de trading, assim como na onda das acções, olham para o gráfico, vêm que poderá estar baixo e subscrevem, quando atingem um determinado patamar resgatam, eu como vejo os fundos como um investimento de médio longo prazo nunca me dediquei muito a essa questão, embora saiba que exista, daí eu ter feito o gráfico e ter chegado aquelas conclusões que podem nem ter sentido nenhum hehe, mas para aquele fundo em especifico parece que de facto há ali tendências evidentes, o gráfico fiz no site do best.

Eu tenho um pouco a tendência de analisar o gráfico e tentar encontrar algum padrão, mas realmente do que vou lendo não é assim tão linear nos fundos. Variam muito em função do mercado, do tipo de activos sobre o qual incide...

Quanto á questão se os fundos já tiveram o apogeu ou não, é aqui que eu gosto dos fundos, os fundos estão sempre no apogeu :) o segredo é nas várias fases escolhermos os melhores :) dai a importancia da diversificação, se tiveres uma carteira toda "igual" onde os fundos vão todos para o mesmo sitio quando o vento sopra de norte ou de sul torna-se complicado, ou tens boas rentabilidades ou menos valias, se tiveres uma carteira onde uns vão para norte, outros para sul, outros para oeste e outros para este terás sempre uma carteira diversificada e a tendência é que a coisa corra bem, se por ventura algo não correr é sair fora, no máximo tens o dinheiro na conta ao fim de 5 dias.

Temos estado numa fase em que as obrigações têm estado em alta, portanto por enquanto é recomendável um peso maior deste tipo de fundos, um dia em que se deixe de ser interessante e passe a ser as acções a estarem em alta é apostar um peso maior em fundos de acções, isto generalizando falando, há muitos fundos por onde escolher, uns estão a correr mal mas ha outros a correr bem, portanto é um produto sempre em alta na minha opinião. :)

Cada vez mais tenho lido na importância da diversificação. Realmente os fundos que incidem sob obrigações renderam imenso neste ano de 2012! Desde os PIMCO que estiveram sempre em alta, como os Templeton Total Return, entre outros.

Neste momento, tenho à experiência (simulador) uma carteira constituída pelos seguintes fundos:

20% - Espirito Santo Liquidez

16% - PIMCO Total Return Bond Fund

16% - PIMCO Global Bond Fund

16% - PIMCO Funds Global Investors Series PLC - Diversified Income Fund

8% - PIMCO Funds Global Investors Series PLC - Global Investment Grade Credit Fund

8% - Franklin Templeton Investment Funds - Templeton Global Total Return Fund

8% - F&C Portfolios Fund - F&C Emerging Markets Bond

8% - Espirito Santo Obrigacoes Europa

Serve apenas para ver as oscilações dos fundos, mas muito provavelmente é uma base de referência para quando criar a carteira real (neste momento já conta com os 2 primeiros fundos).

Neste momento, esta carteira está com menos valias. A maioria dos fundos tem tido desde a última semana quedas significativas, na ordem dos 0.05-0.1% por dia.

Que achas desta carteira?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Está gira :) o Obrigações Europa é daqueles que nems e sabe bem o que fazer, ou aquilo vai por ali acima e arrebenta com isto tudo ou então não sei :)

O E.S. Europa adicionei em último lugar. Este ano teve uma rentabilidade absolutamente brutal, duvido que continue mas achei interessante colocar para ver o comportamento.

Já agora, este últimos sei que tem comissões de resgate, tens ideia de quanto é no Best?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ahh ok.

Então a escolha de um bom fundo recai essencialmente nos três parametros:

Rácio de SharpeDesv.Padrão(3a.)Rend. Aualiz.

em que quanto maior melhor à excepção do desvio padrão que quando menor for melhor, certo ?

Certo :)

respondo já á questão da comissão de resgate, no Best é igual á gestora, podes ver isso na ESAF, mas vá eu poupo-te trabalho :)

Comissão de resgate: 1,5% até 90 dias; 0,75% entre 91 e

180 dias; 0,25% entre 181 e 360 dias; nula a partir de 361

dias

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Certo :)

respondo já á questão da comissão de resgate, no Best é igual á gestora, podes ver isso na ESAF, mas vá eu poupo-te trabalho :)

Comissão de resgate: 1,5% até 90 dias; 0,75% entre 91 e

180 dias; 0,25% entre 181 e 360 dias; nula a partir de 361

dias

Obrigado! :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que acham do fundo UBS (Lux) Bond Fund - CAD P-acc ?

já tenho a alguns meses e tive sempre a ganhar, mas agora estou a perder dinheiro com ele! Alguém sabe a justificação desta descida?

Parece-me que muitos fundos de obrigações nas ultimas semanas estão a descer! Alguém sabe pq?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que acham do fundo UBS (Lux) Bond Fund - CAD P-acc ?

já tenho a alguns meses e tive sempre a ganhar, mas agora estou a perder dinheiro com ele! Alguém sabe a justificação desta descida?

Parece-me que muitos fundos de obrigações nas ultimas semanas estão a descer! Alguém sabe pq?

Obrigado.

É um fundo de obrigações 100% Canadianas, nem dá para comparar com outros, pelo menos no Best, porque é mesmo o único que eles têm, e é em Dolares Canadianos...parece "calminho", aliás, na generalidade os fundos de obrigações são fundos calmos, tirando os de obrigações High Yield que são mais "nervosos", no entanto a partir do final do ano de 2011 a generalidade dos fundos de obrigações comecaram a ter alguma rentabilidade considerável devido a algumas obrigações com yields altas, como as coisas parecem estar a acalmar, as yields na generalidade comecam a baixar, e em consequencia os fundos comecam a corrigir, até acho saudável que isso aconteça, embora o que queremos é que tudo suba :) mas todos sabemos que não pode ser assim, é preciso comecar a colocar alguns fundos de HY e de acções pelo meio :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado

É um fundo de obrigações 100% Canadianas, nem dá para comparar com outros, pelo menos no Best, porque é mesmo o único que eles têm, e é em Dolares Canadianos...parece "calminho", aliás, na generalidade os fundos de obrigações são fundos calmos, tirando os de obrigações High Yield que são mais "nervosos", no entanto a partir do final do ano de 2011 a generalidade dos fundos de obrigações comecaram a ter alguma rentabilidade considerável devido a algumas obrigações com yields altas, como as coisas parecem estar a acalmar, as yields na generalidade comecam a baixar, e em consequencia os fundos comecam a corrigir, até acho saudável que isso aconteça, embora o que queremos é que tudo suba :) mas todos sabemos que não pode ser assim, é preciso comecar a colocar alguns fundos de HY e de acções pelo meio :)

Obrigado David. Realmente atualemnte na minha carteira não tenho fundos em acções. Já tive uns mas começaram a descer e resgatei para apostar em obrigações. Vou dar uma olhadela ao TOP inicial que colocaste. Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

estou com alguma dificuldade em interpretar as informações morningstar:

o que significa os indicadores R2, beta e alfa? qual o valor que devem ter?

na composição do fundo mosta o Morningstar Style Box®. é bom ter boa qualidade de crédito e pouca sensibilidade às taxas de juro, certo?

na alocação de activos, o que significa %curto, %longo, %patrim.?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,

Tenho neste momento cerca de 6000€ no BEST no DP de 4.75.

É todo o dinheiro que tenho de lado neste momento.

Como é que o posso investir para ter um rendimento simpático? Risco não muito elevado.

Não tenho créditos, nem conto de as fazer nos proximos anos e durante o proximo ano vou tentar poupar 200-300 € mês.

Ideias são bem vindas

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

estou com alguma dificuldade em interpretar as informações morningstar:

o que significa os indicadores R2, beta e alfa? qual o valor que devem ter?

na composição do fundo mosta o Morningstar Style Box®. é bom ter boa qualidade de crédito e pouca sensibilidade às taxas de juro, certo?

na alocação de activos, o que significa %curto, %longo, %patrim.?

Obrigado

Tens tu dificuldade e toda agente, por isso é que, e falo em meu nome pessoal, não me dou ao trabalho de os analisar, se não damos em malucos e acabamos por colocar o dinheiro em DPs :)

Como já referi costumo olhar para os rácios da volatilidade, Rentabilidade média, Desvio padrão e rácio de sharpe, que penso que já quase toda agente perecebeu mais ou menos o que são e sabem os velores que tentamos que eles tenham pra se considerar um bom fundo, depois tens o Alfa, que também olho por vezes para ele, este rácio mede a diferença do comportamento do fundo para o seu benchmark, se o fundo está a par deverá ter um rácio de 0, se estiver acima terá para cima de 0, sendo assim, e uma vez que até apreciamos que o fundo bata a sua categoria, quanto mais para cima este valor melhor.

O Beta, resumindamente é uma tendência, tipo, um rácio Beta negativo quer dizer que está a seguir uma linha contrária ao mercado, se positivo é porque vai em linha do mercado, mede um pouco a correlação com o mercado.

O R2 mede a relação da carteira de um fundo com o benchmark, tipo, um fundo de acções portuguesas, em que a carteira é só de empresas do PSI20, comoe ste é o seu benckmark logo o R2 deve de ser de 100...

Na alocação é isso mesmo que lá aparece, a percentagem em activos de curto ou longo prazo...

Acho que disto tudo sinceramente o Beta e o R2 não me interessam muito, o Alfa é mais numa de curiosidade, o resto sim gosto de ver, sharpe, desvio padrão...mas para quem quer esmiucar um fundo tem muito por onde o fazer :)

Não sei se acabei por explicar bem mas isto é aquilo que tenho na cabeça e por vezes explicar é complicado :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,

Tenho neste momento cerca de 6000€ no BEST no DP de 4.75.

É todo o dinheiro que tenho de lado neste momento.

Como é que o posso investir para ter um rendimento simpático? Risco não muito elevado.

Não tenho créditos, nem conto de as fazer nos proximos anos e durante o proximo ano vou tentar poupar 200-300 € mês.

Ideias são bem vindas

Assim que ele acabe de certeza que o teu gestor de conta irá te apresentar algumas propostas, muito provávelmente fundos muito na linha do E.S Liquidez.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tens tu dificuldade e toda agente, por isso é que, e falo em meu nome pessoal, não me dou ao trabalho de os analisar, se não damos em malucos e acabamos por colocar o dinheiro em DPs :)

Como já referi costumo olhar para os rácios da volatilidade, Rentabilidade média, Desvio padrão e rácio de sharpe, que penso que já quase toda agente perecebeu mais ou menos o que são e sabem os velores que tentamos que eles tenham pra se considerar um bom fundo, depois tens o Alfa, que também olho por vezes para ele, este rácio mede a diferença do comportamento do fundo para o seu benchmark, se o fundo está a par deverá ter um rácio de 0, se estiver acima terá para cima de 0, sendo assim, e uma vez que até apreciamos que o fundo bata a sua categoria, quanto mais para cima este valor melhor.

O Beta, resumindamente é uma tendência, tipo, um rácio Beta negativo quer dizer que está a seguir uma linha contrária ao mercado, se positivo é porque vai em linha do mercado, mede um pouco a correlação com o mercado.

O R2 mede a relação da carteira de um fundo com o benchmark, tipo, um fundo de acções portuguesas, em que a carteira é só de empresas do PSI20, comoe ste é o seu benckmark logo o R2 deve de ser de 100...

Na alocação é isso mesmo que lá aparece, a percentagem em activos de curto ou longo prazo...

Acho que disto tudo sinceramente o Beta e o R2 não me interessam muito, o Alfa é mais numa de curiosidade, o resto sim gosto de ver, sharpe, desvio padrão...mas para quem quer esmiucar um fundo tem muito por onde o fazer :)

Não sei se acabei por explicar bem mas isto é aquilo que tenho na cabeça e por vezes explicar é complicado :)

Quanto mais soubermos, melhor podemos calcular o risco. Um dia quando tiver milhões para investir pode fazer a diferença  :o

Percebi tudo excepto as percentagens de alocação. Como é que há percentagens acima de 100 e outras negativas? Sem conseguir interpretar isto não sei ao certo em que investe o fundo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )