Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

D@vid,

Obrigada pela sua análise e sugestão quanto a aumentar o peso do M&G, provavelmente, vou fazer isso já que o ES Prudente é o fundo com mais capital e dá sempre para alocar algum a outro que possa revelar-se mais interessante.

Axiom,

Grata também pela contribuição da sua análise. Sim, tem razão quanto à repetição de activos, estive atenta a ese facto mas, como disse o D@vid, realmente acaba por não ser muita; preocupa-me mais a questão do risco cambial do Ventobel... Inicialmente a ideia era ter mais fundos de acções EUA mas a verdade é que após ter vindo a acompanhar alguns desde novembro, fiquei um pouco desiludida com a evolução, daí ter optado por acções globais. Vou pensar melhor quanto ao Ventobel, talvez o substitua por um de acções Portugal.

Quanto ao ES Prudente, sim, sei que é um fundo de fundos mas tem-se comportado bem e achei q seria uma boa alternativa a uma parte significativa do montante que retirei do BIC, no entanto, vou diminuir o peso do mesmo já q vou alocar um pouco mais ao M&G como sugerido pelo D@vid.

Obrigada a ambos pelas contribuições. Boa sorte com os vossos investimentos!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

D@vid,

Obrigada pela sua análise e sugestão quanto a aumentar o peso do M&G, provavelmente, vou fazer isso já que o ES Prudente é o fundo com mais capital e dá sempre para alocar algum a outro que possa revelar-se mais interessante.

Axiom,

Grata também pela contribuição da sua análise. Sim, tem razão quanto à repetição de activos, estive atenta a ese facto mas, como disse o D@vid, realmente acaba por não ser muita; preocupa-me mais a questão do risco cambial do Ventobel... Inicialmente a ideia era ter mais fundos de acções EUA mas a verdade é que após ter vindo a acompanhar alguns desde novembro, fiquei um pouco desiludida com a evolução, daí ter optado por acções globais. Vou pensar melhor quanto ao Ventobel, talvez o substitua por um de acções Portugal.

Quanto ao ES Prudente, sim, sei que é um fundo de fundos mas tem-se comportado bem e achei q seria uma boa alternativa a uma parte significativa do montante que retirei do BIC, no entanto, vou diminuir o peso do mesmo já q vou alocar um pouco mais ao M&G como sugerido pelo D@vid.

Obrigada a ambos pelas contribuições. Boa sorte com os vossos investimentos!

as rentabilidades do m&g são brutas as do prudente são liquidas não esqueças ;) ambos são bons ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu diria que estamos na metade esquerda, a alternar entre BONDS e STOCKS.

O inicio do ano passado deu mais BONDS, agora estamos mais do lado STOCKS...

M

Sim andamos por aí, há mesmo uns 2/3 anos se via aí clocks destes com a seta nas 18/19h :) portanto agora já devemos de ir nas 21h hehe, mas por vezes fica sem pilhas :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Comissão de gestão ligada à performance

Para alguns fundos de investimento, a percentagem destinada a remunerar a sociedade gestora não é totalmente fixa.

O regulamento de gestão do fundo pode prever que a comissão de gestão dependa da performance do investimento: se o fundo superar um determinado nível de rendimento, a sociedade gestora pode cobrar uma comissão mais elevada.

---------

Nessa comissão de gestão diz apenas 1.5% ou 1.5% (Max)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Comissão de gestão ligada à performance

Para alguns fundos de investimento, a percentagem destinada a remunerar a sociedade gestora não é totalmente fixa.

O regulamento de gestão do fundo pode prever que a comissão de gestão dependa da performance do investimento: se o fundo superar um determinado nível de rendimento, a sociedade gestora pode cobrar uma comissão mais elevada.

---------

Nessa comissão de gestão diz apenas 1.5% ou 1.5% (Max)?

Boas David,

Diz apenas comissão de Gestão Anual...

Na comissão de performance tem a seguinte nota:

(**) do aumento do Valor dos Activos Líquidos por unidade de participação.

Sei que as Comissões estão incluídas no valor da UP, mas vão "comer" parte do valor destas, não é?!

Ou seja, o valor da UP é X, mas se não tivesse uma comissão tão alta era mais.

Mas David, aconselhas subscrever o fundo, ou é melhor não (considerando só o factor, taxa de performance)?

Cumpts

Marco Ramos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas David,

Diz apenas comissão de Gestão Anual...

Na comissão de performance tem a seguinte nota:

(**) do aumento do Valor dos Activos Líquidos por unidade de participação.

Sei que as Comissões estão incluídas no valor da UP, mas vão "comer" parte do valor destas, não é?!

Ou seja, o valor da UP é X, mas se não tivesse uma comissão tão alta era mais.

Mas David, aconselhas subscrever o fundo, ou é melhor não (considerando só o factor, taxa de performance)?

Cumpts

Marco Ramos

Eu confesso que a questão das comissões me passam ao lado, apenas as de subscrição (que praticamente não há) e de resgate (que comecam a desaparecer) me interessam, um fundo até pode ter 10% de comissão de gestão, se me dá 30% de retorno...

Não me parece mau fundo não, repara, tem taxa anualizada média a 10 anos de 12% a 5 anos de 23% e de 17% a 3 anos, achas que importa as comissões? :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A questão das comissões de gestão interessam sobretudo nos fundos de índice, já que quanto maiores as comissões, maior o desvio (inferior) face ao índice. Na gestão ativa, se alguém paga 10% de comissões mas consegue melhores resultados que o benchmark, não há razão de queixa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Portfolio Turnover Rate (PTR) e confronto entre o fundo F&C European Small Cap A e o fundo Franklin European Sm-Md Cap Gr N Acc.

1. PTR:

A taxa de rotatividade de alocação de  ativos numa carteira (PTR), reflete o volume de negócios dentro de um fundo. A fórmula de cálculo da PTR de um fundo é a seguinte:

PTR = Valor médio de 12 meses consecutivos [(Compra de ativos + Venda de ativos) – (Subscrição de unidades + Resgate de unidades)] x 100

Para o cálculo da PTR de um fundo, consideram-se as médias entre o nº de ativos financeiros (ações, obrigações) e as unidades de participação de cada ativo existentes no inicio do 1º mês e no final do 12º mês consecutivo, ou, para o caso do ano civil, será o período entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro desse ano em causa.

Quanto maior a PTR, maior serão os custos de transação, o que irá influenciar negativamente o desempenho dos retornos do fundo. No entanto, uma PTR elevada pode resultar de uma estratégia adotada pelos gestores de fundos com o objetivo de aproveitar as oportunidades de mercado para melhorar o seu desempenho. Em certos casos a PTR pode ser extraordinariamente alta ou baixa, ou mesmo negativa. Geralmente, os fundos de ações têm PTR's mais baixas do que os fundos de obrigações.

No caso da PTR de um fundo de ações ser negativa, isto quer dizer que a soma da compra de ações de novas empresas mais a venda de ações de empresas existentes no fundo é inferior à soma da subscrição de reforço de unidades de participação em empresas existentes mais o resgate de unidades de participação de empresas existentes. Ou seja, neste caso o gestor do fundo, durante um período de 12 meses consecutivos, mexeu relativamente muito pouco na constituição das empresas do fundo quando comparado com o reforço percentual de participação em empresas existentes. Este tipo de gestor adota uma estratégia do tipo bottom-up (ver meu post anterior sobre bottom-up e top-down), ou seja, escolhe as empresas com base na robustez financeira e no seu modelo de negócio, com boas perspetivas de desenvolvimento sustentado no médio-longo prazo, independentemente do atual ciclo de negócios ou tendências atuais.

Quando um gestor de um fundo apresenta durante vários anos consecutivos elevadas PTR’s, isto quer dizer que as opções de médio-longo prazo tomadas pelo gestor não foram adequadas, ou seja, o gestor escolheu as empresas não pela robustez dos seus fundamentais mas sim seguindo uma estratégia de tendências de lucro de mais curto prazo. Se a alta rotatividade de ativos de um fundo, penalizasse o gestor, através da diminuição da taxa de gestão, como penaliza a taxa global de custos do fundo para os utentes, devido aos custos de transação, então o gestor pensaria melhor nas suas opções de escolhas de empresas.

2. Confronto entre o fundo F&C European Small Cap A e o fundo Franklin European Sm-Md Cap Gr N Acc:

a) Utilizando a ferramenta da Morningstar no banco Best, podemos verificar no gráfico comparativo de retornos cumulativos entre estes 2 fundos, o seguinte desempenho para os períodos de detenção de 1 ano, 3 anos, 5 anos e 10 anos:

1 Ano:

- F&C European Small Cap A: 12.82 K;

- Franklin European Sm-Md Cap Gr N Acc: 13.01 K (melhor)

3 Anos:

- F&C European Small Cap A: 17.08 K; (melhor)

- Franklin European Sm-Md Cap Gr N Acc: 14.81 K

5 Anos:

- F&C European Small Cap A: 35.61 K; (melhor)

- Franklin European Sm-Md Cap Gr N Acc: 26.97 K

10 Anos:

- F&C European Small Cap A: 23.16 K;

- Franklin European Sm-Md Cap Gr N Acc: 28.31 K (melhor)

B) No site http://money.msn.com/mutual-fund podemos verificar as 25 maiores empresas (holdings) detidas e o turnover em cada um destes 2 fundos:

No Top 25 das empresas, só existem 2 empresas comuns aos dois fundos, o que quer dizer que há uma “correlação muito baixa” entre estes dois fundos, pelo que podemos subscrever estes 2 fundos apesar de pertencerem à mesma categoria Morningstar, para além de que têm estilos de gestão diferentes, sendo que o da Franklin é do tipo bottom-up. Este fundo detém apenas 32 empresas enquanto que o fundo da F&C detém 54 empresas.

O turnover do fundo da F&C é de 38%, enquanto que no fundo da Franklin é de – 18% (negativo), isto quer dizer que, nos últimos 12 meses, o gestor do fundo da F&C fez muito mais vendas e compras de ações de novas empresas que o gestor da Franklin, o qual fez essencialmente reforços percentuais de ativos já  existentes no fundo. Ou seja, este gestor adotou uma estratégia de bottom-up na escolha das empresas pela sua robustez financeira e boas perspetivas de desenvolvimento sustentado do modelo de negocio no médio-longo prazo, escolhendo assim pelos fortes fundamentais das empresas e não tanto pelas tendências globais ou setoriais de curto prazo do mercado.

Quanto ao risco destes 2 fundos, medido pelo desvio padrão (DP) e beta, para o período de 3 anos, é o seguinte:

- Franklin: DP (3anos) 12.46% e beta 0.77;

- F&C: DP (3 anos) 12.43% e beta 0.83.

Aqueles betas são relativos ao benchmark MSCI Europe Small Cap, que, por definição, tem um beta de 1.0, como qualquer índice de referência. É de salientar o baixo valor de beta do fundo da Franklin, o qual está coerente com o tipo de gestão de bottom-up sobre a escolha de ações de empresas com fortes fundamentais.

c) Conclusão:

Analisando as várias variáveis dos 2 fundos expostas nas alíneas a) e B), podemos afirmar que podemos subscrever estes dois fundos uma vez que são, de algum modo, complementares um do outro, conforme o exposto anteriormente.

Há que ter em atenção o facto do fundo da F&C distribuir dividendos e assim é fiscalmente desvantajoso, como é sabido.

Abr,

file 112

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito bom file 112, é também importante essa análise de carteira de cada fundo, lá por haver fundos que são da mesma categoria e até de apostarem nos mesmos países por exemplo, não quer dizer que estejam correlacionados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito bom file 112, é também importante essa análise de carteira de cada fundo, lá por haver fundos que são da mesma categoria e até de apostarem nos mesmos países por exemplo, não quer dizer que estejam correlacionados.

@David: Eu para chegar aqui tive de escrever dois posts anteriores (ninguém os comentou) sobre os rácios dos fundamentais utilizados pela Morningstar nos fundos e sobre o tipo de gestão bottom-up e top-down, pois mais importante que ter um Top dos melhores peixes, nas diferentes espécies, é ensinar os investidores a pescar, porque assim eles ficam mais aptos para, eventualmente, contribuirem para a modificação desse Top, o qual deve ser periódicamente avaliado. A tua descoberta do fundo de small caps da europa da F&C é espetacular, mas a meu ver o fundo da Franklin vai estar sempre a brigar com ele (ora passa um à frente ora passa o outro).

Abr,

file 112

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@David: Eu para chegar aqui tive de escrever dois posts anteriores (ninguém os comentou) sobre os rácios dos fundamentais utilizados pela Morningstar nos fundos e sobre o tipo de gestão bottom-up e top-down, pois mais importante que ter um Top dos melhores peixes, nas diferentes espécies, é ensinar os investidores a pescar, porque assim eles ficam mais aptos para, eventualmente, contribuirem para a modificação desse Top, o qual deve ser periódicamente avaliado. A tua descoberta do fundo de small caps da europa da F&C é espetacular, mas a meu ver o fundo da Franklin vai estar sempre a brigar com ele (ora passa um à frente ora passa o outro).

Abr,

file 112

Já lá vão mais de 1 ano deste tópico e mais de 200 páginas, ao longo deste tempo todo penso que se tem contribuido para ensinar muita gente a "pescar" :)

Espero que contribuas também para enriquecer este tópico.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já lá vão mais de 1 ano deste tópico e mais de 200 páginas, ao longo deste tempo todo penso que se tem contribuido para ensinar muita gente a "pescar" :)

Espero que contribuas também para enriquecer este tópico.

É bem verdad eo que dizes, pois eu há uma no nem sabia o que era uma "cana", e hoje já vou escolhendo o melhor "anzol"  :laugh:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu confesso que a questão das comissões me passam ao lado, apenas as de subscrição (que praticamente não há) e de resgate (que comecam a desaparecer) me interessam, um fundo até pode ter 10% de comissão de gestão, se me dá 30% de retorno...

Não me parece mau fundo não, repara, tem taxa anualizada média a 10 anos de 12% a 5 anos de 23% e de 17% a 3 anos, achas que importa as comissões? :)

Obrigado pelas dicas... (obrigado tb Ruicarlov)

Subscrevi hoje esse Fundo.

Aproveito para deixar uma imagem da evolução da minha carteira de Fundos.

Começou em Mar/13, foram sendo acrescentados fundos e agora troquei um de Emergentes por este Europeu!

A percentagem de cada um é igual, ou seja 10%.

Cumpts

Marco Ramos

Ajuda à imagem (por data de subscrição):

Threadneedle (Lux) Emerging Markets Debt Inc LU0198726027

Franklin Biotechnology Discovery Fund Acc LU0122613499

Invesco Balanced Risk Allocation Acc LU0432616901

Threadneedle Eurp Sm Cos Ret Net EUR Acc GB0002771383

Invesco Asia Balanced Fund Inc LU0367026480

Pioneer US Fundamental Growth Acc LU0347184409

Franklin European Growth N Acc EUR LU0122612764

Threadneedle Amer Ext Alpha USD GB00B28CMR29

Threadneedle Pan Eurp Eq Div Ret Net EUR GB00B1324292

Pioneer Funds - European Potential LU0271656307

post-13991-14412396678717_thumb.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se me permites o comentário, tens uma carteira com risco bastante elevado, tens noção disso?

Quase somente acções, 10% em obrigações emergentes, e depois mais 10% no Invesco BRA que sendo misto também tem acções.

Vais precisar de "estômago" forte para aguentar essa montanha russa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se me permites o comentário, tens uma carteira com risco bastante elevado, tens noção disso?

Quase somente acções, 10% em obrigações emergentes, e depois mais 10% no Invesco BRA que sendo misto também tem acções.

Vais precisar de "estômago" forte para aguentar essa montanha russa.

Boas,

Sim... Tenho noção disso...

Mas os fundos são 20% da minha carteira total de investimentos/poupanças.

Tenho 35% em depósitos, 25% Obrigações, 10% num produto estruturado e 10% em PPR's.

A montanha é verdade ... Olha lá a imagem!!! :)

Daqui a 10 anos logo se vê como estará...

post-13991-14412396678845_thumb.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Sim... Tenho noção disso...

Mas os fundos são 20% da minha carteira total de investimentos/poupanças.

Tenho 35% em depósitos, 25% Obrigações, 10% num produto estruturado e 10% em PPR's.

A montanha é verdade ... Olha lá a imagem!!! :)

Daqui a 10 anos logo se vê como estará...

Hihi, pode ser que os ventos soprem a favor :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É tão bom ver as obrigações de Portugal/Espanha/Italia/Grécia a subir este ano e o ES Obrigações Europa e o ES Rendimento Plus a dar rentabilidades brutais  ;D ;D

Já que só comentam quando os fundo estão a cair agora apeteceu-me comentar quando os fundos ( na generalidade ) têm estado a subir hihih.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente têm sido uns dias bastante bons. Ando a ponderar entrar com algum dinheiro num fundo de biotecnologia e algo também na área das farmacêuticas.

Talvez subscreva:

Franklin Biotechnology Discovery A Acc - LU0109394709

Eurizon EasyFund Equity Pharma LTE RH - LU0155223729

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente têm sido uns dias bastante bons. Ando a ponderar entrar com algum dinheiro num fundo de biotecnologia e algo também na área das farmacêuticas.

Talvez subscreva:

Franklin Biotechnology Discovery A Acc - LU0109394709

Eurizon EasyFund Equity Pharma LTE RH - LU0155223729

Estás com o mesmo dilema que eu...queria criar uma "carteira agressiva", mas gostaria de juntar mais um fundo para a esta lista para não colocar 50/50:

Franklin Biotechnology Disc N Acc $ LU0122613499 - 37,5%

JPM Global Healthcare D (acc) - USD LU0432979960 - 37,5%

Fundo X - 25%

sugestões?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É tão bom ver as obrigações de Portugal/Espanha/Italia/Grécia a subir este ano e o ES Obrigações Europa e o ES Rendimento Plus a dar rentabilidades brutais  ;D ;D

Já que só comentam quando os fundo estão a cair agora apeteceu-me comentar quando os fundos ( na generalidade ) têm estado a subir hihih.

Por acaso estes 2 foram uma das minhas apostas à uns meses atrás e só me têm dado alegrias...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )