Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Dragonfly Visto já ter alocação a acções europeias sugeria um fundo de acções globais, por exemplo este

LU0323591916

e/ ou um destes

GB00B1Z2NR59 ou LU0218910965

Se gostar de fundos mistos este seria uma boa adição LU0227385266, acrescenta qualidade de crédito à carteira (juntamento com o PIMCO GB) e ainda lhe dá exposição a acções. Não gosto muito de mistos mas este é um dos meus preferidos.

Para terminar um fundo sectorial também seria interessante, optava por bens de consumo ou da área de saúde para não colocar a carteira demasiado arriscada.

Para uma análise mais profunda seria importante dizer que % está disposto a alocar a acções/obrigações e tesouraria, sem isso, que é o mínimo, ficamos todos um pouco na parte da adivinhação, a primeira coisa é definir o seu perfil de risco e a alocação terá que seguir essa linha de pensamento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Agradeço a atenção e sugestões dadas. Sim, o BIC é para ir retirando um pouco mais e alocar a outros, mas tenho q ver bem de forma a fazer a melhor distribuição possível, daí ter vindo pedir a opinião aqui no forum. Tb não quero uma carteira muito "tremelicas"  ;) pelo menos para já... Obrigada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dragonfly Visto já ter alocação a acções europeias sugeria um fundo de acções globais, por exemplo este

LU0323591916

e/ ou um destes

GB00B1Z2NR59 ou LU0218910965

Se gostar de fundos mistos este seria uma boa adição LU0227385266, acrescenta qualidade de crédito à carteira (juntamento com o PIMCO GB) e ainda lhe dá exposição a acções. Não gosto muito de mistos mas este é um dos meus preferidos.

Para terminar um fundo sectorial também seria interessante, optava por bens de consumo ou da área de saúde para não colocar a carteira demasiado arriscada.

Para uma análise mais profunda seria importante dizer que % está disposto a alocar a acções/obrigações e tesouraria, sem isso, que é o mínimo, ficamos todos um pouco na parte da adivinhação, a primeira coisa é definir o seu perfil de risco e a alocação terá que seguir essa linha de pensamento.

Agradeço a sua análise e sugestões. Pois, a questão é que, inicialmente, nos primeiros fundos que subscrevemos, alocamos um capital significativo a cada um, só mais tarde nos demos conta que deveríamos ter dividido melhor, diversificando. Neste momento, estamos a pensar aumentar um pouco a exposição aos fundos de acções e mistos, dado q os de obrigações estão muito pacatos. Ainda não tomamos uma decisão, estamos a analisar as sugestões dadas mas, para já, pensamos diminiuir o BIC Tesouraria para, precisamente, subscrever de acções, mistos e, como sugeriu, talvez tb sectoriais. Depois publicarei aqui as escolhas a ver se estaremos em melhor caminho. Obrigada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fez na passada semana 1 ano desde que comecei a investir em Fundos.

Apresento agora a rentabilidade e o correspondente gráfico desde essa data.

meLvRyJ.jpg

Podem ainda ver os P&L (%) respeitantes a cada fundo que integra a carteira.

dEpeLLS.png

A carteira foi sendo constituída ao longo de 2013, com novos fundos a serem adicionados e alguns reforços à mistura.

Os fundos com maiores rentabilidades JP Asean e o Franklin Biotech (quer positiva, quer negativa) têm posição mínimas (<1% do total da carteira).

As ovelhas negras são principalmente os relacionados com os mercados emergentes, neste caso o F&C e o Invesco Emerg. Corp.

A ajudar à festa temos o Templeton Glb Total Return N e o Pimco RR (tips) que em 2013 tiveram também um comportamento em baixa.

Rentabilidade efetiva da carteira desde 13/02/2013 até à data é de +/- 1.85%.

Comentários?

Cumps.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fez na passada semana 1 ano desde que comecei a investir em Fundos.

Apresento agora a rentabilidade e o correspondente gráfico desde essa data.

meLvRyJ.jpg

Podem ainda ver os P&L (%) respeitantes a cada fundo que integra a carteira.

dEpeLLS.png

A carteira foi sendo constituída ao longo de 2013, com novos fundos a serem adicionados e alguns reforços à mistura.

Os fundos com maiores rentabilidades JP Asean e o Franklin Biotech (quer positiva, quer negativa) têm posição mínimas (<1% do total da carteira).

As ovelhas negras são principalmente os relacionados com os mercados emergentes, neste caso o F&C e o Invesco Emerg. Corp.

A ajudar à festa temos o Templeton Glb Total Return N e o Pimco RR (tips) que em 2013 tiveram também um comportamento em baixa.

Rentabilidade efetiva da carteira desde 13/02/2013 até à data é de +/- 1.85%.

Comentários?

Cumps.

resgata os ultimos 5 fundos asap ;) mercados emergentes só depois do fim do fed tapering, digo eu ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu sou contra resgatar no vermelho... perdas potenciais tornam-se perdas reais!

não me digas que te afogas...lol foi só a minha singela opinião ;) tá mais que visto que os emergentes vão cair até ao fim da redução estimulos só não ve quem não quer !!estar a perder mais até lá não vejo qual a motivação... ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

por agora em fundos só tenho:

es plano prudente

+4,87% (5,30% anualizado) desde 20 mar 2013

caixagest estrategia equilibrada

+0,95% (5,12% anualizado) desde 12 dez 2013

;)

Pedro

não tinhas vários fundos ES na tua(s) carteira(s)? ;)

A rentabilidade de alguns fundos da ESAF nos últimos meses tem sido excepcional, comparativamente com outros tipos de investimento ou fundos sediados no estrangeiro(que tenho uma carteira de médio/longo prazo à mais de 1 anos).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pedro

não tinhas vários fundos ES na tua(s) carteira(s)? ;)

A rentabilidade de alguns fundos da ESAF nos últimos meses tem sido excepcional, comparativamente com outros tipos de investimento ou fundos sediados no estrangeiro(que tenho uma carteira de médio/longo prazo à mais de 1 anos).

tinha (e tenho), porquê?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu sou contra resgatar no vermelho... perdas potenciais tornam-se perdas reais!

Mas qual é a logica de agravar perdas, quando se pode minimiza-las, corrigindo a carteira?

Por essa logica é que ainda ha pessoas com aplicações ha dez anos a pensar que algum dia recuperam os 60 ou 80%de perdas. Assim são potenciais para sempre.  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas qual é a logica de agravar perdas, quando se pode minimiza-las, corrigindo a carteira?

Por essa logica é que ainda ha pessoas com aplicações ha dez anos a pensar que algum dia recuperam os 60 ou 80%de perdas. Assim são potenciais para sempre.  ;)

emergentes para começar a pensar comprar só em 2015 ;) 2014 vão ter perdas avultadas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ultimamente, em dez ,resgatei o liquidez e o rendimento ;)

Eu tenho uma carteira de fundos de gestoras internacionais para médio/prazo com 17 fundos à cerca de 1 ano e 3 meses, com alguns reajustes pelo meio com rentabilidade de +/- 3,2%.

Outra carteira + dinâmica de fundos ES (4) + Dunas BIC Tesouraria à cerca de 4 meses que tem sido reajustada consoante a disponibilidade financeira e com uma rentabilidade bastante aliciante  ;D ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu tenho uma carteira de fundos de gestoras internacionais para médio/prazo com 17 fundos à cerca de 1 ano e 3 meses, com alguns reajustes pelo meio com rentabilidade de +/- 3,2%.

Outra carteira + dinâmica de fundos ES (4) + Dunas BIC Tesouraria à cerca de 4 meses que tem sido reajustada consoante a disponibilidade financeira e com uma rentabilidade bastante aliciante  ;D ;D

o plano prudente é uma carteira de fundos

http://investing.money.msn.com/investments/mutual-funds-holdings/?symbol=PTYEVELM0008

bem gerida ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ultimamente, em dez ,resgatei o liquidez e o rendimento ;)

Olá,

1Pedro2

O rendimento q se refere, é o ES Rendimento Plus? É q estava a pensar retirar um pouco de capital do BIC Tesouraria q tenho e alocar ao ES Rendimento Pus e ao ES Plano Prudente. Será má ideia, no caso do ES Rendimento Plus?

Obrgd

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá,

1Pedro2

O rendimento q se refere, é o ES Rendimento Plus? É q estava a pensar retirar um pouco de capital do BIC Tesouraria q tenho e alocar ao ES Rendimento Pus e ao ES Plano Prudente. Será má ideia, no caso do ES Rendimento Plus?

Obrgd

referia-me ao es rendimento;

esse rendimento plus tem muita grécia para o bem ou para o mal , no entanto tem boas rentabilidades, gosto mais do prudente...é mais diversificado...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

resgata os ultimos 5 fundos asap ;) mercados emergentes só depois do fim do fed tapering, digo eu ;)

As minhas apostas em emergentes perfazem cerca de 7% do total da carteira. Embora admita que possam ainda cair mais alguma coisa, não penso resgatar.

Sobre últimos 5 fundos da imagem, nem todos apostam em mercados emergentes. Tenho o Pimco Real Return e o Templeton Global total return que sofreram bastante em 2013 mas que parecem demonstrar alguma recuperação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As minhas apostas em emergentes perfazem cerca de 7% do total da carteira. Embora admita que possam ainda cair mais alguma coisa, não penso resgatar.

Sobre últimos 5 fundos da imagem, nem todos apostam em mercados emergentes. Tenho o Pimco Real Return e o Templeton Global total return que sofreram bastante em 2013 mas que parecem demonstrar alguma recuperação.

Se a carteira na sua maioria tem 1 ano e com alocações pelo meio, deixa-te mas é estar sossegado :) acho que tens na gneralidade uma boa carteira e diversificada, basta olhar para o gráfico, se todos estivessem a verde ou a vermelho é que deverias de repensar melhor a estratégia, daqui a 1 ano volta a colocar o gráfico :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )