Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

A minha intenção seria por exemplo tenho lá 1000 e já ganhei 10, levantava os 1010 e voltava a aplica-los... não sei se me traria alguma vantagem... eu não iria levantar só os 10 e aplicar iria levantar o bolo todo e voltava a depositar.

Pensa mal... Os fundos estão associados a uma cotação. Se efetuou a subscrição com uma cotação baixa, aquilo que ganha/perde resulta da cotação do dia.

Exemplo:

Investiu 1000€ com a cotação a 1.000%. Hoje a cotação está a 1,010% e tem "mais valias" de 10€ relativamente ao capital que investiu. Se levantar tudo e constituir novamente esse fundo, o capital inicial investido será 1010€. O que espera ganhar? Se a cotação amanhã for 1,011% ganha 1€ (1011€). E se for 1,009% começa logo a perder... Ou seja perde 1€ (1009€)

Se mantiver o capital todo, num caso as mais valias serão de 11€ (1,011%) ou de 9€ (1,009%) porque o seu capital inicial foi de 1000€.

Espero que tenha percebido a ideia que tentei transmitir... Os valores são completamente ficticios!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia. Alguém é capaz de me indicar um software prático que faça a pesquisa das compras correspondentes a acções vendidas, para apresentar nas Finanças, em cada ano? É o seguinte: Tive no Banco Big uma carteira de acções que eles geriam, comprando e vendendo e que no final de cada ano dava um número impressionante de compras e vendas, com muitas compradas em 2010, vendidas em 2011, 2012, etc. Como eles fornecem os movimentos por data, e não por espécie, é um trabalho monumental procurar as compras correspondentes a cada venda. Por isso, precisava de alguma ajuda para fazer este trabalho mais facilmente. Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia. Alguém é capaz de me indicar um software prático que faça a pesquisa das compras correspondentes a acções vendidas, para apresentar nas Finanças, em cada ano? É o seguinte: Tive no Banco Big uma carteira de acções que eles geriam, comprando e vendendo e que no final de cada ano dava um número impressionante de compras e vendas, com muitas compradas em 2010, vendidas em 2011, 2012, etc. Como eles fornecem os movimentos por data, e não por espécie, é um trabalho monumental procurar as compras correspondentes a cada venda. Por isso, precisava de alguma ajuda para fazer este trabalho mais facilmente. Obrigado.

Já estive numa situação parecida - passa os movimentos para uma folha de Excel. Facilita imenso esse tipo de pesquisas e podes mesmo organizar a coisa da forma que te dê mais jeito.

Perdes algum tempo (1h-2h? depende do número de movimentos) a passar tudo mas depois é tempo que ganhas para preencher a declaração de IRS. Não te esqueças que nos casos em que tenhas várias compras e vendas podes agregar tudo numa única compra e numa única venda (sobretudo agora que já não interessa o tempo que se detém as ações) - facilita bastante o trabalho de passar os dados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho conta no Best e subscrevi ontem o fundo do BIC (Tesouraria), contudo, hoje ainda tenho o capital como se estivesse à ordem, embora não consiga subscrever novamente o fundo pois é considerado como se já não o tivesse à ordem. É suposto a subscrição demorar mais que um dia?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho conta no Best e subscrevi ontem o fundo do BIC (Tesouraria), contudo, hoje ainda tenho o capital como se estivesse à ordem, embora não consiga subscrever novamente o fundo pois é considerado como se já não o tivesse à ordem. É suposto a subscrição demorar mais que um dia?

Se subscrever de manhã, passados 2 a 3 dias(já me aconteceram os 2 casos) o fundo estará na carteira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha intenção seria por exemplo tenho lá 1000 e já ganhei 10, levantava os 1010 e voltava a aplica-los... não sei se me traria alguma vantagem... eu não iria levantar só os 10 e aplicar iria levantar o bolo todo e voltava a depositar.

Não traria vantagem, antes pelo contrário...

Ao "levantar" os 1010€ não iria receber 1010€ na conta à ordem, mas sim menos uma vez que pagaria impostos pelas mais valias.

A ideia base é: compras 1kg de ouro hoje...se daqui a 3 anos um 1kg de ouro valer 50% mais do que antes, então se vender agora, tens 50% de mais valias :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O valor apresentado na carteira já é o valor final descontando os impostos ou não?

Depende, os fundos cujo ISIN começa por PT (os da caixagest por exemplo) apresentavam já os valores livres de impostos, o orçamento de estado de 2014 ia mudar isso ... mas não sei como ficou [acho que ficou como anteriormente, ou seja o valor apresentado já é livre de impostos].

Nos fundos cujo ISIN começa por outros identificadores por exemplo LU, IE, GB ... os valores são antes de impostos sobre as mais valias.

Meteste 1000, tens 1010 agora, se resgatres ficas com 1000 + (10 * 0.72) = 1007.2 euros.

Meteste 1000, tens 990 agora, se resgatres ficas com 990 euros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos,

Tenho 3K para investir em fundos. Estou a pensar em fundos de acções dos que têm vindo a ser recomendados aqui, no entanto, antes de o fazer, resolvi colocar informação sobre a minha carteira de fundos actual que representa, aproximadamente, 47% do meu património e que, de momento está conforme o anexo que envio, para que contribuam com as vossas opiniões. Com certeza vão alegar que o peso do BIC Tesouraria é elevado, é isso que eu penso... e estou a pensar desmobilizar parte para aplicar noutros, pelo que, tb para este caso a vossa opinião é benvinda.

Aproveito para agradecer este forum e a contribuição de todos os que o tornam tão útil e interessante.

Cumprimentos,

PS: Peço desculpa se alguém já abriu o anexo anterior, acabei de o substituir pois o peso dos fundos estava trocado, Obrgd

809_61a42f8cc10ab3df8ab978d96ba320114b0bd43e.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde!

Alguém aqui utiliza algum tipo de serviço online de portfolio tracking? Infelizmente a morningstar.pt não tem este serviço e na morningstar.com ou co.uk não encontro os fundos portugueses (como por ex. o ES Liquidez).

Experimentei também o wikinvest mas o resultado foi o mesmo, nada de fundos PT.

Preferia um serviço online mas se souberem de algum software digam. :)

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já agora, o que me teem a dizer desta noticia sobre o ES Liquidez:

http://online.wsj.com/news/articles/SB10001424052702304014504579249151194382842

Risco escondido?

Essa noticia já é conhecida e desde Novembro, com as novas regras dos fundos, o Liquidez tem a exposição a activos do mesmo grupo limitada a 20%.

M

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho q me escapa alguma coisa neste fórum... raramente, salvo uma ou outra excepção, q desde já agradeço, tenho respostas aos meus posts apesar de solicitar opiniões, julguei q era para isso q o forum servia mas o equivoco deve ser meu. Apesar de pelo menos 30 pessoas terem transferido a carteira q publiquei e para a qual, humildemente, pedi opinião, já q pretendo reforçá-la e diversificá-la, parece que ainda não é desta que consigo ter algum feedback. De qq forma obrgd a todos e boa continuação...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho q me escapa alguma coisa neste fórum... raramente, salvo uma ou outra excepção, q desde já agradeço, tenho respostas aos meus posts apesar de solicitar opiniões, julguei q era para isso q o forum servia mas o equivoco deve ser meu. Apesar de pelo menos 30 pessoas terem transferido a carteira q publiquei e para a qual, humildemente, pedi opinião, já q pretendo reforçá-la e diversificá-la, parece que ainda não é desta que consigo ter algum feedback. De qq forma obrgd a todos e boa continuação...

É normal. Praticamente sé 'coisas' do grupo BES têm feedback no forum.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos,

Tenho 3K para investir em fundos. Estou a pensar em fundos de acções dos que têm vindo a ser recomendados aqui, no entanto, antes de o fazer, resolvi colocar informação sobre a minha carteira de fundos actual que representa, aproximadamente, 47% do meu património e que, de momento está conforme o anexo que envio, para que contribuam com as vossas opiniões. Com certeza vão alegar que o peso do BIC Tesouraria é elevado, é isso que eu penso... e estou a pensar desmobilizar parte para aplicar noutros, pelo que, tb para este caso a vossa opinião é benvinda.

Aproveito para agradecer este forum e a contribuição de todos os que o tornam tão útil e interessante.

Cumprimentos,

PS: Peço desculpa se alguém já abriu o anexo anterior, acabei de o substituir pois o peso dos fundos estava trocado, Obrgd

@Dragonfly

Por vezes não é logo oportuno comentar ou opinar sobre determinadas questões, por uma questão de timming ou mesmo porque ás vezes a analise carece de melhor fundamentação/estudo. Depois vão aparecendo outros posts e acaba por ficar esquecido.

Julgo que não é uma questão pessoal..pelo menos da minha parte.

Quanto à analise, sem grande profundidade, salta à vista o seguinte:

- tens peso excessivo no BIC tesouraria, julgo que fará sentido resgatar parte e diluir(na minha opinião deixava uns 20% ali alocados e retirava o restante).

- em relação às acções, apostaria num fundo de acções globais, estes considero boas apostas.

Nordea-1 Global Stable Equity Fund E EUR

Vontobel Fund Global Value Equity C

- apostaria ainda num bom fundo misto, tipo:

Nordea-1 Stable Return Fund E EUR

M&G Optimal Income A Euro H Acc

Invesco Balanced-Risk Allocation Fund E

De notar que com possíveis alterações na carteira irás ter mais volatilidade (introdução de fundos de acções/redução do BIC).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É normal. Praticamente sé 'coisas' do grupo BES têm feedback no forum.

Não é bem verdade, aqui à tempos perguntei opiniões em relação a uma carteira toda ela com Fundos do grupo ES e também não tive comentários... é assim, nem sempre existe disponibilidade da malta conhecedora para comentar!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dragon faço minhas as palavras do Axiom, eu ás vezes mais tarde é que reparo num post mais antigo, todos nós aqui em principio trabalhamos e temos os nossos horários, eu vou entrando exporádicamente e tento dar resposta, mas ás vezes nem sempre é possivel, e agora começa uma altura complicada para mim, até Junho há muitas obrigações fiscais  ;)

PedroB, acho que não vale a pena entrar por aí, acho que já se respondeu a esse tipo de comentário em posts atrás, olha para a 1ª página, se andasse aqui alguém a querer que só se fizesse coisas do BES tinha feito um top que se chamaria de "TOP Fundos BES".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dragon faço minhas as palavras do Axiom, eu ás vezes mais tarde é que reparo num post mais antigo, todos nós aqui em principio trabalhamos e temos os nossos horários, eu vou entrando exporádicamente e tento dar resposta, mas ás vezes nem sempre é possivel, e agora começa uma altura complicada para mim, até Junho há muitas obrigações fiscais  ;)

PedroB, acho que não vale a pena entrar por aí, acho que já se respondeu a esse tipo de comentário em posts atrás, olha para a 1ª página, se andasse aqui alguém a querer que só se fizesse coisas do BES tinha feito um top que se chamaria de "TOP Fundos BES".

Não disse nada de mal. Se as pessoas sabem mais desses fundos é normal que respondam mais a questões relacionadas com os mesmos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )