Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

100K.

Quando a construí era para ser algo conservador.. e olha como ela anda...

é um valor muito alto com uma grande desvalorização.

Também tenho 2 carteiras:

Carteira 1 (Médio - Longo prazo)

à cerca de 15 meses com algumas restruturações(novos fundos e reforços) e resgates(1) com +/- 2% de mais valias, mas atingiu o máximo no em Jan 2014, com cerca de +/- 4%.

52% Obrigações

12% Mistos

36% Acções (+/- 50% Europa e 50% América)

Esta carteira representa 21,5% das 2 carteiras

Carteira 2 (Curto - Médio prazo)

Centra-se actualmente em 5 fundos e foi iniciada em Out 2013:

ES Tesouraria Ativa

ES Rendimento Plus

ES Plano Prudente

ES Obrigações Europa

Dunas BIC Tesouraria

cerca de 40% do capital desta carteira encontra-se no ES Rendimento Plus.

Esta carteira já teve alguns ajustamento de % capital alocada a cada fundo e existe uma estratégia definida.

Está com uma valorização de +/- 1,27% liquidos em 3,5 meses, mas nas últimas semanas sofreu uma desvalorização considerável (esteve no 2% liquidos em menos de 3 meses).

Bons investimentos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

é um valor muito alto com uma grande desvalorização.

Também tenho 2 carteiras:

Carteira 1 (Médio - Longo prazo)

à cerca de 15 meses com algumas restruturações(novos fundos e reforços) e resgates(1) com +/- 2% de mais valias, mas atingiu o máximo no em Jan 2014, com cerca de +/- 4%.

52% Obrigações

12% Mistos

36% Acções (+/- 50% Europa e 50% América)

Esta carteira representa 21,5% das 2 carteiras

Carteira 2 (Curto - Médio prazo)

Centra-se actualmente em 5 fundos e foi iniciada em Out 2013:

ES Tesouraria Ativa

ES Rendimento Plus

ES Plano Prudente

ES Obrigações Europa

Dunas BIC Tesouraria

cerca de 40% do capital desta carteira encontra-se no ES Rendimento Plus.

Esta carteira já teve alguns ajustamento de % capital alocada a cada fundo e existe uma estratégia definida.

Está com uma valorização de +/- 1,27% liquidos em 3,5 meses, mas nas últimas semanas sofreu uma desvalorização considerável (esteve no 2% liquidos em menos de 3 meses).

Bons investimentos...

é uma carteira bem pensada.....reestruturar a minha ... só quando ficar verde :)

Bons negócios....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nesse caso temos de confiar em alguém que supostamente sabe. Certo ?

E foi isso que eu fiz...

O que é certo é que o gestor de conta anda a dormir descansado e você não. De qualquer forma, não sei que lhe diga, pois fundos não é a minha praia. Mas um conselho para esta coisa dos investimentos é não tentar corrigir um erro com outro. Ou seja ir tentar compensar as perdas o mais depressa possivel enterrando-se ainda mais, e parece que o gestor queia ir por esse caminho.

Por outro lado, se é certo que se assumir agora o erro as perdas potenciais se tornam em reais, por outro lado, as primeiras perdas são sempre as 'melhores'.

-Ou assume o erro.

-Ou insiste no erro.

-Ou tenta corrigir o erro.

Tem de encontrar um meio termo.

Boa sorte.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ifav28 podes ver ai sim, aliás, essa ferramenta é optima e está disponivel a toda agente no site do Best, no entanto à que também depois esmiuçar um pouco mais, ver os rácios, as carteiras, e quando falei no Allianz, foi em comparação a outros da mesma categoria que têm recuperado mais rápido, mas não estou a dizer que é mau fundo, plo contrário, está no nosso TOP :)

Aconselho a não fazeres nada, resgatar fundos a perder não vale a pena como já se disse, e estar a subscrever ( foi mesmo isso que o teu gestor recomendou?? ) mais fundos não é solução, a não ser que tenhas mais algum capital considerável, mas mesmo que assim seja não recomendo carregares mais em fundos voláteis, mal a mal ainda seria reforcares os de tesouraria  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ifav28 podes ver ai sim, aliás, essa ferramenta é optima e está disponivel a toda agente no site do Best, no entanto à que também depois esmiuçar um pouco mais, ver os rácios, as carteiras, e quando falei no Allianz, foi em comparação a outros da mesma categoria que têm recuperado mais rápido, mas não estou a dizer que é mau fundo, plo contrário, está no nosso TOP :)

Aconselho a não fazeres nada, resgatar fundos a perder não vale a pena como já se disse, e estar a subscrever ( foi mesmo isso que o teu gestor recomendou?? ) mais fundos não é solução, a não ser que tenhas mais algum capital considerável, mas mesmo que assim seja não recomendo carregares mais em fundos voláteis, mal a mal ainda seria reforcares os de tesouraria  ;D

Mas é isso mesmo que estou a pensar fazer. Reforços só no E.S. Liquidez e monetário ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aqui também ainda nao caíu nada.

Nem do Small Cap nem do Emerging Mkt Bonds.

Por falar no F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg, qual a expetativa para este fundo? Tem algumas informações?

Não para de cair desde que o Bernanke se lembrou de abrir a boca a falar dos cortes no QE. Para fundo de obrigações tem tido grande volatilidade, vou com ~13% no vermelho.

Já me caiu do small caps

Para 500€

RETENCAO IMPOSTO PAGTO RENDIMENTO F&C Europ SmallCap  D  0,39

DISTRIBUICAO RENDIMENTOS DO FUNDO F&C Europ SmallCap  C  1,39 

1€ LOL

Até me assusto com o valor da carteira ... está a chegar aos 0% valorização

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Previsao para 2014 segundo o Economico/Proteste Investe

- VONTOBEL US VALUE EQUITY C

- FIDELITY UNITED KINGDOM A GBP

- INVESCO GREATHER CHINA EQUITY E

- NORDEA SWEDISH BOND E SE K

- NORDEA NORWEGIAN BOND E NOR

http://economico.sapo.pt/noticias/cinco-fundos-para-investir-agora_186712.html

Opiniões dos entendidos?

Cumprimentos

GJ

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá malta, não estou muito satisfeito com os seguintes fundos:

Schroder ISF Global Multi-Asset Inc EUR Hdg B Acc -LU0757360614

Prestação baixa neste ultimo ano, combinado com o reduzido histórico estou a pensar alterar com o Invesco Pan European High Income E (LU0243957742)

A questão é que estou com -1.89%  (-21.30€), será que vale a pena assumir as perdas ?

Outro é o

Allianz Europe Equity Growth CT EUR - LU0256839860

Pelo que li, ultimamente, não está a ter as performances que a concorrencia.

Apesar de estar com um valor positivo +5.33%, o que acham de trocar pelo

Franklin European Growth N Acc € - LU0122612764

Outros a mudar serão os PIMCO.

PIMCO GIS Diversified Income E EUR Hdgd Acc  -2.84%

PIMCO GIS Global Real Return E EUR Hdgd Acc  -7.78%

PIMCO GIS Total Return Bd E EUR Hdgd Acc      -2.17%

Provalmente mudar 1 ou 2 pelos

M&G Optimal Income Euro A-H Gross Shares Acc (Hdg) Morningstar

Espírito Santo Global Bond Morningstar

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

estou a começar a ficar preocupado com o BES e consequentemente com o valor que tenho nos seus fundos...

são prejuizos, desavenças, falta de capital, intervenções do estado...

onde já vi isto?

Tens de te preocupar é com os activos que cada fundo, (independentemente da gestora) e não da gestora ou do banco onde tens os fundos.

Estaria mais preocupado é se tivesse depósitos a prazo :) mas não te preocupes, se houve dinheiro para o Banif também há para o BES, ainda há 6 mil milhões da troika para a banca se for preciso, mas antes do BES ainda há o BCP...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas toda agente sabe que são á volta dos 500M...

Negativos! Upa upa!

Eu uso o BEST como meu banco de investimentos, mas produtos ES tenho muito poucos. O BEST serve como intermediário com as gestoras de fundos.

A diversificação das gestoras também é algo a ter em conta, não tanto pela possível falência (esperemos), mas mais pela correlação de diversos fundos da mesma gestora [mesma equipa, sobreposição de activos = caem/sobem todos ao mesmo tempo]

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma questão básica...

Por exemplo temos X€ num fundo e estamos a ter Y€ de mais valias... essas mais valias para serem capitalizadas tenho que as resgatar e subscrever novamente o fundo?

Penso que não estarei a raciocinar correctamente.

Pois não... Os fundos não são depósitos a prazo capitalizáveis!...

Precisa das "mais valias"? Resgata. Não precisa? Deixa estar!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois não... Os fundos não são depósitos a prazo capitalizáveis!...

Precisa das "mais valias"? Resgata. Não precisa? Deixa estar!...

Não preciso das mais valias era mesmo só para o dinheiro "fazer mais dinheiro" e como é um fundo liquidez tenho essa facilidade de resgatar e aplicar novamente sem penalizações...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou a pensar no proximo mês colocar1000e num fundo, sendo o primeiro que irei ter.

Serão cerca de 1000€, o meu perfil é conservador mas assumo um risco moderado neste produto que vai representar pouco no total da carteira.

De 0 a 7 um 5 no maximo de risco.

Tinha considerado este, mas estou aberto a sugestão, e pretendo reforçar periodicamente. O plano é longo prazo (>5 anos)

Fidelity European High Yld E-Acc-EUR

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não preciso das mais valias era mesmo só para o dinheiro "fazer mais dinheiro" e como é um fundo liquidez tenho essa facilidade de resgatar e aplicar novamente sem penalizações...

Sendo um fundo liquidez, o que hoje é considerado mais valia, amanhã poderá ser menos valia... Não precisa de resgatar/levantar capital para aplicar novamente, a não ser que lhe surja uma oportunidade melhor... Esse tipo de fundo remunera consoante o capital que lá está... Se levanta as "mais valias" irá remunerar sobre o capital que lá que ficou e não sobre o capital todo. Assim perderá parte do "bolo", caso levante aquilo que chama "mais valias"!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )