Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Boa Noite

À sensivelmente um ano constitui uma carteira de fundos no Banco Best (abaixo) com a ajuda do PFA. Praticamente toda ela foi constituida segundo as suas indicações. O seu desempenho tem sido fraco, conforme podem verificar...

Desde a sua constituição tenho falado esporadicamente com ele sobre o seu andamento e ele diz para “aguentar que nada nada sobe” .

Esta semana pedi-lhe para fazer uma reanálise à carteira e ele apresentou-me as modificações abaixo e respectivo comentário.

Como as coisas não têm corrido da melhor maneira, fico muito duvidoso se é de confiar nele, daí pedir a vossa opinião.

Sou um investidor conservador/moderado para investimento a curto/médio prazo (1-3 anos)

Obrigado pela ajuda.

Luis Valério

post-10086-14412396678268_thumb.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda não vi bem mas salta á vista muito mercado emergente, Brasil, Turquia...claro que essa carteira agora nos últimos 15 dias tem levado porrada grande, o mesmo poderia acontecer o contrário, mas se a carteira é para um horizonte temporal de 1 a 3 anos parece-me que estás exposto a um risco grande pelo tipo de fundos que é, isso é á partida uma carteira para pelo menos 5 anos, embora me pareca muito correlecionada e pouco diversificada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Salta à vista que para perfil conservador/moderado estás exposto a fundos bastante voláteis, tal como o David disse muito emergente, turquia, etc, ja para nao falar que tens alguns fundos de acções, mesmo sem sabendo os pesos que atribuíste a cada fundo da tua carteira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esse perfil não deve estar bem assim como esse prazo investimento.

Bastantes fundos emergentes

Para esse perfil um 40 % acções,  30% obrigações,  30% monetário

É o que tenho

Pictet japonês hoje com -4.74%

Puxa vida, tenho 4.5% da carteira na Ásia com percas na ordem dos -13%

Éde aguentar

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa Noite

À sensivelmente um ano constitui uma carteira de fundos no Banco Best (abaixo) com a ajuda do PFA. Praticamente toda ela foi constituida segundo as suas indicações. O seu desempenho tem sido fraco, conforme podem verificar...

Desde a sua constituição tenho falado esporadicamente com ele sobre o seu andamento e ele diz para “aguentar que nada nada sobe” .

Esta semana pedi-lhe para fazer uma reanálise à carteira e ele apresentou-me as modificações abaixo e respectivo comentário.

Como as coisas não têm corrido da melhor maneira, fico muito duvidoso se é de confiar nele, daí pedir a vossa opinião.

Sou um investidor conservador/moderado para investimento a curto/médio prazo (1-3 anos)

Obrigado pela ajuda.

Luis Valério

Parece que os emergentes estão baratos mas isso vai haver volatilidade com fartura,já agora deixa estar assim e reza...lol ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O peso da minha carteira segue em anexo.

Segundo o meu PFA, deveria resgatar o E.S. Liquidez e o E.S. Tesouraria Activa, e subscrever ao Dunas Tesouraria. Isto faz sentido ? Olhando para os três, o que me salta logo à vista é o Dunas ter um custo de manutenção anual superior aos outros e o valor dos activos (Milhões) ser bem menor...

Outro que ele recomenda vender é o Allianz Europe Equity Growth CT EUR (LU0256839860), mas olhando para o gráfico, está tão "bonito" que nem percebo a lógica... (este foi um dos que subcrevi sem a ajuda dele..)

post-10086-14412396678554_thumb.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Segundo o meu PFA, deveria resgatar o E.S. Liquidez e o E.S. Tesouraria Activa, e subscrever ao Dunas Tesouraria. Isto faz sentido ? Olhando para os três, o que me salta logo à vista é o Dunas ter um custo de manutenção anual superior aos outros e o valor dos activos (Milhões) ser bem menor...

Outro que ele recomenda vender é o Allianz Europe Equity Growth CT EUR (LU0256839860), mas olhando para o gráfico, está tão "bonito" que nem percebo a lógica... (este foi um dos que subcrevi sem a ajuda dele..)

Não querendo me substituir ao teu PFA :) que á partida até deverá ter mais formação que eu e de muitos aqui, penso que não deverias de mexer nem no Liquidez nem no Tesouraria, são os fundos que te fazem baixar o risco elevado em que ela está actualmente, o BIC não desgosto mas é um fundo mais volátil.

O allianz actualmente não é dos melhores fundos na sua categoria, no entanto, e uma vez que apesar destes últimos dias as coisas estarem mais tremidas, as recomendações continuam no sentido de compra de acções, principalmente europeias, ainda mais agora que está bem mais baratas, por isso eu não venderia esse fundo.

A tua carteira podia e devia ser um pouco alterada, o problema que se coloca é o que o BL disse, vais transformar uma perda possivel em real, mas pergunto, não tens esses fundos todos há um ano de certeza, ha ai alguns como o Liquidez e Tesouraria que tens há bastante menos tempo concerteza.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não querendo me substituir ao teu PFA :) que á partida até deverá ter mais formação que eu e de muitos aqui, penso que não deverias de mexer nem no Liquidez nem no Tesouraria, são os fundos que te fazem baixar o risco elevado em que ela está actualmente, o BIC não desgosto mas é um fundo mais volátil.

O allianz actualmente não é dos melhores fundos na sua categoria, no entanto, e uma vez que apesar destes últimos dias as coisas estarem mais tremidas, as recomendações continuam no sentido de compra de acções, principalmente europeias, ainda mais agora que está bem mais baratas, por isso eu não venderia esse fundo.

A tua carteira podia e devia ser um pouco alterada, o problema que se coloca é o que o BL disse, vais transformar uma perda possivel em real, mas pergunto, não tens esses fundos todos há um ano de certeza, ha ai alguns como o Liquidez e Tesouraria que tens há bastante menos tempo concerteza.

Sim D@vid. Com a excepção do E.S. Liquidez, do E.S. Tesouraria Activa que tenho vindo a reforçar regularmente, daí a valorização ser tão baixa e do allianz que sbscrevi em meados de Outubro, todos os outros foram subscritos em Maio de 2013 mesmo no pico deles..:(

Vou seguir a vossa opinião  e esperar melhores dias...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos

Acompanho o fórum com regularidade mas para a minha primeira contribuição decidi registar-me.

Como muita gente do fórum dei os meus primeiros passos nos fundos de investimento em 2013 e tudo corria bem até ao início do ano.

Tenho a perfeita noção do risco que existe ao investir em fundos e apesar dos resultados actuais bastante penalizadores não tenciono para já resgatar nenhum dos fundos, mesmo aqueles que já acumulam perdas na ordem dos 10%.

Tenho tentado acompanhar os motivos para esta queda abrupta e rápida dos fundos e vejo que vários factores são apontados como razão, nomeadamente as economias emergentes que estão a desvalorizar a moeda e provocando alguns receios nos investidores o que por sua vez penaliza as bolsas e afecta os fundos baseados em acções... seguramente existirão outros.

Sem entrar em exercícios de futurologia, sei bem que ninguém adivinha o futuro, gostaria de saber a opinião de quem já está nestas andanças á mais tempo. Será de prever uma recuperação nos próximos meses das bolsas europeias e americanas (que sustentam uma boa parte dos fundos de acções)? E os fundos ligados ao Japão de risco elevado que tanto valorizaram no ano passado e no mês de Janeiro já perderam mais de 10%, será de prever alguma recuperação ou continuarão a descer para corrigir os ganhos elevados do ano passado?

Fiquei bastante surpreendido com algumas evoluções nestes últimos dias, pela negativa, nomeadamente alguns fundos de risco 3 que possuo e que passaram de uma valorização acumulada na ordem dos 4% para perdas de 1% no espaço de poucas semanas. Mais uma vez não significa que eu não estivesse preparado para essa possibilidade, mas considerava que até ao nível 3 de risco ás perdas seriam menos severas e não tão rápidas.

Aqui fica a minha intervenção, com o objectivo de trocar impressões sobre o momento actual dos fundos e porque o saber não ocupa lugar gostaria de saber a vossa opinião.

Cumprimentos a todos 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depois de falar com PFA dizendo que iria manter a carteira, ele responde-me que para atenuar as perdas equacionar os seguintes fundos:

Pictet Biotech-R EUR – Acções

Alken European Opportunities A – Acções

Franklin Biotechnology Disc N Acc $ - Acções Sector Biotecnologia

Schroder ISF European Dividend Max B Dis - Acções Europa

AXA WF Global High Yield Bds E(H)-C EUR – Obrigações Global High Yield Bond

Jupiter JGF Dynamic Bond L EUR - Obrigações Flexível

Fica aqui para os interessados, pois para mim, neste momento, entrar em mais fundos e com o risco destes está fora de hipótese...pelo menos até recuperar e liquidar parte da carteira...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depois de falar com PFA dizendo que iria manter a carteira, ele responde-me que para atenuar as perdas equacionar os seguintes fundos:

Fica aqui para os interessados, pois para mim, neste momento, entrar em mais fundos e com o risco destes está fora de hipótese...pelo menos até recuperar e liquidar parte da carteira...

não gosto nada de dizer isto,mas epá, muda de pfa, até rima ...lol :o :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

:o O teu PFA gosta de volatilidade ... ou então está a tentar arrepiar caminho (e a confiar na sorte).

Biotech está com 40% positivos (1y) estará numa bolha? Nunca se sabe, mas muita gente acha q já está um pouco quentinho. Turquia e Japao tb já estiveram com uns 50% positivos entretanto a coisa baixou um bocadito.

Obrigações também te sugere um High Yld (o que significa também alta volatilidade)  :-\

Se fosse a ti pensava bem antes de investir e fazia o TPC.

Tivemos umas quedas nestas semanas, podem ser uma boa altura para entrar, mas nunca se sabe se já caiu tudo. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Luis

é possível saber +/- o valor envolvido nesta carteira.

Com tantos vermelhos e alguns com uma % bastante elevada de menos valias actualmente até me "arrepio".

Bons investimentos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Luis

é possível saber +/- o valor envolvido nesta carteira.

Com tantos vermelhos e alguns com uma % bastante elevada de menos valias actualmente até me "arrepio".

Bons investimentos...

100K.

Quando a construí era para ser algo conservador.. e olha como ela anda...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

isso para ti ia algo do estilo es plano prudente/crescimento ;)  a 2/3 anos e podias por todo os 100k não precisava complicar tanto :-X ;)

Nessa altura não percebia nada de fundos... (não é que agora perceba muito) , mas aqui no forum tenho aprendido algumas coisas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nessa altura não percebia nada de fundos... (não é que agora perceba muito) , mas aqui no forum tenho aprendido algumas coisas.

Citando-me, ali dos depositos..

O que me intriga é que num país em que a iliteracia financeira é brutal, as pessoas tenham de um momento para o outro conhecimentos para produtos complexos...

Nada contra, pelo contrario, mas muita gente não sabe (totalmente) no que anda a investir e até vai acabar por fazer erros como estava a ser discutido nos fundos. E aqui o mau aconselhamento dos gestores de conta face ao perfil é fundamental. Passam casos desses regularmente aqui no forum.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )