Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Em primeiro lugar, há que estabelecer a diferença entre as obrigações fiscais do próprio fundo e as de cada subscritor. Além disso, quando os fundos são geridos por sociedades estrangeiras também existem algumas particularidades.Fundos nacionaisNo caso dos fundos sediados em Portugal, o IRS é retido aos próprios fundos. Ou seja, quando a sociedade gestora recebe os juros ou as mais-valias dos títulos em que investe, o imposto é imediatamente retido e os participantes só recebem os rendimentos líquidos do fundo. O impacto dos impostos é refletido diariamente no valor do fundo e consequentemente no valor divulgado da unidade de participação. No caso dos fundos de distribuição, como já foram tributados, o rendimento entregue ao investidor é líquido.Fundos estrangeirosA fiscalidade dos fundos estrangeiros é diferente da praticada para os fundos sediados em Portugal. A tributação só acontece no resgate ou quando o fundo distribui algum rendimento. Nesse momento, os eventuais ganhos estarão sujeitos a IRS, à taxa de 26,5 por cento. O imposto a pagar será retido pela instituição, sediada no nosso país, que comercializa os fundos.

Esta particularidade fiscal é essencial para se calcular a rentabilidade de um fundo estrangeiro. Como a tributação só se dá no resgate, os valores apresentados para as unidades de participação e para as rentabilidades são sempre em termos brutos (antes de incidência do imposto). SubscritoresOs subscritores de fundos de investimento não têm de se preocupar com o IRS. Dado que o imposto é repercutido no fundo (nacionais) ou existe retenção na fonte a uma taxa liberatória (estrangeiros), não é necessário inscrever os ganhos obtidos com fundos na declaração de rendimentos.

Existe a opção pelo englobamento, mas só é vantajosa para quem estiver, na prática, isento de IRS...Retirado da Deco.

Embora falem que só interessa a quem estiver isnto de IRS, na prática nem sempre é assim, porque quem está abaixo dos 26,5% de taxa de IRS poderá ser interessante englobar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

boas

tenho disponivel 30K, resultante de vendas de OT.

espero entrar novamente em OT, quando baixar novamente. talvez OT 2037 se baixar para os 60%.

concretamente o que me aconselham fazer com esse montante?

que fundos e que % em cada...é só uma ajuda.

estou a pensar em ES Liquidez, fundos de obrigações, fundos internacionais da ESAF.

começando os fundos nacionais a serem tributados em 2013, o ideal será vender em 30/12 para não se pagar mais valias?

1 - peço desculpa pela confusão, o que vai ser revogado é o nº16 do art. 22º do EBF, ou seja, os fundos perdem a isenção que tinham para alguns activos detidos durante 12 meses.

ou seja, nós não vamos pagar nada, continua a ser o fundo.

naturalmente isso irá sim reflectir-se na cotação do fundo, devendo baixar a rentabilidade.

2 - sobre a outra questão que pus dos 30K, alguem que me possa dar uma sugestão?

estou a pensar dividir em 5, ES Liquidez, ES Monetário, outro da Pimco (não sei qual), outro da ESAF Internacional Obrigações e outro de acções.

Opiniões?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem bom, vou tentar ver isso mais em pormenor, também queria organizar o TOP secalhar assim também, colocar por categorias e subcategorias e de nivel de "risco", ora ai está mais um TOP cybman hehe

Vê lá não te acusem de copiares coisas outra vez ... ;-)

(Btw, gostei do "top" do link do cybman)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1 - peço desculpa pela confusão, o que vai ser revogado é o nº16 do art. 22º do EBF, ou seja, os fundos perdem a isenção que tinham para alguns activos detidos durante 12 meses.

ou seja, nós não vamos pagar nada, continua a ser o fundo.

naturalmente isso irá sim reflectir-se na cotação do fundo, devendo baixar a rentabilidade.

2 - sobre a outra questão que pus dos 30K, alguem que me possa dar uma sugestão?

estou a pensar dividir em 5, ES Liquidez, ES Monetário, outro da Pimco (não sei qual), outro da ESAF Internacional Obrigações e outro de acções.

Opiniões?

Também depois de colocar essa noticia por aqui estive a analisar mais em pormenor e foi também a essa conclusão que cheguei, porque me fez alguma confusão, mas tem mesmo a ver com as gestoras e não connosco, no entanto sou da mesma opinião, se eles vão ter mais impostos logo deve de se reflectir também na cotação de cada UP, logo deve de baixar a rentabilidade, vamos ver, eles que trabalhem, para a manter que nós agradecemos ahaha

Quanto aos 30k, E.S. Liquidez é o que se sabe, está com uma rentabilidade brutal para o tipo de fundo, rentabilidade constante, penso que não terás problemas com ele nos próximos tempos, E.S Monetário..ainda vou preferindo um que tenho no TOP, o E.S Rendimento Plus, houve uma semana em que perdeu quase 2% mas começou a bombar de novo :) mas claro, nada garante que assim continue, para quem tem uma almofada é para continuar, para quem entra de novo...PIMCO...tens vários, podes ir para o Total Return/Global Bond ou se queres mais um bocadinho de risco o Diversified Income/High Yield, ESAF Internacional de Obrigações não sei o qual pretendes, de acções ia para o EEF :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas estive a analisar o gráfico deste fundo e achei-o muito estranho.

http://www.bloomberg.com/quote/ESPSLIQ:PL/chart/

eu que ando no mundo do forex diria logo que é uma estratégia de grid/martingale como é que é possivel um fundo que não tem Drawdown? Só sobe? ??? Ou algo me escapa?

Papel Comercial na maior parte da carteira...é o que será mais rentável e de menor risco que existe actualmente, quando as coisas alteraram e as acções começarem a ser mais sustentáveis deverá vir por ai abaixo, até lá....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vê lá não te acusem de copiares coisas outra vez ... ;-)

(Btw, gostei do "top" do link do cybman)

Ás tantas, é que já viram que esse site que o cybman falou há lá varios fundos que já se falou ou que estão no TOP? querem ver que os Espanhois andam a cuscar os foruns Portugueses? hihihi!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Papel Comercial na maior parte da carteira...é o que será mais rentável e de menor risco que existe actualmente, quando as coisas alteraram e as acções começarem a ser mais sustentáveis deverá vir por ai abaixo, até lá....

As acções já começaram a mudar o seu rumo. Contudo acredito que são aquelas corridas de final de ano, e que irão servir para aproveitar o imposto de 26,5%. É claro que isto não quer dizer que em Janeiro (mês tradicional) não continuem a haver subidas :P  Será que iremos assistir a uma menor performance do Liquidez? Tenho reparado que sobe pouco quando as os mercados estão em alta, ou terá sido coincidência?

De qualquer forma partilho da tua opinião, nos próximos tempos o Liquidez vai ser para manter esta performance :) Pelo menos até meio de 2013.

PS- Estas previsões valem o que valem, não as levem a sério! ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As acções já começaram a mudar o seu rumo. Contudo acredito que são aquelas corridas de final de ano, e que irão servir para aproveitar o imposto de 26,5%. É claro que isto não quer dizer que em Janeiro (mês tradicional) não continuem a haver subidas :P  Será que iremos assistir a uma menor performance do Liquidez? Tenho reparado que sobe pouco quando as os mercados estão em alta, ou terá sido coincidência?

De qualquer forma partilho da tua opinião, nos próximos tempos o Liquidez vai ser para manter esta performance :) Pelo menos até meio de 2013.

PS- Estas previsões valem o que valem, não as levem a sério! ;)

Cardoso24 está descansado porque previsões nos mercados financeiros...90% saem erradas ahaha, no E.S Liquidez estou curioso na carteira, há coisas a vencerem-se este mês...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu como fundo de tesouraria tenho usado o Caixagest Activos de Curto-Prazo: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR05A6J (Atenção que a partir de 2011(?) houve uma fusão de 2 fundos CGD, por isso os dados históricos mais velhos devem ser analisados com uma pitada de sal ;-) ).

Neste ano está com um crescimento de cerca de 6%.

Para além da CGD, o Best tb comercializa este fundo, ISIN: PTYCXDLP0006

Para quem gosta dos números estatísticos (e eu gosto):

Volatilidade a 1 ano: 2.02

Rentabilidade : 6.37%

Sharpe a 1 ano: 3.02!

Dados Morningstar via Best.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu como fundo de tesouraria tenho usado o Caixagest Activos de Curto-Prazo: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR05A6J (Atenção que a partir de 2011(?) houve uma fusão de 2 fundos CGD, por isso os dados históricos mais velhos devem ser analisados com uma pitada de sal ;-) ).

Neste ano está com um crescimento de cerca de 6%.

Para além da CGD, o Best tb comercializa este fundo, ISIN: PTYCXDLP0006

Para quem gosta dos números estatísticos (e eu gosto):

Volatilidade a 1 ano: 2.02

Rentabilidade : 6.37%

Sharpe a 1 ano: 3.02!

Dados Morningstar via Best.

Esse fundo digamos que a nivel de histórico é muito fraco, chega a ter rentabilidades a roçar o 0% e mesmo negativas, no entanto este ano de 2012 está com uma excelente performance, muito na onda do que está a acontecer a vários fundos de tesouraria, acaba por estar ainda melhor que o Liquidez, no entanto também tem muito a ver com a sua volatilidade maior e diferente.

Quanto aos números também gosto de ver, principalmente para esses que falas :) mas gosto mais de os ver a 3 anos, quando o fundo tem esse histórico, neste caso:

Desvio padrão a 3 anos: 1.86%

Rentabilidade : 2.77%%

Sharpe a 3 anos: 1.07

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cardoso24 está descansado porque previsões nos mercados financeiros...90% saem erradas ahaha, no E.S Liquidez estou curioso na carteira, há coisas a vencerem-se este mês...

Ou seja, podemos vir a assistir a uma pequena descida no mês de Janeiro é isso? Ou novos papeis comerciais podem fazer disparar ainda mais a rentabilidade?  :P  Lá estamos outra vez no campo das previsões ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ou seja, podemos vir a assistir a uma pequena descida no mês de Janeiro é isso? Ou novos papeis comerciais podem fazer disparar ainda mais a rentabilidade?  :P  Lá estamos outra vez no campo das previsões ;)

Verdade, especulação :) é esperar para ver, como é um fundo que no dia a seguir se tem o dinehiro na conta não estou minimamente preocupado, e para quem o tem há já o tempo, só quando baixar dos 3% liquidos é que faz sentido resgatar, neste momento vai em 4,20% liquidos :) :) :) e vai chegar ao fim do ano a rondar os 4,35%/4,40%...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esse fundo digamos que a nivel de histórico é muito fraco, chega a ter rentabilidades a roçar o 0% e mesmo negativas, no entanto este ano de 2012 está com uma excelente performance, muito na onda do que está a acontecer a vários fundos de tesouraria, acaba por estar ainda melhor que o Liquidez, no entanto também tem muito a ver com a sua volatilidade maior e diferente.

Quanto aos números também gosto de ver, principalmente para esses que falas :) mas gosto mais de os ver a 3 anos, quando o fundo tem esse histórico, neste caso:

Desvio padrão a 3 anos: 1.86%

Rentabilidade : 2.77%%

Sharpe a 3 anos: 1.07

Eu tb os vejo normalmente a 3 anos ou até mais, mas para fundos de tesouraria onde o dinheiro em principio estará não muito tempo (prazos inferiores a 3 ou 6 meses), dou mais atenção a estatísticas de mais curto prazo.

De qq forma estava só a mostrar um fundo que me parece interessante. A facilidade dos fundos sem custos de resgate é esta, se começa a baixar abaixo do que consideramos normal, retiramos e acabou-se, sem mais custos ou preocupações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu tb os vejo normalmente a 3 anos ou até mais, mas para fundos de tesouraria onde o dinheiro em principio estará não muito tempo (prazos inferiores a 3 ou 6 meses), dou mais atenção a estatísticas de mais curto prazo.

De qq forma estava só a mostrar um fundo que me parece interessante. A facilidade dos fundos sem custos de resgate é esta, se começa a baixar abaixo do que consideramos normal, retiramos e acabou-se, sem mais custos ou preocupações.

Ora nem mais, é essa a vantagem dos fundos, por isso, até que me provem o contrário, continuo a preferir isto a DPs :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos,

Antes de mais, agradeço a todos vós por partilharem informações sobre como podemos investir de forma mais racional e com possiblidade de vermos algum retorno. :)

Desde há algum tempo que sigo notícias dos fundos de investimento, nomeadamento no tópico análogo no caldeirão da bolsa (infelizmento não consigo fazer login, alguém me sabe explicar o porquê?)

Depois de algumas dúvidas e hesitações em que investir, com alguma leitura decidi começar pelos fundos E.S. Liquidez e PIMCO Total Return Acc Hdg:

- O Liquidez por ser 1 fundo de pouco risco e que por agora tem estado sempre a subir (já comentado neste tópico).

- o Pimco por ter um bom historial, ter um alto sharpe e um baixo desvio padrão.

Como vêm tenho 1 perfil bastante conservador.

Tenho mais capital para investir mas estou com dúvidas. Já criei até uma carteira simulada no "bloomberg" para ver o evoluir das coisas, com valores próximos do que investiria.

Gostava que me esclarecem algumas dúvidas:

1. Já li que existem alturas que os fundos estão em zona de "saldo". Quero com isto dizer que há umas alguras em que os fundos "caem", desvalorizam, são mais ou menos controláveis e consegue-se ter uma ideia de quando isto acontecerá. Estaremos numa dessas alturas? Reparei que há fundos que desvalorizam sempre no final/inicio de cada ano, não sei se é só impressão ou se existirá algum motivo para isso;

2. Será o E.S. Liquidez uma boa escolha? A taxa é bastante boa e o risco é de baixo risco.  Fiquei um pouco reticente face à notícia que saiu da tributação dos fundos nacionais para 2013, mas pelos vistos os contribuintes dos fundos não se tem que preocupar, apesar do fundo trazer menor rentabilidade.

Não percebi é se isto irá acontecer também com os fundos internacionais, como os da PIMCO. Podiam esclarecer-me?

Obrigado a todos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A questão da tributação é provável que vá afectar todos os fundos de gestoras portuguesas, no entanto estou com esperança que os gestores dêem corda ao sapatos para minimizar esse impacto, pelos menos terão de encontrar soluções a nivel de carteira etc., isto é apenas para fundos portugueses porque é uma lei do nosso Governo :) nos fundos internacionais já lá devem ter várias coisas dessas que nós nem nos importamos, acho que estamos a dar muita atenção a isto  ;)

O E.S Liquidez já se falou muito por aqui sim, está no TOP e é para continuar, não o vejo baixar, não enquanto o papel comercial estiver em alta.

Falas numa coisa engraçada, zona de saldo  :D , isso é quase tiro no escuro, o que podes sempre tentar ver é a tendencia, mas a nivel de mercados isso vale o que vale, mas já agora podemos tentar ver algo com esse fundo Total Return, coloco um gráfico, vai desde 2007 até agora, repara numa coisa, sempre que baixa ali dos 5% valoriza  ;) então podemos tentar ver uma tendência, que é, 5% ou abaixo = zona de saldo, 17% zona de não saldo ou cara como quiseres chamar, e repara, em 2008 bateu nos 10% começou a baixar, em finais de 2009 bateu nos 10% e subiu até aos 17% e começou a baixar, neste momento encontra-se lá a bater nos 10%, quer dizer que vai baixar? ou subir?...hum...o maravilhoso mundo dos mercados  ;D ;D ;D

Mas já agora deixo a dica, se a malta concorda, olhando para o gráfico, zona de saldo (compra forte) á volta dos 5%, zona média entre os 5% e 10% (compra moderada) acima dos 10% zona alta (nada de compras)...

post-28-14412396583928_thumb.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos,

Antes de mais, agradeço a todos vós por partilharem informações sobre como podemos investir de forma mais racional e com possiblidade de vermos algum retorno. :)

Desde há algum tempo que sigo notícias dos fundos de investimento, nomeadamento no tópico análogo no caldeirão da bolsa (infelizmento não consigo fazer login, alguém me sabe explicar o porquê?)

Depois de algumas dúvidas e hesitações em que investir, com alguma leitura decidi começar pelos fundos E.S. Liquidez e PIMCO Total Return Acc Hdg:

- O Liquidez por ser 1 fundo de pouco risco e que por agora tem estado sempre a subir (já comentado neste tópico).

- o Pimco por ter um bom historial, ter um alto sharpe e um baixo desvio padrão.

Como vêm tenho 1 perfil bastante conservador.

Tenho mais capital para investir mas estou com dúvidas. Já criei até uma carteira simulada no "bloomberg" para ver o evoluir das coisas, com valores próximos do que investiria.

Gostava que me esclarecem algumas dúvidas:

1. Já li que existem alturas que os fundos estão em zona de "saldo". Quero com isto dizer que há umas alguras em que os fundos "caem", desvalorizam, são mais ou menos controláveis e consegue-se ter uma ideia de quando isto acontecerá. Estaremos numa dessas alturas? Reparei que há fundos que desvalorizam sempre no final/inicio de cada ano, não sei se é só impressão ou se existirá algum motivo para isso;

2. Será o E.S. Liquidez uma boa escolha? A taxa é bastante boa e o risco é de baixo risco.  Fiquei um pouco reticente face à notícia que saiu da tributação dos fundos nacionais para 2013, mas pelos vistos os contribuintes dos fundos não se tem que preocupar, apesar do fundo trazer menor rentabilidade.

Não percebi é se isto irá acontecer também com os fundos internacionais, como os da PIMCO. Podiam esclarecer-me?

Obrigado a todos.

Boa noite para mim o E.S. Liquidez tem sido uma boa escolha.

Que notícia é essa da tributação dos fundos nacionais para 2013?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As gestoras de fundos tinham uma isenção de não tributação das mais valias superiores a 12 meses nos seus activos nas carteiras, agora perderam essa isenção, como irão ter mais impostos as rentabilidades poderão baixar um pouco para os investidores, mas penso que não será nada de relevante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

http://www.selfbank.es/fondos/ficha.phtml?id=298497

este fundo despertou a minha atenção,sou um nabo a analisar fundos mas olhando para o sharpe e para a volatilidade acho que os valores são optimos.

E a prova dos nove está no ano de 2008 que teve ganhos acima de 20% que acho bem estranho.

estou correto ou nem por isso :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estás a ver o fundo em dois sitios diferentes e fica confuso, o da morningtar que apresentas é de UK, e então tudo o que ele apresenta ai é tendo em conta o investimento nesse fundo em Libras, por cada 1000Libras, portanto não podes ver ai, no entanto fui ver ao Eapanhol http://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06I6C e verás que já é diferente, mas também perdeu pouco em 2008, muito pelo facto de o fundo apostar em obrigações coorporativas, não está muito sujeito a oscilações bolsistas, no entanto em termos de rácios também não apresenta rácios maus, mas a minha questão é a seguinte, onde existe em Portugal? no Best coloquei o ISIN e não aparece nada, nem a gestora...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )