Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

O mais simples é adicionar mais uma linha, como se tivesses 2 fundos.

Se alguém quiser partilharar uma folha excel para cálculo de FI's esteja à vontade, era bem merecido um link na 1ª pág.

Algum de vós que utilize Excel para efectuar o seguimento dos fundos, pode partilhar o modelo, já que algumas taxas não estão certas a 100% com os dados obtidos online.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Boas vinha pedir uma ajuda aos entendidos. Tenho alguns DP, um fundo PPR outros fundos de capital garantido etc.

O meu perfil de risco costuma ser baixo/moderado, mas tendo em conta que tenho ouvido dizer que as acções europa este ano são capaz de dar, e uma vez que o valor a investir não será elevado queria fazer uma pequena carteira de fundos mais arrojada e ouvir a vossa opinião. Estava a pensar no seguinte:

ES Acções Europa - 25%

ES Acções America - 25%

ES Obrigações Europa - 25% (ou ES Rendimento Plus)

ES Capitalização - 25% (ou ES Rendimento Plus)

Escolheriam outros fundos (de preferencia do ES), outra divisão das percentagens? A ideia era uma aposta forte em acções, mas mantendo alguma segurança e manter tudo simples e com 3 a 5 fundos uma vez que o valor a investir neste periodo inicial não será elevado.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas seffar!

Quanto à questão que colocas, eu vou dar-te a minha opinião, que não será mais do que isso: uma visão pessoal...

Se me perguntares se acredito no sector/índice, eu digo-te que sim...tem "pernas" para andar, até porque as economias do sul da Europa têm sido as que têm apresentado maiores subidas: Grécia, Portugal e Espanha.

Já quanto ao fundo em apreço, eu não tenho assim tanta confiança:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR05AFY

Estive a pesquisar na Morningstar. Vi os rácios e não me seduziram...tem um desvio padrão elevadíssimo para uma rentabilidade sofrível ( 3 anos ). Podes dizer-me que como é referente a Portugal é normal que assim seja, mas, eu considero demasiado risco. No último ano teve bons resultados, mas também tem belos tombos em anos anteriores... :o  daí eu dizer; cuidado... ???  será que para o risco que estás disposto a correr não haverá nada mais interessante?  :-\

A apostar na subida do PSI-20, eu apostaria num ETF...mas, são decisões muito pessoais.

Um abraço!

Ok...obrigado pela tua opinião  8) .

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas vinha pedir uma ajuda aos entendidos. Tenho alguns DP, um fundo PPR outros fundos de capital garantido etc.

O meu perfil de risco costuma ser baixo/moderado, mas tendo em conta que tenho ouvido dizer que as acções europa este ano são capaz de dar, e uma vez que o valor a investir não será elevado queria fazer uma pequena carteira de fundos mais arrojada e ouvir a vossa opinião. Estava a pensar no seguinte:

ES Acções Europa - 25%

ES Acções America - 25%

ES Obrigações Europa - 25% (ou ES Rendimento Plus)

ES Capitalização - 25% (ou ES Rendimento Plus)

Escolheriam outros fundos (de preferencia do ES), outra divisão das percentagens? A ideia era uma aposta forte em acções, mas mantendo alguma segurança e manter tudo simples e com 3 a 5 fundos uma vez que o valor a investir neste periodo inicial não será elevado.

Obrigado.

vê o es plano crescimento penso que andará entre 10 e 15% este ano

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ora bem, antes de mais bom ano a todos!

Na questão do englobamento opcional de capitais ser ou não vinculativo caso se peça a declaração aos bancos: posso confirmar que já houve um ano em que pedi as declarações e depois optei por não declarar em IRS. Sem chatices.

Quanto à, aparentemente nova, funcionalidade de alerta em fundos do BEST: isso parece-me extremamente útil, vou experimentar para ver se funciona bem (vou definir um alerta para um fundo de acções, muito volátil).

Por último, a questão do Excel: eu controlo os meus fundos por Excel mas as contas não batem todas certo senão disponibilizava aqui um template.

Já agora, parece que o ES Obrigações Europa, depois dos sustos que pregou o ano passado, acabou com um desempenho muito satisfatório (para os meus objectivos) estando na casa dos 5% TANB :)

O ES Liquidez podia estar melhor mas continua a ser uma boa alternativa aos DPs, na minha opinião.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas uma vez que esse está exposto em cerca de 70% a acções, já penso que ficaria demasiado "exposto" ao mercado accionista. Assim apostando no ES Plano Crescimento, trocavas por qual? ES Acções America? E os outros quais acoselhavas manter (ou trocar por outros, de forma a diversificar um pouco).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Behold the Junk Bond Bonanza

http://www.dividendsandincomedaily.com/2014/01/16/high-yield-bonds/

Offense Wins Games, But Defense Wins Championships

If high-yield bonds are so risky right now, what should an income investor do?

In short, get defensive.

We need to resist the temptation to buy what everyone already owns (junk bonds). And seek opportunities the crowd is ignoring (like preferred securities).

O que me dizem a este artigo, sobre Hight-Yields ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estive a olhar melhor para os fundos oferecidos pelo ES e reformulei:

ES Global Equity - 30%

ES America Growth - 20%

ES Opportunity Fund - 28%

ES (???) - 22% (ES Crescimento, Rendimento Plus, Liquidez...)

Gostava de opiniões para os restantes 22% bem como sobre as outras escolhas e distribuição de %.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estive a olhar melhor para os fundos oferecidos pelo ES e reformulei:

ES Global Equity - 30%

ES America Growth - 20%

ES Opportunity Fund - 28%

ES ( ??? ) - 22% (ES Crescimento, Rendimento Plus, Liquidez...)

Gostava de opiniões para os restantes 22% bem como sobre as outras escolhas e distribuição de %.

Obrigado.

eu acho que tá muito risco mete tudo no es plano crescimento ;) acho que ficas mais protegido ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Semana negra para os fundos que tenho :(

Após semanas positivas... é mesmo assim, quem tiver o Pimco Real Return em 2 dias subiu 0,60%...

Após semanas com as bolsas a subir após o rally do Natal entramos numa fase em que temos o anuncio dos resultados das empresas, reunião do FED, dados económicos da China etc etc...

O ano de 2014 ainda agora começou.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Após semanas positivas... é mesmo assim, quem tiver o Pimco Real Return em 2 dias subiu 0,60%...

Após semanas com as bolsas a subir após o rally do Natal entramos numa fase em que temos o anuncio dos resultados das empresas, reunião do FED, dados económicos da China etc etc...

O ano de 2014 ainda agora começou.

Semana negra para os fundos que tenho :(

idem

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Carissimos participantes

Peço a V opinião s/ este 'pacote' sugerido pelo Best, considerando que estarei disponivel para perdas de 3 a 5% e saídas aos 10, 15%? Obg

[table]      [tr] [td]NOME DO TÍTULO/Bbest[/td] [td]ISIN[/td] [td]Rating  Morning*[/td] [td]Categ.Morning*[/td] [td]Sharpe[/td] [td]Dp(3a)[/td] [/tr] [tr] [td]BNY Mellon Lg-Trm Global Eq A EUR Acc[/td] [td]IE00B29M2H10[/td] [td]***[/td] [td]Fundo Acc. Gob. Capit. Gde. Cresc.[/td] [td] [/td] [td] [/td] [/tr] [tr] [td]ESanto Prudente[/td] [td]PTYEVELM0008[/td] [td]****[/td] [td]Fundo misto defens.[/td] [td]

1,24

[/td] [td]

3,11

[/td] [/tr] [tr] [td]JPMorgan Europe Strategic Dividend[/td] [td]LU0247987802[/td] [td]****[/td] [td]Acçoes Europa c/ bons dividendos[/td] [td][/td] [td][/td] [/tr] [tr] [td]Jupiter FGF Dynamic Bond L EUR[/td] [td]LU0459992896[/td] [td]sem rating[/td] [td] Obrigações flexivel[/td] [td]-[/td] [td]-[/td] [/tr] [tr] [td]UBS Convert Global [/td] [td]LU0203937692[/td] [td]****[/td] [td] Obrigações Conv.Global EUR Hg[/td] [td]

0,92

[/td] [td]

8,9

[/td] [/tr][/table]

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

realmente....

david previsoes?

irá descer por muito tempo ( rendimento plus; obrg europa; portugal acoes?) qual o palpipe?

O palpite continua a ser o mesmo, como disse acima ainda agora comecou o ano de 2014, assim como não me entusiasmo com as subidas também não vacilo com as descidas, estou vacinado :) por isso para mim, e atendendo que acredito que as OTs subirão este ano, o ES Rendimento Plus e o ES Obrigações Europa continuarão com a tendência de subida, assim como as bolsas na generalidade.

Estamos num trimestre onde são dados a conhecer vários factores de mercado, resultados etc, tanto pode dar para subir como para descer, para já está a descer, mas como disse o pimco real return subiu 0,60% em dois dias, devido á subida das treasuries Americanas, há sempre qualquer coisa que desce e outra que sobe.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Pessoal acha que os fundos de biotec que tiveram dois anos em grande, ainda valem a pena ou já estao em bolha e de um momento para o outro vai cair.

Ainda vale a pena investir neles?

Abraços

Isso é dificil de responder, se o teu horizonte temporal de investimento for de 1 ano então nem recomendo investir nesse sector esteja a subir ou a descer, se pretendes ter acima de 3 anos já poderás alocar uma percentagem nele, tendo sempre a noção de ser um sector bastante volátil.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Porquê?isso é só obrigações...se deixares perdurar no tempo só perdes dinheiro se houver default de algum dos emitentes. ;)

Porque comcei no início de Janeiro, tendo tido ganhos expressivos logo quando abri e acabei por vir a reforçar nesta última semana, o que acabou por anular os ganhos que tinha tido ao início, LOL.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Porque comcei no início de Janeiro, tendo tido ganhos expressivos logo quando abri e acabei por vir a reforçar nesta última semana, o que acabou por anular os ganhos que tinha tido ao início, LOL.

vê lá que o tempo minimo de investimento para esse fundo se não estou em erro são 2 anos para deixares o dinheiro lá parqueado...podes é aproveitar quedas para reforçar; nos fundos de obrigações gosto de fazer isso nos de acções pode não ser bem assim... ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

vê lá que o tempo minimo de investimento para esse fundo se não estou em erro são 2 anos para deixares o dinheiro lá parqueado...podes é aproveitar quedas para reforçar; nos fundos de obrigações gosto de fazer isso nos de acções pode não ser bem assim... ;)

Não percebi, o que queres dizer tempo minimo e dinheiro parqueado? estes fundos não têm minimos nem máximos de tempo de investimento...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )