Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Boas,

Quero constituir uma carteira de fundos para o meu filho de 15meses de idade com um valor de 2000€. Só será necessário mexer no dinheiro quando ele fizer 18 anos e o objectivo é valorizar a carteira o máximo possível.

Estou a pensar na seguinte distribuição:

- 650€ - Pioneer Funds - U.S. Fundamental Growth C EUR ND ( LU0347184318 )

- 650€ - F&C European Small Cap A ( LU0207432559 )

- 350€ - Espírito Santo Obrigações Europa - Fundo de Investimento Aberto de Obrigações de Taxa Fixa Euro ( PTYESRLM0008 )

- 350€ - Espírito Santo - Global Bond ( LU0058464123 )

Que dizem? Têm alguma sugestão?

Obrigado ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Boas,

Quero constituir uma carteira de fundos para o meu filho de 15meses de idade com um valor de 2000€. Só será necessário mexer no dinheiro quando ele fizer 18 anos e o objectivo é valorizar a carteira o máximo possível.

Estou a pensar na seguinte distribuição:

- 650€ - Pioneer Funds - U.S. Fundamental Growth C EUR ND ( LU0347184318 )

- 650€ - F&C European Small Cap A ( LU0207432559 )

- 350€ - Espírito Santo Obrigações Europa - Fundo de Investimento Aberto de Obrigações de Taxa Fixa Euro ( PTYESRLM0008 )

- 350€ - Espírito Santo - Global Bond ( LU0058464123 )

Que dizem? Têm alguma sugestão?

Obrigado ;)

Não é fácil...o valor é bastante baixo, é o possivel compreendo, mas 2000€ hoje daqui a 18 anos são uns 1000€ ou nem isso, por isso á partida eu nem colocava a hipotese de fundos de obrigações, ou ia todo para fundos de acções ou então um misto FPR, uma vez que no resgate o FPR só paga 8,6% em vez dos 28% (taxas actuais)...

Mas como disse ao inicio o valor é baixo para estar a constituir uma carteira... acho mesmo que um FPR talvez fosse a melhor solução...mas espera-se por mais opiniões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@ David, acho que devemos ver as coisas em % e não em €. Se o valor em vez de 2000€ fosse 20000€ mudava alguma coisa? se com esta distribuição conseguir uma valorização de 8%/ano, tanto faz ter os 2000€ ou os 20000€ o que me interessa mais são os 8% ano.

Não me choca por tudo em fundos de acções, aliás era a minha ideia inicial, mas como gostei desses 2 de obrigações (racio de sharpe, desvio padrão e retorno medio pareceu-me melhor que alguns de acções). Mas tou aberto/agradeço sugestões.

Tinha a hipotese de meter os 2000€ num DP durante os 17 anos, mas acho que conseguirei resultados mais satisfatórios aplicando-os em fundos de investimento.

@Titanium: que fundos de acçõe sugeres?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

tenho 2 questões relativas aos fundos. Gostaria de saber, se ao resgatar o e.s. rendimento ainda cobram a comissão de resgate de 1,5% no best, visto que, aquando a subscrição do mesmo, esta comissão de resgate vigorava até um ano e eu pretendia resgatá-lo antes de perfazer  os 12 meses.

Caso sejam feitos os pedidos aos bancos, das declarações para englobamento de rendimentos de capitais, é obrigatório declarar?  caso a simulação  não seja favorável, poderei não englobar estes rendimentos e fazer o IRS na 1ª fase, depois de solicitadas as declarações? Obrigada desde já pelos esclarecimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos.

Há mais de um ano que venho a seguir este tópico e posso afirmar que foi fundamental para a minha introdução nos fundos de investimento. Agradeço a todos aqueles que têm contribuído e partilhado a sua experiência e conhecimento :)

Atualmente tenho cerca de 14.5k investidos na carteira em anexo, que até agora tem tido um bom desempenho. O meu perfil de risco é Moderado.

Disponho de 2500€ para reequilibrar a carteira e estava inclinado a investir em um ou dois destes fundos:

- Henderson Horizon Euro Corp Bond A2 Acc (LU0451950314)

- BGF European Value E2 (LU0147394679)

- Franklin European Growth N Acc € (LU0122612764)

- Nordea-1 Global Value E EUR (LU0173769935)

- Jupiter JGF Dynamic Bond L EUR (LU0459992896)

- AXA WF Global High Yield Bds E(H)-C EUR (LU0189847253)

Alguém capaz de fazer uma sugestão?

D@vid gostava de saber a tua opinião sobre a carteira e este possível reforço

post-14073-14412396676807_thumb.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Saude

Aproveitando esta 'boleia', espero que não leve a mal, que nos dizem os mais conhecedores sobre o conselho da DECO infracitado?

Obg

A nossa seleção rendeu 13,7% em 2013, o que se junta aos 10,4% de 2012. Descubra os melhores fundos para investir em 2014.Há 1 ano dissemos-lhe como deveria ser composta uma carteira mínima de fundos: ações norte-americanas, britânicas e suíças e obrigações polacas e suecas (ver análise). Se seguiu esta recomendação, repartindo o seu património igualmente pelos 5 fundos aconselhados, está 13,7% mais rico. Já no ano anterior, em 2012, promovemos um ganho de 10,4% através de uma seleção de 6 fundos de investimento.Agora apresentamos a estratégia para 2014. Há algumas mudanças nas categorias que destacamos: os fundos de ações norte-americanas e britânicas ficam, mas o fundo suíço é substituído pelo chinês; o fundo de obrigações emcoroas suecas mantém-se, mas o polaco é trocado pelas coroas norueguesas. De que está à espera?Antes de investir, não se esqueça que deve pensar no longo prazo: embora estes fundos aconselhados sejam para 2014, para o ano cá estaremos para o ajudar a refrescar a sua seleção de ativos. Não invista em fundos de ações se não planeia ter o dinheiro aplicado durante 5 ou mais anos. Para os fundos de obrigações, o mínimo aconselhável são 3 anos. Além disso, esta estratégia é minimal: o ideal é replicar as nossas carteiras de longo prazo. Verá que os retornos não desiludiram (ver análise).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

tenho 2 questões relativas aos fundos. Gostaria de saber, se ao resgatar o e.s. rendimento ainda cobram a comissão de resgate de 1,5% no best, visto que, aquando a subscrição do mesmo, esta comissão de resgate vigorava até um ano e eu pretendia resgatá-lo antes de perfazer  os 12 meses.

Caso sejam feitos os pedidos aos bancos, das declarações para englobamento de rendimentos de capitais, é obrigatório declarar?  caso a simulação  não seja favorável, poderei não englobar estes rendimentos e fazer o IRS na 1ª fase, depois de solicitadas as declarações? Obrigada desde já pelos esclarecimentos.

Já não consta na ESAF e também no Best essa comissão, logo já não a vão cobrar.

Tem havido essa dúvida relativa á declaração, no entanto chegou-se à conclusão (nossa) e ao que parece um forista aqui recebeu por parte da finanças esse exclarecimento, que não é obrigatória declarar mesmo que tenhamos pedido a declaração.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos.

Há mais de um ano que venho a seguir este tópico e posso afirmar que foi fundamental para a minha introdução nos fundos de investimento. Agradeço a todos aqueles que têm contribuído e partilhado a sua experiência e conhecimento :)

Atualmente tenho cerca de 14.5k investidos na carteira em anexo, que até agora tem tido um bom desempenho. O meu perfil de risco é Moderado.

Disponho de 2500€ para reequilibrar a carteira e estava inclinado a investir em um ou dois destes fundos:

- Henderson Horizon Euro Corp Bond A2 Acc (LU0451950314)

- BGF European Value E2 (LU0147394679)

- Franklin European Growth N Acc € (LU0122612764)

- Nordea-1 Global Value E EUR (LU0173769935)

- Jupiter JGF Dynamic Bond L EUR (LU0459992896)

- AXA WF Global High Yield Bds E(H)-C EUR (LU0189847253)

Alguém capaz de fazer uma sugestão?

D@vid gostava de saber a tua opinião sobre a carteira e este possível reforço

À partida reforçava num desses que tens de acções europa, metade para cada um para aproveitar um pouco as subidas das bolsas europeias que na teoria deverão subir durante este ano...

Eles são parecidos, deverão ter alguma correlação entre eles, apostam na mesma área geográfica ( UK, Eurozone, Europe ex euro) no entanto um tem mais peso nos serviços financeiros e o outro no consumo defensivo, por isso eu dizer em ser metade para cada um.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

À partida reforçava num desses que tens de acções europa, metade para cada um para aproveitar um pouco as subidas das bolsas europeias que na teoria deverão subir durante este ano...

Eles são parecidos, deverão ter alguma correlação entre eles, apostam na mesma área geográfica ( UK, Eurozone, Europe ex euro) no entanto um tem mais peso nos serviços financeiros e o outro no consumo defensivo, por isso eu dizer em ser metade para cada um.

Obrigado D@vid, parece-me uma boa ideia dada a expectativa de crescimento das bolsas europeias!

Mas não achas que a carteira fica demasiado "inclinada" para as ações? Não seria também vantajoso investir uma parte em obrigações corporativas EUR por exemplo através do Henderson Horizon Euro Corp Bond A2 Acc? Estou a pensar numa perspectiva de longo prazo como tens vindo a defender e eu partilho a mesma visão quanto a este tipo de investimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Para quem investe a longo-prazo (+10 anos), deve-se investir uma parte substancial em acções e ir rebalanceado regularmente a carteira.

Tem é de se ter disciplina (que muita gente não teve no ano passado) para não resgatar/alterar a carteira apenas porque determinados activos tiveram um performance mais baixa ou negativa.

Como um Boglehead escreveu recentemente:

I understand what The Course is and I understand what The Course has been.  If you don't understand The Course, then there is no hope of Stay The Course.  There will be no understanding of what The Course will be.

I can watch all the news, read all the articles, hang out at Bogleheads, and still not have my mind changed about The Course.  I own The Course. The Course does not own me.

And Your Course is not my The Course.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado D@vid, parece-me uma boa ideia dada a expectativa de crescimento das bolsas europeias!

Mas não achas que a carteira fica demasiado "inclinada" para as ações? Não seria também vantajoso investir uma parte em obrigações corporativas EUR por exemplo através do Henderson Horizon Euro Corp Bond A2 Acc? Estou a pensar numa perspectiva de longo prazo como tens vindo a defender e eu partilho a mesma visão quanto a este tipo de investimento.

Tu saberás melhor que ninguém o teu perfil de investidor assim como a sensibilidade para o mercado :) tendo um peso de 25% em fundos de tesouraria (embora sejam mais de obrigações) e mais 35% de obrigações não acho que será de mais teres 40% de acções, mas como eu te digo cada um tem de estar confortável com o investimento que tem, por isso se não queres estar tão exposto a acções esse Horizon que falas ou reforço em algum dos que já tens de obrigações é sempre uma boa alternativa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Saude

Aproveitando esta 'boleia', espero que não leve a mal, que nos dizem os mais conhecedores sobre o conselho da DECO infracitado?

Obg

A nossa seleção rendeu 13,7% em 2013, o que se junta aos 10,4% de 2012. Descubra os melhores fundos para investir em 2014.Há 1 ano dissemos-lhe como deveria ser composta uma carteira mínima de fundos: ações norte-americanas, britânicas e suíças e obrigações polacas e suecas (ver análise). Se seguiu esta recomendação, repartindo o seu património igualmente pelos 5 fundos aconselhados, está 13,7% mais rico. Já no ano anterior, em 2012, promovemos um ganho de 10,4% através de uma seleção de 6 fundos de investimento.Agora apresentamos a estratégia para 2014. Há algumas mudanças nas categorias que destacamos: os fundos de ações norte-americanas e britânicas ficam, mas o fundo suíço é substituído pelo chinês; o fundo de obrigações emcoroas suecas mantém-se, mas o polaco é trocado pelas coroas norueguesas. De que está à espera?Antes de investir, não se esqueça que deve pensar no longo prazo: embora estes fundos aconselhados sejam para 2014, para o ano cá estaremos para o ajudar a refrescar a sua seleção de ativos. Não invista em fundos de ações se não planeia ter o dinheiro aplicado durante 5 ou mais anos. Para os fundos de obrigações, o mínimo aconselhável são 3 anos. Além disso, esta estratégia é minimal: o ideal é replicar as nossas carteiras de longo prazo. Verá que os retornos não desiludiram (ver análise).

Não vejo os fundos recomendados...tem de ser em conta também o câmbio, não sei se a valorização que falam já leva isso em conta. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Reforcei recentemente fundos de acções:

F&C Europ SmallCap

Nord Glb Stable Eq

EEF Cons Stapl R

ES Portugal Acç

Estou com um YTD (2014): 0.79%

Estava a pensar por mais uns pozinhos no IBRA

Invesco Balanced-Risk Allocation Fund E

Apesar de este ano ter tido um desempenho fraco. Será pelo Ouro ?

A minha alocação é a seguinte

% longo  % curto  % Patrim.

Ações  32.07  0.03  32.04

Obrigações  39.98  0.84  39.13

Liquidez  46.21  21.39  24.82

Outro  5.96  1.96  4.00

Não Classificado  0.00  0.00  0.00

Europa  58.03

Reino Unido  12.13

Zona Euro  33.14

Europa (ex Zona Euro)  10.75

Europa - Emergente  0.49

Middle East / Africa  1.51

América  28.80

Estados Unidos  27.14

Canadá  0.73

América Latina  0.92

Ásia  13.13

Japão  8.07

Australasia  0.51

Ásia - desenvolvida  1.55

Ásia - Emergente  3.00

Não Classificado  0.05

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/cgd_aceita_pagar_coima_para_cmvm_nao_divulgar_conversas_entre_traders.html

Não é que interesse muito, mas é apenas para aquelas pessoas que disseram tanta coisa sobre o Grupo BES de manipular alguns fundos como o ES Liquidez, afinal há por aí mais coisas e no banco do Estado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma questão para quem tem a performance dos fundos controlada via excel...

Como é que calculam a rentabilidade de um fundo depois deste ter sido reforçado?

Quando se investe a quantia inicial num fundo é fácil calcular a rentabilidade mas quando se reforça esse fundo como é?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma questão para quem tem a performance dos fundos controlada via excel...

Como é que calculam a rentabilidade de um fundo depois deste ter sido reforçado?

Quando se investe a quantia inicial num fundo é fácil calcular a rentabilidade mas quando se reforça esse fundo como é?

Obrigado

O mais simples é adicionar mais uma linha, como se tivesses 2 fundos.

Se alguém quiser partilharar uma folha excel para cálculo de FI's esteja à vontade, era bem merecido um link na 1ª pág.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estava a pensar por mais uns pozinhos no IBRA

Invesco Balanced-Risk Allocation Fund E

Apesar de este ano ter tido um desempenho fraco. Será pelo Ouro ?

Ora nem mais...

O IBRA em 2013 foi castigado, precisamente, por ser tripartido...como sabes, é composto por commodities, ações e obrigações. As commodities levaram um abanão; o ouro desceu, como sabes, valores na ordem dos 2 dígitos, as obrigações levaram a pancada que levaram...o que foi segurando o fundo foram as ações. Tudo isto num fundo em que o objectivo global é um rico médio de 8%  ;) .  Nos últimos dias tem vindo, gradualmente, a consolidar  o seu valor.

Eu tinha uma posição no IBRA, que fechei à poucas semanas. Optei por reforçar um outro fundo misto que tenho:

-http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06T9O

É um fundo misto defensivo que tem tido uma performance irrepreensivel  8)

Por enquanto, no que toca a fundos mistos, parece-me mais adequado...

Um abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Que dizem deste fundo:

Invest AR Médias Empresas Portugal FIMA

Quero aplicar algum num fundo deste tipo. No entanto, não sei se será uma boa aposta. Sim, eu sei que isso ninguém pode dizer/afirmar. Apenas quero recolher algumas opiniões/feedbacks.

http://www.fundspeople.pt/noticias/invest-gestao-de-activos-liderou-rendibilidades-em-2013-78089

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Que dizem deste fundo:

Invest AR Médias Empresas Portugal FIMA

Quero aplicar algum num fundo deste tipo. No entanto, não sei se será uma boa aposta. Sim, eu sei que isso ninguém pode dizer/afirmar. Apenas quero recolher algumas opiniões/feedbacks.

http://www.fundspeople.pt/noticias/invest-gestao-de-activos-liderou-rendibilidades-em-2013-78089

Boas seffar!

Quanto à questão que colocas, eu vou dar-te a minha opinião, que não será mais do que isso: uma visão pessoal...

Se me perguntares se acredito no sector/índice, eu digo-te que sim...tem "pernas" para andar, até porque as economias do sul da Europa têm sido as que têm apresentado maiores subidas: Grécia, Portugal e Espanha.

Já quanto ao fundo em apreço, eu não tenho assim tanta confiança:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR05AFY

Estive a pesquisar na Morningstar. Vi os rácios e não me seduziram...tem um desvio padrão elevadíssimo para uma rentabilidade sofrível ( 3 anos ). Podes dizer-me que como é referente a Portugal é normal que assim seja, mas, eu considero demasiado risco. No último ano teve bons resultados, mas também tem belos tombos em anos anteriores... :o  daí eu dizer; cuidado... ???  será que para o risco que estás disposto a correr não haverá nada mais interessante?  :-\

A apostar na subida do PSI-20, eu apostaria num ETF...mas, são decisões muito pessoais.

Um abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

Será uma boa ideia reforçar o Es Portugal Ações?

Desde o dia 7 que o subscrevi e vai com uns 6%...

Se gostas de arriscar...força.

Já sabes que a curva não vai ser sempre a subir, mas se estiveres atento podes colocar um travão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )