Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

E como fazia, tb retirava do Es tesouraria ativa e colocava no franklin(1000€), ou colocava 500€ e outros 500€ no Es Prudente?

Como tens 1000 no Pioneer US Fundamental (acções EUA), se colocares 1000 no Franklin European Growth (acções Europa) fica equilibrado. Mas depende do risco que queiras correr porque o Prudente é um misto e tem menos risco.

Se me perguntares o que eu fazia:

500 no Franklin

500 no F&C European Small Cap

Mas isto sou eu que gosto de ter uma carteira com um grande numero de fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Como tens 1000 no Pioneer US Fundamental (acções EUA), se colocares 1000 no Franklin European Growth (acções Europa) fica equilibrado. Mas depende do risco que queiras correr porque o Prudente é um misto e tem menos risco.

Se me perguntares o que eu fazia:

500 no Franklin

500 no F&C European Small Cap

Mas isto sou eu que gosto de ter uma carteira com um grande numero de fundos.

obrigado pela opinião  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Estou a entrar agora neste mundo de investir o meu dinheiro em fundo e acções.

Gostava da vossa ajuda para saber se o que estou a pensar em fazer está mais ou menos correcto(nunca existem certezas).

tenho 5 mil euros disponíveis e estava a pensar investir desta forma:

- 2 mil no ES Liquidez

- 1 mil no Franklin European Growth

- 500 em acções Bcp

e não tenho assim mais nada em vista para o restante dinheiro, gostaria de ouvir opiniões de pessoal bem mais entendido do que eu nestas andanças, e se possível o porque desses fundo em detrimento de outro porque só assim vou conseguir começar a entender o porque de escolher este ou aquele fundo.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Estou a entrar agora neste mundo de investir o meu dinheiro em fundo e acções.

Gostava da vossa ajuda para saber se o que estou a pensar em fazer está mais ou menos correcto(nunca existem certezas).

tenho 5 mil euros disponíveis e estava a pensar investir desta forma:

- 2 mil no ES Liquidez

- 1 mil no Franklin European Growth

- 500 em acções Bcp

e não tenho assim mais nada em vista para o restante dinheiro, gostaria de ouvir opiniões de pessoal bem mais entendido do que eu nestas andanças, e se possível o porque desses fundo em detrimento de outro porque só assim vou conseguir começar a entender o porque de escolher este ou aquele fundo.

Obrigado

Podes mesmo colocar o restante no ES Liquidez na mesma, se estás a comecar é bom que comeces por fundos de tesouraria e nomeadamente esse.

Os 1000€ no Franklin, tens de ter a consciencia que é fundo para longo prazo, minimo de 3 anos, para obteres o máximo de rendimento com o minimo de risco possivel.

Não sou bem um adepto de acções, prefiro investir de forma mais diversificada em fundos de acções, mas se pretendes seguir esse caminho o conselho é o mesmo para o fundo de acções que escolheste, é manteres a acçõo durante algum tempo, a não ser que ela suba ai uns 50% nos próximos meses :) :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Faço minhas as palavras do David.

É importante sabermos quais são as necessidades/interesses do aforrador, se de curto, médio ou longo prazos.

Terá que repartir as suas poupanças segundo o juizo que faz (é sempre pessoal) das necessidades que prevê enfrentar. Ao aplicar no ES Liquidez subjaz uma intenção de curto/médio prazo, enquanto uma aplicação em ações/fundos obdece a uma perspetiva de ciclo longo.

Se é novo na área, também não lhe aconselho a aplicação direta em ações.

P.S. Um conselho: tenha cuidado com a subscrição de fundos através da internet. É que há vários fundos que têm designações muito parecidas e... pode enganar. Procure saber, com exatidão, qual é o número ISIN que corresponde ao fundo que pretende adquirir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Outra coisa que chamo a atenção, nos fundos não existem custos, nas acções existem,  estamos a falar em comissões de custódia de 3 em 3 meses, (dependendo do banco), e comissões de negociação na compra e venda, será que  compensa para um valor tão baixo de 500€? não compensaria mais apostar num fundo de acções?...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa  tarde D@vid ,

Gostava de te pedir ajuda com a tua opinião sobre a minha carteira, visto que estou pretendendo reforçar a mesma com 7.5k em atuais ou novos fundos. Assumo algum risco, nomeadamente nos fundos de ações (o objetivo seria entre 35% a 40%),apos a aquisição do fundo ING Consumer LU0332193001, e devido ao valor inicial ficou um pouco acima. As minhas dúvidas neste momento, são se devo continuar mais exposto aos Fundos Ações Americanos ou, mudar o posicionamento para os europeus. Neste momento tenho America 52.8% , Europa 35.94%  e Asia 11,28%.

Mesmo nas obrigações neste momento não sei para onde me virar, as High Yield, podem me dar mais retorno mas também sobem-me mais o risco logo, risco por risco prefiro então tlvz nas dos Fundos de ações.

Nos mistos usos por conselho e pelo que eu tenho lido, como forma de "tampão" não sei se devo fazer algo aqui também.

O fundo de tesouraria serve refúgio em situações de crise ou para ser usado em caso de algum conselho que se encaixe na minha carteira.

Resumo da carteira

Ações 43.50

Obrigações 60.73

Liquidez 26.98

Outro 3.84

A carteira não tem tempo limite, enquanto não for necessário o dinheiro não tenciono tirar, exceto no monetário.

Gostaria de saber a tua valiosa opinião e possíveis alterações à mesma por forma a equilibrara-la.

Desde ja ao meu obrigada antecipado

PS- Também pedi ajuda no outro fórum sobre o mesmo tema, ao Rick Lusitano

Fundos Tesouraria (4,2%)

ES Monetário PTYESPLM0000 4,2%

Fundos de Obrigações (42%)

AXA WF Euro 5-7 LU0251660279 4,4%

AXA WF Gb High LU0189847253 4,2%

ES Obrig Europa PTYESRLM0008 7,1%

ES Rend Plus IE00B1Z6D669 10,5%

P Euro Bond IE00B11XYY66 4,2%

FT Global Total Ret Hdg LU0294221253 5,0%

FT Gb Tot Ret IE00B11XZB05 6,5%

Fundos Mistos (14,7%)

Inv Balan-Ris LU0432616901 6,3%

MG Opt Inc Eur GB00B1VMCY93 8,4%

Fundos Ações (39,1%)

F&C Europ Small LU0207432559 4,7%

ING Consu Goods LU0332193001 10,6%

PI US Fund Grw LU0347184318 5,0%

TIF Global Equity Income EUR GB00B1Z2NR59 5.7%

TSIF American Extended Alpha GB00B28CN800 5.7%

UBS Eq Infrast LU0366711900 7,1%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

BOAS,

Desde já obrigado pelas respostas foram bastante esclarecedoras.

Já agora como saber quais os tipos de fundos que são para curto/médio prazo e quais são para longo.

E se neste momento a melhor aposta será pela EU ou USA ou outras?

Os fundos pagam dividendos? Se sim como funciona?

Peço desculpa se estou a ser muito chato mas estou a tentar inteirar-me de tudo antes de avançar.

Abraços

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

BOAS,

Desde já obrigado pelas respostas foram bastante esclarecedoras.

Já agora como saber quais os tipos de fundos que são para curto/médio prazo e quais são para longo.

E se neste momento a melhor aposta será pela EU ou USA ou outras?

Os fundos pagam dividendos? Se sim como funciona?

Peço desculpa se estou a ser muito chato mas estou a tentar inteirar-me de tudo antes de avançar.

Abraços

Na teoria, um fundo com menor risco tem a tendência de ser um fundo para um prazo mais curto, até porque um fundo tem variações diárias, e comparando um fundo de Acções com um fundo de Obrigações à partida o fundo de acções terá mais variações durante o tempo de investimento, logo a lógica é levar esse fundo de acções para um horizonte temporal maior, para minimizar o risco de variação do fundo.

Na minha opinião ambas ( EU e USA ) são boas apostas, com maior tendência pra os EU.

Existem fundos que pagam dividendos (mensal/trimestral/semestral ou anual), é necessário ver sempre as fichas dos mesmos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa  tarde D@vid ,

Gostava de te pedir ajuda com a tua opinião sobre a minha carteira, visto que estou pretendendo reforçar a mesma com 7.5k em atuais ou novos fundos. Assumo algum risco, nomeadamente nos fundos de ações (o objetivo seria entre 35% a 40%),apos a aquisição do fundo ING Consumer LU0332193001, e devido ao valor inicial ficou um pouco acima. As minhas dúvidas neste momento, são se devo continuar mais exposto aos Fundos Ações Americanos ou, mudar o posicionamento para os europeus. Neste momento tenho America 52.8% , Europa 35.94%  e Asia 11,28%.

Mesmo nas obrigações neste momento não sei para onde me virar, as High Yield, podem me dar mais retorno mas também sobem-me mais o risco logo, risco por risco prefiro então tlvz nas dos Fundos de ações.

Nos mistos usos por conselho e pelo que eu tenho lido, como forma de "tampão" não sei se devo fazer algo aqui também.

O fundo de tesouraria serve refúgio em situações de crise ou para ser usado em caso de algum conselho que se encaixe na minha carteira.

Resumo da carteira

Ações      43.50     

Obrigações  60.73     

Liquidez  26.98     

Outro      3.84     

A carteira não tem tempo limite, enquanto não for necessário o dinheiro não tenciono tirar, exceto no monetário.

Gostaria de saber a tua valiosa opinião e possíveis alterações à mesma por forma a equilibrara-la.

Desde ja ao meu obrigada antecipado

PS- Também pedi ajuda no outro fórum sobre o mesmo tema, ao Rick Lusitano

Fundos Tesouraria (4,2%)

ES Monetário PTYESPLM0000            4,2%

Fundos de Obrigações (42%)

AXA WF Euro 5-7    LU0251660279      4,4%

AXA WF Gb High      LU0189847253      4,2%

ES Obrig Europa    PTYESRLM0008      7,1%

ES Rend Plus      IE00B1Z6D669      10,5%

P Euro Bond      IE00B11XYY66      4,2%

FT Global Total Ret Hdg LU0294221253    5,0%

FT Gb Tot Ret      IE00B11XZB05      6,5%

Fundos Mistos (14,7%)

Inv Balan-Ris      LU0432616901      6,3%

MG Opt Inc Eur      GB00B1VMCY93      8,4%

Fundos Ações (39,1%)

F&C Europ Small    LU0207432559      4,7%

ING Consu Goods    LU0332193001      10,6%

PI US Fund Grw      LU0347184318      5,0%

TIF Global Equity Income EUR GB00B1Z2NR59    5.7%

TSIF American Extended Alpha GB00B28CN800  5.7%

UBS Eq Infrast      LU0366711900      7,1%

D@vid (outra pessoa) quando puderes dar a tua opinião, agradecia imenso. Obrigada e desculpa a insistência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

D@vid (outra pessoa) quando puderes dar a tua opinião, agradecia imenso. Obrigada e desculpa a insistência.

Não tens aí ISINS trocados?? ou fundos trocados?? como tens uma alocação de 135,05% no resumo da carteira?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia D@vid, como sempre tens razão :) erro foi meu ao tirar os dados do instant x -ray

Os dados correctos são:

% Patrim.

Ações 41.91

Obrigações 58.14

Liquidez -2.10

Outro   2.05

Não Classificado   0.00

Neste meu upgrade da carteira estava a pensar incluir estes fundos :

-Henderson Horizon Euro Corp Bond A2 Acc  - LU0451950314 (2500€)[table][tr] [td]-Jupiter JGF Dynamic Bond L EUR - LU045992896

-Franklin European Growth N Acc € - LU0122612764 ( Pelo que tenho lido as ações europa tem mais potencial para subir do que as US)

[/td][/tr][/table]

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Henderson para mim é um dos melhores fundos de obrigações corporativas  ;)

O Jupiter é de distribuição, paga dividendo, não sei se gostas disso ou não, mas é um excelente fundo que tem tido grande performance, mas podes sempre tentar perguntar no banco se não arranjam a versão ACC (acumulação).

Há já um ano que se vem dizendo da potencialidade da europa a nivel de acções, e na verdade o ano de 2013 foi mesmo um ano de acções europa, este ano continua a ser o mercado mais apetecivel, esse Franklin gosto bastante dele.

Não caias no erro de cada vez que aparece um fundo interessante quereres o subscrever, mais importante que a quantidade de fundos é a qualidade e o peso que se dá a cada um, mas ficas com uma carteira á partida interessante, e deves estar preparado para algumas oscilações, atendendo ao peso que vais ter em acções.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Não queria ser muito chato mas a vossa opinião ajudava imenso, então é o seguinte tenho 5000 euros para fundos e estava a pensar dividi-los da seguinte maneira:

35% risco 1 ou 2

40% risco 4

25% risco mais alto

Alguém me pode dar uma ideia que fundos subscrever para criar uma carteira com estas características?

Abraços.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Henderson para mim é um dos melhores fundos de obrigações corporativas  ;)

O Jupiter é de distribuição, paga dividendo, não sei se gostas disso ou não, mas é um excelente fundo que tem tido grande performance, mas podes sempre tentar perguntar no banco se não arranjam a versão ACC (acumulação).

Há já um ano que se vem dizendo da potencialidade da europa a nivel de acções, e na verdade o ano de 2013 foi mesmo um ano de acções europa, este ano continua a ser o mercado mais apetecivel, esse Franklin gosto bastante dele.

Não caias no erro de cada vez que aparece um fundo interessante quereres o subscrever, mais importante que a quantidade de fundos é a qualidade e o peso que se dá a cada um, mas ficas com uma carteira á partida interessante, e deves estar preparado para algumas oscilações, atendendo ao peso que vais ter em acções.

Obrigada D@vid, desde já pela tua resposta.

Em relação aos pesos dos fundos, penso q ao por o Henderson e o Jupiter, por força dos valor iniciais vai equilibrar o peso das obrigações em relação ao das acções.

Gostava de te pedir mais uma opinião/dica. Podes indicar-me alguns fundos Acções do sector Saúde e de Grandes empresas (Europa)?

Obridada + 1 vez

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Não queria ser muito chato mas a vossa opinião ajudava imenso, então é o seguinte tenho 5000 euros para fundos e estava a pensar dividi-los da seguinte maneira:

35% risco 1 ou 2

40% risco 4

25% risco mais alto

Alguém me pode dar uma ideia que fundos subscrever para criar uma carteira com estas características?

Abraços.

- 1000€ Ações USA

- 1000€ Ações europeias 

- 500€ Obrigações Europa

- 500€ Obrigações USA

- 750€ Fundo misto (JPM global multi strategy Income D, paga 3 em 3 meses dividendos)

- 250€ Ações PT+ES (BPI Iberia ou outro similar, acho que o Santander também tem um bom)

- 1000€ ES monetário/ Bic teseouraria ativa

Agora é uma questão de procurar fundos específicos, se for cliente do BEST essa tarefa é bastante fácil, tem tudo o que precisa nos gráficos. A essa carteira talvez metesse também uns pós de farmacêuticas, também estão com resultados aceitáveis e penso que é para continuar, afinal a malta quer sempre andar de boa saúde. :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Gostava de te pedir mais uma opinião/dica. Podes indicar-me alguns fundos Acções do sector Saúde e de Grandes empresas (Europa)?

LU0155223729 - Estou com bons resultados neste, valorizou 8% nos últimos 2 meses, mas ainda há melhor...e com maior risco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

LU0155223729 - Estou com bons resultados neste, valorizou 8% nos últimos 2 meses, mas ainda há melhor...e com maior risco.

Obrigada Titanium, pela ajuda

Mas agora fiquei numa duvida. Da Eurizon existem estes dois (LU0155223729 e LU0114064081) qual  é a diferença? alem destes temos ainda o BlackRock LU0171309270 , aqui o valor inicial min é 1000€ , como so quero investir ate 5% da carteira nesta area, em principio deve estar excluído.

Já agora em termos de F. Ações de grandes empresas europeias, tens alguma dica?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

35% risco 1 ou 2

40% risco 4

25% risco mais alto

Abraços.

eu para ti ia neste

Es plano crescimento risco 3

http://investing.money.msn.com/investments/mutual-fund-rates/?symbol=PTYEVGLM0006

Stocks49.96%[/r]

Cash32.20%[/r]

Fixed Income44.45%[/r]

Other11.81%[/r]

;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigada Titanium, pela ajuda

Mas agora fiquei numa duvida. Da Eurizon existem estes dois (LU0155223729 e LU0114064081) qual  é a diferença? alem destes temos ainda o BlackRock LU0171309270 , aqui o valor inicial min é 1000€ , como so quero investir ate 5% da carteira nesta area, em principio deve estar excluído.

Já agora em termos de F. Ações de grandes empresas europeias, tens alguma dica?

Não lhe sei dizer ao certo qual é a diferença mas deve ter a ver com a política do fundo.

Para ações europeias tem bastantes, eu tenho o Allianz Europe equity growth CT, com 8% aí a 7 meses não está mau mas as minhas expectativas eram superiores. É uma questão de consultar a primeira página deste tópico e os gráficos de comparação no BEST, para mim os melhores e mais simples.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Obrigado pelas respostas.

Já agora visto este dinheiro ser um excedente pequeno das poupanças que tenho em DPs, não deveria arriscar mais um pouco e esquecer os fundos de risco mais baixo, e dividir assim:

60% risco 3 e 4 (em obrigações)

40% risco 5 e 6 (acções)

É muito arriscado este tipo de raciocínio?

Abraços

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Obrigado pelas respostas.

Já agora visto este dinheiro ser um excedente pequeno das poupanças que tenho em DPs, não deveria arriscar mais um pouco e esquecer os fundos de risco mais baixo, e dividir assim:

60% risco 3 e 4 (em obrigações)

40% risco 5 e 6 (acções)

É muito arriscado este tipo de raciocínio?

Abraços

Estás a ligar muito ao tipo de risco, o importante é o que cada fundo tem em carteira e o seu histórico a nivel de rácios.

Se estas confiante e se o valor é uma pequena parte do teu património força, mas atenção que eu já vi aqui pessoal que antes de Maio dizia que os fundos eram muito bons, que era um investimento para longo prazo e assim que os fundos cairam praticamente todos os dias durante 1 mês, acabaram por não aguentar e entraram em stress e resgataram os fundos, o importante é teres algo bem delineado, e se estás a começar também é importante teres uma opinião do teu gestor de conta no banco onde vais fazer as aplicações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não lhe sei dizer ao certo qual é a diferença mas deve ter a ver com a política do fundo.

Para ações europeias tem bastantes, eu tenho o Allianz Europe equity growth CT, com 8% aí a 7 meses não está mau mas as minhas expectativas eram superiores. É uma questão de consultar a primeira página deste tópico e os gráficos de comparação no BEST, para mim os melhores e mais simples.

Obrigada , vou tentar saber mais então

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estás a ligar muito ao tipo de risco, o importante é o que cada fundo tem em carteira e o seu histórico a nivel de rácios.

Se estas confiante e se o valor é uma pequena parte do teu património força, mas atenção que eu já vi aqui pessoal que antes de Maio dizia que os fundos eram muito bons, que era um investimento para longo prazo e assim que os fundos cairam praticamente todos os dias durante 1 mês, acabaram por não aguentar e entraram em stress e resgataram os fundos, o importante é teres algo bem delineado, e se estás a começar também é importante teres uma opinião do teu gestor de conta no banco onde vais fazer as aplicações.

Se não tem muita experiencia em fundos e isto em relação ao fundo que lhe indiquei pense assim:

Ao subscrever e num horizonte temporal aceitável 3 anos estou disposto a:

ganhar 20% max

ou

perder 10% max

se fica confortável com estes valores força...(estes valores funcionam para 90% dos cenários os outros 10% são cenários catastróficos mas que existem) ;)

att isto que escrevi é senso comum não é baseado em nenhum estudo técnico

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mais uma vez obrigado,

Em relação aos rácios estive a ler e podes-me confirmar se o que eu compreendi está correto.

Rácio Sharpe superior a 1 sempre que possível, existe mais alguma coisa que saber em relação ao sharpe?

Desv. Padrão convém sempre ser inferior a rentabilidade do mesmo período de tempo? E se tiver-mos um palpite que aquela área de negocio em que o fundo investe vai subir, isto matem a importância?

Alguma literatura em português aconselhável para quem se estar a iniciar e não percebe termos técnicos.

Abraços

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )