Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

a minha carteira tem mais fundos de acções, só referi aqueles que desde que baixaram, nunca mais mexeram..

o fundo que falas é de acções e nunca foi aqui referido, e mesmo que fosse, claro que a responsabilidade é de quem subscreve. mas os outros foram muito falados por aqui.

estou a pensar resgatar 25% de cada um e diversificar, o que acham?

Então tens mais fundos e estão a verde? entraste nos fundos num horizonte de médio longo prazo? andar a resgatar fundos só porque estão no vermelho não é estratégia nenhuma, se tens fundos a verde e outros a vermelho denota uma boa descorrelação entre eles, uma carteira que num curto prazo esteja toda no vermelho ou no verde não é uma carteira diversificada, mas cada pode ter estratégias diferentes de investimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Um ano passou, vamos ver as rentabilidades no ano de 2013 dos fundos no top (rentabilidades brutas)

FUNDOS DE OBRIGAÇÕES:

E.S. Obrigações Europa FI Acc  +5,76

PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc  -7,47%

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc  -1,85%

PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc  -1,60%

PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg  -3,12%

E.S. Rendimento Plus FIA  +11,40

PIMCO GIS Global Hi Yld  Bd E Eur Hdgd  +5,03%

AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR   +7,55%

Nordea-1 European Cross Credit E   +4,47%

F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg  -9,41%

AXA WF Euro 5-7 EC EUR  +2,13%

PF(LUX)-Global Emerging Debt HR EUR Acc-7,16%

Henderson Horizon Euro Corp Bond A Acc  +2,77%

Jupiter JGF Dynamic Bond L EUR  +6,43%

FUNDOS DE TESOURARIA/MONETÁRIO:

E.S. LIQUIDEZ FIA +4,13%

Dunas Banco BIC Tesouraria - FI MA A  +4,67%

E.S. Tesouraria Ativa+4,10%

E.S. Rendimento FEIA +3,74%

FUNDOS MISTOS:

E.S. Plano Prudente FIF A  +7,15%

Invesco Balanced-Risk Alloc E  +0,64%

Schroder ISF Glbl Multi-Asset Inc B Hg € +4,72%

MS INVF Global Balanced Risk Control B  +8,44%

FUNDOS DE ACÇÕES:

EEF Equity Consumer Staples R Acc  +13,44%

Vontobel Fund Global Value Equity C  +9,07%

Vontobel Fund - Emerging Markets Equity C -10,93%

Pictet Water-R EUR  +16,33%

Allianz Europe Equity Growth CT EUR   +13,18%

Threadneedle Eurp Sm Cos Ret Net EUR Acc  +19,73%

Franklin European Growth N Acc  +23,70%

F&C European Small Cap A +31,95%

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND +24,94%

JPMorgan Funds - JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR  -6,74%

Alken Absolute Return Europe A +15,29%

UBS (Lux) EF Infrastructure (EUR) P +13,86%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

acho que vou reforçar o Es Rendimento Plus com os 3780€  ???

Posso dar a minha opinião?

Es Portugal Acções. Acredito que 2014 vai ser um bom para Portugal. Há muitas empresas do PSI20 que ainda que ainda tem muito para esticar para cima. O sector bancário, telecomunicações e energético são grandes apostas para o ano de 2014. O ano de 2014 vai ser um ano decisivo para Portugal. A saída da troika, se vai haver segundo resgate ou programa cautelar ou nem um nem outro. O crescimento da economia. A descida taxas de juro.  Tudo isto são factores que  vão mexer com a bolsa. Basta ver o caso de sexta feira. As taxas de juro a descer e um dos grandes bancos que tem divida publica, as acções dispararam. Mas isto é a minha opinião e fundos de acções é improprio para cardíacos. Entrei em Dezembro. Já tive a carteira negativa e agora está bem positiva. Não quero contudo influenciá-lo para a escolha deste fundo.

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Es Portugal Acções. Acredito que 2014 vai ser um bom para Portugal. Há muitas empresas do PSI20 que ainda que ainda tem muito para esticar para cima. O sector bancário, telecomunicações e energético são grandes apostas para o ano de 2014. O ano de 2014 vai ser um ano decisivo para Portugal. A saída da troika, se vai haver segundo resgate ou programa cautelar ou nem um nem outro. O crescimento da economia. A descida taxas de juro.  Tudo isto são factores que  vão mexer com a bolsa. Basta ver o caso de sexta feira. As taxas de juro a descer e um dos grandes bancos que tem divida publica, as acções dispararam. Mas isto é a minha opinião e fundos de acções é improprio para cardíacos. Entrei em Dezembro. Já tive a carteira negativa e agora está bem positiva. Não quero contudo influenciá-lo para a escolha deste fundo.

Cumprimentos.

coloquei 500€  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém sabe se o F&C EM já distribuiu dividento?

Tenho ideia que o ano passado (2012) foi nos últimos dias do ano mas este ano ainda não me parece que esteja reflectido na cotação, isto porque o retorno a um mês é de 1,11% quando duvido que tenha sido possível suportar a perda do dividendo e ainda estar positivo nesses valores.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém sabe se o F&C EM já distribuiu dividento?

Tenho ideia que o ano passado (2012) foi nos últimos dias do ano mas este ano ainda não me parece que esteja reflectido na cotação, isto porque o retorno a um mês é de 1,11% quando duvido que tenha sido possível suportar a perda do dividendo e ainda estar positivo nesses valores.

Atendendo ás cotações parece-me que foi no dia 30 de Dezembro, onde a cotação baixou de 113.10 para 109.42, dá cerca de 3,68% que será colocado nas contas á ordem no final deste mês.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia.

Já acompanho o forum à algum tempo, e já realizei a leitura desde o inicio até ao fim, pelo que agradeço desde já toda a informação disponibilizada.

Até à data só realizei DP mas gostaria de me iniciar nos FI.

Tenho 10k disponíveis para utilização. Sendo que a minha estratégia passaria por abrir conta no BEST e aproveitar o deposito para novos clientes e passado os 3 meses direccionar parte para FI e outra parte para um FPPR ( visto ainda não ter nenhum...)

Nesta repartição do capital os FI seriam para durações de 1/2 anos ( porque sou iniciado e gostaria de começar de um modo mais seguro) e o FPPR para um horizonte de 20/30 anos.

O que acham da minha estratégia? Aconselham algumas outras alternativas?

Fico disponível para todas as opiniões.

Grato pela ajuda

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia.

Já acompanho o forum à algum tempo, e já realizei a leitura desde o inicio até ao fim, pelo que agradeço desde já toda a informação disponibilizada.

Até à data só realizei DP mas gostaria de me iniciar nos FI.

Tenho 10k disponíveis para utilização. Sendo que a minha estratégia passaria por abrir conta no BEST e aproveitar o deposito para novos clientes e passado os 3 meses direccionar parte para FI e outra parte para um FPPR ( visto ainda não ter nenhum...)

Nesta repartição do capital os FI seriam para durações de 1/2 anos ( porque sou iniciado e gostaria de começar de um modo mais seguro) e o FPPR para um horizonte de 20/30 anos.

O que acham da minha estratégia? Aconselham algumas outras alternativas?

Fico disponível para todas as opiniões.

Grato pela ajuda

O DP baixou para 3,75%, em 3 meses estamos a falar liquidos 0,67% em 3 meses... até o ES Liquidez está a dar praticamente igual, mais vale logo ires para um fundo ou fazer logo a carteira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O DP baixou para 3,75%, em 3 meses estamos a falar liquidos 0,67% em 3 meses... até o ES Liquidez está a dar praticamente igual, mais vale logo ires para um fundo ou fazer logo a carteira.

Qual ou quais os fundos que recomendas com um nivel de risco baixo/ moderado para quem quer iniciar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Qual ou quais os fundos que recomendas com um nivel de risco baixo/ moderado para quem quer iniciar?

Existe o tão falado ES Liquidez que continua a ser o fundo ideal para quem inicia, porque não tem variações significativas, sempre vai rendendo, e é o mais parecido a um DP.

Quanto a FPR, terei de destacar dois que estão ai no top, curiosamente também do espirito santo, o ES PPR e o Vintage, embora exista um também muito bom que também se encontra no top mas este só poderá ser subscrito no banco Invest.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos,

Uma vez que se tem aqui falado da possibilidade de os Fundos de Acções Europeus virem a ser uma boa aposta para este ano, seria pedir muito aos mais experientes e com mais "calo" nestas andaças de investimento em fundos, listarem aqui os preferidos?

Fica o desafio...

Obrigada!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos,

Uma vez que se tem aqui falado da possibilidade de os Fundos de Acções Europeus virem a ser uma boa aposta para este ano, seria pedir muito aos mais experientes e com mais "calo" nestas andaças de investimento em fundos, listarem aqui os preferidos?

Fica o desafio...

Obrigada!

Pessoalmente , estou a equacionar um destes dois para reforço da minha carteira:

Alken European Opportunities A

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000JRPL

BPI GIF - Iberia R

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000001APJ

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos,

Fica o desafio...

Obrigada!

Boas Dragonfly!

Também eu tenho esse pensamento à já algum tempo: estou investido num ou noutro fundo europeu, e com bons resultados  ;D , e continuo a acreditar na sua valorização...

Partindo do princípio que conheces os riscos que corres, podes começar por consultar o TOP que está na primeira página  ;) . Lá tens alguns sobejamente conhecidos no meio.

Tirando esses existem inúmeros e com interesses diversos. Eu tenho um ou outro e tenho ainda outros sob observação  ;D ;D ;D ;

que não se fala por aqui mas, eu também acho interessantes, tais como:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000GET

www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04T55

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04SQZ

Já tens muito que explorar  ;D  8) .

Espero ter ajudado e não ter-te baralhado  ???

Um abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cumprimentos.

Que acham deste fundo?

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em Outubro do ano passado tive também a ideia de apostar um pouco em acções PT. No entanto apostar em fundos sectoriais muito específicos é um pouco contra a minha filosofia de investimento. Por outro lado era e é expectavel uma melhoria nos paises periféricos.

Acabei por subscrever o BPI Ibéria. Este fundo ao incluir Portugal e Espanha fica menos exposto que apenas com Portugal e permite tb aproveitar a esperada retoma da economia Espanhola. De qq forma é uma alocação táctica de curta/média duração enquanto me parecer que a península tem potencial.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em Outubro do ano passado tive também a ideia de apostar um pouco em acções PT. No entanto apostar em fundos sectoriais muito específicos é um pouco contra a minha filosofia de investimento. Por outro lado era e é expectavel uma melhoria nos paises periféricos.

Acabei por subscrever o BPI Ibéria. Este fundo ao incluir Portugal e Espanha fica menos exposto que apenas com Portugal e permite tb aproveitar a esperada retoma da economia Espanhola. De qq forma é uma alocação táctica de curta/média duração enquanto me parecer que a península tem potencial.

Qual a rentabilidade actual desse fundo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o plano prudente para o dp que tem...nos ultimos tempos upa upa :):o

Desv.Padrão(3a.)

3.13 %

Rentabilidade média

5.37 %

Rácio de Sharpe

1.48

Pedro

eu também tenho o ES Prudente à 3 dias e upa upa.

Agora investir grande parte do património neste fundo pode ser um risco..mas se dividir o capital é um (muita) boa fonte de valorização do capital.. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o plano prudente para o dp que tem...nos ultimos tempos upa upa :):o

Desv.Padrão(3a.)

3.13 %

Rentabilidade média

5.37 %

Rácio de Sharpe

1.48

O Crescimento tambem, aliás os fundos ESAF que fazem parte da minha carteira tem estado excelentes. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Crescimento tambem, aliás os fundos ESAF que fazem parte da minha carteira tem estado excelentes. :)

Esse não tenho(mas estava debaixo de olho), mas tenho também à +/- 3 meses o ES Rendimento Plus com uma rentabilidade de 3,56%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Engraçado é perceber que os melhores fundos têm cada um praticamente 10% num ETF do PSI20. Parece que até os gestores "activos" não confiam totalmente nas suas capacidades. Percebo já que a gestão passiva bate aos pontos a activa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Engraçado é perceber que os melhores fundos têm cada um praticamente 10% num ETF do PSI20. Parece que até os gestores "activos" não confiam totalmente nas suas capacidades. Percebo já que a gestão passiva bate aos pontos a activa.

Se muitos fundos apostam noutros fundos porque não em ETFs também? prefiro um gestor atento e sem complexos em apostar em ETFs e que faça valorizar um fundo :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )