Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Olá,

sem querer ser chato, mas já sendo...

Uma ajudinha, please...

Obrigado!

Bem, relativamente a isso, vou tentar aconselhar mas não prometo nada  :P  que ainda estou meio verde nisto, embora já possua as bases teóricas. Uma mera questão de prática portanto.

Dessa equação tire o Gespatrimónio Rendimento, como já lhe disseram... é um fundo imobiliário e não é previsível que em 2014 o imobiliário sequer cresça, no máximo estagna nos preços atuais mas ainda vai continuar a descer durante vários meses, embora a um ritmo menor que nos últimos meses. Aplicar 15% aí é, portanto, escusado.

O ES Momentum pode investir em mercados emergentes de forma significativa e em fundos de fundos, o que pode potencialmente reduzir o seu desempenho e aumentar a instabilidade. Dado o seu nível de risco e o seu perfil, sugeria, em substituição, o ES Ações América.

O ES Capitalização tem uma desvantagem associada ao fundo: investe em obrigações de taxa variável e em ações de forma minoritária, o que acrescenta uma instabilidade que em meu ver é desnecessária e reduz a performance da carteira dado que as taxas variáveis atuais estão, regra geral, baixas (será a Euribor portanto). Sugeria uma maior concentração no ES Obrigações Europa para isto, dado que os ativos em que investe são essencialmente europeus e de taxa fixa, mas também não muito mais, dado ter exposição a países de qualidade creditícia irregular (Portugal, Grécia, Itália).

Como algo para balancear sugeria talvez o ES Rendimento Plus e, obviamente, o ES Liquidez.

No total, sugiro a concentração nas seguintes percentagens:

ES Liquidez - 35% - 3.500€

ES Obrigações Europa - 25% - 2.500€

ES Ações América -  15% - 1.500€

ES Rendimento Plus - 25% - 2.500€

Isto é o que sugiro.  8)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Eurico, o presbítero

Tenho uma conta no BPI meio parada e era capaz de reativá-la, em 2014, aplicando em alguns fundos do banco. Sabem dizer-me, por favor, se o BPI tem fundos semelhentes a esses de que falam do BES? Ou será que os do BPI têm uma performance muito inferior aos do BES e, comparativamente, não são competitivos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho uma conta no BPI meio parada e era capaz de reativá-la, em 2014, aplicando em alguns fundos do banco. Sabem dizer-me, por favor, se o BPI tem fundos semelhentes a esses de que falam do BES? Ou será que os do BPI têm uma performance muito inferior aos do BES e, comparativamente, não são competitivos?

http://www.bpiinvestimentos.pt/Fundos/Fundosbpi.asp

É só fazer a comparação entre eles na Mornigstar ou na Bloomberg :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

http://www.bpiinvestimentos.pt/Fundos/Fundosbpi.asp

É só fazer a comparação entre eles na Mornigstar ou na Bloomberg :)

Obrigado, David, mas estou algo por fora da realidade do BPI. Há uns tempos atrás, tive bons resultados no BPI Brasil, mas desde que saí desse fundo (há uns 2 anos, talvez), desliguei-me por completo dos produtos do banco. Presentemente, haverá algum fundo do BPI que se destaque?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado, David, mas estou algo por fora da realidade do BPI. Há uns tempos atrás, tive bons resultados no BPI Brasil, mas desde que saí desse fundo (há uns 2 anos, talvez), desliguei-me por completo dos produtos do banco. Presentemente, haverá algum fundo do BPI que se destaque?

Pois eu BPI é para pagar o crédito e pouco mais :) :) como te disse sem se fazer comparações não se sabe, a forma mais fácil é ir á Morningstar entrar num dos fundos e depois clicar na categoria e vai.te aparecer os fundos todos nessa categoria, podes colocar por rentabilidade, depois vais pesquisando mais profundamente a nivel de rácios, rentabilidades passadas, carteiras...

Não te esquecas que bancos como Activobanco, Best entre outros também têm fundos BPI, portanto não quer dizer que tenhas de o fazer justamente no BPI.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Posso-te dizer que os fundos do BES são os melhores de toda a banca nacional. Logo depois está o BCP, e em tier, a CGD + BPI.

D@vid, eu investi em fundo de ações dos EUA :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Não te esquecas que bancos como Activobanco, Best entre outros também têm fundos BPI, portanto não quer dizer que tenhas de o fazer justamente no BPI.

Obrigado. Eu já tenho aplicações nesses bancos (ativobank, big e best) e trabalho regularmente com eles. O facto de ter colocado a questão do BPI, tem a ver com reminiscências do passado. Sou cliente do BPI há muitos anos e já lá tive uma carteira considerável (BPI Portugal, Restruturações, Brasil, etc). Regularmente, telefonam-me do BPI Investimentos a tentarem reavivar a minha conta (que agora, e comparativamente com o passado, anda muito por baixo), mas não encontrei, presentemente, nenhum produto que merecesse a pena. Se o BPI tivesse fundos interessantes (como, pelo que parece, tem o BES), eu não me importaria de reentrar no BPI.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Posso-te dizer que os fundos do BES são os melhores de toda a banca nacional. Logo depois está o BCP, e em tier, a CGD + BPI.

D@vid, eu investi em fundo de ações dos EUA :D

No ano passado por esta altura e mesmo antes havia a espectativa que este ano de 2013 seria um ano de maior retorno nas acções que nas obrigações, veio acontecer isso, tanto nas acções Americanas como nas Europeias, para não falar nas Japonesas :) , mas também é verdade que as obrigações não foram tão boas pelos impasses do FED, para 2014 a recomendação continua a ser a mesma, mas não quer dizer que não haja boas oportunidades nas obrigações, fundos de obrigações HY, obrigações de periféricos, poderão continuar a ser uma boa aposta.

Carteiras tipo 70/30 ; 60/40 (Obrg/Acções) não serão dificeis  de terem um bom retorno no próximo ano, quem quiser arriscar mais sempre pode subir a parada nas acções e inverter mesmo o rácio para (Acções/Obrg) cada um faz o que se sente melhor :)

No inicio do próximo ano vou colocar as rentabilidades dos fundos do top no ano de 2013, e apesar de um ano em que houve muita gente a queixar-se de estar no vermelho a verdade é que muita gente se manteve sempre no verde, não entraram em panico, não andaram a vender, e sobretudo tinham carteiras com pesos acima dos 20/30% em fundos de acções.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estarão criadas condições para investir por exemplo no ES Portugal Acções no ano de 2014? Como as acções tem estado com valores já altos....daí a minha duvida.

http://economico.sapo.pt/noticias/descubra-as-accoes-mais-recomendadas-da-bolsa-portuguesa_184119.html

Essa noticia está errada. O psi-20 neste momento vai com um subida de 20%. Condições, condições para entrar não estão. As acções portuguesas ainda tem muito para esticar para cima. O ano de 2014 vai ser um ano decisivo para portugal. A saída da troika, se vai haver segundo resgate ou programa cautelar ou nem um nem outro. O crescimento da economia. O défice. Tudo isto são factores que vão mexer com a bolsa. Eu subscrevi esse fundo e estou confiante que o ano de 2014 vai ser o ano de mudança para portugal. Espero não estar enganado.  :-X

Cumprimentos e bons investimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá, quero desde já desejar umas boas festas a todos os participantes do forum.

Venho levantar uma questão que foi colocada no topico dos CLN sobre Fundos com distribuição de dividendos.

Gostaria da vossa opinião entre estes dois:

Allianz US High Yield AM H2-EUR

Rendimento a 12 meses      7.25

Frequência de Pagamento de Dividendos      Monthly

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000NF0O

Pictet US High Yield-HR dm EUR

Rendimento a 12 meses      4.86

Frequência de Pagamento de Dividendos      Monthly

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000M8J2

Tenho 2.30% do meu portfolio no 2º (600€), apenas com -0.65%, mas como ja distribuiu dividendos é capaz de estar positivo.

Assim de repente parecem-me semelhantes e o Pictet tem mais historico.

O Allianz tem Montante mínimo inicial/adicional 1000€.

Pelo que parece não valer a pena mudar, qual é a vossa opinião ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

tendo em conta as comentários realizados, que desde já agradeço, fico apenas na dúvida entre o ES Liquidez ou o ES Tesouraria Activa, porque me parecem relativamente semelhantes... Qual dos dois vos parece que vá ter melhores resultados neste ano (2014)?

Obrigado!

Bem, relativamente a isso, vou tentar aconselhar mas não prometo nada  :P  que ainda estou meio verde nisto, embora já possua as bases teóricas. Uma mera questão de prática portanto.

Dessa equação tire o Gespatrimónio Rendimento, como já lhe disseram... é um fundo imobiliário e não é previsível que em 2014 o imobiliário sequer cresça, no máximo estagna nos preços atuais mas ainda vai continuar a descer durante vários meses, embora a um ritmo menor que nos últimos meses. Aplicar 15% aí é, portanto, escusado.

O ES Momentum pode investir em mercados emergentes de forma significativa e em fundos de fundos, o que pode potencialmente reduzir o seu desempenho e aumentar a instabilidade. Dado o seu nível de risco e o seu perfil, sugeria, em substituição, o ES Ações América.

O ES Capitalização tem uma desvantagem associada ao fundo: investe em obrigações de taxa variável e em ações de forma minoritária, o que acrescenta uma instabilidade que em meu ver é desnecessária e reduz a performance da carteira dado que as taxas variáveis atuais estão, regra geral, baixas (será a Euribor portanto). Sugeria uma maior concentração no ES Obrigações Europa para isto, dado que os ativos em que investe são essencialmente europeus e de taxa fixa, mas também não muito mais, dado ter exposição a países de qualidade creditícia irregular (Portugal, Grécia, Itália).

Como algo para balancear sugeria talvez o ES Rendimento Plus e, obviamente, o ES Liquidez.

No total, sugiro a concentração nas seguintes percentagens:

ES Liquidez - 35% - 3.500€

ES Obrigações Europa - 25% - 2.500€

ES Ações América -  15% - 1.500€

ES Rendimento Plus - 25% - 2.500€

Isto é o que sugiro.  8)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei se a questão que vou colocar está um pouco "fora do assunto" que é discutido neste tópico, mas gostaria de saber a vossa opinião sobre o seguinte.

Tenho algum capital aplicado no "gestão de carteiras" do Best e tenho reparado que, nos últimos meses, o meu gestor propôs-me várias mudanças de "perfil" que me estão a deixar um pouco baralhado. Ele afirma que estas alterações não trazem qualquer custos para mim(?), mas, mesmo assim, já vai na terceira alteração desde Maio e isso deixa-me um pouco apreensivo.

Eles no Best têm 5 perfis, e o que me é proposto agora, para entrar em 2014, é aplicar 40% no perfil Equilibrado (o 2º de 5 níveis) e os outros 60% no Perfil Retorno Dinâmico (o 4º dos 5 níveis).

Os amigos o que acham. Esta distribuição estará adequada com o que se prevê que irá ser 2104 em termos financeiros?

Desde já agradeço as vossas opiniões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei se a questão que vou colocar está um pouco "fora do assunto" que é discutido neste tópico, mas gostaria de saber a vossa opinião sobre o seguinte.

Tenho algum capital aplicado no "gestão de carteiras" do Best e tenho reparado que, nos últimos meses, o meu gestor propôs-me várias mudanças de "perfil" que me estão a deixar um pouco baralhado. Ele afirma que estas alterações não trazem qualquer custos para mim(?), mas, mesmo assim, já vai na terceira alteração desde Maio e isso deixa-me um pouco apreensivo.

Eles no Best têm 5 perfis, e o que me é proposto agora, para entrar em 2014, é aplicar 40% no perfil Equilibrado (o 2º de 5 níveis) e os outros 60% no Perfil Retorno Dinâmico (o 4º dos 5 níveis).

Os amigos o que acham. Esta distribuição estará adequada com o que se prevê que irá ser 2104 em termos financeiros?

Desde já agradeço as vossas opiniões.

Vejo isso da mesma forma como vejo os fundos de investimento, essa proposta é na prespectiva de um maior retorno em activos de maior "risco" (acções) em contraposto de activos de menor "risco" Papel Comercial/Obrigações).

O Ramiro é que sabe que tipo de risco quer correr, quer mais rentabilidade, isso é normal, mas a volatilidade para se ter essa rentabilidade também aumenta, assim também como o periodo minimo que deverá manter a aplicação.

Dito isto, ninguém sabe o que vai acontecer, as recomendações são as mesmas que eram feitas em finais de 2012 para 2013, 2014 espera-se mais um ano de acções.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )