Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Continuem... Pode ser que de tanto se repetir uma mentira, ela acabe por transformar-se em verdade.

Vocês não têm mais nada que fazer do que falar da vida dos OUTROS? Enxerguem-se!...

O Ramiro interpretou mal as minhas palavras. Apenas pretendia dizer que fico muito contente com o sucesso e boas poupanças de um cidadão nacional. E como tal felicito-o. E ainda desejo o mesmo a todos os portugueses. Não houve da minha parte qualquer intenção irónica.

P.S. Julgo que o objetivo deste forum é mesmo contribuir para a defesa e se possivel aumento das poupanças pessoais de cada individuo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

O Ramiro interpretou mal as minhas palavras. Apenas pretendia dizer que fico muito contente com o sucesso e boas poupanças de um cidadão nacional. E como tal felicito-o. E ainda desejo o mesmo a todos os portugueses. Não houve da minha parte qualquer intenção irónica.

P.S. Julgo que o objetivo deste forum é mesmo contribuir para a defesa e se possivel aumento das poupanças pessoais de cada individuo.

USD eu percebi e todos percebemos o teu comentário, que não teve nada de irónico e foi verdadeiro. No entanto não interessa minimamente a este fórum se a pessoa tem 1 ou 50.

PS- Não sei se não é melhor a um moderador retirar estes comentários deste tópico, para evitar potenciais confusões futuras.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu tenho este desde Fevereiro e reforcei na semana passada.

LU0323591916

Não sei se já foi discutido aqui.

Entretanto à carteira de um pequeno PPR de poupança mensal feita por mim, e que deixei há umas páginas atrás, acrescentei este fundo para uma maior diversificação geográfica.

LU0217390656

Daqui a uns dias já tenho os fundos liquidados e já deixo a análise raio x final e também o montante com o qual foi possível começar a fazer essa carteira. A partir daqui é manter a estratégia e ir reforçando.

Pode até não ter interesse para a maioria dos participantes mas se não for mais é útil para mim passar das ideias ao texto e expor a minha estratégia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim tem lógica, o meu ponto é darem alternativa e não só o BEST, parece que o"mundo" começa e acaba aí.

penso se mais enriquecedor para o forum, não se limitar a comentar/propor produtos de um grupo.. é só isso. Os outros podem não ser tão bons, percebo,  mas é só para isto não ser o forum do best mas um forum de ideias.

Embora o Best seja o melhor banco para fundos no sentido em que tem maior variedade, o Alfredo Sol também tem alguma razão. E nessa lógica acho que também se devia registar.

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Peço desculpa, amigo USD. Aquela referência à minha pessoa feita por um tal "visitante" deixou-me indignado (que topete!) e quando vi novamente o meu nome sendo referido, associado àquilo que tenho ou deixo de ter (como se isso fosse tema de conversa aqui no fórum ou como se alguém tenha alguma coisa a ver com o montante das minhas poupanças, ganhas numa vida de trabalho HONRADO), quando vi o meu nome novamente repetido, reagi impulsivamente. Reitero as minhas desculpas ao amigo USD, mas de modo algum pretendi ofendê-lo já que, evidentemente, não eram para si as minhas observações.

Vou dar por aqui o assunto encerrado, reforçando o meu pedido de desculpas ao amigo USD.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas a questão do Alfredo Sol está um pouco dubia, é que os bancos como Best, BiG ou Activo também têm fundos do BPI, da CGD, do BCP... se houvesse aqui algum caso de se querer levar alguém para o Best por exemplo, então dizia-se para fazerem o fundo no Best em vez de na CGD, e nem é isso que se fala, o que se fala é que em comparação entre fundos temos de ver aqueles que nos dão melhor prespectivas de retorno, não basta olhar para uma rentabilidade, é ver a carteira, o histórico, os rácios etc, por mim tanto se me dá como se me deu se fazem fundos do grupo BES, se fazem do grupo da CGD, do BPI, da Franklin, da Pimco, a mim isso não me interessa, limito-me a colocar os fundos á minha frente e ver quais os que me poderão dar melhor retorno.

Tenho 38 fundos no TOP, 8 são do BES, por acaso até é a gestora (ESAF) que tenho em maior número no top, de seguida vem a PIMCO com 5, mas só porque, dentro das respectivas categorias, são os melhores, se fossem da CGD colocaria-os, não quer dizer que não váum dia  colocar, mas se desde 2011 até praticamente este ano  me apresentam um fundo de classe 1 com retorno acima dos 4% liquidos vou dizer o quê? epá não o subscrevam porque é do grupo BES? por mim até podia ser da gestora da cochichina haha, se apresenta uma rentabilidade melhor que os outros, se tem melhores rácios...

Reparem nessa lista que envio em anexo, fundos de tesouraria, a pergunta que eu faço é: vale a pena abrir conta num banco onde comercializam um ou os dois que estão nos dois 1ºs lugares? sim ou não? conta sem despesas de manutenção por exemplo no Best, Activo (não sei se os comercializa) ou Invest? sim ou não?

Para mim este assunto nem deveria de ser assunto, mas pronto.

Esse tal visitante deixou aqui veneno e afectou uns quantos lol

post-28-1441239667449_thumb.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Peço desculpa, amigo USD. Aquela referência à minha pessoa feita por um tal "visitante" deixou-me indignado (que topete!) e quando vi novamente o meu nome sendo referido, associado àquilo que tenho ou deixo de ter (como se isso fosse tema de conversa aqui no fórum ou como se alguém tenha alguma coisa a ver com o montante das minhas poupanças, ganhas numa vida de trabalho HONRADO), quando vi o meu nome novamente repetido, reagi impulsivamente. Reitero as minhas desculpas ao amigo USD, mas de modo algum pretendi ofendê-lo já que, evidentemente, não eram para si as minhas observações.

Vou dar por aqui o assunto encerrado, reforçando o meu pedido de desculpas ao amigo USD.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Após os ajustes que fui referindo anteriormente aqui fica a carteira final já constituída.

c1f6.jpg

A maturidade efectiva das obrigações não está na imagem porque ficou cortada mas é de 3,59 anos o que está dentro dos meus objectivos de ter maturidades mais curtas para proteger da subida das taxas de juro.

A carteira foi criada pelo valor de 316€ o que também fica dentro dos planos de poupança de 100€/mês para investimento. Ficou pelos 105.

Agora é deixar rolar e ir reforçando.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Após os ajustes que fui referindo anteriormente aqui fica a carteira final já constituída.

c1f6.jpg

A maturidade efectiva das obrigações não está na imagem porque ficou cortada mas é de 3,59 anos o que está dentro dos meus objectivos de ter maturidades mais curtas para proteger da subida das taxas de juro.

A carteira foi criada pelo valor de 316€ o que também fica dentro dos planos de poupança de 100€/mês para investimento. Ficou pelos 105.

ChupaMisto(que raio de nome.. ;D )

podes colocar(relembrar) a lista de fundos e a % alocada a cada um para que entendamos melhor os quadros acima.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se calhar escolhi mal o"separador" onde colocar a questão  :). Mas tem uma opinião sobre o produto?

É tipo lotaria, se daqui a  2 anos os indices estiverem acima recebes o capital mais a valorização, se tiverem abaixo podes perder 20% do capital.

Há quem perca mais de 20% nas acções, por isso se fores um investidor que não se importe com esse risco e achares que os 2 indices daqui a 2 anos vão estar acima do que estão hoje...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

c1f6.jpg

Estás apostado na acções :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isto é um investimento para 40 anos, vai de encontro ao que falamos aqui há uns dias de PPR com componente de acções em que nenhum me agrada particularmente, então decidi perder uns dias e criar um à minha medida.

Naturalmente não tenho o benefício fiscal que é muito importante mas assim também tenho um plano feito à minha medida, se correr mal não tenho que culpar ninguém que não a mim próprio.

A carteira base do meu investimento em fundos é bem mais moderada no investimento em acções e fica-se pelos 50%.

Quanto aos fundos, pesos e afins assim que voltar a casa do trabalho anexo esse ficheiro que tenho no computador pessoal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu anexei em cima as carteiras, mas por algum motivo só vejo lá o clip e não tenho acesso ao ficheiro.

Vamos lá tentar novamente.

Bem, não estou a conseguir mais vale assim.

7iou.jpg

As carteiras são basicamente as mesmas com a excepção do 1º fundo e dos pesos.

Troquei o 1º fundo pois para o peso que queria ter nesse activo o mínimo de 70 € obrigava a que o valor da carteira fosse maior do que eu pretendia (até aos 350€).

Outra das razões que parti da carteira A para a carteira B foi ter a parte mais defensiva da carteira, por ser uma % baixa, com alguma qualidade de crédito.

Não foi fácil encontrar fundos que me agradassem e com mínimos que permitissem esta estratégia, a maior parte dos fundos não são interessantes e os que são tem mínimos demasiado altos.

Tenho alguma sobreposição de posições nos Nordea mas não encontrei um fundo de acções globais que me agradasse tanto como este. Havia um Pictet que era de 100€ que seria escolhido se ficasse pelos 70€ no máximo. Havia um do CS muito interessante em bens de consumo, que gostei bastante mas numa carteira pequena achei que não fazia sentido estar a escolher algo tão específico, pena que o da CS global não fosse tão bom como esse.

Ainda assim fiquei contente por ter tido margem para colocar fundos que queria mesmo ter nesta estratégia como o Nordea stable return e o Franklin eur growth. Deu algum trabalho mas ficou dentro do que pretendia a nível de risco retorno e valor mínimo de constituição de carteira e reforços. Por isso decidi partilhar para quem ache que é bom seguir uma estratégia semelhante adaptando-a ao seu gosto pessoal e naturalmente para receber algumas críticas sugestões à minha própria estratégia, as trocas de ideias são sempre importantes.

É a carteira B?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A base sim, adicionei outro fundo LU0217390656 para ter mais alguma exposição à Ásia.

Depois fiz uma pequena alteração nos pesos do fundo americano e do europeu de acções.

Entretanto depois desse post apercebi-me que tive um erro no excel (pareço um elemento do governo nos seus estudos) pois faltou-me acrescentar a última linha para efeitos de DP e retorno.

Mas logo à noite já coloco a imagem com a situação final.

huwi.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O ES Rendimento Plus tem tido um desempenho extraordinário  :P

Esta noticia em teoria é benéfica para o ES rendimento Plus nos próximos dias, atendendo que poderá contagiar os periféricos, principalmente Portugal, não tanto para o Obrigações Europa porque cortaram o rating da Holanda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esta noticia em teoria é benéfica para o ES rendimento Plus nos próximos dias, atendendo que poderá contagiar os periféricos, principalmente Portugal, não tanto para o Obrigações Europa porque cortaram o rating da Holanda.

Assim seja. Os seus investidores agradecem -.-

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bolas o montante mínimo inicial do ES Rendimento Plus é 2500€.

Estava a pensar retirar parte do ES Rendimento (aquele com dividendos) que nos últimos tempos está a dar um retorno bastante abaixo.

Mas por outro lado não sei se valerá a pena ir para o ES Rendimento Plus, já valorizou tanto será que é para continuar ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )