Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Amigos,

Tenho umas Obrigações do BCP que vou vender e prendo, com o apuro dessa venda (50K), dar-lhe uma aplicação. Entretanto, o banco onde as tenho, sugeriu-me como alternativa para aplicar o dinheiro (como eles são solícitos a apresentar "alternativas", oferecendo produtos do próprio banco...), apresentou-me como alternativa, dizia, um produto/fundo, que eles têm conjuntamente com a Futuro, chamado "Fundo PPR BiG TAXA PLUS".

Disse-me, a gestora de conta, que este fundo PPR BiG TAXA PLUS tem uma política de investimentos conservadora e que aplica os ativos, maioritariamente, em títulos de rendimento fixo (obrigações/fundos de obrigações). É esta a distribuição da carteira: Títulos de Rendimento Fixo 75%-100%; Investimentos Alternativos 0%-10%; Liquidez 0%-20%; Exposição em Moedas distintas do Euro 0%-30%; Valores mobiliários não Admitidos à Negociação em Mercados Regulamentados 0%-10%

Disse-me também a gestora, que este tipo de investimento é fiscalmente eficiente, já que os rendimentos gerados (juros e mais-valias) são isentos de impostos - a retenção em sede de IRS é feita apenas no momento da disponibilização dos rendimentos. A ausência de tributação dos rendimentos dentro do fundo (ver em https://www.bigonline.pt/OndeInvestir/PPR/Fiscalidade) possibilita melhores rendibilidades, quando comparado com veículos de poupança alternativos sujeitos a imposto.

Existem mais informações sobre o produto no site do banco: https://www.bigonline.pt/OndeInvestir/PPR/PPRTaxaPlus#

Ora, eu estou na dúvida se será interessante para mim aplicar os 50K num produto como este. A funcionária elogiou-me muito este PPR BiG TAXA PLUS, mas, naturalmente, o que a funcionária quer é vender o "artigo da casa"...

Os amigos o que acham? Será uma boa aplicação ou tenho produtos mais interessante, com melhores rentabilidades, para aplicar estas minhas poupanças?

Ainda telefonei ontem para a DECO, mas eles lá disseram-me que o produto era muito recente, sem histórico, que não o conheciam bem, e que portanto não sabiam dar um conselho. Os amigos o que acham?

P.S. Não tenho um "horizonte" para esta aplicação. Posso aplicar o dinheiro por 2-3 anos, assim eu tenha saúde e não venha a precisar do dinheiro para tratamentos.

Desde já fico a aguardar os vossos conselhos. Muito obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Visitante Alfredo Sol

Boas,

esse é o irmão conservador do Big Alpha( outro tópico sem grandes movimentações que não sejam apontar para os fundos do BES).

Também me foram proposto esses produtos e também gostava de ouvir (ler) mais opiniões construtivas e alternativas que possam ser executadas em outros bancos.. seja BIG, Invest, ActivBank, ou mesmo nos bancos tradicionais, pois todos têm um segmento de fundos que dá para replicar diversas carteiras (desde que especificadas por activo e não fundo especifico).

Referencia aos dois PPR big:

http://www.fundspeople.pt/noticias/guidance-similar-para-todo-o-tipo-de-clientes-74475

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde David

Porque também tenho conta no banco Invest, e vai vencer-se um DP diga-me p.f. que produto se refere FPR, porque queria manter a rentabilidade e continuar no mesmo banco.

E é, o tópico é que foge um bocado para o Best porque é o banco com quem trabalho a nivel de investimentos e nomeadamente nos fundos é onde apresentam mais variedade de escolha, mas por exemplo, tenho no top um FPR do Banco Invest, que é dos melhores do mercado, e só dá para fazer lá, portanto também tento ser isento, quando dá para o ser :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde David

Porque também tenho conta no banco Invest, e vai vencer-se um DP diga-me p.f. que produto se refere FPR, porque queria manter a rentabilidade e continuar no mesmo banco.

Está na 1ª página na secção de Fundos Poupança Reforma

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR057ZA

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

e curioso que esse produto tambem me tinha despertado interesse, mas perguntei opiniao julgo que nesta thread e a mesma nao foi muito satisfatoria. No entanto e possivel que brevemente meta capital nesse ppr a longo prazo

Ja agora, fundos no credito agricola, alguem tem conhecimento de algo interessante?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não obtive respostas, aqui dos amigos deste fórum, sobre o meu pedido de conselho relativamente ao produto Fundo PPR BiG TAXA PLUS que me foi proposto pelo banco como alternativa de investimento (de 50k).

Se alguém conhecer este fundo e quiser dar a sua opinião (ou aplicações alternativas mais rentáveis e com um risco semelhante), ficaria muito grato. Esta minha aplicação terá um horizonte temporal de médio prazo (se não acontecerem imprevistos com a minha saúde), cerca de 2 ou 3 anos.

Desde já agradeço se me puderem ajudar (tenho de aplicar o dinheiro esta semana).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não obtive respostas, aqui dos amigos deste fórum, sobre o meu pedido de conselho relativamente ao produto Fundo PPR BiG TAXA PLUS que me foi proposto pelo banco como alternativa de investimento (de 50k).

Se alguém conhecer este fundo e quiser dar a sua opinião (ou aplicações alternativas mais rentáveis e com um risco semelhante), ficaria muito grato. Esta minha aplicação terá um horizonte temporal de médio prazo (se não acontecerem imprevistos com a minha saúde), cerca de 2 ou 3 anos.

Desde já agradeço se me puderem ajudar (tenho de aplicar o dinheiro esta semana).

A informação que retive na retina foi a seguinte: "Não existe garantia do capital investido ou de rendimento mínimo."

Se efetuar uma pesquisa sobre PPR eu abri um tópico sobre esse assunto e talvez lhe interesse observar as alternativas que lá foram apresentadas!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O dinheiro para esta minha nova aplicação vem de Obrigações que vou vender esta semana (BCP 2014). O meu objetivo é, portanto, manter-me neste tipo de produto e nível de risco. E a razão é simples: não quero "desnivelar" a percentagem das minhas aplicações pelos diferentes produtos financeiros. Reparti as minhas poupanças por uma carteira de aplicações e não quero concentrar/afunilar o meu dinheiro numa gama reduzida de produtos, daí pretender manter o dinheiro bem distribuído. Penso que é isso que ensina a doutrina do aforrador...

Ora como o dinheiro vem da área das "Obrigações", a minha primeira ideia foi mantê-lo em obrigações. Só que foi-me sugerido pelo banco - e é aqui que entra a FA do BIG - que talvez fosse melhor, em vez de aplicar o dinheiro diretamente numa ou duas obrigações, investir num FUNDO (o tal  PPR BiG TAXA PLUS ) que tem a vantagem - segundo a FA do Big - de ter uma incidência fiscal mais benévola para o investidor (será?).

Nesta altura da minha vida (sou já velhote) nem me passava pela cabeça constituir um PPR. Para além da minha idade, devido aos meus rendimentos, não tenho condições de usufruir do pequeníssimo benefício fiscal que ele, PPR, dá. Portanto, um PPR seria a último produto que eu pensaria adquirir. Só que a funcionária disse-me que, afinal, este PR/PPR Taxa Plus não é, "exatamente", um PPR e que possui "vantagens fiscais" que o tornam bem mais interessante do que uma aplicação em Obrigações isoladas (compradas individualmente, no secundário). Isto é, para além de ser um Fundo conservador, de baixo risco, aplica os montantes numa carteira (de Obrigações) muito diversificada e, para além de tudo, tem a tal "vantagem fiscal" que, naturalmente, me interessa (ver AQUI).

Ora, foi isto que me foi "vendido" pela FA do BIG. Mas claro, eu tenho cabelos brancos (muitos!) e já não me deixo "levar" pelo que estes funcionários dizem. Daí pretender saber/conhecer opiniões isentas e conhecedoras da matéria. Por essa razão vim a este fórum pedir, por favor, a vossa opinião quanto a este produto vendido pelo Big/Futuro.

Será uma boa aplicação a 2 ou 3 anos? Tem potencial para rentabilizar as minhas poupanças (50k), com baixo risco, a taxas agradáveis se comparadas a produtos de risco semelhante?

Desde já agradeço a ajuda que me possam dar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O dinheiro para esta minha nova aplicação vem de Obrigações que vou vender esta semana (BCP 2014). O meu objetivo é, portanto, manter-me neste tipo de produto e nível de risco. E a razão é simples: não quero "desnivelar" a percentagem das minhas aplicações pelos diferentes produtos financeiros. Reparti as minhas poupanças por uma carteira de aplicações e não quero concentrar/afunilar o meu dinheiro numa gama reduzida de produtos, daí pretender manter o dinheiro bem distribuído. Penso que é isso que ensina a doutrina do aforrador...

Ora como o dinheiro vem da área das "Obrigações", a minha primeira ideia foi mantê-lo em obrigações. Só que foi-me sugerido pelo banco - e é aqui que entra a FA do BIG - que talvez fosse melhor, em vez de aplicar o dinheiro diretamente numa ou duas obrigações, investir num FUNDO (o tal  PPR BiG TAXA PLUS ) que tem a vantagem - segundo a FA do Big - de ter uma incidência fiscal mais benévola para o investidor (será?).

Nesta altura da minha vida (sou já velhote) nem me passava pela cabeça constituir um PPR. Para além da minha idade, devido aos meus rendimentos, não tenho condições de usufruir do pequeníssimo benefício fiscal que ele, PPR, dá. Portanto, um PPR seria a último produto que eu pensaria adquirir. Só que a funcionária disse-me que, afinal, este PR/PPR Taxa Plus não é, "exatamente", um PPR e que possui "vantagens fiscais" que o tornam bem mais interessante do que uma aplicação em Obrigações isoladas (compradas individualmente, no secundário). Isto é, para além de ser um Fundo conservador, de baixo risco, aplica os montantes numa carteira (de Obrigações) muito diversificada e, para além de tudo, tem a tal "vantagem fiscal" que, naturalmente, me interessa (ver AQUI).

Ora, foi isto que me foi "vendido" pela FA do BIG. Mas claro, eu tenho cabelos brancos (muitos!) e já não me deixo "levar" pelo que estes funcionários dizem. Daí pretender saber/conhecer opiniões isentas e conhecedoras da matéria. Por essa razão vim a este fórum pedir, por favor, a vossa opinião quanto a este produto vendido pelo Big/Futuro.

Será uma boa aplicação a 2 ou 3 anos? Tem potencial para rentabilizar as minhas poupanças (50k), com baixo risco, a taxas agradáveis se comparadas a produtos de risco semelhante?

Tenho andado com pouco tempo e ainda não deu para ver bem esse PPR, fui tentar agora e parece-me que o site do BiG está indisponivel, mas uma coisa me salta á vista, se o objectivo é aplicar entre 2/3 anos, então esta aplicação serve pouco em termos de eficiencia fiscal, porque só a partir dos 5 anos e 1 dia é que os PPR acabam por ter mais vantagem fiscal, recordo aqui as taxas de IRS para PPR:

Até 5 anos: 21,5%

Após 5 anos e 1 dia: 17,2%

Após 8 anos e 1 dia: 8,6%

Recordo que a taxa de IRS liberatória normal é de 28%, 28% para 21,5% não deixa de ser intetessante, mas quando se faz um PPR ou um FPR penso que se deveria ter como horizonte temporal mais de 8 anos, para alêm de ser um tempo suficiente para ter alguma valorização tem mais essa tal eficiencia fiscal, 28% para 8,6% no resgate.

A nivel de decladação de IRS, também recordo que os reformados não podem declara os PPR.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O site do BIG informa "serviço indisponivel"...

No entanto aquilo que lhe quis transmitir foi isto: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=8847.msg73629#msg73629

O que lá está é sobre PPR mas não se fala sob a forma tradicional desse produto em si (poupar para a reforma e levantar só na data X para aproveitar beneficios fiscais...). O que lá se fala é da constituição de PPR sob a forma de DP, aproveitando a taxa "garantida" mais favorável...

Como lhe disse anteriormente:

A informação que retive na retina foi a seguinte: "Não existe garantia do capital investido ou de rendimento mínimo."

O que refiro naquele tópico é "garantido", não há "obrigação" de permanecer 5 anos e 1 dia... e na altura a taxa era de 3,75% (TANB). Mas se prefere produtos compostos por obrigações sem qualquer garantia de capital ou de rendimento minimo, terá de conversar melhor com o/a "profissional" que lhe indicou esse produto!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tinha como alternativa o BIG...

A meu comentário tinha como objectivo mostrar que se num forum em todas as repostas a pedidos de ajuda, vem a mesma palavra : bes(t), ao fim de um tempo começa a parecer publicidade ao invés de um forum de partilha de conhecimento e experiências,

Fiquem Bem,

O seu comentário até faria sentido caso o best fosse uma péssima escolha. Não esquecer na altura que o Privat bank oferecia taxas elevadas, só se falava desse banco exclusivamente para DP´s. Porque razão se deve falar em alternativas quando qualquer pessoa pode ter acesso à melhor alternativa no mercado?

Podemos assumir que é uma "moda", mas foi a melhor para aquele específico momento. Hoje em dia pouco se fala do privat.

Publicidade fazem certos gestores de conta que depois levam pessoas com poucos conhecimentos à ruína. Ver o tópico que um utilizador abriu sobre obrigações do Banif em que tinha "menos de metade" e não percebia o porquê..salvo erro não voltou mais ao fórum. Eu preferia ter ouvido falar do Best (banco sólido) do que num Banif ou nas obrigações do banif.

:)

PS- Da mesma forma que se começa a deixar de falar no ES Liquidez para falar no Tesouraria Activa (Ex. Monetário).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu sei que este não é o local correto para colocar esta questão, mas já que falaram das Obrigações BANIF SGPS 2010/2013, que se vencem no final deste ano, acham que as devo vender ANTES ou deve chegar com elas até à maturidade? (só falta cerca de um mês). Há algum interesse fiscal em vendê-las já?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu sei que este não é o local correto para colocar esta questão, mas já que falaram das Obrigações BANIF SGPS 2010/2013, que se vencem no final deste ano, acham que as devo vender ANTES ou deve chegar com elas até à maturidade? (só falta cerca de um mês). Há algum interesse fiscal em vendê-las já?

Era mesmo preferivel a colocação dessa pergunta no topico das obrigações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ramiro Costa você repete as perguntas vezes sem conta, depois não confia nos bancos, dão-lhe aqui alternativas mas depois não concorda com elas, meta a fortuna que tem em 5 ou 6 bancos em depósitos até aos 100mil euros e pronto.

E a malta "Visitante" também que podia desaparecer daqui :) isto só devia de haver registados e pronto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante visitante11

Caro D@vid, anda aqui muita gente no engodo, falam naquilo que têm ou que lhes propoem para trazer à discussão temas que convém aos bancos, o Ramiro Costa pelo que já falou deve ter uma fortuna de pelo menos 1 milhão com a quantidade de coisas que diz que tem, pois pois.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ramiro Costa você repete as perguntas vezes sem conta, depois não confia nos bancos, dão-lhe aqui alternativas mas depois não concorda com elas, meta a fortuna que tem em 5 ou 6 bancos em depósitos até aos 100mil euros e pronto.

Peço muita desculpa ao senhor "visitante11" se o incomodei. Não era essa a minha intenção.

Eu, como qualquer pessoa, pretendo rentabilizar as minhas poupanças o melhor possível, diversificando-as por diversas aplicações. Como não estou bem por dentro dos meandros da finança e já tive, anteriormente, experiências muito desagradáveis (BPP), venho a este fórum pedir o conselho dos amigos, que, já o demonstraram, são muito entendidos nestas matérias. Se as minhas perguntas aborrecem alguns, peço desculpa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro D@vid, anda aqui muita gente no engodo, falam naquilo que têm ou que lhes propoem para trazer à discussão temas que convém aos bancos, o Ramiro Costa pelo que já falou deve ter uma fortuna de pelo menos 1 milhão com a quantidade de coisas que diz que tem, pois pois.

Senhor "visitante11", NÃO é da sua conta manifestar-se neste local sobre a "fortuna" que eu tenho ou deixo de ter. Restinja-se à sua pessoa, e deixe os OUTROS, que não conhece, longe da mesquinhez dos seus comentários pessoais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ja agora, fundos no credito agricola, alguem tem conhecimento de algo interessante?

Citando-me a mim mesmo  :)

Fui investigar e parece que têm isto Raiz rendimento

Morningstar

Que dizem aplicar 2000€ nisto numa prespectiva a seis meses? Não tem comissão de subscrição nem resgate e está com uma rentabilidade de quase 7% liquida esta ano.

Obrigações 81,2% Depósitos 17,1% Papel Comercial 2%

Imaginando a seis meses, quais irão ser os custos fixos do produto (gestão, etc)? Para não apanhar uma surpresa depois  ;)

Por exemplo nos ultimos 6 meses deu 1.97 liquida, em quanto ficaria a valorização dos 2000€ depois dos despesas com o produto?

Vai ser o primeiro fundo, desculpem estas questões talvez basicas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Peço muita desculpa ao senhor "visitante11" se o incomodei. Não era essa a minha intenção.

Eu, como qualquer pessoa, pretendo rentabilizar as minhas poupanças o melhor possível, diversificando-as por diversas aplicações. Como não estou bem por dentro dos meandros da finança e já tive, anteriormente, experiências muito desagradáveis (BPP), venho a este fórum pedir o conselho dos amigos, que, já o demonstraram, são muito entendidos nestas matérias. Se as minhas perguntas aborrecem alguns, peço desculpa.

Não percebi "Trazer à discussão temas que convém aos bancos"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quantos mais portugueses existirem nestas circunstâncias melhor!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda bem que o Ramiro anda em patamares tão elevados (1 milhão). Quantos mais portugueses existirem nestas circunstâncias melhor!

Continuem... Pode ser que de tanto se repetir uma mentira, ela acabe por transformar-se em verdade.

Vocês não têm mais nada que fazer do que falar da vida dos OUTROS? Enxerguem-se!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )